1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

alojamento com oferta de domínio

Discussão em 'Web Development' iniciada por chafariz, 23 de Agosto de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1325)

1. chafariz

chafariz Power Member

Não sei se este será o sitio indicado para colocar uma pequena dúvida.

Recentemente adquiri um pacote de 50 Mb com oferta de domínio no caso do pagamento ser anual.

Ora acontece que depois de fazer o pagamento, sou informando que a oferta do domínio só era válida para novos registos e não para transferências.

Este é o procedimento normal? Ou poderei pedir o reembolso alegando que essa informação não constava na tabela?

2. naoliveira

naoliveira Power Member

Neste caso eles podem alegar que não te oferecem o domínio porque já o tinhas, se fosse oferta do valor do domínio aí já não havia (tantas) dúvidas

3. chafariz

chafariz Power Member

Penso que seria mais correcto da parte deles colocarem, nem que fosse em letras pequenas, "oferta válida para novos domínios".

4. Santo38

Santo38 Power Member

O custo da transferência é idêntico e muitas vezes mais baixo que o custo de um novo registo. Parece-me que é apenas uma questão de querer ganhar mais uns trocos.. i.e. aquela "coisa" chamada ganância!

De qualquer modo deves solicitar o reembolso se não está satisfeito e procurares outras soluções.

Trata-se de um caso claro de falha na informação ao cliente das regras. Segundo a Deco, nestes casos o cliente tem sempre razão.

Também segundo a lei portuguesa para bens intangiveis (e alguem que me corrija se estiver errado) ou serviços tens um periodo minimo de 30 dias para reclamar e receber o reembolso.

Saudações e boa sorte

5. my2media

my2media Power Member

A minha opiniao é complicado aceitar essas ofertas de dominios. Istyo porque depois te sujeitas que se quiseres sair da empresa e mudar de alojamento eles te barrem isso!

Depois se for 1 .com, .net, .org etc, se registarem em nome deles nada podes fazer judicialmente, por mais injusto que possa parecer.

aquilo que aconselho é comprares o dominio ha parte (www.namecheap.com ou www.godaddy.com) e dps apontar os DNS do hosting, assim estas sempre independente de terceiros.

Em ultimo lugar o barato saí caro, por isso se pagares mais 1€ numa empresa de maior nome e que passe factura sempre corres menos riscos de "te lixares" do que essas pseudo SP's de putos de 16 anos que inclusivé usam contas revendas... de contas revendas!

e estando agora virado mais ao topico poder reembolso podes pedir, mas se for uma pseudo SP nao sei se terás sucesso ... e da maneira cm anda a justiça :S nem é preciso comentar!

Última edição: 24 de Agosto de 2007
  6. Santo38

Santo38 Power Member

@my2media: O tema é mais certeficarmo-nos que:

1 - O dominio esta registado em nome de quem o comprou

2 - É emitida factura

3 - Ler muito bem o TOS de cada SP antes de encomendar e imprimir uma cópia para futura referência

Quanto a oferecer o dominio, nem todas as empresas cabem dentro desse "saco". A oferta do dominio mais não é do que uma manobra comercial e em todo válida. Os dominios custam dinheiro e no minimo custam 4 a 6 Euros à empresa que os compram para oferecer, portanto...

Conselho: Comparar e ler, Contactar e comparar - Ou seja, Comparar as ofertas no mercado, Ler o que cada Termo de Serviço de cada empresa diz, Contactar as empresas selecionadas com questões e Comparar os resultados totais.

Saudações

7. chafariz

chafariz Power Member

Pedi o reembolso e a reposta foi:

8. Santo38

Santo38 Power Member

Tens factura? Se não tens, podes fazer queixa à ASAE ou ao IGAE

Quanto ao direito ao reembolso por insatisfação com o serviço prestado, inquere a situação junto da DECO.

O consumidor tem direitos, o problema é que na maioria dos casos não se reclama nem se luta pelos nossos direitos.

Saudações

9. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Convém ter também uma ideia do que levou a accionar o reembolso. Julgo que uma razão válida, será importante.

