Algumas Dúvidas

Boas, o tripé que tenho em casa é da marca Kalimar(depois coloco foto).
Cumprimentos e mais uma vez obrigado a todos pela a ajuda.

ps: A má experiência que eu tive em foruns, foi em foruns de outras temáticas.
 
Não é com o pessoal a criticar fotografias do teu pai que vais aprender alguma coisa. Só quando pegares na máquina e tirares muitas fotografias, e se tiveres algum bom senso e julgamento crítico, é que vais começar a perceber o que funciona e o que não funciona. E pede seriamente para alguém tas criticar forte e feio. Conheço algumas pessoas com material bilionário há anos e não dão uma para a caixa, é impressionante mesmo. Nem quando comecei tirava fotografias tão más. E isso só pode resultar das duas uma, ou são burros, ou nunca ouviram uma critica.

Tens material mais que suficiente para ver se gostas ou não de fotografia, para aprender, e para tirar grandes fotografias.
Eu tenho uma máquina e uma lente. As duas bem fraquinhas. E acho que tiro umas fotografias decentes.

Uma coisa é certa, dificilmente vais conseguir apresentar uma grande fotografia ao ínicio. E acho que ninguém mencionou, mas aprenderes pós-produção é relativamente importante, nem que seja o básico. Há muitos puristas pela internet fora, a maior parte são-o ou porque não têm paciência, ou porque têm medo de não conseguir, então é mais fácil dizer que são puristas do que fazer borrada. Dedicar uma parte da tua aprendizagem na fotografia no photoshop ou no lightroom é importante. Sim, alguns conseguem tirar umas belas imagens, mas acho que nunca vi uma fotografia que me tenha deixado em modo "wow" que tenha saído straight out of camera, e diria que + de 90% das fotografias que vês na internet têm uma valente dose de PP.

Eu em vez de gastar dinheiro em mais material para fotografar, gastava dinheiro numa wacom, nem que seja a bamboo que é a que tenho e chega perfeitamente. Era a coisa que eu nunca sabia quanta falta me fazia até ter começado a trabalhar com uma regularmente.

Flash é um bom investimento se não for para estar em cima da máquina. Mas é outro mundo para aprender. Eu deixava isso para mais tarde.
 
Wacom é uma tablet com caneta com sensibilidade a pressão http://www.wacom.com/en/products/intuos.aspx

Sem uma, sinto-me como se tivesse a fazer uma cirurgia com um tijolo em vez de um bisturi. A pressão da caneta para uma brush com transfer (opacidade) e outra com shape dinamics (tamanho), é a melhor cena que nunca sabias que precisavas.

Para mim hoje em dia editar uma fotografia no photoshop com um rato é para esquecer mesmo. Sempre ouvi dizer que era uma cena que dava jeito, mas nunca tinha percebido qual era a vantagem para fotografia até ter começado a utilizá-la. Só tenho a wacom há uns 4 meses e foi o melhor investimento que já fiz desde há muito tempo.

Em uma palavra: precisão.
Usar a healing tool com a wacom é tipo, brutal. Quase nem precisas de mudar o tamanho da brush porque o controlas com a pressão que fazes.
 
Boas, amanha vou dar uma volta a uma zona interessante e vou levar a Eos 20D e a Eos 5 para tirar umas fotos. Vou-me esforçar para tentar tirar boas fotografias, depois coloco aqui uma ou outra que achar melhor.

ps: Aqui à uns tempos tive uma discussão num forum com um gajo que tem uma Leica M9 e ele falava com uma arrogância e estava constantemente a dizer que não trocava a sua máquina por nenhuma de outras marcas e que as Leica são as melhores máquinas do mundo blah blah blah e que nenhuma Canon consegue ser melhor. Óbvio que fiquei chateado mas respondi-lhe de forma cordial mas o animal insistiu em continuar com uma postura arrogante e a dizer que os melhores fotógrafos do mundo utilizam Leica e blah blah blah.
Por este motivo pergunto-vos se a fabricante de máquinas fotográficas Leica é assim tão boa ao ponto de meter uma Canon a um canto?

Obrigado.
 
Última edição:
Lê um bocado, fotografa muito, bastante auto critico e aceita as criticas negativas como um desafio para melhorar e não como alguma coisa para te ofender ;)
Essas guerrinhas nunca vão dar a lado nenhum, é verdade que a Leica faz grandes máquinas e não me importava de ter uma, mas nunca na vida dava para fazer o trabalho que faço.

