Algumas duvidas que so utilizadores mac podem responder...

a4a4

Power Member
Boas, preciso que me esclareçam se possível algumas duvidas na qual já tenho algumas respostas ,mas que não estou completamente esclarecido, já li muito e já fui a uma loja da apple, neste caso á tbstore de Lisboa, mas parece que não tive muita sorte com o vendedor que me atendeu :(

sou utilizador do vista e após de falar com uns amigos e de ler algumas coisas, lá fiquei com um "bichinho" de adquirir um MacBook 13
mas.. á sempre um "mas"... lol

as minhas duvidas são:
algumas já têm resposta mas se quiserem comentar estão sempre á vontade, toda a informação e recomendação será sempre bem vinda.
o que vou fazer com o MAC sera estar ligado á net 24 horas por dia, ver filmes, sacar algo (lol), msn , e coisas do género, nada de programas pesados, jogos leves coisas simples. mail..gravar dvd ,s, Word etc e pouco mais , e queria usar tb o vista(já la vamos á parte do vista)

1-Macbook de 13 porque preciso de andar de um lado para outro, duvida se o de 160 disco ou o de 250,G, aqui estou virado para o de 250 de disco, mas vale a pena por os +2RAM na loja ???tendo em conta que vou querer instalar o vista ou basta os 2 de origem?

2-sei que ao adequerir agora o macbook ja traz o bootcamp em que eu posso escolher qual dos 2 sistemas operativos posso arrancar, minha duvida, na primeira vez que fizer isso tenho que escolher quanto de disco dos 250G tenho que por para cada sistema operativo?depois não poderei fazer alterações? a memoria de RAM também tenho que escolher?

3- sei também que á no mercado 2 programas o parallels e o VLM, penso que é assim o nome, que permite ter o OS ligado e criar uma janela com o sistema operativo que eu escolher la dentro, emular neste caso o vista home premion 32,,minhas duvidas- o sistema operativo do Mac vai usar o espaço do disco que eu escolhi, o do vista vai usar o resto do espaço do disco que seleccionei mas a memoria de RAM é utilizada nos 2 sistemas operativos é os 4RAM para os 2 sistemas ou divide?
É compatível eu ter o bootcamp, e depois instalar um destes dois programas que emulam?

minha ultima pergunta e penso que é a mais complicada de responder, pois o sr, da loja nao me sobe responder.

eu de dia uso pen vodafone mobile connect lite sempre ligado.

a questão é: usando o bootcamp ligo o sistema operativo do MAC e meto a pen e funciona, instalando depois as drives , ate aqui tudo bem quero mudar desligo o MAC , ligo o vista e é o mesmo processo, e a pen fica a funcionar no vista depois de instalar, mas com o paralles ou com o VMW a pen funciona?

ligo o Mac correndo o OS, ligo a pen e fico com net, depois abro 1 destes 2 programas que referi, tenho net ou tenho que fazer outra vez a ligação para o vista? se assim for não vai dar erro de dispositivo de estar já ligado? já li e perguntei , uns dizem que sim outros dizem que nao,

a intenção era ter nos 2 net ao mesmo tempo com uma pen da vodafone.


bem peço desculpa pelo tamanho, mas foi a maneira mais simples que arranjei de por as minhas questões, é possível que na esteja muito bem explicado, mas agradeço ajuda

Cumprimentos
 
1 - Compra o Macbook Base e depois compras o disco e memoria tu que fica mais barato

MEM Apple 4GB 140€ - Crucial 80€ (com portes)
HDD Apple 250GB 90€ - WD 320GB 80€ (+-)

2 - O OSX trás o bootcamp, quando quiseres instalar windows vais lá e crias uma partição para o Windows com o tamanho que quiseres... podes mudar o tamanho quando quiseres...
A memória que vai para o Windows é toda a suportada pelo Windows... se tiveres 4GB e Vista 64bits fica com 4GB... se tiveres Vista 32bits ficas com os 3.3GB.

3 - Tu é que escolhes o tamanho do disco e a memória para a Maquina Virtual. Sim..

4 - Podes ter a pen a trabalhar no OSX e ter net na maquina virtual, porque ele vai buscar a net ao OSX
 
Boas,

1- Fica mais barato se comprares tu as memórias e o disco. Acho que 160 chegam perfeitamente se tiveres um disco externo, é o que eu tenho e chega-me. Quanto à memória, aconselho-te mesmo a teres 4 gigas para poderes usar o VMware ou Parallels sem problemas, enquanto corres outras aplicações.

