1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alguém me explica isto?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por JCmendes, 14 de Outubro de 2003. (Respostas: 30; Visualizações: 1333)

1. JCmendes

JCmendes Power Member

Isto passa-se com um P4 3.0 umas Asus P4c800 e 2x 512 twinmos.

Tenho a máquina a 210FSB e memórias syncronas e o PAT em TURBO e tenho ao correr a DEMO do Q3 à volta de 330 frames.

Ao passar para 215 FSB mantendo tudo o resto baixa estrondosamente o valor dos frames ao correr a DEMO do Q3.

Será que tenho de tirar o PAT do turbo?

Sinceramente não percebo, já que com a albatron corria bem a 215FSB, apesar de a asus ter maior performance mesmo só a 210FSB ;)

2. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

nao percebo grande coisa de boards intel... mas se for pela mesma logica, as bios vao desactivando ou piorando timmings á medida que sobes o fsb para o aguentar...

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A quanto tens o Vdimm? Eu tenho que ter a 2,85. A 2,65 não passo dos 200. A 2,85 chego aos 225 1:1 100% estável. A mim isto resolveu.
    Hummm Post ao mesmo tempo. OC nesta board desactivando o SPD ficas com os timmings fixos. Ao alterares a o FSB eles não mudam.

4. JCmendes

JCmendes Power Member

o Vdimm salvo erro estava a 2.65

Posso tentar aumentar para 2.75, será isso a causa!? Acho estranho.

5. Metro

Staff Member

Eu aumentava para 2.85V. Como já viste o pessoal discute Vdimms de 3,1V e as memórias aguentam-se. Não há problema por meteres a 2,85V. Vai fazer a diferença de certeza:)

6. JCmendes

JCmendes Power Member

Eu n tenho dissipadores nem nada disso, são 2 Twinmos BH5 de 512 despidas. :D

Não faço ideia o que aquilo aqueçe?

7. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

As BH5 querem é voltagem prá carola :D espeta-lhes com 2.85v que isso vai-lhes saber que nem ginjas! hehehe

Cumps!

8. JCmendes

JCmendes Power Member

Acertas-te amigo Rui!!!

Bom, mas o erro estava em eu ter as memórias em AUTO dai qq FSB que colocasse aquilo baixava sempre abaixo dos 300.

Agora coloquei as memórias a 400 (ficaram a 440mhz) a 2.85VDimm e tenho o FSB a 220 tenho a máquina a 3.300mhz.

Ontem testei com os timmings a 2.5/4/4/6 e aguento-se a jogar Tomb raider uma Hora e MEdal outra tanta.

Pelo que dizes não há problema em ter aquilo a 2.85Vdimm? Coloquei o dedo na parte de cima da memória e n me pareceu nada quente.

Não sei se elas aguentam mais de 440mhz, não sei se tente mais um pouquinho tipo 222 ou 223 FSB !?

9. Rudzer

Rudzer Power Member

Se houvesse a Abit tava fu*****sima, pk as NF7-S fazem overvolt na ram pra caraças ;)

força nisso :)

Rudzer ... olha ai o vocabolario sff ... Moderated by Madril

Última edição pelo moderador: 16 de Outubro de 2003
  10. Metro

Staff Member

Agora tens duas hipóteses. Tal como estás diria que para melhorar só mesmo diminuindo os timmings da memória um pouco mais.
    A outra hipótese é memória a 320Mhz (divisor 5:4) e reduzir timmings. Aqui sim vais conseguir porque a memória vai estar a trabalhar a uma frequência menor. Assim consegues um FSB de pelo emnos 240Mhz o que vai aumentar a frequência do processador. Se é melhor teres o CPU mais elevado ou a memória isso só tu poderás dizer:)

11. JCmendes

JCmendes Power Member

Exacto essa é a minha grande dúvida??

Já agora para ter as memórias a 320 (5:4) tb preciso do Vdim a 2.85 ou posso baixar??

Para jogar , pelo menos para quem já experimentou rende mais memórias syncronas ou asyncronas?

É uma grande dúvida 220 fsb com memórias a 1:1 ou por exemplo 230 fsb com elas a 320 ??

Só digo 230 pq para já n quero mexer no Vcore aos 240fsb já devo ter de mexer nisso....

12. Metro

Staff Member

Provavelmente poderás baixar. No entanto não metas auto. Escolhe tu a voltagem, sabendo que o default é 2,65V. Porque as memórias ficarão a 400Mhz só quando o FSB for de 250Mhz.
    Para saberes o que é melhor nada melhor do que fazseres alguns benchs. No meu caso, acho que não precisava de fazer nenhum overclock mas se não o fizesse nem me sentia bem. Eu tenho as memórias síncronas com o processador. Mas como já viste no topo da orb está o pessoal com memórias assincronas. Não há memórias que aguentem estes P4 sincronas. A decisão é tua:)

13. JCmendes

JCmendes Power Member

pelo que vejo na tua sign temos algumas coisas iguais..tipo a FONTE a BOARD a GRÀFICA o COOLER, para mim 3.0 chega mas,
    já que comprei este "material" para puxar um pouquinho à que
    dar uso ao mesmo, além de se ter um viciozinho por isto ;)

Senão tb não gastava tanto papel nisto...

