1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alguém tem experiência com PCs de dois processadores?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mafas, 18 de Novembro de 2004. (Respostas: 21; Visualizações: 1433)

1. mafas

mafas Power Member

Gostava de saber se gastando aproximadamente o mesmo dinheiro, é possível ter uma performance superior utilizando dois processadores mais baratos em vez de um topo de gama.

Sei que o tipo de utilização que se dá ao PC é importante numa comparação destas, mas para mim interessava comparar numa utilização normal do dia-a-dia: JOGOS, office, internet, ripar dvd, photoshop, autocad, multimedia, etc...

2. Biker_

Biker_ Power Member

Para tirares partido de 2 CPU's precisas de um SO que faça uso dos 2 CPU's.
    Para usares programas nos 2 CPU's precisas de programas que façam uso dos 2 CPU's.
    Quer-me parecer que nada ou quase nada do que disseste que querias fazer com o PC faz uso de 2 CPU's...

3. mafas

mafas Power Member

Bem, o Windows XP Professional utiliza os dois processadores.
    E penso que o autocad e até alguns jogos como o Quake III também usam, mas em relação à maioria das aplicações, não sei...

Mas o que queria mesmo saber, é se quando se utilizam vários programas em simultâneo, é ou não vantajoso utilizar 2 cpus.
    Por exemplo, numa utilização normal tenho sempre a funcionar:
    firefox, thunderbird, gaim, emule, antivírus, firewall, realvnc, winamp e o programa em que esteja a trabalhar ou um jogo.

4. timber

timber Zwame Advisor

O preço de dois processadores que permitem SMP e a respectiva board muito dificilmente vai compensar em relação a uma board normal e respectivo processador mais potente (individualmente). Nao e qualquer processador que trabalha em SMP. Antigamente e que se pensava se 2 Celerons nao era melhor que 1 PII ou III (ou la que era na altura... o Celeron dessa altura tb nao era tao mau em termos relativos como o actual). Depois mais tarde houve os Athlon XP que davam para mudar para AthlonMP... Actualmente so se houver alguma burla destas que de memoria acho que nao ha.
    Ou tens uma aplicaçao muito especifica que vais correr montes de tempo que use MESMO os 2 processadores ou entao nao vale a pena. Mesmo isso... O AutoCAD por exemplo corre perfeitamente bem com qualquer coisa a venda actualmente no mercado. Isto para CAD 2D normal.
    As boards SMP sao carissimas tb e geralmente andam sempre atrasadas em termos de funcionalidades.
    No fundo acho que perdes dinheiro e nao ganhas nada.

5. ptzs

ptzs Power Member

Resposta simples, não.

No fundo vais andar sempre limitado pelo software, o qual 99% das vezes funciona igual com 1 ou 2 cpus. Isto claro, na tua utilização típica de jogos, office bla bla bla.

Em relação ao multitasking, sim podes ganhar qualquer coisa, mas não é com coisas que consumam poucos recursos tal como winamp, av etc...

6. apoc

apoc Power Member

mas se queres tanto o sistema dual compra um p4 com HT é virtual mas faz o mesmo efeito

7. mafas

mafas Power Member

Eu não quero um sistema dual, quero é saber se vale a pena ou não e pelas vossas opiniões parece-me que não...

8. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Definitivamente, não.

Como o timber disse e bem, máquinas com mais que um processador só se justificam no caso de teres uma aplicação crítica que esteja a correr quase 100% do tempo em que a máquina está ligada e que suporte multiprocessamento.

O dinheiro que gastas numa board para dois cpu's, juntamente com dois cpu's que suportem SMP ultrapassará certamente o preço de uma máquina apenas com um processador, além de que pela utilização que lhe vais dar não vais ter ganhos visiveis tão grandes quanto isso. Bem pelo contrário, muito provavelmente em algumas aplicações que só usem um dos cpu's vais ter menos performance do que se tiveres um bom CPU desktop, principalmente com OC.

Cumps!

9. MaTreCo

MaTreCo Power Member

Para além do dinheiro que perdes quando quiseres fazer upgrade à máquina.
    Eu sei, já tive um duplo Xp1800.
    UI, aquilo é que foi doer .... :'(

10. ctr

ctr Power Member

Tb acho q para home use não compensa, a n ser para quem n souber o q fazer com o dinheiro :-D

No outro dia vi uma maquina IBM a correr AIX 5.2, n sei q modelo era, mas o q aquilo fazia era criar vários child processes de um qq processo e distribui-los por os vários cpus, isto realmente surpreendeu-me porque o q vi até hoje era distribuição de processos por cpu, e não "partir" um processo em vários para distribuição de carga, será que alguns dos outros sistemas conhecidos por cá tb podem fazer isto ?

