Alienware : duas placas 3d pci-express em SLI !!!

Tout ce qu'Alienware indique est que les cartes-mères équipées de cette technologie disposeront de 2 slots PCI Express dédiés aux cartes graphiques. S'agit-il de 2 slots PCI Express 16X ? Etant donné qu'Alienware annonce utiliser les futurs chipsets Intel, nous en doutons puisqu'il est peu probable que ceux-ci disposent de 32 canaux PCI Express. Il semble plus censé de penser qu'il s'agirait de PCI Express 8X (qui au passage utilise le même connecteur que la version 16X).

Ou o meu fracês está eferrujado e eu percebi mal ou há marosca. Ñ vai haver dois slots x16 mas sim 2slots x8 canais.
Infelizmente ainda é tudo muito vago mas seia de certa forma interessante. HQ rendering em tempo real já esteve mais longe :D
 
Bem, isto primeiro levanta um porradão de questões técnicas. As principais que me vêm à cabeça é como é que os jogos vão "ver" as 2 placas. O tal chip poderia fazer de intermediário e tornar tudo transparente para o software, mas aí como é que tiraríamos proveito das capacidade especificas de cada placa? Não digo mais nada, é demasiado vago para se pensar seja o que for, mas acho que é bom estas coisas virem ao de cima. Pode ser que ponham outras empresas a pensar e a ideia "pegue".





ps - Nitidamente chegamos à era do processamento paralelo no desktop.
Mas que bela imagem, juntar isto a um cpu dual-core, dual channel DDR2, SATA raid0
 
+ info e mais PR talk

Alienware has carved a large niche in the gaming PC world with its high performance PCs. Now, the company is planning on venturing into a new territory later this year; first with the release of a new PC system called ALX, which will have even more customisations than the normal Alienware PC (including factory over-clocking, water-cooling, custom case accents, and more). Later this fall, the ALX systems will include new features; their Video Array technology (including proprietary software and hardware) and the accompaning X2 motherboards (based on Intel’s Tumwater chipset including two PCI-Express graphics slots) which will have two video cards working in tandem that Alienware says will have a massive increase in PC performance. HomeLAN got a chance to chat with Alienware's Vice President of Marketing Kevin Wasielewski to find out more about their plans for Alienware ALX, the X2 motherboards and the Video Array.

Editor's Note: Many thanks to HomeLAN's hardware columnist Ryan "ViRGE" Smith with his assistance with this interview

HomeLAN - First, a number of PC makers have been making mods for their systems for some time. Obviously, this new system is well beyond what even major PC companies like Dell and HP have done. How difficult was it to make the type of system you wanted?

Kevin Wasielewski - As you noted, this innovation from Alienware goes far beyond a simple case mod or system upgrade. Alienware’s Video Array and X2 motherboard are the result of our dedicated R&D team’s development and testing. The team’s efforts have led to exclusive technologies with multiple patents pending, and prove that Alienware is far more than just a system builder. Unlike other industry players, Alienware’s .............

http://www.homelanfed.com/index.php?id=23264
 
SilveRRIng disse:
Bem, isto primeiro levanta um porradão de questões técnicas. As principais que me vêm à cabeça é como é que os jogos vão "ver" as 2 placas. O tal chip poderia fazer de intermediário e tornar tudo transparente para o software, mas aí como é que tiraríamos proveito das capacidade especificas de cada placa? Não digo mais nada, é demasiado vago para se pensar seja o que for, mas acho que é bom estas coisas virem ao de cima. Pode ser que ponham outras empresas a pensar e a ideia "pegue".


ps - Nitidamente chegamos à era do processamento paralelo no desktop.
Mas que bela imagem, juntar isto a um cpu dual-core, dual channel DDR2, SATA raid0


Quem tem que "ver" as duas placas é o driver *das placas*.

De resto o software só comunica com o driver e fá-lo como
tradicionalmente. O software vê uma placa.

Desktop's com dual CPU, dual, quad etc channels de memória e
desktops com *n* processadores já existe há algum tempo.
O que vamos assistir é à massificação do conceito, isto é,
tornar-lo acessível à maioria das pessoas.

Onde é que há boards com 2 slot's PCI-E 8x ?


Mas o futuro não é este e já vem por aí. Multi-Cell da IBM/Sony.
 
