Alguém já instalou Linux no seu Mac?

abc

Portugal@Home Member
Instalei recentemente Ubuntu no meu PowerBook e devo dizer que fiquei bastante satisfeito. O Ubuntu tem suporte a praticamente tudo de raiz excepto duas coisas: o Wireless dado que a Broadcom não oferece suporte (drivers) a Linux e a aceleração gráfica 3D no meu caso porque a ATi não oferece suporte (drivers) a Linux nos seus produtos Mac e infelizmente a situação parece ser definitiva nos dois casos. Há também um problemazito com o teclado dado que não há nenhum layout exactamente igual ao do PowerBook mas isso resolve-se facilmente criando um novo layout, talvez faça isso quando e se tiver tempo, vivo bem com duas ou três teclas trocadas.

Ainda assim queria saber se alguém já é experimentado nestas artes. Sei que existe também o Gentoo e o YellowDog mas sinceramente não tenho paciência para instalar o Gentoo, já me bastou fazê-lo no PC... e o YellowDog não conheço.
 
Quando tinha o powerbook instalei debian.
Durante mto tempo foi o único SO que usei no bicho.
Aquela cena voava ... recomendo
 
epá suporta tudo? epá eu corri o ubunto live cd e touchpad pro tecto, teclado todo trocado, e mais num mexi pois kuase nada consegui fazer

talvêz um dia instale mm o ubunto no meu powerbook, mas dd k wireless funcione, pois actualmente num vivo sem ela
 
oldmaxx disse:
epá suporta tudo? epá eu corri o ubunto live cd e touchpad pro tecto, teclado todo trocado, e mais num mexi pois kuase nada consegui fazer

talvêz um dia instale mm o ubunto no meu powerbook, mas dd k wireless funcione, pois actualmente num vivo sem ela
Ouvi dizer que os modelos mais novos, isto é, com o scroll no touchpad não tem suporte. O meu é um PB17 1.33GHz e só tem mesmo as falhas que referi. Não me passa pela cabeça trocá-lo pelo OS X no entanto sou um entusiasta de Linux e trato da gestão de um servidor Linux-Based pelo que me dá imenso jeito ter o gajo instalado como segundo sistema operativo.

Vale muito a pena sobretudo em sistemas mais antigos. Um amigo meu tem um iMac G3 Superdrive. Actualmente só usa para os irmãos dele irem à net, verem o mail, fazerem umas cenas em word, enfim uso light e aquilo está muito porreiro, o Ubuntu é muito mais leve que o OS X naquela máquina, acho que só tem uns problemazitos com o teclado mas isso tem solução, dá um pouco de trabalho mas em Linux podes definir layouts de teclado.
 
pois é o meu caso, powerbook 12" com um mes :p . solução para o touchpad, há alguma? é ko meu portátil tem mm a função de portátil e num fica parado mais k durante a noite em casa, e tar sempre a sacar o rato é incomodativo
 
oldmaxx disse:
talvêz um dia instale mm o ubunto no meu powerbook, mas dd k wireless funcione, pois actualmente num vivo sem ela

A wireless não vai bombar, pois o airport extreme penso que inda n tem suporte.
Se for o normal já tem há mto tempo.
Quanto ao prob do touchpad .... já n sou desse tempo :P
O meu era um touchpad normalíssimo, portanto funcionava (não tinha a cena do scroll como tem os actuais pbs).
 
Eu experimentei o live cd do ubuntu no meu pbook (2005) mas como nem trackpad tinha, não me dei ao trabalho de tentar explorar mais a fundo :D.


PT
 
o problema que estas a ter com os drivers da ATI também poderá ocorrer com placas/drivers da Nvidia?
não ha nenhuns drivers "amanhados" para as placas da ATI?
 
boas!
eu instalei ydl e ubuntu no meu ibook e aquilo eh mm bonito e tal... mas eh para i386...
tudo bem que aquilo eh brutal para correr as aplicacoes de nix, tipo eggdrops etc etc! aquelas coisas que a gente gosta de mexer a ver se crasha!
outra coisa que notei, eh que o meu ibook , nas duas distros, o portatil aquece que eh uma coisa parva!!! alem de que o software de controlo da ventionha ser uma comedia total... se acham que ja ouviram um ibook a bufar desenganem-se... digo-vos, ja joguei horas e horas e horas de Warcraft no portatil e nunca tinha ouvi a ventionha a manifestar-se desta maneira!!