Cmps.

11. Xpirit

Xpirit Banido

Um dual CPU é sempre melhor que uma máquina uni-processador.
    Não é verdade que o software não aproveita os dois processadores.
    Nunca tens apenas 1 processo a correr mas sim mais do que 100.
    Mesmo que só estejas a correr um programa tens sempre o outro cpu ocupado com o sistema operativo entre outras coisas.

Arranjar software que tire de facto partido de 2 cpu's para 'acelerar' a tarefa não é muito abundante mas há. Depende das tuas necessidades.

Um sistema dual fica muito mais fluído. Só não sabe quem não experimentou. O OS praticamente quase nunca engasga e responde quase sempre. Em suma, é uma beleza.

Agora, se do ponto de vista de $ é melhor um dual, depende de muitas coisas mas a mais importante é a utilização que vais fazer do PC.
    Se fores para Intel é de certeza muito caro. Se fores para AMD, também não fica barato a não ser que uses FX's com suporte para 2x SMP mas ainda é cedo.
    Os Opterons andam muito caros e as boards actuais tb.
    Talvez a Nvidia meta cá fora uma board Nforce para Dual por 250€ ou menos.

Para 95% das pessoas não compensa. Mas há 5% pelo menos que tiram partido de máquinas duais. Por isso é que a Apple aposta em workstations Duais.

12. mafas

mafas Power Member

Aqui está o que eu queria ouvir! Obrigado Xpirit.

13. kanguru

kanguru [email protected] Member

Pode ser mais fluido e claro corre melhor varios processos e isso. Mas... ter 1 cpu para 1 jogo ou autocad e outro para SO + firefox + winamp + av... o segundo cpu é um bocado inutil, visto ke deve andar sempre em prai 1 2% d uso.

Edit: Acho que um topo de gama com muita Ram, 1 ou 2Gb servia muito bem para o ke ele ker e ainda sobrava :P

14. timber

timber Zwame Advisor

Se leres bem a resposta anterior do mafas percebes a coisa.

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

o que o computador tira partido dos 2 cpus depende muito do OS... windows XP pro... é uma porcaria de nada interessa k os suporta se os programas não estão desenhados para tirar partido dele, ficas sim com o sistema muito mais fluido pois ele é o unico k os suporta, sistemas operativos tipo BeOS distribuem os recrusos de qualquer programa pelos 2 cpus tornando tudo em processamento duplo mesmo k o programa não tenha sido desenhado para isso, o OS gere, pena k o BeOS seja gay com sistemas novos (maximo dual k eu recomendaria para akilo seria dual celerons), depois as distribuições linux... n sei...
    ainda devem haver umas placas amd MP por aí por valores muito economicos para a performance ofereçida, e também comprar uma placa celeron dupla e 2 celerons (baseados no pentium 3) dos mais velozes fica barato e compensa muito, ainda para o ano vamos ter epias com dual cpu (para kem n sabe são umas placas mini atx ainda baseadas no socket do pentium 3, com cpus de baixo desempenho k gastam 2,5W pena k a 1 Ghz n batam o pentium 3 500 MHz, ainda assim como são baratas... optimo servidor de casa para 24/7.
    é como tudo... dual cpu é espectacular se tiveres utilizações para ele, autocad é akela aplicação k se arrasta em qq PC mas para correr mesmo bem é presisa muita ram e muitos recursos, autocad é akela aplicação k mesmo antes dos programas tarem desenhados para tirar partido das novas funções dos cpus, beneficia com elas, dual cpu não é exepção, e o photoshop e outras aplicações "profissionais" também tiram partido disso.
    se queres jogos e word... a diferença é zero, mas não à como negar k o dual cpu é espectacular... não é... é para todos (ainda)

16. timber

timber Zwame Advisor

O AutoCAD não se arrasta nem pc nenhum. Isso é um mito que anda para aí. Já fiz em tempos projectos inteiros (faz uns 2 ou 3 anos no AutoCAD 2002 e o WinXP) em AutoCAD num notebook e trabalhas perfeitamente bem. Talvez (e so digo isto porque obviamente não vou aqui dizer que usei 100% do que o AutoCAD permite fazer) em algumas aplicações muito especificas dentro do leque de funções do AutoCAD seja preciso algo superior.
    A maioria dos programas "sérios" corre perfeitamente bem em Pc's que do ponto de vista de jogos não valem ponto dum *****. A única vez que dei por mim a desejar por mais potência pura dum PC foi com o MATLAB/Simulink com certas simulações que fiz que demoravam estilo 5 minutos a correr sendo o tempo simulado de 0,1 ou 0,2 segundos. E mesmo isto e insignificante porque passas muito mais tempo a pensar e a analisar os resultados e ai o pc esta a coçar os tomates.
    Uma cena que realmente rendeu usar um power extra foi quando fiz umas simulações de fluxos magnéticos em núcleos de transformadores por causa dos cálculos com elementos finitos que são muito pesados. Nada do outro mundo também.
    Mas e claro 2 nunca e pior que 1. Ninguem nega isso.

17. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Bem, ao contrário de muitos que aqui falam, eu tenho experiência com sistema multiprocessador e se queres um conselho, se tiveres dinheiro, aposta nisso !

Eu tive um Duplo-AMD Athlon MP 1900+ e posso-te dizer, que ainda hoje me arrependo de o ter trocado !

Na altura troquei por um Athlon XP 2400+ T-Bred B que era o topo de gama e veio de proposito de U.K. para mim, sendo o 1º em PT e tambem por 2 memórias PC3200 256MB, não foi de todo um mau negócio tendo em conta que na altura este matérial não existia em PT, nem tão pouco o seu preço era acessível à maior parte das bolsas portuguesas, o que é certo é que fiquei a perder !

Passo a explicar, tu num sistema com multiplos cpu's, mesmo que não estejas a utilizar software específico para retirar partido disso, tens um S.O. que te vai dividir os processos plos vários cpu's disponíveis (ou até tu mesmo podes fazer isso), logo vais poder correr muito mais aplicações ao mesmo tempo, do que tendo apenas 1 cpu !
    E logo vai ser um sistema muito mais multi-tarefado, do que com um único cpu, mesmo que estejas apenas a correr um jogo, podes dedicar um cpu só para o jogo e outro para correr todas as outras tarefas relaccionadas com o S.O. e etc, logo vai sempre correr melhor, do que com 1 cpu apenas, mesmo que mais rápido, porque com 1 cpu apenas não podes distribuir a work-load, como tal, mesmo com 1 cpu mais rápido, vai ser o único a correr por exemplo o jogo e as outras tarefas relaccionadas com o S.O. e etc, logo ficando na prática mais lento e relembro que já tive um sistema destes, estou a falar por experiência própria.

É quase obrigatório um sistema deste genero, para quem por exemplo trabalhe com edição de video e faça uso do computador para converter video, etc, este exemplo é bom, porque eu no XP 2400+ embora fizesse isso mais rápido, não consiga retirar partido do pc enquanto o fazia, pois simplesmente não respondia e arrastava-se sempre que tentava correr outra tarefa, enquanto que com o duplo-AMD, ele estava sempre disponível para responder e correr outras tarefas e eu normalmente fazia muito uso disso, tinha sempre vários programas ligadas ao mesmo tempo ! E não eram poucos...

Depois, como num sistema single-cpu, podes sempre aumentar a performance com um overclockzito aos cpu's ! ;)

Por todas estas razões e porque a AMD com os seus cpu's tem possibilitado uma baixa de preços consideravel neste mercado, considero que mais vale comprar um dual, embora com cpu's não tão rápidos quanto o corrente topo de gama existente, a comprar um sistema single-cpu, por melhor que ele seja.

Ah e pra finalizar, la porque existe o HT, não pensem que este se compara a um real sistema com 2 cpu's em termos de multiprocessamento, pois fica muito aquem...

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

é pena as mobos para AMD dual CPU serem bue antigo os *****

Um coisa boa seria um "nforce 2 SMP" com dual 2600+ M ambos clockados a 2500 mhz pelo menos :002:

ou melhor ainda, Dual FX-55 @ Nforce 4 @ SLI @ 6800-U :D

19. luis santana

luis santana Power Member

dual p.4xeon

boas a todos
    pois.............dual cpu............impresionante.....
    sistema operativo..........xp pro...............na maior......
    aplicações......cad......sempre a bombar........jogos.......
    na maior..........pois..........
    utilizo board asus duplo xeon - 2 xeon 2.8 fsb 533....
    memoria por enquanto só 512 ddr 333.....
    e digo........isto é fabuloso......bombastico......
    preço...........só mais um cpu (260€).....
    avança que é espantoso o desempenho em todas as aplicações

20. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Epá isso só podes dizer dos Athlon MP, não aos Opterons!

Quanto ao assunto da thread, se é só para estares a jogar/trabalhar com o WinAmp ligado basta-te um belo Athlon 64 (3000+ pelo menos, 3500+ recomendado) com pelo menos 1 GB de RAM.

Partilhar esta Página