Alojamento AWS

FoxNinja

Power Member
Boas

A empresa onde trabalho vai alojar um site e foi lhe proposto esta solução

Servidor Dedicado

RAM 48 GB
DISCO 4TB SAS - RAID10 Hardware (4x 2TB)
SISTEMA OPERATIVO LINUX
IP ́s 2 IP ́s
CPU Xeon E5-2670 2.60Ghz 8 cores, 16 threads, 20MB Cache
TRÁFEGO 100Mbps simétricos - Tráfego ilimitado
PAINEL CONTROLO Plesk Web Pro (30 Domínios)
RAID HP P222
BACKUP 250GB Backup

Andei a pesquisar os serviços da AWS (Amazon) mas não consigo fazer uma comparação para ver se sai mais económico... alguém consegue dar umas luzes?
 
EC2 (cpu + ram, backup via AMI, múltiplos IPs (1 incluído, o resto tens de pagar)), EBS (discos, backup via snapshots), Route53 (domínios).

Sistema operativo tens vários à escolha (via AMI).

Assim por alto:
- EC2 m5.4xlarge (16 vCPU, 64GB RAM (só há 32/64 de RAM), ligação 10 Gbps)
- EBS tens ssd e hdd, com preços diferentes. o que pagas é o que usas, e não os 4TB totais

Exige alguma aprendizagem para configurar tudo.. Por isso acho que depende muito do objectivo.. Tens RDS, Aurora e Dynamo para DBs, load balancers (ELB/ALB), containers (ECS, Fargate), etc..

Se o objectivo for ter tudo na mesma máquina, acho que não compensa. Existem calculadoras online tipo isto.

De qualquer forma, espera por mais opiniões, só comecei a trabalhar com AWS recentemente.

Edit: Convém fazer algum estudo da performance dos vCPUs. Na altura cheguei a ver isso, mas não tenho aqui os dados, pode ser preciso mais ou menos. Também podes descrever o teu use-case ao suporte que eles ajudam nisso.
 
IaaS para alojar sites? PaaS muito provavelmente ficara mais em conta. Olhando para Azure, tens Azure App Service entre outras opcoes.

Esse sizing nao faz muito sentido para quem quer apenas alojar um website.

Amazon tambem é solucao ou entao G Cloud.
 
Back
Topo