Quanto ao terminal (o meu melhor amigo neste momento) nao haja duvida que em linux... as coisas processam-se mais rapido!!! Falou-se mto no gcc4 optimizado para PPC... bullshit, qualquer gcc em linux eh mais rapido do que em mac osx.

Conclusao... sakei gigas e gigas e gigas de lixo pk no final... fiquei sempre com o mac osx =)

Quanto ao suporte da broadcom, ja ha malta a tentar fazer um driver funcional para ela! Penso que seja atravez dum router que usa o mm chip e por reverse eng. eu li isso ja n sei onde, mas ja vai a andar :)

Espero ter contribuido para nao usarem linux em mac, pelo menos nos portateis :)
 
Pois e... desculpem la tar a desenterrar esta thread mas tentei noutro dia por o ubuntu num PowerBook e deu-me erro na parte de detectar hardware ele disse que nao encontra o cd-rom

Alguem ja teve este problema?

E dual-boot como se faz?
 
Boas,
Instalei o ubuntu no meu ibook g3 que a correr tanto o tiger como o panther não liam Xvid sem brekar (366mhz de processador tb não fazem milagres ) e que agora já lê :D pois o ubuntu é mais leve para o sistema. esta foi a unica razão pela qual instalei o ubuntu no mac, pois para mim o meu OS preferido é o OSX sem dúvida.

Bem, mas passando ao que interessa, não tive qualquer problema aquando a instalação, por isso não te posso ajudar acerca do CD-ROM mas vai aos foruns da UBUNTU que o ppl é mto prestável por lá.

Quanto ao dual boot vais ter de criar 2 partições ( a 1º não formatas, para que fique espaço livre, e a segunda formatas para instalar depois o OSX) para teres da seguinte forma:
(isto é uma tentativa de desenhar o disk utility do OSX)

-------------------
|
| espaço livre
| (não formatado)
|------------------
|
| formatado
| em hfs+
-------------------


Instalas o Ubuntu e dizes para ele utilizar o espaço livre que ele encontre no disco (1º partição do disco)
Depois disso basta instalares o OSX na segunda partição.

O ubuntu trata de criar no yaboot uma opção para dual boot, não te preocupes, embora eu pessoalmente utilize o método de carregar na tecla option (alt) assim que arranco com o ibook. Aparecem 2 discos (1 com o simbolo do OSX e outro com um pinguim todo janota :D) depois.. é só escolher .

hope it helps
 
Para ter Dual Boot tenho de instalar primeiro o Ubuntu e depois o OSX? E que quando nstalei o OSX ja deixei espaco sem particao para o ubuntu... logo tenho tudo preparado so falta esta treta detectar o cdrom :005:
 
eu fiz assim , pq foi o que me recomendaram no forum ubuntu , se dá para instalares o OSX primeiro não sei :|

qq das formas , podes sp usar o "truque" da tecla option (alt).
Qto ao CDRom , já postaste alguma coisa no forum ubuntu? eles ajudam mto :)
 
A situação do wireless já foi pior... existem uns drivers que já suportam alguma coisa... o problema é que como é tudo é feito por reverse eng a coisa demora tempo...

Neste momento linux só no vpc...
 
O que vou dizer baseia-se na experiência que tive quanto instalei gentoo e depois debian no tibook 15'' que tinha:

1. podes instalar primeiro o osx e depois o linux

2. a wifi, a não ser que seja airport normal não bomba. Não havia e penso que aínda não há drivers para airport extreme

3. carregando no C ele não te detecta o cd-rom? se não te detectar é pq a imagem pode não estar bem gravada.

4. quando instalei, qq linux dava um abafo no osx em termos de rapidez, tanto de arranque como de execução. Normalmente usava mesmo mais tempo linux do que o osx (que quase só usava para trabalhar em photoshop e algumas cenas mais "multimédia").

5. em situação extrema, podes correr o mac dentro de linux com o MOL (mac on linux). Na altura chegava mesmo em algumas situações a ser mais rápido que nativo, mas eram situações pontuais.
cumps
 
Back
Topo