Médio formato é para adolescente, grande formato é que é!
 
Boas, no mês passado comprei um pack de 4 rolos de 35, Fujifilm Superia 200. O que é que acham deste tipo de rolo?
Ainda existem rolos de segmento profissional?
É que para ser franco, não gosto muito de fotografar com máquinas digitais, sei lá, hoje em dia anda tudo de DSLR.
No fim de semana passado fui dar uma volta pelos jerónimos e etc... e tirar umas fotos(Levei a Eos 5)até cheguei a ver uma miuda de 20 e poucos anos com uma Canon Eos 5D!!!
E eu como gosto de ser diferente da carneirada, prefiro andar de Eos 5 ou Eos 1, assim já não sou mais um "carneiro".
Em termos de qualidade, uma Eos 5 e Eos 1 dão baile a uma 20D?
Obrigado.
 
Última edição:
Sinceramente que seja digital, analógico ou a carvão tanto faz, o analógico pode ser diferente mas não te vai tornar assim tão diferente dos outros.
Penso que estás demasiado preocupado com o material, fotografar não é só ter uma dslr com uma fitinha a dizer EOS(ou Nikon) no pescoço.

Pessoalmente não me incomoda minimamente que estejam mais dslr a minha volta, e de certeza que se tivesse uma analógica não iria tirar melhor fotos(e vice versa).
Por esse andamento de ideias... hoje em dia em qq canto vê-se alguém com uma dslr... Vou a uma prova de desporto automóvel, é só maquinas e maquinões, vou a beira mar só vejo pessoal a apanhar por do sol/mar, vou ao aeroporto fazer spotting está quase sempre lá um ou dois, se for a ribeira do porto nem se fala...

A questão é... muita gente está ali e usa a dslr como uma mera point and shoot, logo aí podes tentar marcar a diferença. Explora settings, tenta aproveitar ao maximo o que a tua maquina permite.

Depois muita gente vai tirar as fotos da praxe, que toda a gente tira,... se queres ser diferente tentar arranjar um ponto de vista mais original, ou um angulo diferente... Tenta apanhar pormenores que escapam aos outros... isso sim é que te vai tornar diferente.

Tenta te levantar cedo, deitar tarde, tenta ir a sítios onde as pessoas não vão, tenta fotografar quando os outros ficam em casa (chuva/mau tempo),etc.. etc...

O que realmente faz a diferença é o fotografo, e não o tipo de maquina que vais usar.
O analógico tem as suas características, e algumas delas até são interessantes(muitas mesmo), mas se gostas assim tanto de ser diferente, começa talvez por tentar fotografar de maneira diferente dos outros (isso n é nada fácil).
 
Última edição:
Como eu gosto de ouvir esses lamentos F355 ... NOT. Estou como o schin, vai mas é tirar fotos e diverte-te. Olha para os outros se gostares do que eles fazem e para aprenderes, não te importes da marca nem modelo do que eles têm.
 
Epah eu sei que o mais importante é o fotografo, mas dá-me gozo trabalhar com material topo-de-gama antigo.
Dá muito mais pica fotografar com uma máquina igual ás que os fotografos utilizaram para fotografar o melhor jogador de sempre, Diego Maradona, no mundial de 1990(por exemplo).
Voltando ao tema propriamente dito, gostaria que me esclarecessem que tipo de rolo utilizar para fotografias exteriores? Devo usar o mesmo tipo de rolo se estiver sol ou chuva ou nublado?
Obrigado.
 
Ora boas, em relação a rolos, não te posso ajudar não percebo nada do assunto :(.
Em relação a EOS-1 n faço ideia se é wheater sealed, mas atençao que as lentes tb têm de ser wheater sealed.

Em relação as minhas fotos obrigado, de facto adoro desporto automóvel, como nunca pude participar (falta de $$$ e de jeito), acho que a coisa que me mantém mais perto disso é estar ao pé dos carros e sentir aquele cheirinho.... hehehe
Em relação ao Aeroporto, como qualquer um ... não deixam entrar por medidas de segurança.
A única hipótese é encontrar pontos próximos bons para fotografia, onde possas apanhar a pista, descolagem, aterragem... É uma questão de procurares no google por spotting aeroporto XXXX....
Existem aeroportos lá fora (Austrália salvo erro), com pontos de spotting com cadeiras, caixotes do lixo, estacionamento, etc...

