Descrição do problema
Considere um aquário representado por uma matriz bidimensional de 80*45 (cabe num ecrã e ainda ficam 5 linhas para extras).
Nesse aquário existem dois tipos de peixes, os do tipo A, que comem plâncton, e os do tipo B que comem os peixes do tipo A.
Regras dos peixes do tipo A
Se se movimentarem durante 10 (ReproduzA) vezes seguidas e se à sua volta houver uma célula livre reproduzem-se ficando na mesma célula e o filho na célula livre
Se houver uma célula livre à sua volta movimentam-se de uma forma aleatória.
Se não se movimentarem durante 3 (MorreA) vezes seguidas morrem à fome.
Regras dos peixes do tipo B
Se à sua volta houver algum peixe do tipo A movimenta-se para lá e come-o, se não movimenta-se para uma célula livre de uma forma aleatória.
Quando tiver comido 5 (ReproduzB) peixes do tipo A e à sua volta não existir nenhum peixe do seu tipo reproduz-se.
Se durante 10 (MorreB) vezes não comer nenhum peixe do tipo A morre à fome.
Por cada iteração (movimentos dos peixes do tipo A e depois do tipo B) devem ser mostrados os resultados no ecrã.
Os dados deverão ser guardados num ficheiro para que a aplicação possa ser reiniciada com o estado actual do jogo.
O utilizador (jogador) terá uma tecla para avançar uma iteração, outra para avançar com 10 iterações e outra para avançar com 100 iterações.
O utilizador poderá mudar os valores das variáveis ReproduzA, ReproduzB, MorreA e MorreB
Inicialmente serão colocados aleatoriamente 200 peixes do tipo A e 25 do Tipo B
O jogo termina quando não houver peixes do tipo B.
A pontuação do jogo será pelo número de iterações conseguidas (com parâmetros correctos o jogo pode nunca acabar, o que dá um ecossistema sustentável)
Se alguem me puder ajudar agradecia,...
obrigado, um feliz natal e um bom ano a todos
cump jcpl
Considere um aquário representado por uma matriz bidimensional de 80*45 (cabe num ecrã e ainda ficam 5 linhas para extras).
Nesse aquário existem dois tipos de peixes, os do tipo A, que comem plâncton, e os do tipo B que comem os peixes do tipo A.
Regras dos peixes do tipo A
Se se movimentarem durante 10 (ReproduzA) vezes seguidas e se à sua volta houver uma célula livre reproduzem-se ficando na mesma célula e o filho na célula livre
Se houver uma célula livre à sua volta movimentam-se de uma forma aleatória.
Se não se movimentarem durante 3 (MorreA) vezes seguidas morrem à fome.
Regras dos peixes do tipo B
Se à sua volta houver algum peixe do tipo A movimenta-se para lá e come-o, se não movimenta-se para uma célula livre de uma forma aleatória.
Quando tiver comido 5 (ReproduzB) peixes do tipo A e à sua volta não existir nenhum peixe do seu tipo reproduz-se.
Se durante 10 (MorreB) vezes não comer nenhum peixe do tipo A morre à fome.
Por cada iteração (movimentos dos peixes do tipo A e depois do tipo B) devem ser mostrados os resultados no ecrã.
Os dados deverão ser guardados num ficheiro para que a aplicação possa ser reiniciada com o estado actual do jogo.
O utilizador (jogador) terá uma tecla para avançar uma iteração, outra para avançar com 10 iterações e outra para avançar com 100 iterações.
O utilizador poderá mudar os valores das variáveis ReproduzA, ReproduzB, MorreA e MorreB
Inicialmente serão colocados aleatoriamente 200 peixes do tipo A e 25 do Tipo B
O jogo termina quando não houver peixes do tipo B.
A pontuação do jogo será pelo número de iterações conseguidas (com parâmetros correctos o jogo pode nunca acabar, o que dá um ecossistema sustentável)
Se alguem me puder ajudar agradecia,...
obrigado, um feliz natal e um bom ano a todos
cump jcpl