1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Allendale ou Conroe?? Cache ou meia-cache??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Samskeyti, 16 de Julho de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 1384)

1. Samskeyti

Samskeyti Power Member

Estive a passar pela Wikipédia e descobri umas coisas (vou colocar isto em frases separadas):

"E6320 and E6420 Conroe CPUs at 1.86 and 2.13 GHz respectively were launched on April 22, 2007 featuring a full 4 MiB of cache and are considered Conroes." in Wikipédia

Se estes novos E6320 e E6420 é que são considerados Conroes, então o que é dos outros E63xx e E64xx pré-E6x20??

Vim a descobrir isto:
    "The lower end E6300 (1.86 GHz) and E6400 (2.13 GHz), both with a 1066 MT/sFSB, were released on July 27, 2006. Traditionally, CPUs of the same family with less cache simply have the unavailable cache disabled, since this allows parts that fail quality control to be sold at a lower rating. As yields improve, they maybe replaced with versions that only have the cache amount needed on the die, to bring down manufacturing cost."

Então há parte da cache que está desactivada. Acham justo??
    A Wikipédia esclarece ainda melhor:

"There was contention as to whether the previously-available low-end Core 2 Duo desktop processors (E6300, at 1.86 GHz and E6400, at 2.13 GHz, both with 2 MiBL2 cache) are specimens of the Allendale core. Prior to Q1 2007, all E6300 and E6400 processors released were Conroe (4 MiB L2 cache) cores with half their L2 cache disabled. The Allendale core, manufactured with 2 MiB L2 cache in total, offers a smaller die size and therefore greater yields.
    Quoted from The Tech Report:
    You'll find plenty of sources that will tell you the code name for these 2MB Core 2 Duo processors is "Allendale," but Intel says otherwise. These CPUs are still code-named "Conroe," which makes sense since they're the same physical chips with half of their L2 cache disabled. Intel may well be cooking up a chip code-named Allendale with 2MB of L2 cache natively, but this is not that chip."

O que podemos concluir é que os sacanas da Intel, nos C2D antes de 2007(tal como o meu, Outubro de 2006) têm cache de 4 Megas, mas só que desactivadas...

O que pretendo perguntar, é não só o que pensam disto, mas também se conhecem alguma forma viável (não nos vamos meter a abrir o CPU, ou cortá-lo a meio nem nada:joker:) de activar a cache!

A thread está aberta, mas já não sei se este assunto ja fora morto e enterrado por estes lados...

:kfold:

2. core2duo

core2duo Power Member

Bem, nunca tinha visto isso :O Mas pronto, se isso se confirmar a intel gosta d enganar o pessoal ! Isso sempre pode estar errado !

3. steelballzz

steelballzz Folding Member

enganar como
    toda a gente sabe que os allendale são 2 m cache

4. core2duo

core2duo Power Member

pois mas o que o pessoal não sabe que podia ter 4mb se a intel nao desactivasse...

5. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

nao vejo o problema de ter a cache desactivada, pagaste um produto sabendo que tinha apenas 2mb e não 2mb activos+2mb desactivos e não nao ha maneira de os activares.

Dizer que a intel está a enganar os consumidores nao faz qualquer sentido.

Se queriam os 4mb de cache teriam comprado um com 4mb de cache activos.......

6. core2duo

core2duo Power Member

Tipo por isso é que disse que isso podia estar errado ...

7. Romani48

Romani48 Power Member

enganar seria se a Intel disse se que eles vêm com 4Mb e só trazem 2Mb.. sinceramente nem acredito que esteja desactivada e que se possa activar..

alem do mais se tivesse 4Mb na altura que compras te o teu, pagarias mais..
    afinal o E6600 tem 4Mb..
    se o E4300 também os tivesse seriam o mesmo CPU.. diferença apenas no FSB, nada que o OC resolva.

8. Samskeyti

Samskeyti Power Member

é obvio que não pode ser activada, mas para que que produzem processadores com 4MB de cache se só vão usar metade??

para os duvidosos:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Core_2
    mais especificamente:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Core_2#Allendale
    e:
    http://techreport.com/reviews/2006q3/e6300-vs-sff/index.x?pg=1

Neste último é favor de ler o parágrafo que está depois da imagem. Mas ainda assim a Intel anda a enganar! Verifiquei no CPU-Z e o meu CPU é Conroe, mas no Core Temp é um Allendale. Pelos vistos temos que aceitar aqui uma certa fusão da cache reduzida do Allendale e pela performance exemplar do Conroe. Vejam o My System no meu perfil, já lá coloquei Allendale/Conroe. Mas acho que está mal jogado pela Intel.:(

9. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Simplesmente ficava mais barato produzir CPU's com menos cache.. então nessa altura venderam-os assim

Neste momento já lhes deve sair mais barato produzir os CPU's (apesar de ainda não ter havido die shrink) e então já vendem com mais cache..