2- Se instalares windows via bootcamp podes depois alterar o tamanho da partição, mas penso que terás de a formatar e, desta forma, reinstalar o windows. A RAM usada é a do próprio sistema, neste caso se tiveres 2 gigas ele usará 2 gigas.

3- Se usares o VMware, ele faz-te uma máquina virtual a partir da instalação do bootcamp, o Parallels nunca usei. Depois de teres feito esta máquina virtual, podes mudar à vontade a quantidade de RAM que queres usar. A memória RAM usada no Mac OS é sempre a que está disponivel, na máquina virtual é que podes alterar isso. Também te aconselhava a usar o XP em vez do Vista, porque consome menos memória e espaço em disco.

4- Se usares uma pen no Mac Os, tens que usar no VMware o Network Adapter em NAT, pois assim ele vai "buscar" essa net ao Mac e usa na máquina virtual. Se usares em Bridge isto já não dá. Em suma, se usares em NAT dá perfeitamente para usares a net da vodafone no Windows.

Espero ter ajudado...
 
bem sem duvida que as minhas questões foram respondidas, muito obrigado por esclarecerem.

em relação ao xp, eu quando comecei a dar os meus primeiros passos foi com o vista para mim xp é uma aberração, para mim atenção.

gosto do vista nao estou descontente.


a pen quer dizer então que é só uma questão de configuraçao...

"4- Se usares uma pen no Mac Os, tens que usar no VMware o Network Adapter em NAT, pois assim ele vai "buscar" essa net ao Mac e usa na máquina virtual. Se usares em Bridge isto já não dá. Em suma, se usares em NAT dá perfeitamente para usares a net da vodafone no Windows."

sem duvida uma boa explicação.. coisa que na loja não me souberam responder


a comprar o disco de 320 e memoria por fora ate o faria , mas eu não sei por, as coisas... iria ter que estar a pagar para alguem me por, alem que pode acontecer que nao fique bem... digo eu.. nao faço a minima ideia...
mas sem duvida que seria a melhor opçao ...



mas para me porem as coisas ??????? ok podem dizer é fácil e á sítios que explicam.. mas sou mais apologista que quem não sabe nao mexe.. lol
 
Última edição:
Mais um computador Mac vendido para um windows Vista...

Switchers ?? já eram...
:004:

Cumps.


PS: nada de pessoal, apenas foi o culminar dos 101011010 posts que vi a perguntar se o mac corre bem o vista... desculpem.
 
Acho que não há necessidade desse tipo de comentários, eu próprio uso o windows algumas vezes. Ainda não encontrei nenhum programa para música alternativa como o Soulseek (já experimentei as versões mac e são uma bosta), há muito mais jogos para windows (apesar de eu não jogar) e quem tem software pago para windows não quer pagar novamente.

Obviamente que o Leopard é bem melhor que o Vista, mas isso não quer dizer que ele não seja necessário por vezes. Para além disso, quando uma pessoa faz a mudança pensa sempre que vai precisar mais do windows do que aquilo que realmente acontece. Uma das minhas preocupações ao principio tb se relacionava com o windows, e agora realmente lá vou. Parece que o Windows é o grande satã.

Voltanto ao topic, a4a4 deixa-me dizer-te que de facto poupas dinheiro não comprando as peças numa applestore. No entanto, se o dinheiro não for um problema para ti e tiveres muito receio de que algo corra mal muda as coisas na loja. Nós aqui gostamos todos de mexer no hardware mas os teus receios são compreensiveis.

Abraço
 
canibas, compreendo o que queres dizer, mas não concordo, que toda a gente quer o Mac com o vista (apesar de a maquina ser melhor do que a maioria dos portáteis com vista)

bem a questão que eu ponho e falo por mim mas penso que será a maioria das pessoas que tem o vista e o receio de mudar para Mac é que, ao mudar para MAC de um dia para outro vai sempre fazer confusão, pois menus diferente, as coisas são feitas de maneira diferente e isso demora algum tempo, ate que compreendemos as coisas, não é em horas que vamos dominar a maquina, nem semanas, poderá demorar mais tempo, (não esquecer que muita gente não tem muitos conhecimentos, e tempo para estar a explorar sistemas operativos) um exemplo compras o mac e vais trabalhar com a maquina, tens que fazer alguns trabalhos ou mesmo fazer algo em que tens que fazer em minutos ou em muito pouco tempo, não o consegues fazer, 1º não estas habituado, 2º normalmente quando usamos programas novos perdemos sempre tempo ate sabermos dominar o programa e estar "á" vontade com o mesmo, e isso demora tempo, então se tens que fazer algo que tem que ser feito rápido ai sim é recorrer ao vista, ou xp e fazer aquilo que necessitamos pois já o sabemos o fazer,depois e com tempo voltar a usar o OS para voltar a fazer o que fizeste com o vista ou XP, para que não se recorra outra vez ao vista ou XP.

