Alguem já mudou os condençadores a uma ABIT SA6R ?

Slowmottion

Power Member
Boas, se alguem teve este problema, de condençadores e o resolveu, diga qualquer coisa, ok?

Estou a pensar em substitui-los, há alguma forma especial de o fazer?

Obrigado
 
eu acho que não deve ser dificil...basta comprares uns iguais, tiras esses e soldas os novos, acho que tens é que ver a polaridade, mas afinal onde andam os PROs da electronica aqui do sitio?
Se ninguem souber como é SM vai ao forum do xtremesystems.org e pergunta lá, já vi 2 ou 3 lá que metem condensadores adicionais na board pa dar mais estabilidade em load e percebem bastante disso, tenta falar com o hipro5.
 
Queres trocar os condeçadores porque estao avariados ?
Os condensadores sao normais ou SMD ?
Percebes alguma coisa disso para ires la mexer ?
 
Qual é a cena ALEX...por se calhar não perceber é que está a pedir ajuda não..
Se ele os quer trocar é porque certamente tão pifados.
SM acho que o melhor é perguntares na loja quando comprares os condensadores. ;)
 
Epa, já fiz n circuitos com percloreto de ferro e montei n geringonças.

Com 14 anos fiz uma GALENA (para quem não sabe é um receptor de rádio que funcionava com uma BATATA, em vez de pilhas)

Mas isso já foi na minha outra vida. Estou com 39 anos e á algum tempo que não mexo nisso.

A última que fiz, foi no ano passado, para a baybus com termómetro (um regulador de tensão para alimentar o termómetro a 1.5V)

Este problema é conhecido nas ABIT, os condençadores incham e elas reiniciam várias vezes antes de arrancar...até que dão mesmo o berro.

Podem ver no forum ABIT

http://forum.abit-usa.com/showthread.php?threadid=3065&highlight=sa6r

ou:

http://home.att.net/~garyheadlee/images.htm


A minha pergunta é se á algum truque, nunca mexi numa MOBO, nem sei se são soldados por baixo, ou se aquilo tem várias camadas.



É que se for esse o caso, sempre posso cortar os condençadores de modo a deixar lá ficar os pernes deles e depois soldar os novos nos pernes dos antigos.

Não sei se, ao encostar lá o ferro de soldar, vou lixar algum integrado.
 
Última edição:
"Qual é a cena ALEX...por se calhar não perceber é que está a pedir ajuda não..
Se ele os quer trocar é porque certamente tão pifados."

Nao estou a perceber a tua admiraçao , primeiro porque alem dos condençadores poderem estar avariados ele tb podia estar a fazer alguma alteraçao para overcloking ou coisa do genero , ate parece k nao ha gajos malucos para fazer essas *****s...

E estou a perguntar se ele percebe alguma coisa ou nao, para saber o que lhe posso ajudar , de certeza que nao vou dizer ao um gajo que nunca pegou num ferro de soldar para mudar uns condençadores SMD..

Bem , aquilo sao condensadores normais, nao esta la nenhuma imagem da parte debaixo do ciruito , mas se ainda nao inventaram uns condensadores novos ;) ,aqueles que la estao teem 2 pinos e basta desoldar os pinos e puxar os condensadores para fora....

Conveem ter um chupa soldas para ajudar , nao custa muito e da um jeitao....e um ferro de 30 a 60 W com uma ponta fina

quando comprares os condensadores toma atençao aos valores que te dao porque se por exemplo pedires um condensadore de 10 micros 16 volts, eles podem nao ter e darem-te um de 25 volts , nao faz mal se o tamanho nao importar , mas como nas fotos da para perceber ha la condensadores que estao muito apertados e podem nao caber se forem ligeiramente maiores...

Cuidado com aquelas coisas pequenas que ha por cima e por baixo da placa que sao condensadores e resitencias SMD , parecem umas formigas soldadas ao circuito e é muito facil um gajo passar la com o ferro e elas saltarem ....

