Alienware dell m51 vs m17 (novos modelos)

Ricardo Branco

Power Member
Boas ppl.
Estou seriamente a pensar comprar um destes dois.
Existirá em performance grande diferença entre os dois.
E em termos de longevidade? Os dois terão as mesmas possibilidades de upgrade futuro?
 
Confundi com o m15. O m51 dá para trocar CPU e GPU, o m17 é igual ao m15 mas em 17".

Quanto à longevidade, depende.
Os CPUs dificilmente vão manter o mesmo socket e/ou compatibilidade com a proxima geração de CPUs Intel.
Nos GPUs, ficas limitado ao que a Dell lançar porque o formato da gráfica é proprietário da Dell. E se com MXM já difícil garantir compatibilidade, com este novo formato também não é garantido.
E depois o preço... as gráficas MXM já são caras, com este formato da Dell, só a Dell é que fabrica e vende as gráficas, não vai ser barato actualizar.
 
Isso é uma pergunta muito vaga. E nem deves comprar um sistema a contar se ele se vai manter actual muito tempo ou não.
Dito isto, considerando que os saltos de performance nos últimos anos são mais pequenos e/ou mais espaçados diria que "aguenta" bem 6 anos ou mais.
 
Mas o i9 é capaz de aguentar uns 6 anitos nao?

Espera por reviews.
O 51M parece que vai ser uma autêntica besta! Vai ser possível trocar SSD M.2, HDD, 4 slots de RAM, CPUs socket 1151 (8ª e 9ª geração, não se sabe como vai ser para a próxima mas em princípio também deverá haver hipótese, mesmo que não seja oficialmente), e a VGA.
A VGA é um formato completamente novo da Dell (não é MXM) e tem as portas vídeo diretamente no PCB da gráfica. Teoricamente é então muito mais fácil assegurar compatibilidade de novas gerações de gráficas porque já não são "presas" pelas portas e capacidades da motherboard do portátil.

Tudo isto para dizer que é um portátil que traz muita coisa nova. Um 9900K num formato desses pode correr muito mal... Mesmo em desktops precisas de uma BOA board com pelo menos 4+4 ou 8 fases para assegurar o supply correcto de energia sem demasiados picos de overvolting. Bom arrefecimento também é fulcral pois até alguns AIO de 240mm passam mal com o i9.

Acho que vale a pena esperar para ver o que dizem dele. Esperar por uma boa review do notebookcheck, pelo menos, ou até pelo gajo do GamersNexus o desmontar e ver mesmo se o hardware está up-to-scratch.

Senão espera-te potencialmente um futuro cheio de temperaturas descontroladas, instabilidade, thermal-throttling ou pior.

Duvido que um 9900K se aguente no 51M sem liquid-metal e bastante tweaking. Mas vamos ver.

O 9700K deve ser uma aposta já mais racional em termos de arrefecimento. Ou até um 8700K para manter o Hiper-Time-Threading.

De onde vais mandar vir o PC?
 
Espera por reviews.
O 51M parece que vai ser uma autêntica besta! Vai ser possível trocar SSD M.2, HDD, 4 slots de RAM, CPUs socket 1151 (8ª e 9ª geração, não se sabe como vai ser para a próxima mas em princípio também deverá haver hipótese, mesmo que não seja oficialmente), e a VGA.
A VGA é um formato completamente novo da Dell (não é MXM) e tem as portas vídeo diretamente no PCB da gráfica. Teoricamente é então muito mais fácil assegurar compatibilidade de novas gerações de gráficas porque já não são "presas" pelas portas e capacidades da motherboard do portátil.

Tudo isto para dizer que é um portátil que traz muita coisa nova. Um 9900K num formato desses pode correr muito mal... Mesmo em desktops precisas de uma BOA board com pelo menos 4+4 ou 8 fases para assegurar o supply correcto de energia sem demasiados picos de overvolting. Bom arrefecimento também é fulcral pois até alguns AIO de 240mm passam mal com o i9.

Acho que vale a pena esperar para ver o que dizem dele. Esperar por uma boa review do notebookcheck, pelo menos, ou até pelo gajo do GamersNexus o desmontar e ver mesmo se o hardware está up-to-scratch.

Senão espera-te potencialmente um futuro cheio de temperaturas descontroladas, instabilidade, thermal-throttling ou pior.

Duvido que um 9900K se aguente no 51M sem liquid-metal e bastante tweaking. Mas vamos ver.

O 9700K deve ser uma aposta já mais racional em termos de arrefecimento. Ou até um 8700K para manter o Hiper-Time-Threading.

De onde vais mandar vir o PC?


Pois concordo ctg mas preciso mesmo de um portatil para o trabalho e claro quero tb jogar uns joguitos quando houver tempo.
Estou a trabalhar em França, a data prevista para França em relação ao lançamento é a 29 de jan.
Se n optar por esse, opto por outro. Eu gosto particularmente da longevidade, ainda utilizo o lg p310, não dá para jogar, está um pouco lento mas esse portatil tem 10 anos. Estive a ver tb os novos surface mas... fiquei encantado com o 51m.
Em principio devo arriscar nesse.
 
A VGA é um formato completamente novo da Dell (não é MXM) e tem as portas vídeo diretamente no PCB da gráfica. Teoricamente é então muito mais fácil assegurar compatibilidade de novas gerações de gráficas porque já não são "presas" pelas portas e capacidades da motherboard do portátil.
Não é bem novo. Já existia nos Precision 7530.
Continuam presas ao que o fabricante de GPUs lançaram. A própria Dell foi muito cuidadosa em dizer que para já suporta a série 20 da nVidia, no futuro logo se vê.

