Alguém sabe que componente é este?

ferius

Power Member
Estou a tentar arranjar uma TV barata e este componente explodiu da fonte de alimentação quando a liguei depois remontar a TV. Não tenho é a certeza que componente é este. Parece um resistor mas também um fusível. Desculpem a minha ignorância, sou novo no que toca a eletrónica.
 
Não tenho a certeza é mais fácil ver no esquema da placa mas para estar assim parece ser um fusível térmico esses normalmente é que trazem o °C na referência... Mas se está assim quer dizer que alguma coisa para a frente está em curto circuito. Se conseguires ver o número que está na PCB da fonte consegues ver o fabricante e provavelmente arranjar o datasheet da placa
 
ferius

É uma resistência de 0.27 OHm's de 2W, agora tens de comprar uma não tem que ser igual a essa, pois não encontro nenhuma identica a essa há venda. Tens a info na peça bastou ver as imagens bem por sorte consegue-se ver o valor dela.

o esquema dessa placa é que á mais complicado de encontrar...
 
Vou tentar encaixar um resistor novo, mas tenho a sensação que vai cair relâmpagos outra vez:D. Em ultimo caso mando vir uma placa nova por 30€. Muito obrigado pela ajuda. Depois dou noticias, se não der, é porque o relâmpago me atingiu:D
 
Eu não percebi bem o esquema e o diagrama mas isso parece ter duas resistências diferentes nessa zona a R101 e a R82 uma de 120ohm e outra de 56k no esquema aparecem lado a lado e no diagrama aparecem uma por cima da outra ... :wvsore:
 
Eu não percebi bem o esquema e o diagrama mas isso parece ter duas resistências diferentes nessa zona a R101 e a R82 uma de 120ohm e outra de 56k no esquema aparecem lado a lado e no diagrama aparecem uma por cima da outra ... :wvsore:
Estive a pesquisar mais e parece que é suposto ser um "fusible resistor", sendo que tem um símbolo que parece ser de fusível na parte de trás da board:


Estive também a dar um teste "beep" com o multímetro nos componentes e tenho alguns a acusar:



Estou a ver que seria muito mais fácil mandar vir uma board nova:005:
 
Bem pensa positivo no final de contas aprendeste varias formas de como não arranjar essa placa...:joker:
eu já tive um stress semelhante numa Hisense e depois de levar a placa ficou fixe... está aqui no escritório a trabalhar já á 3anos:banjump:...
 
Bom com certeza vai ser uma boa aprendizagem pois normalmente só lido com componentes graúdos. Só agora estou a aventurar para o território de micro componentes e arte de soldar. Mas ainda estou a pensar se mando vir uma placa nova e depois ir arranjando esta. Preciso de pesquisar mais.
 
Isso é a resistência R101 que segundo o esquema é de 120ohm, mas pela foto parece ser de 0.27ohm, o que faz mais sentido pois é a resistência de medição de corrente.
Para essa resistência queimar quase de certeza que tens o mosfet da fonte queimado Q15.
Obviamente o fusível FS2 também queimou.
Verifica se os diodos D31, D32, D33 e D34 estão em curto
Verifica também os diodos da saída dos 12V D22, D24 e D26 e os da saída dos 24V D11, D13 e D15
De resto os outros componentes que assinalaste a vermelho na placa estão normais
 
Isso é a resistência R101 que segundo o esquema é de 120ohm, mas pela foto parece ser de 0.27ohm, o que faz mais sentido pois é a resistência de medição de corrente.
Para essa resistência queimar quase de certeza que tens o mosfet da fonte queimado Q15.
Obviamente o fusível FS2 também queimou.
Verifica se os diodos D31, D32, D33 e D34 estão em curto
Verifica também os diodos da saída dos 12V D22, D24 e D26 e os da saída dos 24V D11, D13 e D15
De resto os outros componentes que assinalaste a vermelho na placa estão
Confirmo que o Q15 esta em short. Os D3x e saida 12V parecem estar bons.
Não sei bem como medir o U4 Opto Coupler e o U202 Controler IC.
No U4 os pinos 1-2(esquerda) dão-me 1000ohms e a subir, os pinos 3-4(direita) dão-me um beep.
No U202 dá beep nos pinos 2(FB)-4(GND).
Deduzo que ambos precisam de ser substituídos? Se for o caso mais vale mandar vir uma board nova pois não tenho estacão de ar quente.
 