10. Santo38

Santo38 Power Member

Penso que segundo a nossa lei, insatisfação com o produto/serviço adquirido é razão suficiente. Mas nada como falar com a DECO ou outra entidade de defesa do consumidor para saber os direitos.

Agora na minha opinião pessoal, uma conta de alojamento reclamada dentro dos primeiros 30 dias, seja por que razão for dá menos trabalho devolver o dinheiro que entrar em conflitos por meia duzia de Euros. Isto até porque hoje em dia é só carregar num botão para criar a conta, por isso a empresa não perde muito e se calhar ganha mais em não entrar em conflitos.

Saudações

11. chafariz

chafariz Power Member

Após ter ameaçado que iria participar o sucedido à DECO lá se decidiram:

Depois fui verificar o preço dos domínios .INFO, e os mesmo custam apenas 2.99 euros!!
    Não havia necessidade desta confusão por um valor destes.

12. Santo38

Santo38 Power Member

Ainda bem que se resolveram as coisas..

boa sorte com o teu website!

Saudações

13. Axas_que_sim

Axas_que_sim Power Member

Boa noite.
    Apesar de me ter registado há instantes, acompanho o fórum há já algum tempo, de modo a estar a par de algumas novidades, se bem que ultimamente o tenha feito com mais regularidade, visto ter em vista a compra de um portátil e pretender trocar informações. Todavida, não é sobre isto que se deve falar, mas sim o que está em questão: serviço de alojamentos (e domínios).

Do pouco que encontrei na Internet sobre esta discussão, a informação não é muito esclarecedora (na verdade, há informação a mais), mas, segundo o que aqui foi dito e pelo que uma ou outra pessoa me disse, o aconselhável, em relação aos domínios, que é o pretendido da minha parte, é comprá-los separadamente.
    De facto, a oferta quanto aos alojamentos é tanta, que uma pessoa não sabe para onde se virar. Mas não é de alojamentos que preciso de saber, gostaria, se possível, que pudessem responder a algumas questões que creio serem importantes para situações futuras:

1) em Portugal existe alguma empresa que trate só de domínios ou então que dê para comprar só este, para que não haja complicações no futuro, como ficarmos sem o domínio por a empresa não nos deixar mudar de serviço?

Do que vi, para este efeito, talvez a dominios.pt seja a mais conhecida, mas não tenho conhcimento do seu serviço. O facto de ser em Portugal deve-se a, no meu caso (e julgo que também haverá casos idênticos), não ter cartão de crédito, apenas de Multibanco.

2) quero dois domínios, por exemplo, patatipatata.com e patatipatata.net (meros exemplos), tendo eu o objectivo de o primeiro ser redireccionado para um blogue, o segundo para uma página que posso ter acesso, via Clix, sendo usada apenas para publicidade (há que ganhar algum dinheiro, ainda que pouco, nem que seja para ajudar ao pagamento dos domínios). Para isto, é necessário haver, por parte do serviço, DNS. É possível acontecer o que pretendo? Se sim, o tempo de espera do redireccionamento é muito? E pode ser depois mudado para outro sítio, caso tenhamos arranjado outro blogue ou página, ou seja, é configurável?

3) há algum serviço português que, ao registar o domínio, tenha a opção de Whois privado? Pergunto isto, porque, numa das minhas pesquisas, encontrei na página da Amen (peço desculpa pela publicidade) que, num dos tais pacotes (os tais pacotes aqui falados), havia essa possibilidade por mais 4.84€.
    Do que vi, não encontrei informações claras quanto a isso noutras páginas portuguesas, o que é mau, porque a ideia da privacidade, como sempre, agrada a tudo e a todos, creio.

4) a pergunta inevitável: com estas características, qual a melhor solução e que, já agora, passe factura?

Ontem, quando um amigo me disse o preço de um pacote da Amen, fiquei boquiaberto, tentado a adquiri-lo logo, mas, pelas razões aqui apresentadas, convém algum prudência. Creio que é tudo, peço desculpa por, na minha estreia, ter escrito um testamento, mas penso que poderá ser útil a todos, pelas razões dadas.
    Obrigado.

