1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alienware : duas placas 3d pci-express em SLI !!!

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Melga, 12 de Maio de 2004. (Respostas: 31; Visualizações: 4541)

1. Melga

Melga Power Member

2. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Ou o meu fracês está eferrujado e eu percebi mal ou há marosca. Ñ vai haver dois slots x16 mas sim 2slots x8 canais.
    Infelizmente ainda é tudo muito vago mas seia de certa forma interessante. HQ rendering em tempo real já esteve mais longe :D

3. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Bem, isto primeiro levanta um porradão de questões técnicas. As principais que me vêm à cabeça é como é que os jogos vão "ver" as 2 placas. O tal chip poderia fazer de intermediário e tornar tudo transparente para o software, mas aí como é que tiraríamos proveito das capacidade especificas de cada placa? Não digo mais nada, é demasiado vago para se pensar seja o que for, mas acho que é bom estas coisas virem ao de cima. Pode ser que ponham outras empresas a pensar e a ideia "pegue".

ps - Nitidamente chegamos à era do processamento paralelo no desktop.
    Mas que bela imagem, juntar isto a um cpu dual-core, dual channel DDR2, SATA raid0

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

+ info e mais PR talk

http://www.homelanfed.com/index.php?id=23264

5. iJFerreira

iJFerreira Banido

Quem tem que "ver" as duas placas é o driver *das placas*.

De resto o software só comunica com o driver e fá-lo como
    tradicionalmente. O software vê uma placa.

Desktop's com dual CPU, dual, quad etc channels de memória e
    desktops com *n* processadores já existe há algum tempo.
    O que vamos assistir é à massificação do conceito, isto é,
    tornar-lo acessível à maioria das pessoas.

Onde é que há boards com 2 slot's PCI-E 8x ?

Mas o futuro não é este e já vem por aí. Multi-Cell da IBM/Sony.

Última edição: 13 de Maio de 2004
  6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Modo de funcionamento:

A board é deles e vem com o Tumwater *****. Devem ter encomendado a alguem para a fazer (Msi(?), Asus(?))

O anuncio da Sony na E3 a dizer que em Q4 têm umas workstations cá fora? Isso não são só kits para o desenvolvimento de jogos para a PS3?
    Bolas!!! A ibm está em todo sitio.

7. iJFerreira

iJFerreira Banido

No custom drivers required? O que querem eles dizer com isto?

Qualquer hardware precisa de drivers.

"The only proprietary components required will be Alienware’s exclusive software layer and an Alienware-designed video merger hub."

E isto é o quê? Yet another graphics layer?

De qualquer forma chamar driver ou layer é uma questão técnica de pormenor.
    Essencialmente fazem a mesma coisa.

O futuro é o conceito multi-cell e não o produto da Sony em si.
    Já há decadas que se fazem experiências nas Universidades.
    Falta o produto de consumo! :D

8. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Eles querem dizer que não são precisos drivers especificos dos fabricantes da placa para a placa deles poder funcionar neste modo Dual. São basicamente os mesmos que se usam normalmente, como os Cat 4.5 que sairam agora. :D

Pronto. Lá vou eu ter que especular. :P

O que dizem ali é que q vai haver o tal hub que faz o merge e a tal software layer deve, na realidade, ser os drivers desse hub. Tal como diz o iJ, os jogos vêem o Driver, mas provavelmente devem ver o do hub e não o das gráficas. Deve ser estranhissimo instalar os drivers ATI e nVidia no mesmo sistema, se for possivel suportar duas placas distintas. Agora, instalam-se os drivers destas, depois a tal "software layer" que deve, sei lá "unificar"?! as duas placas e a partir daí os jogos devem "ver" é esse "software layer", digo eu...
    Corrijam-me o raciocínio...

Pois, quando falei no futuro dos desktops e ao paralelismo no processamento, referia-me à massificação destes, porque que eles já andarem aí já a "gente" ouve à mucho tiempo. :)

9. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Duvido muito que seja possível instalar duas placas gráficas diferentes. O que o tal hub deve fazer é "dizer" às placas gráficas para processar cada frame alternadamente, fazendo com que as placas tenham mais ciclos de relógio à disposição para cada frame renderizado. Ora tendo em conta que as placas da ATi e da nVidia renderizam as cenas de maneiras bastante diferentes, estavas a obrigar a engine do jogo a alternar os drivers usados para cada frame.. além de provavelmente ser irritante ter o visual do jogo a mudar a cada frame a mudança dos drivers "on the fly" iria gastar demasiados ciclos de cpu, e a performance viria por aí abaixo.