outra situação é encontrar software igual ou equivalente, eu sei que há igual ou melhor mas é a tal situação não é em horas que vais estar á vontade com esses programas, ai vais ao vista fazer o que queres e com o tempo depois de encontrares programas equivalentes e quando tiveres uma autonomia maior com o sistema operativo e programas usas o OS sem teres que recorrer ao vista, claro que com o tempo pontualmente vais ao vista, mas é tudo uma questão de tempo.

conclusão que quero dizer e falo por mim o vista será como uma bengala, para poder fazer a transição de um sistema para o outro em que se por acaso demorar um pouco mais a compreender o OS tenho o vista, mas a intenção será sempre usar o OS, mas com o bootcamp. é uma maravilha podes ter os 2 sistemas, o que é muito bom...e se a MAC ja permite isso é porque sem duvida acham que é uma mais valia para o mundo MAC, e acredita que assim conseguem levar mais gente para esse mundo MAC.

já não falo nos jogos para quem joga que não é o meu caso, dá sempre jeito ter o vista ou xp. para isso..


joaors,

o dinheiro neste momento não abunda em lado nenhum.. lol
sim é a opção mais barata, e já vi os filmes e li como por as memorias RAM, não é difícil.

onde comprar? net? como é que eu sei que é a mais certa e a melhor pois á 1 dim 2 dim , e duplo e não sei o mais o quê... para mim é chinês lol lol lol eu não percebo mesmo nada desse tipo de hardware

ok fica mais barato mas continuas com um. a 2.0 GHz e a diferença não compensa ter o 2.4GHz

compras o base dás 1.199 euros preço da loja depois faço o que o seven diz "4GB - Crucial 80€ (com portes) WD 320GB 80€ (+-) mais ou menos.. vamos fazer as coisas por alto 1360 a 1400 euros mas continuas com um 2.0 GHz e por isso pela diferença será que não compensa o 2.4Ghz? não ficas melhor servido e com um mac muito mais actualizado para o futuro????estamos a falar de mais ou menos 100 a 200 euros pois terias que colocar os + 2 ram no 2.4GHz
 
Última edição:
onde comprar? net? como é que eu sei que é a mais certa e a melhor pois á 1 dim 2 dim , e duplo e não sei o mais o quê... para mim é chinês lol lol lol eu não percebo mesmo nada desse tipo de hardware

ok fica mais barato mas continuas com um. a 2.0 GHz e a diferença não compensa ter o 2.4GHz

compras o base dás 1.199 euros preço da loja depois faço o que o seven diz "4GB - Crucial 80€ (com portes) WD 320GB 80€ (+-) mais ou menos.. vamos fazer as coisas por alto 1360 a 1400 euros mas continuas com um 2.0 GHz e por isso pela diferença será que não compensa o 2.4Ghz? não ficas melhor servido e com um mac muito mais actualizado para o futuro????estamos a falar de mais ou menos 100 a 200 euros pois terias que colocar os + 2 ram no 2.4GHz

Primeiro de tudo no macbook vem duas dims de 1Gb ddr3, logo a comprar os 4GB tens de comprar dois dimms de 2GB, isto porque: 1-acho que não existe uma dimm de 4gb, e 2- ias ficar sem o dual channel.
Isto é, na teoria, tiras mais partido das rams se tiveram duas iguais a funcionar em paralelo, dai as duas dims de 2gb.há, e uma dimm e uma memoria :lol:...
Quanto à tua outra questao, acho que não compensa comprar pelo site da apple, apesar de tudo inda e um dinheirinho que poupas, talvez pa um monitor externo, ou para uma mochila ou assim. E não é por teres um 2.0Ghz ou um 2.4ghz que vais tar mais preparado para o futuro (a nao ser que precises mesmo do teclado retroiluminado) porque os macbooks tirando isso sao exactamente construidos da mesma forma :)
 
apesar de nao gostar nem de vista nem de xp, nao tem sentido nenhum o pessoal andar a instalar o xp. é um sistema operativo com 8 anos!!!

apesar de já ser velhinho, o xp é sem duvida bem mais estável e menos pesado do que o vista.
ainda tens a vantagem de ser compatível com programas mais antigos que utilizes.

e como já foi referido, o xp em vmware corre bem mais fluido do que o vista.

aqui a idade ainda parece ser um estatuto.
 
apesar de nao gostar nem de vista nem de xp, nao tem sentido nenhum o pessoal andar a instalar o xp. é um sistema operativo com 8 anos!!!