Última edição: 21 de Outubro de 2007
  14. my2media

my2media Power Member

existe muita empresa duvidosa (e pseudo putos que abrem Sp's e depois dão barracas descomunais tipo weblusa);

foi o que já disse, mais vale pagar mais 1 bocadinho.

ja agora essa empresa tentou resolver o assunto, quantas e quantas nao ignoram situações identicas etc.. >(

15. Santo38

Santo38 Power Member

Vou ver se te respondo a todas as questões:

1 - Sim, penso que existem várias. O importante aqui não é se a empresa existe ou deixa de existir de um momento para o outro. Qualquer empresa portuguesa que venda dominios .com/.net não é mais que um revendedor de empresas acreditadas na ICANN (mesmo que te digam o contrário, pois basta ir à ICANN e ver quem são os registrars e nenhum deles é nacional). Com isto dito o importante é ver se te oferecem um painel de controle para o dominio. Os registrars mais conhecidos são a Goddady, Moniker, Stargate, etc.. Em portugal são muitas as empresas que já te oferecem painel de controle para controlares o teu dominio.

2 - Sim. Normalmente existe a possibilidade de contratar um serviço de redirecionamento do dominio onde registas o dominio por mais 1 ou 2 euros por dominio. No entanto será mais fácil contratares alojamento básico numa qualquer empresa que venda alojamentos e pedires para fazerem o redirecionamento. Aqui convém perguntares antes de contratares.

3 - A privacidade de whois já é oferta em muitas empresas e quase 5 euros não me parece um bom preço.

4 - Estar aqui a dizer-te a melhor solução é complicado pois depende das preferências de cada um. No teu lugar elaborava uma listinha de perguntas e enviava-as a várias empresas do ramo. Com isso testas os know-how de cada uma, tempo de resposta e dependendo das respostas vais eliminando umas quantas.
    Começa por ver este tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Saudações e boa sorte.

16. Axas_que_sim

Axas_que_sim Power Member

Viva!
    Obrigado pelas respostas. Antes de colocar a mensagem anterior, estive, por acaso, para colocá-la no inamovível Web Hosts, para que houvesse esclarecimento nesse sentido e que pessoas que estejam na mesma situação se pudessem informar. Porém, meti aqui, e talvez coloque lá algumas dúvidas apresentadas, para que possa aparecer no inamovível final, ou seja, todo organizado, embora seja algo que deva ser actualizado consoante novas empresas.

Da lista que lá se encontra, os que me tinham chamado mais a atenção tinham sido a PT Web Services e PT Isp (peço desculpa pela publicidade), porém, para o efeito (aquisição de domínio), não há feedback, visto a maioria das sugestões que lá se encontram ser com base em pessoas que têm uma página alojada nessas empresas. Mesmo assim, o medo, e julgo que o medo de muitos quer tenham uma página alojada, quer tenham apenas um domínio, já foi dito: poder perdê-lo não por esquecimento de renovação, mas por falta de seriedade da empresa que, à força toda, querem manter o cliente durante mais algum tempo.

Por saber o que precisamente preciso, ou seja, dois domínios (não alojamento, nem é por questões financeiras para um alojamento, embora dois já seja puxado para a carteira) é que coloquei a mensagem anterior, porque um blogue, para o que pretendo fazer, serve perfeitamente (texto e, em caso de "extravagância", uma ou outra imagem, vídeo ou votações, mas há serviços gratuitos para tal e associados ao Blogger).

Outra coisa que me esqueci perguntar (e que talvez seja relevante): na aquisição de um domínio, quando o prazo deste estiver a acabar, a empresa envia um mail para alertar o cliente acerca da renovação? Pergunto isto, porque poderá sempre haver um esquecimento do cliente sobre a renovação.

De qualquer modo, o melhor é enviar um mail para as empresas que tenho em mira (ou outras que possam ser aqui indicadas), até para ver o tempo de demora delas, e depois colocar aqui a resposta (e talvez no inamovível).

Uma vez mais, muito obrigado.

Última edição: 21 de Outubro de 2007
  17. Santo38

Santo38 Power Member

Partilhar esta Página