• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

All in one VS. Mini PC

John von Neuman

Power Member
Estou na dúvida entre custo/qualidade na aquisição de um All in One Vs. Mini Pc.

De qualquer das formas o interesse é que se for um Mini Pc a caixa possa ser colocada atrás do monitor de forma a ficar escondida e em cima da secretária apenas rato e teclado.

Conforme imagem.
computador-mini-pc-msi-cubi-i5-5500-monitor_1.jpg

[/img]

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Até aos 600€. Talvez me safe com menos nao?

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
c) Office / Navegação web / Filmes
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Daqui a bastantes anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
nada a aproveitar

6) Vais fazer Overclock?
nao

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
online e pela net que é para poder trocar sem chatices naqueles 14 dias que a lei dá

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
nao

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> pequena para ficar montada atrás do ecrã

b. Processador (Intel ou AMD)
> intel

c. Motherboard (chipset, formato)
>nao sei

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> nem sei como funciona num mini pc

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> que ja venha incluido...ssd para o orçamento sera que da?

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
>nop

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>sei la

10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Sim. Um bom monitor com qualidade. (Vi uns mini pc-s que permitem 4 K...até fiquei tolo é mesmo? visto que alguns nem ventilação possuem). Podem dar ideias para um bom monitor Full HD. E mesmo que ultrapasse o orçamento 4k para ver o que há ai.

11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless, mas isso resolve-se com um dongle nao?

12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
nao

13) Contexto, comentários adicionais.
obrigado :)
 
Comprei à tempos um ZOTAC M1551 em promoção numa loja nacional e já tem suporte VESA/stand alone.
Considerando o que vais fazer, acho uma opção a ter em conta.
Só precisas de adicionar memorias/disco/OS.
 
Mais uma pesquisa e cheguei a isto...que tal? O monitor da HP não está preparado para colocar o suporte Vesa não tem os parafusos. Já este parece preparado.

MINI PC ZOTAC ZBOX MI551 299,90 €
MONITOR CURVO SAMSUNG F390 23.5" VA FHD 16:9 60H 129,00 €
SSD 2.5" TOSHIBA TR200 240GB 3D TLC SATA 44,90 €
MEMÓRIA RAM SO-DIMM G.SKILL RIPJAWS 8GB (1X8GB) DDR3L-1600MHZ CL9 60,50 €

= 534,30€
 
barebone-intel-nuc-i3-7100u
Processador: 7ª Geração Intel® Core™ i3-7100U Dual-Core, 2.40 GHz, 3 MB Cache
Sistema Operativo: Compatível com Windows (não incluído)
Memória RAM: 2 x SO-DIMM DDR4 1.2V 2133 MHz até 32GB (memória RAM não incluída)
Gráficos:
Gráficos Intel® HD 620
1 x porta HDMI 2.0 com suporte 4K a 60 Hz
1 x USB 3.1 Gen2 (10 Gbps) e Mini DisplayPort 1.2 via USB-C
Áudio:
Som surround até 7.1 através de sinal HDMI ou DisplayPort
Tomada de fone de ouvido / microfone no painel frontal
Microfones frontais de matriz dupla na frente do chassi
Conectividade Periféricos:
1 x porta HDMI 2.0 com 4K a 60 Hz
1 x USB 3.1 Gen 2 (10 Gbps) e Mini DisplayPort 1.2 via USB-C
2 x portas USB 3.0 frontais (uma de carregamento)
2 x portas USB 3.0 traseiras
2 x USB 2.0 via header interno
Sensor IR no painel frontal
Armazenamento:
Slot M.2 22x42/80 (key M) para SATA3 ou PCIe* X4 Gen3 NVMe* ou AHCI SSD
Slot Micro SDXC com suporte UHS-I
Uma porta SATA3 para conexão de HDD ou SSD 2.5" (até 9,5 mm de espessura)
Comunicações:
Intel® I219-V 10/100/1000 Mbps Ethernet
Intel® Wireless-AC 8265 soldado, IEEE 802.11ac 2x2 + Bluetooth® V4.2
Dimensões: 115 mm x 111 mm x 51 mm
Adaptador de Alimentação: Adaptador AC 19V 65W


