1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[alguma urgencia]disco n reconhecido / disco n boota

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por adolfo dias, 26 de Junho de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 561)

1. adolfo dias

adolfo dias Power Member

viva
    montei um pc velhote para aprender a brincar com linux, mas estou com problemas em ligar o disco.

o pc é constituido por uma board EXP8661 ver.1.11 onde está montado um P133, 4x16mb, ATI 3d rage II
    os discos em questão são 2 WD caviar, sendo um 21600 com 1624.6mb e um 14300 com 4311.9mb

ambos os discos foram testados noutro máquina e são reconhecidos e posso aceder ao sistema de ficheiros, mas nesta máquina n são sequer detectados.
    tentei vários cabos ide e liguei apenas os discos (sem cd-rom). ambos estão em master n são detectados no post, nem na bios no IDE HDD detection.
    aparece-me apenas system boot disk failure

no entanto liguei um seagate ST3491A de 429mb que é detectado, mas que tb n arranca (mas este n sei se tem sistema instalado) bem como o cd-rom, pelo que n poderá ser dos ide's da board.

andei a ver o manual da board online, a tentar perceber se existe alguma limitação no tamanho dos discos, mas n encontrei nd...

os discos arrancam, simplesmente n são detectados.

alguma ideia?

--------------------------------------------------

aproveito este tópico para n abrir outro...
    o meu sata deixou de fazer boot
    é reconhecido, passa o post, "verifying dmi pool data" "boot from cd" e n passa dai
    ja antes lhe tinha dado o pifo, mas com meia duzia de resets ia lá, mas agr nd.
    ja tentei ir pela consola de recuperação do cd do windows, mas tt o fixboot como o fixmbr n funcionam.
    suponho que seja por o disco estar ligado por uma controladora sata pci...
    em principio amanha vou comprar uma caixa externa para o ligar e ver se consigo recuperar os dados. alguma ideia para fazer fix do boot?

liguei um ide e o sata como secundário (acho eu)-
    o boot é feito pelo ide, mas fica eternamente no load do windows e n sai dali. ja tentei entrar em modo de segurança no ide, ms tb n boota com o sata ligado e o sata nem sequer consigo entrar em modo de segurança.

em principio vou logo à tarde comprar uma caixa externa Sansun Monster Caixa Externa 3.5 SATA/IDE USB 2.0 baratita.
    será que dá para recuperar os dados desta forma?
    a caixa externa pode-se ligar no wnidows, ou tem que ser com o pc desligado (sim n00b question)

precisava mm de recuperar os dados :confused:

Última edição: 28 de Junho de 2008
  2. Boleador

Boleador Power Member

ja exprimentas-te ligar apenas um de cada vez?

3. PIII

PIII Power Member

Ambos em master?...não devia estar 1 em slave?

4. Boleador

Boleador Power Member

ya devia nao!deve... mas mm assim penso que seria reconhecido um na mesma!!

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

os discos foram ligados um de cada vez

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

nenhuma ideia?

7. luxboy

luxboy Power Member

reset á bios.. e volta a tentar colocar um d cada vez em master.. na ficha da ponta do cabo.. verifica s n tens os cabos ide ao contrario.. em ultimo caso tenda adicionar manualmente o disco na bios..

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n, os cabos n estão ao contrario -_-'
    acho estranho a board reconhecer o seagate e os WD n.
    acabei de ligar um dos WD na minha máquina e é reconhecido. fica é lento como tudo e acaba por n arrancar.

btw novo problema >(

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

any help antes de gastar dinheiro na caixa?

Partilhar esta Página