Algumas Dúvidas

Sendo eu também apenas um principiante, parece-me que tens material mais do que suficiente para uma iniciação na fotografia e não precisas de gastar dinheiro em mais nada. Bem, talvez uma mochila e material de limpeza....

Tirar um curso acho que é um bom começo, mas no mundo de hoje em que existe tudo na internet, podes começar por ler alguma coisa sobre os princípios básicos da fotografia e praticar (muito...).

Resumindo, o meu conselho é aprender o básico e praticar muito. Só depois pensava em gastar mais dinheiro.
 
tira o curso e aprende o basico sobre iso, abertura, velocidades e como umas se afectam às outras
depois fotografa e descobre quais são as limitações do materia e as tuas
so depois então vale a pena pensares em novo equipamento, quando perceberes onde estas limitado
 
Tens de ver a fotografia como vês a pintura artística.

A qualidade de um quadro não depende dos pincéis ou mesmo das tintas. Depende é do artista e de como os utilizou. Da mesma maneira a qualidade de uma fotografia não depende do material, mas sim do fotógrafo.

Da mesma maneira há cursos de pintura, que ensinam técnicas, conceitos e a utilização do material. Mas não é por frequentar um curso que um artista fará bons quadros. A arte e visão está dentro de nós, não é algo que se aprenda num curso.

Nessas fotos noto uma ausência de composição, de propósito ou objectivo. Lê isto, vem mesmo a propósito da segunda foto.
 
a questão que deves colocar é, o que gostas/não gostas daquelas fotos, qual a motivacao que levou o teu pai a tirar aquelas fotos, o que o levou a escolher aquele ângulo e não mais para a esquerda/direita/cima/baixo, porque foi fotografado aquela hora, porque naquele local, etc?.

se foi apenas apontar e disparar ou simplesmente para registar algo para mais tarde recordar mt dificilmente sera uma boa foto, excepcao a regra diria que em fotojornalismo em que queres captar algo que esta a acontecer no momento e nao tens tempo para mais nada. mas mesmo assim é preciso saber o que se esta a fazer e conhecer bem o material que se tem nas maos.

nao havendo uma motivacao e preocupação com uma serie de factores que influenciam o resultado de uma fotografia, acaba por ser indiferente o equipamento que se usa, o teu pai ate poderia ter uma maquina de 6000€ e uma lente de 2000€, o mais certo era as fotos sairem exactamente na mesma.

exemplos de coisas que se podiram melhorar? na 1ª fotografar ao nascer/por do sol, ou fotografar quanto estivesse tudo coberto de neve ou fotografar com um bonito ceu azul, ou com nuvens mais interessantes. na 2ª naquele sitio dificilmente se conseguia uma boa foto ao carro completo (o ideal seria ao caso isolado ou em andamento), talvez fosse mais interessante tirar a detalhes, uma jante, o cavalinho, as entradas de ar, manometros, etc
 
para qq uma dessas situações, o equipamento que tens chega e sobra. alias, ate uma compacta de 100€ era capaz de tirar essas fotos (ja para nao dizer um telemovel).
 
E estas fotos? Estão boas ou não prestam?

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/6/img5168ji.jpg/]



Esta foto foi tirada este ano, durante as férias da páscoa, na zona da serra da Estrela.



img5581u.jpg
[/URL]

Foi tirada na ponta da Calheta, em Porto Santo, no mês de agosto deste ano.
Obrigado.
 
Última edição:
Olá F355, comento o seguinte
- máquina: agarra-te à 20D pois é alguns degraus acima do que a maioria de nós tem quando começa
- lente: 24-85mm é a distância focal usada 80% das vezes
- flash: na foto tens o Praktica BC 3600; compra no eBay remote triggers (ex Yongnuo RF603) que custa nada e desta forma usas o flash fora da máquina [mesmo a disparar sempre em full power aproximas/afastas do sujeito e/ou colocas um qualquer difusor de luz, e assim poupas para a PS3]

Assim, limpa muito bem o que tens e estás servido com bom material, acredita que 20D+lente USM não é qualquer um que começa desta forma. Aproveita e vai ao baú do avô à caça de um (bom) tripé, isso sim faz falta. Sugiro o seguinte, se daqui a uns anos tiveres progredido bastante e ainda sentes entusiasmo pela fotografia, então nessa altura pensa em material novo.
 
Mas nunca ficariam com a mesma qualidade...
tens a certeza? qual a diferença pratica? o que vais fazer com as fotos, imprimir em A1 ou ver no ecra do pc a 1024x768?

Quando se vai de férias o mais importante é aproveitar a estadia e apreciar a paisagem. Ou é possível "inventar" muito quando se quer tirar fotografias a paisagens? Mesmo na foto do Ferrari, se o objectivo era ter uma foto do carro em si, que mais é que poderia ter sido feito?
como disse atras se as preocupações se resumem a aproveitar a estadia e apreciar a paisagem e a fotografia é apenas uma forma de registar momentos, os resultados nunca serao tao bons como os de alguem que vai para praticar um hobby e estando para isso disposto a alguns sacrificios (como levantar antes do nascer do sol, esperar pacientemente que as pessoas saiam do enquadramento ou que passem em determinado local, carregar com 5kg de material as costas durante o dia inteiro, pedir licensa antecipadamente para fotografar em sitios onde e proibido, esperar pelo por do sol longe do hotel, etc). se o objectivo é apenas registar momentos para mais tarde recordar, qual é o sentido que faz andar com 2kg de material as costas? mais vale uma P&S que cabe confortavelmente no bolso. ja te tinha dado opcoes do que poderias ter feito em relacao ao carro, agora tudo depende dos interesses e sensibilidade de cada um.


