Alguém conhece ou usa algum programa que tire a funcionalidade do aGPS ?

jcab

1st Folding then Sex
Oi,

Bem, a maioria dos telemóveis recentes da Motorola possui aGPS.

Ora, como tenho um Motorola V1075 (E1070), gostaria de perguntar se alguém usa ou sabe de algum programa que permite usar esta função.
 
É um serviço de GPS para, por exemplo, te darem informações de restaurantes, farmácias, etc que se situam na zona onde te encontras.
 
Creio que não é bem assim..
O aGPS, é um serviço que, se activo, e em caso de uma chamada de emergência, se tiveres o serviço activado, é possível eles detectarem logo a tua localização. Em principio seria apenas para ser utilizado de forma passiva pelos serviços de urgência, mas como em tudo, houve alguém que pensou que daria jeito usar esta "mini" versão do GPS.

Como tal existem algumas aplicações java que podem ser instaladas no tlm que te permitem usar o mesmo quase como um gps.
Algumas mais basicas como o findtheplace ou o LokatorAK ou algo mais elaborado como o Mobile Gmaps, tudo aplicações java "homebrew" de pessoal que quer aproveitar o gps..
Mas aviso já.. pelo menos no Motorola E1000 a antena interna do gps é extremamente pobre, e até agora eu ainda nao consegui apanhar a localização do satélite ou "fix".
Como o firmware do E1070 é semelhante ao do E1000 penso que as aplicações irão funcionar, mas nada como tentares.
Além disso é necessário alterares algumas opções na flex do telemóvel para poderes funcionar em pleno com o aGPS

Deixo-te aqui 2 links para um fórum onde se desenvolve mto bem este assunto:
Link 1 - aGPS no E1000
Link 2 - Mobile Gmaps e sua instalação no E1000

Mas sempre podes ler mais coisas nesse fórum. É bastante completo no que toca a telemóveis
 
mas isso n é um serviço antigo?

eu recordo do meu ericsson GA 628 que a telecel tinha um serviço de informação por códigos que dava além de nums de taxis, farmacias ou outros números identicos (na area) também fornecia as manchetes dos jornais.. é esse serviço a que se referem?

ainda existe isso?
 
Oi,

Bem, a maioria dos telemóveis recentes da Motorola possui aGPS.

Ora, como tenho um Motorola V1075 (E1070), gostaria de perguntar se alguém usa ou sabe de algum programa que permite usar esta função.


Explicação do AGPS dos telemóveis Motorola, aqui. E um fórum onde podes fazer o download de várias aplicações para o usar, aqui.

De notar que para realizar um fix, convém estar numa área em campo aberto, e as condições climatéricas serem boas, caso contrário não irá conseguir apanhar um satélite, ou demora muito tempo. Consegui apanhar dois fix's numa zona da Figueira da Foz, onde até tinha algumas casas e um pinhal ao lado. Voltei a tentar aqui em Coimbra, em zonas de campo aberto e com condições climatéricas favoráveis e não consegui. Usei o EmGPS, que apenas te indica as cordenadas e altitude, com outras aplicações não consegui.

mas isso n é um serviço antigo?

eu recordo do meu ericsson GA 628 que a telecel tinha um serviço de informação por códigos que dava além de nums de taxis, farmacias ou outros números identicos (na area) também fornecia as manchetes dos jornais.. é esse serviço a que se referem?

ainda existe isso?

Creio que isso é um serviço da operadora móvel, que te identifica a posição através das células de rede. Não te consegue localizar a posição ao metro. Por exemplo, se estiveres ligado numa zona em X cidade, ele vai procurar locais nessa cidade ou arredores.
 
Muito obrigado pelas vossas respostas :)

Bem, com o meu V1075 (E1070) estou a ter dificuldades em instalar isto...o motomu diz que o ficheiro J2MEST não é ficheiro de um E1000.
 
Última edição:
Isso não é bem um sistema GPS, é um sistema que permite à operadora através da triangulação a partir de diferentes emissores de rede que o telemóvel esteja a captar, localizar o telemóvel.Este serviço é com vista a possibilitar a localização em caso de emergência, sendo que funciona com triangulação da rede, o operador é que consegue dar uso ao sistema.
Os operadores usam esse serviço também no wap para te dar (agora vender) informações sobre serviços úteis próximos de ti, como restaurantes, farmácias...etc
Não sei se lhe consegues dar um uso tipo GPS, mas esse método funciona mais com o telemóvel parado, pois a triangulação demora um pouco a ser estabelecida e provavelmente não funcionará tão bem em tempo real em movimento.
 
Back
Topo