Eu se fosse a ti metia os condensadores um a um para nao me enganar nos valores , a nao ser que sejam todos iguais e se eles estao estragados é porque deitaram acido para a placa , k podes e tens de limpar com um pano com alcool e um spray de oleo de limpeza....

Se tiveres mais alguma duvida apita ....

Se tiveres algum conhecido k te possa fazer isso nao hesites :)
 
Afinal estava la uma imagem da parte das soldaduras , nao tem la quase componentes nenhuns parece ser bem facil , da lhe com força...
 
Obrigado.

Eu faço isso na boa.

Agora, parece que afinal tem um truque.

Estive a ver, e do pessoal que o fez, aquilo são 18 condensadores, eles tiram 6 ou 7 na boa, mas depois há lá uns que não querem sair. Vai daí o pessoal puxa mais e ... MOBO para o lixo.

Parece que alguns estão soldados numa camada interior, já ouviram falar em circuitos multicamada, não?

De modo que vou tentar cortar esses condensadores de maneira a deixar lá as perninhas deles e soldo-lhes os outros.

O problema nestas coisas é sempre o mesmo:

Temperatura a mais
Estática
Estragar pistas que estejam entre camadas

Ás veses os componentes estão soldados da parte de cima da placa, e aí é mais difícil tirar.

-------------------------------------------------------------------------
Quanto a ter alguem conhecido para me fazer isto...

Perfiro chatear meio mundo com perguntas idiotas, ter a certeza do que vou fazer, e siga pa bingo

-------------------------------------------------------------------------

Obrigado pelo link (xtremesystems.org ), ten lá de tudo

Outro:

http://overclockers.com/topiclist/index23.asp#REPAIRS
 
Para quem não sabe, a história diz que um cientista roubou a formula do electrólito a um empregado.

(Os condensadores electrolíticos, têm lá dentro dois metais mergulhados nesse electrólito)

Só que a formula não estava completamente desenvolvida.

Vai daí... o magano vendeu toneladas de electrólito a várias empresas de condensadores e tem estado a dar barraca.

a ABIT é uma delas, mas há mais.

Os sintomas são:

A máquina começa a reiniciar várias vezes antes de arrancar

Cada vez piora e n´s pensamos que são drivers, ou isto ou aquilo...

Os tais condensadores ficam inchados por cima, com uma crosta acastanhada, e podem acabar por babar ou rebentar.

Eu devia ter dito isto no início, mas não me lembrei.

É por isso que vou trocar os danadinhos.

Obrigado pela ajuda ;)
 
Os condensadores eletrolitros teem um grande defeito , podem durar uma vida (curta) , mas nao podem apanhar muito calor , e quando digo calor sao ai uns 25 graus , eles depois começam a inchar e deitam o acido para fora, isso tanto faz ser em placas de PC como de cameras de video ou outra coisa qualquer , em fontes de conputadores tou farto de mudar disso ...

Circuitos multicamada existem em algumas boards se for o caso desta nao faz muito mal porque quando aqueces a solda dos pernes tb acabas por desoldar a das camadas intremedias, nao te preocupes com isso , desde que tenhas um ferro bom nao vais estragar nada....

um conselho , para desoldares um condensador , primeiro soldas os pinos com solda nova e depois aqueces os 2 ao mesmo tempo , deve ser mais facil para os tirares para fora ....
 
Obrigado ALEX.

Quando me refiro a circuitos multicamada, eles são feitos para caberem mais componentes em menos espaço.

Para cruzar pistas que, de outro modo, teriam que ser feitas com fios pelo lado de baixo.

Assim, cada camada, tem um circuito diferente.

podes por vários circuitos impressos uns por cima dos outros, sem se tocarem.

Uma camada de circuito impresso, uma camada de isolamento, outra camada de circuito impresso.

E aí as soldaduras são feitas á máquina e não posso mexer-lhes.

É esse o meu receio.
 
Eu sei bem o que sao cricuitos multi camada , nos telemoveis podes ter ate 5 camadas na mesma board , nao te preocupes e desolda a porcaria dos condensadores na boa .... e quando os soldares eles ficam bem,nao te preocupes....
 
Back
Topo