Alojamento de MySQL

ngm

Power Member
Boa tarde,

Talvez esta minha dúvida seja muito ingénua mas, como nunca aquiri um alojamento com bases de dados MySQL é natural que não esteja esclarecido.

A minha faculdade possibilita a utilização de uma base de dados MySQL por aluno. O nome da base de dados é o número de aluno, assim como a designação do "user".

Ora, desta forma, os alunos não possuiem privilégios de "root".

Mas o administrador da instalação MySQL (alguém do departmamento informático da Faculdade), que pode ligar-se como "root", tem a possibilidade de ver o conteúdo da base de dados de cada aluno.

A minha dúvida é, se no caso dos serviços comerciais de hosting esta situação também se mantém ou se o cliente é o Root da sua base de dados MySQL.

Por outras palavras... o que eu quero saber é se os Administradores dos Servidores de serviços de Hosting têm acesso à informação contida nas bases de dados dos clientes! (ou se estarão em posição priveligiada de aceder a essa informação)

Obrigado e boas entradas!
 
Sim, num serviço de hosting partilhado tu não tens acesso root, já que tal iria possibilitar-te aceder a todas as bases de dados. Assim, os responsáveis técnicos da empresa que presta o alojamento têm acesso a essa base de dados. Será no entanto de duvidar que a vasculhem, embora tenham essa possibilidade caso pretendam.
 
Tinha fé que, mesmo nos alojamentos partilhados, o cliente tivesse acesso root à *SUA* base de dados (se bem que tecnicamente nunca pensei ser possível)... no fundo é um PC com apenas uma instalação de MySQL.

Mas é uma situação com a qual discordo pois acredito que muitos clientes assumam que os seus dados estejam seguros e livres de olhares alheios quando, no fundo, poderá não ser bem assim.

O problema é que o hosting dedicado tem um custo muito elevado, principalmente se tivermos em conta que um website nem sempre tem objectivos económicos.

Não existe forma de '"esconder" os dados do "root"... por exemplo, como o MySQL faz com as passwords?
 
Não existe nenhuma forma de um utilizador root não ver uma base de dados de um user com privilégios inferiores.

Sim, é uma realidade que muitas pessoas pensam que os seus dados estão seguros no aspecto de mais ninguem os conseguir ver... mas as coisas não são assim.
 
É pelo facto de os utilizadores não terem acesso root, que as operações de Backup da Base de Dados é da responsabilidade do Administrador do Serviço de Hosting... ou estou enganado?

Já agora, aproveito esta thread para questionar a viabilidade de utilizar um servidor "caseiro". Por exemplo... um Mac Mini a correr OSX Server, pequeno e silencioso ligado 24/7 à Internet através de uma ligação de banda larga ADSL2. É possível? Quais as desvantagens?
 
Eu axo que essa responsabilidade existe pelo facto de pagares um serviço que inclui esses backups. A questão do root na minha opinião nada tem a ver, pois o utiilizador pode fazer dump da sua base de dados sem qualquer problema.

Um servidor "caseiro" tem como grande problema, a linha a que está ligado. Os uploads neste momento são muito fracos, e não sendo linhas dedicadas perdem bastante. Para um site visitado de longe a longe até poderá funcionar, mas quando se pensa em sites com mais de 3 ou 4 visitantes online simultaneamente... é para esquecer. Já para não falar no factor aquecimento (estabilidade da máquina) e energia (cortes de energia, etc...).
 
Quando dizes que o servidor caseiro não suporta mais que 4 users, tás a assumir que velocidade de upstream ( 128 ) ? E se a velocidade de upstream for de 640 ou 1024 kbps ?
 
As desvantagens o Marsupillami disse-as todas. Mesmo com 512kb de upload (no melhor das hipóteses) fica curto se acederem muitas pessoas à BD. E ainda pior se usares essa ligação para net.
 
Pois... ainda que um servidor caseiro tenha a vantagem do espaço, administração e serviços, a verdade é que também tem muitos inconvenientes.

Compreendo que quando o número de utilizadores seja superior a uns 5, as coisas comecem a ficar complicadas... e é evidente que uma ligação à net normal não será para utilização exclusiva do servidor: navegar, P2P, torrents,... e lá se vai a velocidade.

O assunto resolve-se se cifrares a info

Será que poderia ser mais específico quanto ao cifrar da informação? Essa codificação não tem um impacto muito negativo na velocidade?
 
Back
Topo