Alguma distribuição linux suporta ntfs?

tugadsr

Power Member
o titulo diz tudo, sabem se alguma distribuição linux suporta escrita em ntfs?
 
Última edição:
Tenho instalado no Feisty e está 5 estrelas, totalmente transparente e a performance ñ me parece diferente do que outro qq sistema de ficheiros.
Apenas ñ consegues apagar logo os ficheiros, eles vão para a pasta .Trash que é criada na partição onde estás a apagar e depois tens de ir a essa pasta eliminar de vez....:paranoid:
 
isso acontece em qualquer sistema de ficheiros no linux, a nao ser que tenhas o trash desactivado (nca tentei fazelo, mas deve ser possivel)
 
isso acontece em qualquer sistema de ficheiros no linux, a nao ser que tenhas o trash desactivado (nca tentei fazelo, mas deve ser possivel)

Nope...nunca tive trash nenhum :D

Isso é simplesmente o Gnome que faz uma pasta escondida chamada .Trash e move para lá as coisas que "apagares" pela interface gráfica :)
 
isso acontece em qualquer sistema de ficheiros no linux, a nao ser que tenhas o trash desactivado (nca tentei fazelo, mas deve ser possivel)

Mas podiam era ir para a pasta Trash que o gnome te disponibiliza na barra, e ñ pró proprio disco que nem se vê....
Mas a minha informação era só um alerta, pra depois ñ pensarem que estão a ficar sem espaço devido a algum "poder superior" lol
 
Btw é nautilus e não gnome... :P
e sim, ao eliminares um ficheiro, esteja ele onde estiver, vai aparece no "Trash" do desktop ou no "Trash applet".
Pena é ainda não ter um "restore" implementado, ou seja, se eliminaram ficheiros e não sabem de onde eles vieram, têm de os cortar e meter numa pasta qualquer porque não dá para simplesmente "devolver para a paste de onde foi apagado".
 
esqueceram-se de um pormenor: se apagarem um ficheiro da particao X que nao é onde o OS está instalado acham que ao eliminar o ficheiro tem lógica movelo para a particao do sistema de ficheiros? ;)
 
Acho que não tem lógica nenhuma mover o ficheiro, senão cada vez que apagava, digamos uma iso de um dvd estava lixado....ia perder muito tempo á espera da cópia quando só quero é apagar o ficheiro mas poderia haver uma referência na trash que o nautilus ( obrigado Vudu) disponibiliza para cada uma das trashs dos outros discos/partições.
Salvaguardo-me que se existe ñ é o que vejo e não tenho conhecimento, contudo gostava de ter :p
 
Não move... simplesmente cria uma pasta .Trash-username na raiz de onde foi montado o sistema de ficheiros. Basta andares no nautilus e dares um Ctrl+H (ver ficheiros ocultos) para perceberes que na raiz das "pen drives", partições, discos externos, etc... encontras sempre uma pasta dessas. ;)
Agora como já disse, continuo a não entender porque é que ainda não foi implementado um "restore" dos ficheiros que estão no lixo.

Já agora, o Trash do desktop não tem o lixo só da vossa partição que tem o Linux, tem o lixo de todos os sistemas montados :) Tanto podem lá encontrar ficheiros da vossa home como das vossas pen's.
 
Back
Topo