mini-pc-asrock-beebox-s7100u-b-bb-i3-7100u
Processador: Intel® Core™ i3-7100U Dual-Core, 3.90 GHz, 3 MB Cache
Sistema Operativo:
Sistema Operativo não incluído
Poderá adquirir aqui o seu Sistema Operativo
Memória RAM: Suporta memória DDR4 2133 MHz, 2 x Slots SO-DIMM, Máx. 32GB (memória RAM não incluída)
Áudio: Realtek ALC283
LAN: Gigabit LAN
Armazenamento:
1 x Slot M.2 (tipo 2260 & 2280, suporta SSD SATA3 6.0Gb/s & PCIe 3.0x4 M.2)
1 x Slot 2.5" HDD/SSD SATA3
Armazenamento não incluído
Wi-Fi: 802.11 ac + BT 4.0
I/O Frontal:
1 x USB 3.1 Gen1
1 x USB 3.1 Gen2 (Type C)
1 x IR
1 x Audio-out with MIC-In
I/O Traseiro:
2 x HDMI
1 x DP
2 x USB 3.1 Gen1
1 x LAN
1 x Kensington lock
Dimensões do produto: 110mm (W) x 46mm (H) x 118.5mm (L)


mini-pc-gigabyte-brix-gb-bki3a-7100-rev-1-32111
Processador: Intel® Core™ i3-7100U Dual-Core, 2.40 GHz, 3 MB Cache
Sistema Operativo (não incluído):
Compatível com Windows 10
Poderá adquirir aqui o seu Sistema Operativo
Gráficos:
Intel® HD Graphics 620
Resolução máxima HDMI de 4096 x 2160 @ 60Hz
Resolução máxima DisplayPort de 3840 x 2160 @ 60Hz
Suporta padrões HDMI 2.0 e HDCP 2.2
Memória RAM (não incluída):
2 x Slots SO-DIMM DDR4 2133MHz
Suporta máximo 32GB
Armazenamento (não incluído):
1 x Slot M.2 2280 PCIe /SATA
Slot de expansão: 1 x PCIe M.2 NGFF 2230 A-E (ocupado por placa Wireless + BT)
Comunicações:
Intel® Dual Band Wireless-AC 3168 + Bluetooth 4.2
Gigabit LAN (Intel i219LM)
Áudio: Realtek ALC255
Portas I/O Frontais:
1 x USB 3.1 type C
1 x USB3.1
1 x head phone jack with MIC
Portas I/O Traseiras:
1 x HDMI (2.0)
1 x Mini DisplayPort (1.2)
2 x USB 3.0
1 x RJ45
1 x DC-In
1 x Slot Kensington lock
VESA: Inclui suporte VESA com norma 75 x 75 e 100 x 100 mm
Dimensões do produto: 34.4 x 112.6 x 119.4mm


Qual dos três?

Ou outro que recomendem até 300 euros.

O Zotac que tinha avariou e a garantia deu-me uma nota de crédito. Suponho que não tenha alternativa porque aquilo deve ter ido ao ar de vez.

*Nota tem que ser para colocar atrás do ecrã não portanto não servem torres.
 
Se investires mais um pouco podes comprar um sistema que te permite personalizar.
Seria importante determinar, a utilização que vais dar à máquina, o que precisas a nível de armazenamento e dizer o valor máximo que estás disposto a gastar.
 
Desses, eu diria o ASRock, que é o único que tem uma baía de 2,5'', para aproveitares o teu SSD.
Pois nem estava atento a esse pormaior! Dos que pus só o ASROCK é que é SSD. Ainda tenho de ligar para a loja onde comprei e saber se podem também trocar o SSD e a memória que é DDR3L. Porque se não fico amarrado a isso...tenho memoria e disco e não tenho máquina.

Se investires mais um pouco podes comprar um sistema que te permite personalizar.
Seria importante determinar, a utilização que vais dar à máquina, o que precisas a nível de armazenamento e dizer o valor máximo que estás disposto a gastar.

O que quero é fazer um "all-in-one" quero colocar o equipamento atrás do monitor num suporte VESA. Não quero uma coisa que faça muito barulho. E para ter no quarto. Será para algumas aplicações office, navegar na net e entretenimento video. Quero fazer stream para o resto da casa, ou seja, ligar o aparelho a um qualquer canal que receba IPTV ou rodar algum filme e depois enviar o sinal ethernet para outras tvs da casa.

Ainda assim investir mais quanto? Até que valores? Tenho uma memoria DDR3L de 8 Gb GSKILL e um SSD 240Gb da Toshiba que foram comprados em conjunto.

Numa hipótese remota também posso avançar para um torre se tiver uma caixa bonitinha e tal e conseguir que seja uma máquina silenciosa...
 