Já agora que temps tens no Asus prob? com que voltagem eo CPU a quanto?

Tenho de fazer uns testes e correr o Q3 para ver resustados,
    mas logo se calhar ainda tento os 222 syncronos ;)

14. Metro

Staff Member

Tens bom gosto:)
    Acho o asus probe um bocado mentiroso. Agora nem sequer o tenho instalado. Mas nos dias de calor nunca vi que tivesse passado dos 44.
    Eu tenho 225Mhz sincrono = 3150Mhz. Memória 2-3-3-7. A outra hipótese é divisor 5:4 240Mhz; CPU 3360 mem 2-2-2-5. Consigo navegar na net a 3,5GB mas aqui tenho que puxar pelo VCore para níveis perigosos. Nas duas configurações VCore em defalt, na bios 1,525 sabendo que a asus mete o Vcore um pouco acima. No CPU-Z se fizeres várias vezes refresh ves que oscila entre 1,520 e 1,580. Pelo menos isso acontece comigo e com a maioria do pessoal. Há um mod para estabilizar o VCore.
    Eu ando a pensar em fazer Vdimm mod. Isso é capaz de ajudar:D

15. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Mendes, tenho cá umas BH5 que estão a 3.1v para uso diário, 24h por dia e ainda não se queixaram, bem pelo contrário :D

2.85v devia ser o default destes chips :P

De qualquer forma, se tens algum receio experimenta baixar para 2.75v e vê se ficam estáveis nesse ponto.

Quanto à melhor performance, tenho quase a certeza que consegues mais performance usando-as a 320 na bios com timmings agressivos (2-2-2-5) do que usando-as a 400 com timmings mais relaxados. A mim acontece-me isso mesmo. Apenas no sandra é que os resultados são superiores a 1:1.

Cumps! :D

16. |RickY|

|RickY| OC Legend

mendes: se o cpu dá 240 de fsb mas as mems não acompanham, toca a por o divisor 320 deixa tar esse v-dimm e tenta por os timings o mais perto de 2/2/2/5 que devem aguentar a 240fsb com o divisor 320 para ficares com as mems a 400mhz

ja agora ja testaste o máximo das mems?? não sejas mariquinhas, deixa la tar o v-dimm a 2.85 que ainda é pouco e tenta com o multiplicador 400 o máximo que conseguires, ja agora tira-me esses timings k isso é do pior que há não tens nenhumas pc4000..., provavelmete essas mems dão mais a 2.5/3/3/6 que a 2.5/4/4/6 e provavelmente tb, só devem dar mais 5 ou 6mhz passando de 2/2/2/5 para 2.5/3/3/8

testa la os timings das mems e diz ***** coisa, e pega no teu q3 benchmark e ve o power dos timings 2/2/2/5 :D

cumps

17. JCmendes

JCmendes Power Member

Bom, testei syncronas a 224 fsb com as memórias a 2.85Vdimm, e a 2.5/4/4/6.

Aumentar para 225 fsb dá-me erro ao jogar.

Bom secalhar vou tentar mais FSB, mas a 320.

RICKY esses 240FSB a que te referes concerteza que n são a default :P

Pelo que o Petrus me disse julga n dar mais que 230 e picos a default...

Posso tentar os 230fsb com timmings mais baixos....

18. |RickY|

|RickY| OC Legend

mete isso a 2/2/2/5 ou o mais perto... esses */4/4/* até me doem como ja disse provavelmente consegues mais oc ns mems a */3/3/* que tenha testado so as pc4000 é k gostam desses timings... as minhas ocz nem funcionam a */4/4/*

:D

19. JCmendes

JCmendes Power Member

bom segui o vosso concelho coloquei a 2/2/2/5 !!

FSB a 230 o máximo que consegui estavel e mesmo assim vou agora jogar para ver se se aguenta.

Realmente se a máquina se aguentar assim , tenho bem mais frames no meu Q3 que com as memórias syncronas

Obtenho Em FASTEST 453 frames

e em HQ a 1024 obtenho 346 frames um record

vamos ver é se fica estável.....

20. JCmendes

JCmendes Power Member

Bom como calculava era demais, n consegui estabilidade.

A estabilidade que consigo e vou agora testar melhor é FSB a 224
    e memórias syncronas a 2.5/4/4/6

Perco +/- 10 frames no Q3 com estes timings, paciência :sad: :sad:

vou jogar para testar isto...

Partilhar esta Página