Isso vai aí com cada teoria da conspiração MFAnr77 :P

10. Samskeyti

Samskeyti Power Member

Mas onde ganham eles a DESACTIVAR (não é não produzir) cache. Além disso era muito melhor dar esse "bónus" aos que comprassem os Conrallendales nakeles 3 meses de aceitação!! LOL

11. Brayn

Brayn Power Member

Faz assim tanta diferença ter 2mb ou 4mb de cache?

12. Samskeyti

Samskeyti Power Member

erhm.... FAZ!!! tbm já agora! preferes ter 1.6Ghz de core speed ou 2.0Ghz??:D

13. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Acho que está aí a haver uma confusão qualquer..eles desactivam a cache para baixar os custos de produção, qual é a dúvida?

Olha por exemplo para o E4300.. é um E6300 mas com menos cache.. se eu correr o CPU-Z nele também me diz que é um conroe em vez de um allendale..(eu tenho um E4300)

Então porque é que o E4300 foi sempre bastante mais barato?? Se é simplesmente o E6300 com a cache desactivada como dizes, porque é que a Intel havia de vender um produto igual ao E6300 mas mais barato??

14. Samskeyti

Samskeyti Power Member

hem... o E4300 não é um E6300 com cache desactivada... Lembra-te que só tem 800Mhz de FSB....:D

15. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Já percebi que sabes tudo então.. não te incomodo mais com a minha ignorância

Percebeste o que eu quis dizer..mas se queres ser picky força aí, eles são basicamente a mesma coisa(porque há uma diferença de performance ENORME(not) entre fsb 800 e 1066) simplesmente o E4300 tem menos cache e acaba por ser mais barato

Se calhar foi por isso que muita gente preferiu comprar o E4300 e fazer overclock em vez de comprar o E6300..

16. Samskeyti

Samskeyti Power Member

n kis ser xato...:) mx é um pouco conspiração....

17. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Ok, fui ler mais um bocado na wiki..

All Conroe processors are manufactured with 4 MiB L2 cache; however, for marketing purposes, the E6300 and E6400 versions based on this core have half their cache disabled, leaving them with only 2 MiB of usable L2 cache.

Depois mais à frente diz:

These CPUs are still code-named "Conroe," which makes sense since they're the same physical chips with half of their L2 cache disabled. Intel may well be cooking up a chip code-named Allendale with 2MB of L2 cache natively, but this is not that chip.

Portanto até deves ter razão.. de início eles desactivaram a cache naqueles 2(o E6300 e o E6400) para ficarem "piores" que o E6600 e o E6700

18. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

O desactivar da cache muitas vezes é usado quando a cache tem células "bad" então eles desactivam esse segmento e vendem o cpu como um de modelo inferior com apenas metade da cache activa, sendo a parte desactivada a que contém erros de fabrico

Outras vezes desactivam metade da cache quando a procura de cpus com meia-cache aumenta, então eles momentaneamente podem pegar em cpu's bons e torná-los em cpus capados (tirando cache ou fsb ou multiplicador dependendo do modelo procurado)

Cumprimentos

19. ortigas24

ortigas24 1st Folding then Sex

Isso ja foi discutido cá no forum.

Os Cpu's que vêm com os 2mb capados são cpu's que não passaram na triagem para ser considerados neste caso E6600 e superiores, devido a defeitos do chip (pequenissimas irregularidades) e entao o chip não é puxado a 100% que é pa não dar barraca no futuro.

Quando apanhas um cpu por ex E6300 que é 1.86ghz de origem e consegues po-lo a trabalhar a 3.6ghz e clocks superiores, são cpu's bons apenas naqueles 2mb usados, o resto do chip está danificado.

Acredito que capem alguns so por razões de marketing, mas a maior parte dos capados são excluidos por não se conseguirem usar em seu pleno.

20. Romani48

Romani48 Power Member

ambos estão errados..

o E4300 é digamos um E6600 sem cache.. os 800Mb de FSB provem do facto de ter um clock externo de 200Mhz e não de 266Mhz..

nada que um pinmod ou um OC não faça.. o resto é só cache

nem mais

Partilhar esta Página