Última edição:
Modo de funcionamento:
No custom graphics drivers are required, again allowing for easy scalability and upgrade as new drivers become available. The only proprietary components required will be Alienware’s exclusive software layer and an Alienware-designed video merger hub.


iJFerreira disse:
Onde é que há boards com 2 slot's PCI-E 8x ?

A board é deles e vem com o Tumwater *****. Devem ter encomendado a alguem para a fazer (Msi(?), Asus(?))

iJFerreira disse:
Mas o futuro não é este e já vem por aí. Multi-Cell da IBM/Sony.

O anuncio da Sony na E3 a dizer que em Q4 têm umas workstations cá fora? Isso não são só kits para o desenvolvimento de jogos para a PS3?
Bolas!!! A ibm está em todo sitio.
 
No custom drivers required? O que querem eles dizer com isto?

Qualquer hardware precisa de drivers.

"The only proprietary components required will be Alienware’s exclusive software layer and an Alienware-designed video merger hub."

E isto é o quê? Yet another graphics layer?

De qualquer forma chamar driver ou layer é uma questão técnica de pormenor.
Essencialmente fazem a mesma coisa.

O futuro é o conceito multi-cell e não o produto da Sony em si.
Já há decadas que se fazem experiências nas Universidades.
Falta o produto de consumo! :D
 
iJFerreira disse:
No custom drivers required? O que querem eles dizer com isto?

Qualquer hardware precisa de drivers.

Eles querem dizer que não são precisos drivers especificos dos fabricantes da placa para a placa deles poder funcionar neste modo Dual. São basicamente os mesmos que se usam normalmente, como os Cat 4.5 que sairam agora. :D

"The only proprietary components required will be Alienware’s exclusive software layer and an Alienware-designed video merger hub."

E isto é o quê? Yet another graphics layer?

De qualquer forma chamar driver ou layer é uma questão técnica de pormenor.
Essencialmente fazem a mesma coisa.

Pronto. Lá vou eu ter que especular. :P

O que dizem ali é que q vai haver o tal hub que faz o merge e a tal software layer deve, na realidade, ser os drivers desse hub. Tal como diz o iJ, os jogos vêem o Driver, mas provavelmente devem ver o do hub e não o das gráficas. Deve ser estranhissimo instalar os drivers ATI e nVidia no mesmo sistema, se for possivel suportar duas placas distintas. Agora, instalam-se os drivers destas, depois a tal "software layer" que deve, sei lá "unificar"?! as duas placas e a partir daí os jogos devem "ver" é esse "software layer", digo eu...
Corrijam-me o raciocínio...

O futuro é o conceito multi-cell e não o produto da Sony em si.
Já há decadas que se fazem experiências nas Universidades.
Falta o produto de consumo! :D

Pois, quando falei no futuro dos desktops e ao paralelismo no processamento, referia-me à massificação destes, porque que eles já andarem aí já a "gente" ouve à mucho tiempo. :)
 
SilveRRIng disse:
Pronto. Lá vou eu ter que especular. :P

O que dizem ali é que q vai haver o tal hub que faz o merge e a tal software layer deve, na realidade, ser os drivers desse hub. Tal como diz o iJ, os jogos vêem o Driver, mas provavelmente devem ver o do hub e não o das gráficas. Deve ser estranhissimo instalar os drivers ATI e nVidia no mesmo sistema, se for possivel suportar duas placas distintas. Agora, instalam-se os drivers destas, depois a tal "software layer" que deve, sei lá "unificar"?! as duas placas e a partir daí os jogos devem "ver" é esse "software layer", digo eu...
Corrijam-me o raciocínio...


Duvido muito que seja possível instalar duas placas gráficas diferentes. O que o tal hub deve fazer é "dizer" às placas gráficas para processar cada frame alternadamente, fazendo com que as placas tenham mais ciclos de relógio à disposição para cada frame renderizado. Ora tendo em conta que as placas da ATi e da nVidia renderizam as cenas de maneiras bastante diferentes, estavas a obrigar a engine do jogo a alternar os drivers usados para cada frame.. além de provavelmente ser irritante ter o visual do jogo a mudar a cada frame a mudança dos drivers "on the fly" iria gastar demasiados ciclos de cpu, e a performance viria por aí abaixo.



PCI-Express 8X equivale a quê? AGP 16x?
 
Era assim que a Rage Maxx funcionava, se não me engano. Cada Gpu fazia um frame alternadamente, ao contrario das Voodoo que cada uma fazia metade do ecrã. Posso estar enganado, mas é ver as reviews antigas.

