Alimentação 230Vac - 5Vdc

Bzaina

1st Folding then Sex
Boas!

Ando a ver se alimento um microcontrolador para um projecto que estou a desenvolver. Queria uma coisa barata e pequena pelo que não me apetecia investir em algo com um transformador.

Andei a ver isto no ebay: http://www.ebay.com/itm/5V-1A-AC-DC...993511?hash=item41b2676027:g:EJ0AAOSwPRlXnKXy

Para o que quero serve perfeitamente mas gostava de integrar isso numa pcb onde vai ficar todo o projecto.
Agora.. não consigo encontrar a referência daquele componente amarelo que me parece um transformador (procurar por YS10000633 não devolve nenhum resultado) nem o esquemático de algo idêntico para conseguir replicar.

Até agora tenho alimentado tudo por usb portanto qualquer coisa que me dê 500mA deve ser suficiente.

Alguma ajuda? :)
 
Isso é basicamente uma fonte comutada ac-dc, aquela coisa amarela é um transformador, que é enrolado á medida para cada esquema/board/aplicação, não se compra já feito, porque as voltas do primário e do secundário depende do resto do circuito..
Se queres uma coisa pequena para soldar tens transformadores que montam numa pcb, assim como tens módulos selados ac-dc relativamente baratos..
500mA é uma monstruosidade de corrente..

Tens valores mais certos de corrente do que por alto?
E que voltagem precisas?

E não vais usar uma caixa?
É que ter 230v AC expostos é tudo menos boa ideia..
 
Como há tanto carregador usb pensei que existissem magotes desses transformadores à venda. Quando um módulo desses fica por ~90centimos, eu fazer isso em casa não haveria de ficar muito mais caro... Pelos vistos enganei-me.

O meu problema em termos de transformadores é apenas pelo preço. O tamanho não é impedimento.

Qualquer coisa que custe mais de 2 ou 3€ já é demasiado caro para o propósito... Os módulos ac-dc tenho visto na rs por 10£ se não me engano..

Preciso apenas de tensão para o 7805. Até 9V penso que está bom, sem ver o datasheet.

Valores certos de corrente não tenho. Como tenho utilizado alimentação usb para testar, não medi a corrente.

Irá estar numa "caixa" mas grande. Não está exposto.
 
Então, se queres assim barato, usa um desses de 1$ do ebay, lembra-te é que pode pegar fogo, eles são baratos por várias razões.
 
Podes especificar?

Tenho a ideia (talvez errada) que esses módulos são como os carregadores de telemóvel dos chineses.. O perigo é considerável? Por falta de protecção eléctrica ou por aquecerem demais?
 
pera ai, vais usar essa fonte e um 7805 em simultâneo?
Se for isso nao funciona, o 7805 precisa de mais tenão a entrada para darte 5v a saída.
Se se poderes usa um lm2940 em vez do 7805 que é bem melhor.
 
Não. O 7805 seria para ser usado hipoteticamente com um transformador de (barato).. e foi só um exemplo. Nem sequer vi/conheço o datasheet :D

Tenho que estudar melhor o problema. Não tenho é grande tempo nem recursos. É um trabalho académico onde se exige "o barato, fácil e rápido".
 
Essa fonte já te dá 5v, com ruido á mistura, sag/Vdrop com o load, e provavelmente com uma regulação má/péssima, mas dá-te "5v", se tens um LM7805 tens de ter no minimo 7v á entrada, mas qualquer coisa de 150Khz passa directo por ele, terás de ter mais alguma filtragem...
Dependendo do que queres fazer pode ser completamente inutilizável por meter ruido em todo o lado..
E "trabalho académico" e nem a datasheet de um 7805 conheceres, é no minimo, deprimente..

Se quiseres dizer o que isso faz/que componentes tem..
Mas falas em não conhecer datasheets, e em USB, I smell arduino.....
 
Deprimente por não saber de cor um datasheet? Não percebi isso... Não o fui consultar porque não era aquilo que eu pretendia devido ao preço do transformador. Mesmo assim falei em 9V e não fugi muito da realidade. Se isso é deprimente...

E apenas disse que não li/conheço o datasheet do 7805. Nunca usei nenhum, é normal que não o conheça de cor. Não falei no geral.


Sim, é para um atmega2560 com um lcd 16*2, um relé e 4 fotoacopladores.
 
Porque é basicamente o efeito de usar um Arduino..
Leva a descurar muita coisa.
Se pensaste em usar um 7805, não precisas de conhecer a datasheet de cor, mas pelo menos Vin máximo, e tdp máximo convem saberes, é o minimo possivel.
 
Back
Topo