1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

alguem me diz como flashar um motorola a1000

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por fabio17, 14 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1624)

1. ja vi por aqui pessoal comentar o facto de flashar o telemovel para que este tenha um melhor desempenho. perdido um pouco na minha ignorancia gostaria que me explicassem realmente o que flashar significa e como tal se faz.

agradeço 1 resposta

2. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

O que "flashar" realmente significa é substituir o software de um determinado modelo por outro modelo existente, geralmente superior, mas com características semelhantes a nível de botões, ecrã, etc. Exemplo disso é o SonyEricsson K750i a correr software do W800i.

O que se passa é que esta palavra é utilizada muitas vezes com o significado de actualizar o firmware, embora seja feito de forma errada. Suponho que quando falem de "flashar o A1000", estejam realmente a referir-se a actualizar o firmware.

A melhor forma de o fazeres é dirigires-te à operadora e solicitares a actualização. Fazer em casa também é possível, mas não é tão seguro. ;)

Cumps.

3. ok :) brigadao pela explicaçao []

4. vonManstein

vonManstein Power Member

Boa noite.

Ora bem, acho que houve aqui uma confusão.. No sentido amplo da palavra, "flashar" (flashing) é o processo de actualizar o firmware de um determinado componente que tenha o firmware guardado em "flash memory," é daí a fonte etimológica da palavra (por exemplo, o EEPROM que nós todos conhecemos nas placas mães que contêm o BIOS, mas pode ser qualquer componente que contém um BIOS num IC). Portanto a actualização tanto pode ser a pôr firmware mais moderno, ou de um diferente modelo para trazer mais funcionalidades, ou uma versão mais antiga para melhorar compatibilidade, etc. mas continua a ser "flashing".

No caso do A1000 é correcto dizer-se "flashar" o telemovél (já não seria no caso dos novos Nokias que permite actualizar o sistema operativo pela net, isso já tem um aspecto mais proximo de aplicar um patch ou update como num sistema operativo moderno). O A1000 não tem nenhuma maneira de actualizar o firmware pelo utilizador, esta localizado em ROM, e não é possivel modificar dentro do sistema operativo do telemóvel. Para poder actualizar o firmware é necessário ter o cabo usb, um firmware novo (mas o que pretendes não é bem novo, é o firmware original modificado pela comunidade para eliminar bugs e adicionar melhorias), e também é necessário o programa de "flashar" do Motorola (aquilo que as operadoras usem, e que não é permitido partilhar e tal, é chamado RSDLite).

Tens aqui un site que explica como para flashares o A1000.

http://www.aussie3g.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12401

E podes encontrar o firmware mais actualizado aqui; (e mais algumas coisas para depois modificar o aspecto do sistema operativo)
    http://machman.gotdns.com/

Eu já o fiz, e está todo a correr muito bem, nunca tive problemas (alias, acho que é impossivel flashares mal o A1000, sempre dá para recuperar). E é muito facil de fazer. Depois de flashares dá para depois modificar quase todo o aspecto do telemóvel (os diferentes sons que faz, o boot screen, até os icons na parte superior e inferior do ecrã). Outro melhoria muito importante.. depois de flashares é possível instalar software no cartão de memória, algo que é só possível antes com um programa que nem sempre funciona bem.

Náo é algo imprescendível, mas se fores um power user recomendo mudares.

5. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Pois, aqui o problema é usar as terminologias estrangeiras. Temos em português a chamada "actualização de firmware", mas não temos nenhuma terminogia para colocar o software de um modelo mais avançado noutro mais antigo, que normalmente é denominado como "flashar".

Enfim, desde que não se faça confusão e se saiba bem quando é somente para fazer actualização de firmware, por mim tudo bem. ;)

E chamo novamente a atenção para quando actualizarem vocês mesmos o firmware para fazerem tudo direitinho para não ficarem com o telemóvel como pisa-papéis.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2007

Partilhar esta Página