Utilizo principalmente o Mac OS X. Recorro ao Windows esporadicamente através do VMWare.
Há alguma coisa que o Vista faça e que o XP não? Não me parece... E tendo em conta a diferença de performance no VMWare opto pelo XP.
Escolher um sistema operativo para usar a tempo inteiro é diferente de escolher um sistema operativo para utilizar raramente através de uma virtual machine...

EDIT: Não quero que os fan boys do vista me crucifiquem: sim, eu sei que o vista é mais seguro e é um sistema mais avançado e essas coisas todas, mas para o uso que lhe dou prefiro o XP.
 
Última edição:
bem ando a namorar o MAC acabei de vir de uma loja, mas como estava tanta gente, nem acabei por perguntar.

vi na loja umas capas vermelhas e umas pretas que se pode encaixar, mas so vi para 17 e 15, gostava de saber se já há cá disponivel essas mesmas capas para este novo macbook 13 de aluminio, fica aqui um link para saberem do que estou a falar.-http://br.youtube.com/watch?v=nTacI_gBMGo&feature=related


ja pesquisei e encontrei no site da ***** mas indisponivel por 49 euros...



outra questao, se quiser ligar o MAcbook 13 ao televisor, em que o televisor só tem entrada scart(21 pins) ou entao as entradas , nao sei o nome, entrada amarela, vermelha e branca, penso que sao as 3 bananas, penso que é esse o nome comum... dá para ligar o mac??' estive a ver e nao vejo nunhum adptador para scart 21 pins...!!!!!!!!!
 
Última edição:
onde aconselham a comprar na loja da 5 de Outubro ou nas lojas de grandes superficis, como *****, vobis, vortew etc???


alguém tem conhecimento de alguma campanha ou promoção na compra de um macbook? ou o preço mais barato ou mesmo oferta de algo, mala, rato ou algo????
 
Última edição:
onde aconselham a comprar na loja da 5 de Outubro ou nas lojas de grandes superficis, como *****, vobis, vortew etc???


alguém tem conhecimento de alguma campanha ou promoção na compra de um macbook? ou o preço mais barato ou mesmo oferta de algo, mala, rato ou algo????

Eu aconselho a comprar na loja online, pois podes sempre usar o desconto de estudante e não te chateiam com nada (julgo que a loja também da tbz tb o faz).

Se gostaste dessas capas rígidas, podes comprar, eu pessoalmente acho q ficam horríveis, e custam-me mais a ver que um macbook todo riscado.


O resto das dúvidas já foram muito bem respondidas, mas fica mais uma sugestão pessoal, se a utilização que vieres a dar ao windows se tornar esporádica, mais vale utilizares o windows xp.


nexp
 
infelizmente já não sou estudante para poder tirar partido dessas campanhas.. e como agora estamos em saldos podia ser que ouve se algum sitio onde vendesse o macbook com algum tipo de desconto, eu sei que é difícil alem que acabou de sair estas novos modelos... mas não custa nada perguntar pode ser que alguém saiba.. penso que na ***** pode se comprar 10X sem juros penso que ate agora foi a única coisa que se poderá ter algum beneficio.. de resto nada nem uma mala...!!!!!!!1
 
infelizmente já não sou estudante para poder tirar partido dessas campanhas.. e como agora estamos em saldos podia ser que ouve se algum sitio onde vendesse o macbook com algum tipo de desconto, eu sei que é difícil alem que acabou de sair estas novos modelos... mas não custa nada perguntar pode ser que alguém saiba.. penso que na ***** pode se comprar 10X sem juros penso que ate agora foi a única coisa que se poderá ter algum beneficio.. de resto nada nem uma mala...!!!!!!!1

Adere ao cartão ***** e podes usar no dia a escolha o desconto do aderente, acho que podes acumular isso com as 10x sem juro.

nexp
 
Back
Topo