Alguém sabe que componente é este?

Essas bobines são um pouco mais gordas que uma resistência e o formato difere também.
Quando não se consegue perceber vai-se pelo esquema ou pela própria referência na pcb (L3 será uma bobine).

Não ter queimado novamente o fusível já é bom sinal :wink:
O facto de não dar qualquer sinal torna o diagnóstico mais complicado pois o problema poderá estar noutro componente mais difícil de analisar o seu estado.

Para já o que podes fazer é medir a tensão, com cuidado, num dos condensadores C19 ou C20 ou C21 e veres se tens cerca de 330V.
Atenção estes condensadores têm tensões que podem ser mortais, mesmo após a placa ser desligada da tomada.
Esses 330V sao AC ou DC? Nao sei em que ponto da board a energia passa a ser DC.
 
São DC. Em condensadores eletrolíticos tens tensão DC
Sim, estou a ter cerca de 330V nos condensadores.
EDIT: Parece que apenas os condensadores da direita estao a receber energia. Os do lado direito da board nao dao sinal de vida.
 
Última edição:
Bem assumindo não há nenhum díodo do lado direito da placa em curto, poderá ser problema do optocoupler U4 ou do U202 que não foram substituídos ainda.
É apenas uma hipótese, para se determinar o componente defeituoso teria que se ir ver as formas de onda com um osciloscópio.
 
Bem assumindo não há nenhum díodo do lado direito da placa em curto, poderá ser problema do optocoupler U4 ou do U202 que não foram substituídos ainda.
É apenas uma hipótese, para se determinar o componente defeituoso teria que se ir ver as formas de onda com um osciloscópio.
Medi U202 e no pin8(HV) nao passa mais que 45V. Acho que é suposto passar 400V? No resto dos pinos nao vi voltagem excepto no pin3(CS) que apresenta 0.03V. Nao sei se a minha forma de medir está correcta mas uso sempre o cabo preto no GND no U202, e 200V DC no multimetro.
Isto quer dizer que tenho algo a nao funcionar atrás do U202?
 
O pino 8 é a tensão de arranque do oscilador, 45V não parece fora do normal.
No pino 6 (VDD) devias ter acima de 10V.
Se não tens, remove o díodo D20, e os condensadores C73 e C33.
Caso mesmo assim não tenhas nenhuma tensão no pino 6, é provável que o U202 não esteja bom.
 
Back
Topo