Se não te importares, podes colocar uma foto tirada por ti a alguma paisagem? Gostava de perceber o que é uma foto "ideal"
É que eu gostava de perceber o que é uma boa fotografia, o que é um bom enquadramento e etc...
Obrigado.
nao existem fotos ideias, não existem receitas, fotografia é uma forma de arte, e como tal existem regras (que tens de conhecer e dominar) mas que sao feitas para serem quebradas :)

tens aqui dois exemplos (nao sao imagens minhas), nao diria que sao excelentes fotos, mas facilmente as considero melhores que as que partilhaste:

http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=127775.0
http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=127721.0

queres fotos boas? vais ao google images e escreves: "nome da coisa wallpaper"
 
Última edição:
Dafuq? Que comentários desagradáveis e sarcásticos fez o warlord? Agora que vejo o tópico, ele não disse nada de mais e só disse o que é verdade. É preciso dedicação para se tirar algumas fotos. E não há só fotos boas e que não prestem. Para melhorares como fotógrafo vais ter que encarar muitas críticas, e não podes encará-las como destrutivas, como a maioria do pessoal faz. Muitos só querem que se diga bem da foto, e com alguma coisa que digam estar menos bem, é logo o descalabro. Qualquer crítica serve para darmos uma 2a vista para a foto, ver o que se pode melhorar e experimentar coisas novas. Boa sorte, que material já aí tens. Estive para comprar uma dessas 20D há pouco tempo. O corpo é bom e pelo que dizem a lente também é competente.

Mas não é a máquina que faz a foto.
 
Warlord, tu não tens que questionar as minhas decisões da forma como questionaste e muito menos fazer comentários desagradáveis acerca das minhas fotografias!
Se tens comentários pertinentes a fazer, tudo muito bem e agradeço, agora sarcasmos é que não.
desculpa lá, mas tu não vieste aqui pedir ajuda/opiniões? agora se o que tenho para dizer não era aquilo que gostavas de ouvir, olha, temos pena... se nao es capaz de aceitar uma critica construtiva (ainda para mais fundamentada) então recomendo que vas pedir feedback a um local onde o mesmo não é sincero, coloca no olhares, lá tenho a certeza que vais levar muitas palmadinhas nas costas, especialmente se deres nas dos outros também.

dei-me ao trabalho de dizer o que poderia ter sido feito em cada um dos casos, dei-me ao trabalho de procurar dois exemplos de fotos do tema que aqui colocaste... enfim.
 
Olá F355, sobre as tuas questões


"é possível utilizar o flash Praktica na Eos 5 e na 20D?"
- com flashes antigos cuidado com a voltagem, antigamente tinham mais volts e actualmente postos em máquinas actuais podem "fritá-las"; vai à net ver diversas threads onde constam que flashes/máquinas são compativeis
- um flash montado na sapata da máquina produz imagens por vezes enfadonhas, por isso sugeri os remote triggers que são baratos (+/- 30€); esta técnica é muitas vezes chamada Strobism ou Off Camera Flash
- também repara que se por acaso o flash envia uma voltagem elevada só estragas o remote e não a máquina que é muito mais cara
- eu tenho uns quantos triggers (Yongnuo CTR301P) e já os usei quer em Nikon quer em Canon; os triggers apenas faz o(s) flash(es) disparar quando carregamos o botão da màquina fotográfica, qualquer característica automática (chamado TTL) não existe nestes triggers baratos

"tripés"
se te arranjam um tripé optimo, caso contrário não te aconselho a comprar um barato de +/- 20€ pois são muito maus, investe num melhor; por exemplo eu tenho um Manfrotto de 250€ (tripé+cabeça) mas vai acompanhar-me de certeza o resto da minha vida

"as lojas vão continuar a vender rolos durante muito mais tempo?"
penso que no futuro haverá menos lojas, mas sim, haverão sempre lojas a lidar com rolo

"A Canon ainda faz reparações de máquinas analógicas?"
sim


Já agora outra nota, acredita que o Warlord quis ajudar-te. Faz o seguinte: tira uma foto a uma parede branca e põe num site com o Olhares.pt, provavelmente a maioria dos comentários serão "muito bom", "gostei" ou "continua"; isto em nada te vai ajudar.
 
Já percebi que entendestes o post do Warlord. Uma coisa é facto, quando se posta num forum temos de aceitar a crítica vindo dos outros.
Quando não se que critica, põe-se no facebook, na pior das hipoteses não há likes. Para evoluíres o mais importante é receberes críticas a sério, com o Warlord fez , sempre é melhor que palmadinhas.

Neste momento posso te dizer que passo as vezes horas e ver , ler criticas e criticar fotografias de outros, é um exercício importante para se tirar ideias e tentar perceber onde erramos. No caso destas que apresentastes estamos a falar de instantâneos que no máximo terão um valor sentimental para quem as tirou (as fotos de férias muitas vezes são assim, é normal andar mais descontraído).

Muitas vezes essa tal experiência em foruns de negatividade exagerada é normal, porque infelizmente muita gente pensa que por ter uma reflex na mão já é fotografo. Pelo que o pessoal mais antigo costuma descascar quem chega com fotos sem grande cuidado (ainda há pouco houve um user no FF que foi esfolado vivo lolol). Tenta agora no inicio ser o mais selectivo possível nas fotos que colocas, e tenta ter alguma paciência com os comentários mais duros, tenta usa-los a teu favor. Aqui estás a vontade, cria uma galeria que o pessoal vai dando algumas dicas.
 
Última edição:
Back
Topo