No caso do aeroporto do Porto tens aqui um bom guia:
http://www.apeapt.com/pt/Locais-de-Spotting-no-Aeroporto-do-Porto-LPPR.html
Já agora gosto muito do ponto B e C consoante a hora do dia.
 
Pelo pouco que investiguei quando andei a ver máquinas analógicas, essa máquina tem uma protecção básica contra os elementos. Eu não me atreveria a leva-la para a chuva mesmo que fosse nova e com a idade que tem, os retentores/vedantes devem de estar uma miséria.
E como o schon disse e muito bem, uma máquina "weather sealed" tem que vir acompanhada com uma objectiva também "weather sealed".

Quanto a filme não te sei responder bem, apenas que não tenho gostado nada de kodak e fuji mas também já vi pessoas que gostam. Não gosto muito de preto e branco, mas ando a tentar educar-me nesse aspecto e estou a utilizar Delta 100, muito muito MUITO BOM!
 
Boas, ok obrigado pela ajuda. De qualquer das formas eu sou de lisboa, mas quando for ao Porto novamente(tive lá no ano passado e pondero voltar novamente) hei de considerar essas hipóteses. É pena que perto do aeroporto de Lisboa algumas zonas sejam assim um pouco "mal frequentadas"...
Por acaso é pena que a Eos 1 não seja 100% weather Sealed(É estranho que uma máquina da linha 1 não possua tal característica), portanto não vou arriscar a usá-a quando estiverem a caír uns pingos.
Quanto á objectiva, vou ver se aparece aí alguma L dos anos 90 e que seja capaz de satisfazer as minhas necessidades.

Quanto aos rolos, admito que não fui muito específico mas vou dar alguns exemplos para ser mais fácil.
Imaginem que quero tirar umas fotos a durante uma festa em casa, em que esteja de noite, tenha a luz artificial e o flash externo- Neste caso devo utilizar Rolos de Iso 200 ou Iso 400?

Imaginem que estou numa exposição de automoveis na FIL, que tipo de Rolo é que devo utilizar?

Já li algures que não fica muito caro criar um espaço para revelar fotos em casa, mas ainda hoje vi uma máquina carissíma em segunda mão que custa 750 euros?

E esta moda da lomografia até pode ser boa porque pode ser benéfica para todos os amantes da fotografia analógica mesmo não estando ligados á Lomografia?
Mais uma vez obrigado.
 
Última edição:
Tem cuidado que com material com muito alguns anos todo o sistema que protege da água e poeira pode estar deteriorado.

Para se utilizar uma sensibilidade ou outra tem que se saber em que ambiente se está e que equipamento se vai utilizar. Numa casa de noite só com a luz normal tem que se ter um muito bom flash e saber utiliza-lo quando se utiliza uma objectiva grande angular, se não vais ficar com áreas muito escuras no fundo. Mesmo com uma distância focal "normal" isso pode acontecer com alguma facilidade, mas tudo depende da tua técnica.

Numa exposição é "obrigatório" utilizar um filme ISO 100, é uma exposição e é tudo limpo.

Em filme ISO 800 já começa a ser um pouco puxado, 1600 já é artístico ou tem que ser ultra-mega-hiper necessário, isto no meu ponto de vista.

Quanto a criar um laboratório em casa, a preto e branco ainda é naquela, se for a cores vai ficar mais caro que mandar fazer num loja.

Não considero que a Lomografia possa ser benéfica para a fotografia analógica, são vertentes muito diferentes desde a máquina, ao filme e até mesmo a maneira de como se fotografa. Não sou grande fã desta vertente apesar de à uns anos me ter cruzado com ela numa variante que me agradou.
 
Boa Tarde, mais uma vez obrigado pela ajuda.
O motivo pelo qual eu gostaria de poder revelar as minahs fotos em casa deve-se ao receio de que as lojas deixem de revelar fotografias...
E a médio/longo prazo compensa?
Relativamente á Eos 1, sabem se é possível substituír o sistema que protege da água e poeira?
Posso estar a ser um pouco chato, mas um dos meus maiores medos é que deixem de existir rolos á venda.

Obrigado.
 
Back
Topo