1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alguém sabe para que serve... SmartCard

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LeeMan, 4 de Agosto de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 2441)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. LeeMan

LeeMan Power Member

Alguém sabe para que serve o leitor de cartões "omnikey CARDMAN 2020" que a Ordem dos advogados deu a todos os advogados deste país?

Supostamente serve para ler alguma informação, mas qual? Uma vez q tb deram assinaturas digitais a toda a gente. E assinatura fica instalada no PC.

Será que há maneira de passar a assinatura para o cartão?

2. Morcego_PT

Morcego_PT Power Member

O certificado de assinatura digital pode ser guardado num smartcard... provavelmente será para isso...

3. LeeMan

LeeMan Power Member

Sim eu desconfio disso.

Mas como é que se faz???? Uma vez q qd se coloca o cartão lá dentro não aparece nenhuma drive nova?

O leitor tem os drivers bem instalados.

Será que o smart card não cria uma drive como um máquina digital de cartão ou leitor de cartões de máquinas digitais?

4. RavenMaster

RavenMaster Power Member

o Smart Card pode funcionar como "chave" de acesso, i guess...

5. LeeMan

LeeMan Power Member

Mas nunca ng aqui do fórum lidou com este tipo de equipamento?
    Será assim tão pouco utilizado?

Muito estranho :(

6. Tafinho

Tafinho Power Member

É suposto ser o cartão a assinar os documentos...
    Por outro lado, é o cartão que tem as chaves para fazer as assinaturas.

Esse cartão foi dado aos advogados e aos juízes.

7. LeeMan

LeeMan Power Member

A assinatura digital está instalada no PC.

Portanto se eu envio um mail o mail leva a assinatura (isso já está confirmado)

Mas se é assim, volto a questionar a utilidade do leitor.

Ou será que o facto de introduzir o cartão aquilo acrescenta mais um código qq à assinatura digital? Ou uma certificação qq?

Obrigado pela ajuda.

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Não.

A assinatura digital não está no PC... Eventualmente pode estar a chave.
    É suposto ser o cartão que assina os documentos.

A assinatura digital de um documento é feita para cada um dos documentos, e deve ter a altura em que foi feita.

9. LeeMan

LeeMan Power Member

Obrigado tafinho.

Mas o PC diz q tem lá a assinatura digital. Mas se é chave ou não. Não sei.

Mas isso que dizes faz todo o sentido.

Na verdade nunca experimentei enviar um mail com o cartão dentro do leitor.
    Mas ainda assim, aparentemente, ele envia os mails com assinatura. Mas se calhar essa assinatura não deve sair "certificada" se não tiver o cartão...

Deve ser isso.

Tenho que experimentar

10. Morcego_PT

Morcego_PT Power Member

Eu também já recebi um mail do meu advogado com esse "certificado" digital, que depois pode ser aberto pelo utilitário do Windows para o efeito.

Agora na prática, será que o leitor não será para ser usado futuramente noutra aplicação?

Normalmente um smartcard (e leitor) não aparece como uma drive adicional. Os programas é que sabem que ele lá está e usam-no para aceder ao conteúdo do cartão.

Como é que instalaste o certificado no PC??

Eu vejo a aplicação do leitor e cartão se quiseres mandar um mail assinado num pc onde não tenhas a assinatura instalada... aí o Outlook pede-te para inserir o cartão... (Aparece o diálogo : Select Card)

Última edição: 5 de Agosto de 2004
  11. LeeMan

LeeMan Power Member

A instalação da assinatura foi uma das coisas mais complexas, demorada e burocrática que eu já vi na minha vida….

Demorou uns 2 meses com todo o tipo de confusão q se possa imaginar.
    A assinatura é pedida via browser a partir de um PC mas só pode ser instalada no PC de onde foi pedida.
    Entretanto tinha formatado o disco e tive que repetir todo o processo burocrático (papeladas mails etc…).

Depois agora que está tudo pronto lembraram-se de inventar que tem de haver outro certificado tipo “selo dos CTT” para confirmar a hora de envio. Isso ainda não instalei. (leia-se não tive paciência de ver como se faz…)
    Acho que não é propriamente o género de coisa que um advogado possa fazer com uma perna às costas… Nem com formação que eles recebem se lá vai.
    É muito complicado para um comum mortal
    Existem ainda milhares de advogados q não tem assinatura a funcionar…

P.S. Isto foi para o PC da minha Maria… Tirando ela eu quero é ver-me livre deles! Sim pq agora que o dela está a funcar +- bem, já tem colegas a pedir para eu dar umas dicas…

12. nunot

nunot [email protected] Member

o aparelho smart card foi feito para identificações, pode ser usado como chave de codigo, para identificação para transferencias, pagamentos etc..
    o mais certo é se usar algo que necessite de confirmação da sua chave e ela nao estiver lá, vai-lhe pedir por ela, a assinatura está no pc, mas a activação da assinatura e sua confirmaçao de chave so pode ser efectuada com o smart card ( neste caso), se tentar criar uma assinatura nova sem o smart card, nao vai conseguir porque lhe vai pedir a chave de identificação do mesmo.

e tenha cuidado para que nao perca o smart card, ou podem usa-lo em seu nome .

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página