Alguem que tenha tirado o heatspreader do A64?

Crusher

Power Member
Bem para quem não sabe do que estou a falar, é isto aqui:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=59068

Na verdade não tenho mesmo um A64. É um Sempron 2600+ (1600MHz) Skt 754, baseado na arquitectura do A64 mas este têm os 64 bits desactivados. Se bem que se forem comprar um 2600+ agora mesmo estes já têm os 64 bits.

Em todo o caso retirei o HS ao meu Sempron e apesar de não ter fotos do mesmo não foi assim tão complicado. Com uma lâmina de barbear e mais meia hora consegui retirar o HS... complicado foram os 2 cortes que fiz aqui no meu polegar mas é o que acontece quando uma pessoa se sujeita, hehe.

Apesar da guerra e do sangue derramado, para mim não valeu a pena retirar o HS ao CPU. Obtenho as mesmas temperaturas que obtinha com o HS colocado... alias depois de ter retirado o HS reparei no bom contacto deste com o núcleo e já desconfiava que não iria ter ganhos com isso.

Fiz os testes com o CPU a 2712MHz 1,65v (é bastante voltagem para um 90nm mas pronto) e obtive cerca de 53ºC full load antes e depois. O dissipador é um Zalman 7700Cu à velocidade máxima.

Se por acaso alguém já fez isto que conte a sua experiência.
 
Boas!

Eu tenho um 4000+ SD e tenho esse coller, e com essa voltagen tenho as mesma temperaturas!
Para min, o KILO de cobre que tem o 7700, não serve de nada!!! Axo que mais vale dereter o cobre e fazer pesos para ir á pesca!!!
Axo que até mesmo um simples Gigabyte, faz melhores prestaçoes!!!
Já agora, em stock, tenho temperaturas de 35º!!! quer seja no max quer seja no min!!!

Cumprimentos...
 
Não me estava a referir a performance do 7700Cu mas pronto... não sei se haverá uma maior diferença de performance em relação aos dissipadores mais actuais, mas penso que este Zalman seja ainda uma referência.

Nada que não me impeça de usar o sistema de watercooling que tenho cá a apanhar pó... até tenho dois blocos de CPU para socket A, um deles feito pelo maso. Acho que pode dar neste 754 mas tenho que fazer alguma adaptação nisto. :)

Quando tirei o HS do Sempron até me asustei com o tamanho do núcleo... pareceu-me ser ainda mais pequeno que um AthlonXP Tbred. :eek:

Apesar do tamanho do núcleo deste Sempron, o monstro do Zalman até assentou bem... tive que ter cuidado para não apertar isto muito.
 
Última edição:
a decisão de retirar o IHS é um pouco ousada. nao o faria em processadores dentro da garantia. de qualquer forma se nao ganhas-te nada foi mesmo tempo (e garantia) perdidos.

no entanto, la fora nos 939 consta que se ganha bastante.
 
Bem temp ganha-se sempre......
Eu no meu caso ganhei 3 coisas ao tirar o IHS ao opteron 144......
1º baixa de temps
2º oc com voltagens mais baixas do que as usadas anteriormente
3º consigo finalmente beenchar a 3ghz coisa que antes nao conseguia...
eu pessoalmente sou a favor de se retirar o IHS em cpus low cost :004: :x2:
 
A minha filosofia : Se der pra um wr ou algo do género pq não?

E claro benchar benchar benchar. Quantos mais mhz melhor :x2: .Acho que tou a ficar geek dos benchs :lol:

Abraço Crusher :x2:
 
No meu Opty 146 reduziu 12º na temp e desci 0,5v no vcore em relaçao ao que precisava antes para ele fazer os 3Ghz estaveis :)

Cúmps
 
Malta estava a pensar sacar o IHS do meu Sd 3700+, depois como posso colar estas protecçoes no cpu?

Com que tipo de cola?

Isto nao pode derreter??

É disto que estou a falar:









cumps
 
_CrAzY_BoY_ disse:
Boas, Isso so funciona nos AMD ou pode-se fazer tambem nos Intel, não estou a pensar fazer isso, simplesmente curiosidade...

Cumps

também pode fazer-se.


quanto ao aviso, é para os mais distraidos.
 
Nos P4 li que algumas pessoas também retiraram o HS mas os ganhos não se comparam no geral com estes A64. Mas já li que estes últimos P4s em vez de usar massa térmica normal usa epoxy, pelo que é mesmo impossível retirar.

Quanto à isso da garantia... bem estamos no fórum de overclock. :) Se tivesse um CPU bem mais caro nem arriscava fazer isso, mas 75€ por um Sempron 2600+ sempre são 75€. Também tenho o CPU há mais de ano e meio se não me engano e eu pessoalmente de garantias nunca usei.

Entretanto vou colocar aqui uns dissipadores nos mosfets a ver se ganho mais qualquer coisa em overclock. A flutuação de vcore também não ajuda muito (pelo menos no CPU Z isto varia entre 1.632 e 1.678) e também já ando aqui com o HTT já bem elevado (cerca de 340MHz).

Best,

Isso até é boa ideia caso se tenha o receio de colocar demasiada pressão no núcleo. Não te preocupes que isso não derrete... alias nessa última imagem devem ser daqueles pads que se usavam nos AthlonXP que também tinha essa finalidade.

------------

OT:Então Paulo tudo bem? Sim isso de geek é bom... lol

Abraço
 
Bem sou só eu ou as imagens foram com o carai?

Oh Crusher não acho que isso seja tão bom quanto isso... lolada :-D . É só dinheiro pra benchs. Abraço
 
best,

Super Cola 3 não deverá dar problema algum... mas se calhar com uma cola mais fraca até serve. Afinal é só para segurar uns pads.

Tenta é apenas colocar cola naquela massa negra e não no PCB.


Acabei de colocar uns dissipadores nos mosfets e não ganhei nada com isso. Ainda estou para perceber o que está aqui a travar, mas penso que será mesmo estas flutuações de vcore.
 
Supercola 3 aconselho a não usarem pq se algum dia quiserem tirar aquilo é muito dificil de tirar sem raspar o cpu,eu estou a usar um shim duma 6800gt e colei-o ao cpu com adesivo 3m.
 
so compensa tirar IHS a CPUs k venham com eles defeituosos de fabrica , caso contrario ate pode acontecer o k te aconteceu a ti --- os ganhos sao nulos e ja vi casos em k ate fikou pior e como ja aki foi citado ainda perdes a garantia.

A minha opiniao e k o IHS so deve ser removido nos casos de IHS defeiusos de fabrica.


cumps
 
gatohumano disse:
Supercola 3 aconselho a não usarem pq se algum dia quiserem tirar aquilo é muito dificil de tirar sem raspar o cpu,eu estou a usar um shim duma 6800gt e colei-o ao cpu com adesivo 3m.
Posso comprar esse adesivo na drogaria??


Alguem me pode explicar oque é o shim?? lol
 
Back
Topo