PCI-Express 8X equivale a quê? AGP 16x?

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Era assim que a Rage Maxx funcionava, se não me engano. Cada Gpu fazia um frame alternadamente, ao contrario das Voodoo que cada uma fazia metade do ecrã. Posso estar enganado, mas é ver as reviews antigas.

Se não me engano Pci Ex 8x +/- Agp 8x

Pci Ex 16x = 4Gb/s para cada lado
    Agp8x = 2/gb up 1Gb/s down.
    Pci Ex 8x deve ser 2 Gb/s.

Se estiver errado, corrijam.

11. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Ya, duas gráficas diferentes não me parece muito viável.

Mesmo assim ficam hipoteses por especular:

- Como é que os jogos "chegam" ao driver da gráfica, para poderem saber que features usar?
    Se usam directamente o driver, como é que o hub consegue "agir" sem se sobrepôr ao driver da gráfica e aí como é que este "sabe" as features da gráfica?

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Um bocado.

PCIe 8x = +- AGP 16x

Pci Ex 16x = 4Gb/s Full-duplex
    Agp8x = 2Gb Half-duplex
    Pci Ex 8x = 2Gb Full-Duplex

13. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Então aqui fica a minha especulação:

Só instalas os drivers uma vez. Têm que ser duas placas exactamente iguais. O "software layer" duplica os drivers para cada uma das placas e diz a estes para renderizar, a cada placa, frame sim, frame não. O output de cada uma das placas será, portanto, uma imagem onde alternadamente tens um frame do jogo e um frame vazio, ou seja, a preto.
    O Hub será um aparelho externo em forma de T onde ligas a saída DVI ou VGA de cada uma das placas de um lado, e do outro terás a ligação ao monitor. Tudo o que o Hub tem de fazer é alternar a imagem vinda de cada uma das placas, de modo a bloquear os frames "pretos" e deixar passar apenas os frames "coloridos". Isto, claro está, só poderia ser feito com o V-Sync ligado..acho eu..

14. Morpheus

Morpheus Banido

tou a ver que o ppl qq dia compra tudo aos pares ... dual-cpu, dual-ati radeon "Xpto", dual-channel memory, dual-layer dvd recorders, para raid é preciso advinhem lá dual-hdd a bombar ... qq dia dual-audigy, dual-psu, dual-lcd!! ehehe

isto parece mais a historia dos bêbados que vêem tudo a dobrar...

15. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Só te faltou aí uma coisa: Dual Preço!! :P

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://arstechnica.com/news/posts/1084398037.html

Bem já sabemos que não é vaporware e que o modo de funcionamento é parecido com as 3dfx e não com as Rage Fury Maxx.

Outra coisa, como o Tumwater é para Xeon, devemos ter aqui um sistema dual cpu Xeon com ddr2-400 e dual video cards. Nice......

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Dual vid+ dual cpu + Hub + watercooling.
    Ainda em testes.....

18. JMRR

JMRR Power Member

é poder a mais...

chega quando???

:rolleyes:

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não chega. Tens que comprar um computador deles. Em principio não é vendido à parte. Pode é dar ideias à nVidia e Ati.

20. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Excelente!! Grande iniciativa a ALienWare. É certo que é pena não ser vendido "àparte", mas sem dúvida que poderá abanar o mercado e por toda a gente a mexer-se.

Tem alguns senãos:

- O facto de serem Xeons vai encarecer o sistema, se bem que isto não é propriamente a pensar no Mainstream.
    - Como Workstation é excelente pois penso que será possivel tirar partido dos 2 CPU's. Nos jogos a conversa é outra. Varia consoante o motor de jogo.
    - Seria bom haver uma solução com AMD também, resta saber se há ou haverá plataforma que o permita/suporte.

As placas parecem ser exactamente iguais. Com as diferenças de cor e renderização seria estranho ter metade do ecrã diferente da outra. :P

Partilhar esta Página