Algumas dúvidas em Slackware

Neojag

Power Member
Comecei agora a brincar com Slackware 10, de maneira que estou aqui com umas dúvidas ;)
Acabei neste momento de configurar a placa de rede e já tenho a net a bombar, mas para isso precisei de alguns reboots (depois de utilizar o netconfig, para actualizar o hostname e o domain). Há maneira de actualizar esta informação depois de editar os ficheiros de configuração ou de correr o netconfig sem reiniciar o sistema?

A outra coisa tem a ver com o layout do teclado no KDE. Rais ma partam, fiquei com o layout correcto na shell, mas quando entro no KDE, fico c'o teclado americanóide. Onde camandro defino isto que não estou a encontrar? E já que estamos no KDE, para fazer o X arrancar de início, basta adicionar a qualquer um dos scripts de inicialização "startx"?

E finalmente, onde é que posso editar o driver que é carregado para o rato de maneira a que a roda funcione? É que neste momento, só dois botões e nada mais.

Muito obrigado meus caros!
 
Já não uso slack há um tempo mas acho que ainda me lembro de algumas coisas.~

Para teres a roda tens q editar o xorg.conf a pata e na parte do rato pores:
Código:
Option "Buttons" "5"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Para arrancar directamente para o X tens que editar o rc.init e na parte onde diz o runlevel meteres o 4.

Isso do KDE acho q podes ir ao control panel do KDE e editar. Quanto ao netconfig não te sei mesmo dizer.
 
Neojag disse:
Comecei agora a brincar com Slackware 10, de maneira que estou aqui com umas dúvidas ;)
Acabei neste momento de configurar a placa de rede e já tenho a net a bombar, mas para isso precisei de alguns reboots (depois de utilizar o netconfig, para actualizar o hostname e o domain). Há maneira de actualizar esta informação depois de editar os ficheiros de configuração ou de correr o netconfig sem reiniciar o sistema?

Em princípio agora já não vais precisar de editar mais vez nenhuma, portanto tás na boa.

Neojag disse:
A outra coisa tem a ver com o layout do teclado no KDE. Rais ma partam, fiquei com o layout correcto na shell, mas quando entro no KDE, fico c'o teclado americanóide. Onde camandro defino isto que não estou a encontrar? E já que estamos no KDE, para fazer o X arrancar de início, basta adicionar a qualquer um dos scripts de inicialização "startx"?

Tens de ir ao control panel do kde e procurar nas propriedades do teclado. De qualquer maneira é possível que tenhas uma bandeira na "tray" do kde (perto do relógio). Carrega lá e muda para o idioma correcto.

Neojag disse:
E finalmente, onde é que posso editar o driver que é carregado para o rato de maneira a que a roda funcione? É que neste momento, só dois botões e nada mais.

Muito obrigado meus caros!

Editas o /etc/X11/xorg.conf (ou XF86Config). Não sei qual das versões do slack 10 é que tens, por isso tens de ver se tens xorg ou não.
 
Obrigado ;)
Já editei o Xorg.conf com as opções que indicaram (mais os "" no 5, senão ele atrofiava, e depois de mudar o driver para ImPS/2), e já está a rolar :). Mas mais uma vez, como é que faço o X ler esta configuração sem ter de o estar a reiniciar?

Edit: Yep, realmente o keyboard layout estava no control centre, mas só o encontrei com o search :)
 
Última edição:
Neojag disse:
Obrigado ;)
Já editei o Xorg.conf com as opções que indicaram (mais os "" no 5, senão ele atrofiava, e depois de mudar o driver para ImPS/2), e já está a rolar :). Mas mais uma vez, como é que faço o X ler esta configuração sem ter de o estar a reiniciar?

Edit: Yep, realmente o keyboard layout estava no control centre, mas só o encontrei com o search :)

Não consegues.
Tens sempre de matar o X e voltar a arrancá-lo para que ele reconheça as definições.
De qualquer maneira não é nada de muito complicado: Ctrl+Alt+Backspace (para matar) e depois startx.
 
Back
Topo