Boas. Creio haver aqui algumas confusões relativamente às tecnologias Quartz 2D / Quartz Extreme / Core Image e Core Animation. Espero que este gráfico (fonte: Arstechnica) ajude a clarificar as diferentes implementações da tecnologia Quartz no Mac OS X. O primeiro gráfico refere-se à implementação na versão 10.0 e 10.1, o segundo na versão 10.2 e 10.3 e o terceiro na versão 10.4 (Tiger):
É importante referir que o Tiger, apesar de inicialmente contemplar esta última implementação, esta acabou por não vir activada por defeito, e chegou mesmo a ser desaconselhado o seu uso num update posterior, serviu apenas para beta test dos developers. Vai ser implementada agora, finalmente, com o Leopard.
O Quartz (2D e Extreme) e o Quartz Compositor são as tecnologias responsáveis pela geração da imagem final.
A tecnologia
Core Image apenas facilita o uso desta infra-estrutura aos programadores que desenvolvem software, fornecendo uma espécie de biblioteca de recursos para processamento de imagem e de vídeo (denominados de
Image Units). Este processamento é feito sempre que possível no processador da placa gráfica, se esta o permitir (necessita de ter um GPU com suporte para shaders programáveis). Com o Leopard, o
Core Animation vem simplificar ainda mais a utilização das tecnologias anteriores por parte dos programadores.
É claro que os utilizadores finais acabam por interagir com estas tecnologias, por exemplo ao escolher o tipo de transição de página no Keynote, ou no Fast-User-Switching, mas estas tecnologias estão mais viradas para quem desenvolve o software, pois são APIs que lhes simplificam imenso o trabalho, e até lhes possibilita utilizar efeitos que de outro modo não se dariam ao trabalho de programar.
A Apple ao construir as minimizações do Dock, o Fast-User Switching, o Ripple Effect do Dashboard, e muitos outros efeitos, teve todo o trabalho a programá-los. Essencialmente, aquilo que ela está a fazer é criar uma infra-estrutura que permita a qualquer programador aceder a esse trabalho e utilizá-lo nas suas aplicações, por isso não é muito importante saber se algum destes efeitos referidos se baseia no Core Image ou Core Animation. Na minha opinião é um pouco como o ovo e a galinha...