1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alimentar ventoinha externamente

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Xikinho90, 6 de Julho de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 1900)

1. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Boas, gostava que me indicassem como alimento uma ventoinha por usb, ou de outra forma qualquer que não pela fonte, pois seria para ligar a um portatil

Obrigado pelas respostas

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o usb so te fornece 5 volts, por isso terias que garantir que a fan funcionasse a essa voltagem.

de outra forma, o melhor seria arranjares um tranformador de 12 volts, e aí podias usar a maior parte das fans à venda actualmente.

3. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

eu não sou um mestre em electrónica, seria melhor comprar já um cabo assim ligava só as ventoinhas, quanto custa um desses transformadores? e já agora como posso saber se os que tenho aqui em casa são de 12V(é que eu tenho bastantes e tão encostados)

4. filisilva

filisilva Power Member

também tens a hipótese de comprar uma fonte fraquinha e usada (eu comprei por 5€ uma) adaptei lhe um botão para ligar e desligar quando quero e agora estou a criar um controlador para poder diminuir e aumentar a sua velocidade..geralmente na ventoinha diz a voltagem e a sua amperagem... no geral e perdoem-se se errar as pequenas de 50mm são a 5 V e apartir de 80mm são de 12 V... as de 12 V necessitam no mínimo de 5V para arrancarem..

5. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Eu conheço isso da fonte, mas não queria ter uma fonte a ocupar espaço, só em ultimo caso.

Já agora, visto que as ventoinhas funcionam com um fio negativo e um positivo, a ligar por USB ligo só aos dois do meio, certo?!

6. filisilva

filisilva Power Member

ao dois ..mas das pontas...GND e 5V... podes comprar um trasformador de 12V é pequeno e dá... mas não sei o preço...

7. g_card

g_card Power Member

se tiveres um voltimetro medes, senao tens k ver no "rotulo" do bixo ond diz "Output"

eu tenho um transformador a alimentar 2 fans d um pc velhote pk a fonte é demasiado fraca para tudo.

8. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

desculpem ser chato, mas tenho mais duas duvidas, qual fio ligo onde? o positivo ao 5V e o negativo a terra? ou ao contrario?

Já agora com um transformador de 24 alimento duas ventoinhas?...:)

9. filisilva

filisilva Power Member

Sim o positivo ao 5V (vermelho)e o GND ao Terra (preto).

Com um de 24 pões as ventoinhas em órbita e fumuzinho :004:

Tem de ser de 12V ou de 7V..

10. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

vou fazer experiencias amanha, obrigado

11. g_card

g_card Power Member

da mas tens k por aos pares e serem iguais de preferencia
    uma uza 12V mais outra k usa 12V da os 24V
    esquema:

Transformador + + fan 1 - + fan 2 - - transformador

fio de positivo do tranformador vai ligar ao positivo da fan1
    fio negativo da fan1 vai ligar ao positivo da fan2
    fio negativo da fan2 vai ligar ao negativo do transformador

se as fans rodarem muito rapido acrescentas mais uma a essas

nao me responsabilizo por qualquer dano que possas causar.
    cumps

12. 4dok

4dok Power Member

mas as fans têm que ser iguais ou parecidas, se não ainda vai dar barraca. podias era arranjar umas resistências e uns potenciometros...

13. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Obrigado mas acho que me fico por ligar uma a 12V, esqueci-me é que fiquei sem ventonhas, pois dei uma a um amigo, vou comprar outra segunda e já tento isso

14. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Encontrei aqui uma ventoinha velha, que funca, agora tenho uma duvida, só tenho transformador de 5V, posso liga-la com esse tranformador?

15. filisilva

filisilva Power Member

Depende..a ventoinha é de quantos Volts? o transformador fornece que amperagem? apesar de as ventoinhas precisarem de cerca de 0,2A...

Se a ventoinha for de 5V ela funciona..se for de 12V ou anda a uma velocidade muito mas muito baixa, ou não anda...

16. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

O transformador é de 420mA, e a ventoinha de 12V,

Eu só queria ter mesmo a certeza de que não dá problemas grandes ligar a ventoinha a 5V, se dizes que não vou tentar, até comprar um transformador de 12 V

Estranho, abri agora o transformador e ele tem um fio positivo e um terra... como faço?!

Última edição: 8 de Julho de 2007
  17. filisilva

filisilva Power Member

Ok..mas isso nem deve rodar..boa sorte

18. g_card

g_card Power Member

se o transformador for rasca podes ter sorte de a fan rodar bem visto k eu tenho um de 12V k manda 19V
    dos fios ainda n percebi bem. poem uma foto sff
    cumps

19. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Vou tentar hoje a noite, quando voltar...

Mas se não for muito caro amanha já tenho um de 12V, normal e meto aquilo a rodar.

20. filisilva

filisilva Power Member

Ok..mas isso nem deve rodar..boa sorte

Partilhar esta Página