Se não me engano Pci Ex 8x +/- Agp 8x

Pci Ex 16x = 4Gb/s para cada lado
Agp8x = 2/gb up 1Gb/s down.
Pci Ex 8x deve ser 2 Gb/s.

Se estiver errado, corrijam.
 
Ya, duas gráficas diferentes não me parece muito viável.

Mesmo assim ficam hipoteses por especular:

- Como é que os jogos "chegam" ao driver da gráfica, para poderem saber que features usar?
Se usam directamente o driver, como é que o hub consegue "agir" sem se sobrepôr ao driver da gráfica e aí como é que este "sabe" as features da gráfica?
 
SilveRRIng disse:
Ya, duas gráficas diferentes não me parece muito viável.

Mesmo assim ficam hipoteses por especular:

- Como é que os jogos "chegam" ao driver da gráfica, para poderem saber que features usar?
Se usam directamente o driver, como é que o hub consegue "agir" sem se sobrepôr ao driver da gráfica e aí como é que este "sabe" as features da gráfica?

Então aqui fica a minha especulação:

Só instalas os drivers uma vez. Têm que ser duas placas exactamente iguais. O "software layer" duplica os drivers para cada uma das placas e diz a estes para renderizar, a cada placa, frame sim, frame não. O output de cada uma das placas será, portanto, uma imagem onde alternadamente tens um frame do jogo e um frame vazio, ou seja, a preto.
O Hub será um aparelho externo em forma de T onde ligas a saída DVI ou VGA de cada uma das placas de um lado, e do outro terás a ligação ao monitor. Tudo o que o Hub tem de fazer é alternar a imagem vinda de cada uma das placas, de modo a bloquear os frames "pretos" e deixar passar apenas os frames "coloridos". Isto, claro está, só poderia ser feito com o V-Sync ligado..acho eu..
 
tou a ver que o ppl qq dia compra tudo aos pares ... dual-cpu, dual-ati radeon "Xpto", dual-channel memory, dual-layer dvd recorders, para raid é preciso advinhem lá dual-hdd a bombar ... qq dia dual-audigy, dual-psu, dual-lcd!! ehehe


isto parece mais a historia dos bêbados que vêem tudo a dobrar...
 
Morpheus disse:
tou a ver que o ppl qq dia compra tudo aos pares ... dual-cpu, dual-ati radeon "Xpto", dual-channel memory, dual-layer dvd recorders, para raid é preciso advinhem lá dual-hdd a bombar ... qq dia dual-audigy, dual-psu, dual-lcd!! ehehe


isto parece mais a historia dos bêbados que vêem tudo a dobrar...

Só te faltou aí uma coisa: Dual Preço!! :P
 
Update: Readers on the floor of E3, with whom I've been in communication, have seen this running in an alpha state. This is not vaporware. This is not a multi-monitor technology, either. The current implementation splits the screen in half, assigning rendering for each half to one of two cards using a software load balancer to try and ensure proper synchronization. (You may recall that 3dfx's SLI technology split the workload by alternating lines. This is a slightly different approach.) The motherboard is being produced for Alienware by iWill, and Alienware is currently saying that they expect users to see a ~50% performance boost over single card implementations.

http://arstechnica.com/news/posts/1084398037.html

Bem já sabemos que não é vaporware e que o modo de funcionamento é parecido com as 3dfx e não com as Rage Fury Maxx.

Outra coisa, como o Tumwater é para Xeon, devemos ter aqui um sistema dual cpu Xeon com ddr2-400 e dual video cards. Nice......
 
e32004_alienware_5_big_1084501621.jpg


e32004_alienware_7_big_1084501650.jpg


Dual vid+ dual cpu + Hub + watercooling.
Ainda em testes.....
 
Excelente!! Grande iniciativa a ALienWare. É certo que é pena não ser vendido "àparte", mas sem dúvida que poderá abanar o mercado e por toda a gente a mexer-se.

Tem alguns senãos:

- O facto de serem Xeons vai encarecer o sistema, se bem que isto não é propriamente a pensar no Mainstream.
- Como Workstation é excelente pois penso que será possivel tirar partido dos 2 CPU's. Nos jogos a conversa é outra. Varia consoante o motor de jogo.
- Seria bom haver uma solução com AMD também, resta saber se há ou haverá plataforma que o permita/suporte.


As placas parecem ser exactamente iguais. Com as diferenças de cor e renderização seria estranho ter metade do ecrã diferente da outra. :P
 
Back
Topo