Dessolda-os da placa e testa cá fora. Podem não estar todos em curto.
Depois troca esses diodos, o Q15 e a R101.
Um truque para não andares a queimar fusíveis a experimentar é ligares uma lâmpada incandescente de 60 ou 100W em vez do fusível.
Se a lâmpada ficar iluminada é porque tens mais algum problema com a placa e deves rever os componentes.
 
Dessolda-os da placa e testa cá fora. Podem não estar todos em curto.
Depois troca esses diodos, o Q15 e a R101.
Um truque para não andares a queimar fusíveis a experimentar é ligares uma lâmpada incandescente de 60 ou 100W em vez do fusível.
Se a lâmpada ficar iluminada é porque tens mais algum problema com a placa e deves rever os componentes.
Boa dica!!
 
X4K1F3pl.png

Já estive a substituir peças:
-Na secção 1, removi os 3 díodos e um deles estava morto. O condensador deixou de apitar assim que meti os novos.
-Substitui também o fusível(2), o fusível-resistência(?)(3) e o mosfet(5).
-A resistência 4, mandei vir por engano 10ohms 1% em vez de 10%. Será que tem problema?
-O que me está atrapalhar é as duas resistências(?) no 6 (F15 F16). Na esquemática indica 140R, mas no multímetro aparece 0.5-0.4Ohm nos dois. O próprio componente não indica nada visualmente:
5LmAkbim.jpg

Deduzo que seja resistências de 0.47ohms. Não acho que estejam danificados, mas como os tirei com alicate, não os consigo meter de novo na board. Provavelmente tenho de mandar uns novos.
 
As F15 e F16 são bobines choke e é normal terem 0 ohm.
Acrescenta os pinos que cortaste com um bocado de fio soldado e volta a colocá-las.
Se não conseguires mesmo, podes por só um bocado de fio em vez delas.

O L3 (posição 4) é uma bobine de 10uH e não uma resistência. Se não estiver queimada volta a por a que estava lá.
 
Como se ve que é uma bobine e nao uma resistencia?

Fica aqui o trabalhinho. Nao sei se está bom, agradeço as criticas:
XSFeQerl.jpg


Já liguei a board por uns 5 minutos e nao fez nada de anormal. Provavelmente nao fez nada de anormal porque nao a liguei ainda aos outros componentes, e por isso nao esta a pushar energia. Daqui a nada testo tudo ligado. Espero aparecer aqui com más noticias.😐

EDIT: Já tentei liguar e nada. Toquei na board para ver se algo tinha aquecido e parece que energia nem entrou. Nao era as más noticias que estava a espera, esperava mais foguetinhos e menos cricri.
 
Última edição:
Essas bobines são um pouco mais gordas que uma resistência e o formato difere também.
Quando não se consegue perceber vai-se pelo esquema ou pela própria referência na pcb (L3 será uma bobine).

Não ter queimado novamente o fusível já é bom sinal :wink:
O facto de não dar qualquer sinal torna o diagnóstico mais complicado pois o problema poderá estar noutro componente mais difícil de analisar o seu estado.

Para já o que podes fazer é medir a tensão, com cuidado, num dos condensadores C19 ou C20 ou C21 e veres se tens cerca de 330V.
Atenção estes condensadores têm tensões que podem ser mortais, mesmo após a placa ser desligada da tomada.
 
Back
Topo