A ram que tens não é compativel com este sistema mas o SSD sim e, assumindo que o vais usar:

AsRock Deskmini H310 - 170€
Processador Intel I3 8100 - 110€
Memória RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB (2x4GB) DDR4-2666MHz CL18 - 53€

Total: 333€

Isto é claramente superior a qualquer uma das opções que indicas-te acima e fiz-te a configuração mínima.
Podes trocar o processador por um i5 8400 que em vez de 110€ te fica a 197€.
Podes trocar a ram e em vez de colocares só 8GB podes colocar 16gb, ficando-te por 86€ em vez de 53€.
Ficas ainda com a possibilidade de ligar mais um disco de 2'5, HDD ou SSD e ainda um disco SSD M.2 NVMe (SATA não funciona por M.2 nesta board).

Se precisares de módulo Wi-FI, Suporte Vesa ou duas portas USB 2.0 extras são tudo acessórios que têm de ser comprados em separado.
 
A memória dificilmente aproveitas, porque hoje em dia quase tudo usa DDR4. Ainda encontras alguns mini-pcs baseados em celerons e pentiuns de ultra-baixo consumo que usam ddr3, e têm preços muito interessantes, mas a performance deixa um pouco a desejar.
Um mini-pc dentro dos que já indicaste (existem NUCs com baia de 2,5'' também) deve estar à altura do que pretendes. Apenas na questão do stream para outros dispositivos, se envolver trasncoding pelo meio, talvez seja boa ideia optar por um com um cpu quad-core (i5 8250U, por exemplo, rondam os ~400€).
Outra possibilidade, são barebones de reduzidas dimensões, que aceitam CPUs de desktop. Tens os Shuttle XPC Slim, que são extremamente compactos e os ASRock deskmini que são um pouco mais volumosos, mas continuam a suportar montagem vesa e têm a vantagem de contar com um modelo (deskmini A300) que suporta AMD, mais especificamente os APUs Ryzen 2200G e 2400G que são os melhores do mercado.
 
@SideWalker @FilipeCarvalho Obrigado a ambos.

O meu grande problema é que entrei em contacto com a loja onde fiz a compra. Eles aceitam trocar-me a memória DDR3 para DDR4 / dar-me o valor (60€) se eu usar a nota de crédito na loja na compra de outros equipamentos.

Ou seja ou uso os 300 euros e eles têm essa cortesia ou exijo o reembolso dos 300 euros e fico com o SSD e a memória DDR3. Faz sentido pois eles nem são obrigados a trocar-me a memória. Agora vou tentar ver na loja deles se consigo chegar a essa configuração.


Só uma dúvida ambas as soluções permitem a montagem nas costas do ecrã? Pelas fotos que vi parecem-me bastante grandes e pesados.


A configuração que o @FilipeCarvalho apresenta até me agradou e se fosse possível na loja em questão com a troca da memória era capaz até de fazer um upgrade ao CPU, mas duvido que consiga encontrar esses equipamentos na loja.
 
Mas devolver 300€ de que? Não estou a perceber...

Ambas as soluções são tudo menos grandes e pesadas, são precisamente o oposto, leves e pequenas.

O shuttle não sei mas, como disse acima, o suporte VESA do deskmini (o que usas para montar nas costas do ecrã) é comprado á parte.
 
Eu comprei uma máquina. Ela avariou e não há reparação nem substituição por outra igual. A loja onde comprei fez-me nota de crédito de 300 euros.

Eu posso utilizar os 300 euros nessa loja e eles fazem-me a cortesia de retomar a memória DDR3L que comprei (60,50€) e acrescentam esse valor à nota de crédito Ou eu posso exigir o reembolso dos 300 euros em numerário, mas eles não me vão retomar a memória e nesse caso fico com os 60,50€ encravados num pente que pelos vistos já funcionará em poucas máquinas. Entendeste?

Quanto ao SSD eles não fazem a retoma. Portanto, estou entre pedir os 300 euros em dinheiro e avançar para a compra noutra loja e ficar de pensar o que faço ao pente de memória Ou optar por uma máquina/configuração que possa fazer na loja onde comprei os componentes.


Estive a ver algumas configurações que eles fazem para venda e na remota hipótese de optar por outra solução (sem montagem VESA) e passar para um outro tipo de máquina deparei-me com isto. Não percebo muito, mas será esta uma máquina que atendendo ao preço valerá a pena? Ou está inflacionada pela loja que faz a montagem?