Tudo isto para dizer que é um portátil que traz muita coisa nova. Um 9900K num formato desses pode correr muito mal... Mesmo em desktops precisas de uma BOA board com pelo menos 4+4 ou 8 fases para assegurar o supply correcto de energia sem demasiados picos de overvolting. Bom arrefecimento também é fulcral pois até alguns AIO de 240mm passam mal com o i9.
Não é bem novo... já há DTRs com CPUs desktop faz algum tempo.
Do que tenho visto, um 9900K só mesmo binnned e com um bom UV em cima. E a própria Dell está a limitar a 125w o máximo que o portátil pode "sacar".
Dito isto, o cooling parece ser melhor que os Clevos "equivalentes"

Esperar por uma boa review do notebookcheck
Estão cada vez piores... :( Aquilo vai valendo a pena para ver clocks de turbo e pouco mais.

Duvido que um 9900K se aguente no 51M sem liquid-metal e bastante tweaking. Mas vamos ver.
Yep. A vantagem em relação a Clevos no mercado é que deve vir tudo melhor configurado de fábrica. Num Clevo tens de arranjar um bom revendedor ou faze-lo tu mesmo.

O 9700K deve ser uma aposta já mais racional em termos de arrefecimento.
+1. Se bem que AVX nisto é para esquecer :P
 
Pois concordo ctg mas preciso mesmo de um portatil para o trabalho e claro quero tb jogar uns joguitos quando houver tempo.
Estou a trabalhar em França, a data prevista para França em relação ao lançamento é a 29 de jan.
Se n optar por esse, opto por outro. Eu gosto particularmente da longevidade, ainda utilizo o lg p310, não dá para jogar, está um pouco lento mas esse portatil tem 10 anos. Estive a ver tb os novos surface mas... fiquei encantado com o 51m.
Em principio devo arriscar nesse.

Recomendo que incluas pelo menos mais um ano de premium warranty.
 
Não é bem novo. Já existia nos Precision 7530.
Continuam presas ao que o fabricante de GPUs lançaram. A própria Dell foi muito cuidadosa em dizer que para já suporta a série 20 da nVidia, no futuro logo se vê.


Não é bem novo... já há DTRs com CPUs desktop faz algum tempo.
Do que tenho visto, um 9900K só mesmo binnned e com um bom UV em cima. E a própria Dell está a limitar a 125w o máximo que o portátil pode "sacar".
Dito isto, o cooling parece ser melhor que os Clevos "equivalentes"


Estão cada vez piores... :( Aquilo vai valendo a pena para ver clocks de turbo e pouco mais.


Yep. A vantagem em relação a Clevos no mercado é que deve vir tudo melhor configurado de fábrica. Num Clevo tens de arranjar um bom revendedor ou faze-lo tu mesmo.


+1. Se bem que AVX nisto é para esquecer :P

Com uma Quadro, num PC profissional... É um pouco diferente aqui. Só asseguram a série 20 mas teoricamente será fácil ter as próximas.

Clevos sim, Alienware já há umas gerações que não vias.
 
Com uma Quadro, num PC profissional... É um pouco diferente aqui. Só asseguram a série 20 mas teoricamente será fácil ter as próximas.
Yep. Bem lembrado.

Este novo formato tem vantagens altamente:
- As portas são substituídas quando substituis a gráfica (olá HDMI 2.1 e DP 1.5 :P)
- O formato permite ter um portátil um pouco menos espesso que o MXM.

O ser fácil logo veremos. Também ninguém esperava que o formato MXM mudasse tanto com a saída da série 10 da nVidia.
É que neste formato tens o problema de mais nenhum fabricante suportar/fabricar disto. É tudo em cima da Dell.

Clevos sim, Alienware já há umas gerações que não vias.
Desde que foram comprados pela Dell e deixaram ser Clevos :P
 
Desde que foram comprados pela Dell e deixaram ser Clevos :P

Já tiveram CPUs e GPUs socketed nos tempos da Dell. Mas acabaram com isso há uns anos atrás. Eram boas máquinas e já na altura usavam um formato MXM meio proprietário da Dell. Ainda hoje consegues meter uma GTX1060 num 17R2.

Mas eu se fosse o OP esperava uns tempos por reviews, boas reviews. É um PC muito caro para depois não teres a experiência que pretendes.

Mas confesso que também estou bastante enamorado por este modelo... Alguém quer comprar o meu GT63? :P
 
Concordo! Com essas specs é mesmo pedir problemas! Recordo que um "mero" i7 8750h 3,9ghz tem problemas de arrefecimento e power usage em bons chassis. Agora imaginemos esse processador!
 
Boas como se encontra a aquisição ?

Ando a enamorado pelo m15 ou o m17 os novos modelos que saíram agora em junho

Mas ainda ando em estudos se vale a pena tendo em conta que só jogo fortnite
 
Boas como se encontra a aquisição ?

Ando a enamorado pelo m15 ou o m17 os novos modelos que saíram agora em junho

Mas ainda ando em estudos se vale a pena tendo em conta que só jogo fortnite

Viva divX, se comprares, vais mandar vir de onde? Em PT ainda não há nenhuma loja que dê para comprar os m15 R2 certo? Só vi na ***** por encomenda o m15. Sabem se dá para vir da Dell de Espanha?
 
Back
Topo