Alternativa 1:

Preço Original do Bundle = 399 €

Specs
AMD Ryzen 5 2600 | Nox Infinity Atom RGB | Asus Prime A320M-K | Sapphire Radeon RX 470 8GB Bulk | 8GB RAM | SSD 240GB

Minha proposta para a loja
- Instalação do disco SSD já adquirido (igual ao que está no bundle) [399-44,90=354,10€]

- Retoma de G.SKILL Ripjaws 8GB (1x8GB) DDR3L-1600MHz [60,50€] [354,10-60,5=293,60€]

- Instalação de 1x G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB)[pvp 41,30€] adicional [293,6+41,30=334,90€]

-> Crédito de 300€. Total + 34,90€.
 
O preço é até bastante bom, tendo em conta a boa gráfica incluída (parece quase incluída de borla) e assumindo que isso tem uma fonte decente.
Mas talvez possas adaptar isso ainda melhor às tuas necessidades (se decidires mesmo ir por esse caminho). Tendo em conta que não pareces precisar de gráfica dedicada, talvez dispensa-la, trocar o CPU por um 2400G e montar tudo numa caixa mATX. Fica um sistema mais pequeno e de menor consumo.
 
Andando e aprendendo.

Acho que esse caminho já era apertado...se neste que coloquei teria que negociar com eles a configuração, no caso nem acho que seria muito difícil porque era só adicionarem 1 pente de memória, no caso de aperfeiçoar mais ao que quero parece-me que ia complicar porque não entendo muito disto, ou seja, como a loja não tem um configurador online eu fico completamente perdido. Eu peguei numa configuração já feita, mas depois reparei que é para Gaming e Gaming e força bruta = a disparar a conta de luz e, sinceramente, pensando bem no caso não me parece que vá por aí.

Uma pergunta de alguém muito noob...o aperfeiçoamento que falas em que dispenso a gráfica dedicada e consigo ter um sistema mais pequeno...é pequeno o suficiente para colocá-lo atrás de um monitor num suporte VESA ou seria sempre pequeno, mas não a esse ponto?
 
Essa motherboard é muito básica sendo que nem overclock ao processador permite (a do ASRock também não mas se se vai para um PC de tamanho normal então ao menos que se tire partido das vantagens do mesmo), a gráfica nem sequer é das comerciais, é bulk e estarias a pagar por uma coisa que na realidade não precisas..

Muito sinceramente pedia os 300€.
Ficava com o disco de 240gb que são sempre 35-40€ que não gastas e que ias precisar e vendia a memória nos usados que vendes isso bem por 20 ou mesmo 25€ sem te chatear muito. Assim não ficas preso e fazes o que quiseres.
 
Assim de repente tens caixas que dão para montar, e cujo preço não é muito diferente da Nox, tipo esta

Chieftec IX-03B-OP
https://tropicalprice.com/product/B00I0H8O9Y

Não sei se ela trás o acessório para montar a caixa, mas ele existe, é uma questão de confirmar
http://chieftec.eu/en/accessories/ix-chassis/wmk-04.html

o problema é cá arranjar certas marcas, eu tenho uma caixa Chieftec, mas foi por encomenda, tive de a pagar logo e esperar por ela uma semana porque nem o fornecedor tinha (acho que veio da Alemanha mesmo) :wvsore:

Agora é arranjar o recheio, mas aqui deparas-te com um problema, AMD e boards mini itx :nonono2:, há uma Asrock A320M-ITX, não sei é aonde
esta ASRock AB350 Gaming-ITX/AC manda-se para os ~100€ (a versão mais barata não deve trazer o módulo wi-fi)
a outra por comparação deve ser mais barata, mas como não a encontro em lado nenhum
https://www.asrock.com/mb/compare.asp?Models=A320M-ITX,Fatal1ty AB350 Gaming-ITX/ac

agora é enviar mails, esperar por respostas e ver o que pretendes fazer.

Mini PC tens HP e Dell, mas os preços :berlusca:
 
Andei a ver pelo site da loja em que tenho o crédito em questão e cheguei a esta configuração:

Motherboard Mini-ITX Gigabyte B450 I Aorus Pro WiFi (126,90)
Processador AMD Ryzen 5 1600X Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.0GHz 16MB SktAM4 (139)
Memória RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-2400MHz CL17 Preta (82,60)

Total = 348,50.

[Tenho Crédito de 299 € da máquina + 60,5 € Memória DDR3L que eles tomam conta dela se comprar lá = 359,5€]

Portanto sobram 11 euros para comprar o que falta...que é caixa e fonte, certo? Ou falta mais alguma coisa que me esteja a esquecer? Se eles me conseguirem arranjar caixa e fonte por volta dos 80 euros...investir mais [69€] fará sentido? Ficarei muito melhor servido?
 
Back
Topo