Alojamento de Site

yostore

Power Member
Boas,

tenciono ter um site para fins comerciais.
gostava que me ajudassem e dessem opinião sobre qual o melhor alojamento pelo qual posso optar.
O site deve usar php, asp.
É melhor o alojamento nacional ou o internacional?

obrigado
 
Antes que comece a batalha da pub entre os varios representantes de hostings que frequentam o forum aconselho-te a dar uma olhada a esta thread
 
É melhor o alojamento nacional ou o internacional?

obrigado

O internacional normalmente melhor (para o preço; dito isto há de tudo em ambos os grupos) mas se tiveres um site pesado e não tiveres um dominio pt é melhor um alojamento nacional - certifica-te que os servidores estao realmente em portugal.
Há uma data de topicos neste forum sobre o assunto, da uma vista de olhos por lá.
 
O internacional normalmente melhor (para o preço; dito isto há de tudo em ambos os grupos) mas se tiveres um site pesado e não tiveres um dominio pt é melhor um alojamento nacional - certifica-te que os servidores estao realmente em portugal.
Há uma data de topicos neste forum sobre o assunto, da uma vista de olhos por lá.

A questão não é só se está em Portugal ou não. A performance de um servidor tem de ter em linha de conta a carga, linhas, e power do servidor. Se tiveres um Celeron em Portugal e um Duplo Xeon em Londres garanto-te que a performance do Xeon mesmo com os delays da ligação a Londres é bem superior.

Ou seja, convém ver todos os parametros e a resposta não é tão clara como parece à primeira vista.

Saudações,
 
A questão não é só se está em Portugal ou não. A performance de um servidor tem de ter em linha de conta a carga, linhas, e power do servidor. Se tiveres um Celeron em Portugal e um Duplo Xeon em Londres garanto-te que a performance do Xeon mesmo com os delays da ligação a Londres é bem superior.

Ou seja, convém ver todos os parametros e a resposta não é tão clara como parece à primeira vista.
De acordo. Mas se o dominio do site não for pt (ou com.pt) é importante que o IP esteja localizado em Portugal.
 
Não tem nada a ver o facto de caso seja .pt estar localizado cá ou não.

A verdade é que um dominio .pt demora mais tempo a resolver, esteja dentro ou fora do país.
 
Essa não percebi.. podes explicar melhor o teu raciocinio? O que interessa o dominio com a localização do site?

Saudações

Buscas. Se procurares no google ou sapo por "paginas de portugal" notaras que muitos sites portugueses nao aparecem... razão: o google restringe essa busca a sites com ip portugues, localizados em servidores portugueses e ou com dominio portugues. Acabei de publicar um artigo sobre isso no MB, se alguém se sentir incomodado removo o link para o meu blog:
http://www.marketingdebusca.com/artigo/alojamento-sites-portugal/
 
começa a deixar de fazer sentido essa preocupação..., mas ainda existe!

Ainda existe muita gente com distinção de tráfegos, quem usa sapo, e pode não parecer mas acaba por ser uma preocupação.

Imagina quem acede via PDA, a diferença já é considerável, tal como quem acede via placas das operadoras móveis.

Sinceramente acho ridículo a diferenciação de tráfego..., mas se existe é algo a ter em conta.

abraços, HecKel
 
O conceito de globalização é mesmo esse. Relativamente à latencia.... querem para alocar files ou para jogar? pq qq servidor com a minima qualidade não existe diferença se esta à porta de casa ou a 3000km.

Isto não é verdade. Um site não é constituído por um só ficheiro, mas sim por vários. Se estiveres a fazer um download de um ficheiro provavelmente não notas muita diferença (depende um pouco dos nodos que estão pelo meio e das respectivas larguras de banda), mas nunca atingirás a largura de banda que conseguirias a partir de um servidor nacional provavelmente. Mas se tiveres um site relativamente pesado, acredita que faz diferença sim, e bastante visível. A latência é bastante importante em sites que se querem rápidos e são, por norma, pesados. Se reparares na evolução dos acessos internet verás que aumentam as velocidades, mas as latências nunca baixam (a menos que se encontre uma solução fantástica que substitua a actual tecnologia),pelo que estar a 300, 3000 ou 10000KM faz diferença sim.

- Num link de Portugal para Portugal tens de 10 a 30ms de latência.
- Num link de Portugal para a França, Reino Unido, Alemanha, Holanda, etc... tens entre 60 a 150ms provavelmente.
- Num link de Portugal para o Estados Unidos (onde prai 80% dos hosters têm as máquinas) tens, no mínimo dos mínimos (Nova Iorque) 150 e provavelmente andarás pelos 200-300ms. Só a ligação transatlântica acrescenta-te 100ms, o que, após adicionar a latência entre Portugal e o Linx (60ms) te aumenta radicalmente as latências.

Claro que tudo isto supondo que o teu público-alvo são os acessos a partir de Portugal. Se tiveres um site com um target internacional, provavelmente as posições ideais para o ter serão no Reino Unido ou em Nova Iorque.

Diria que a contabilização do tráfego ainda é o menos importante, a menos que se tenha um site com downloads.

Já agora, em Portugal não se vendem as mesmas máquinas e não se conseguem os mesmos contractos que se conseguem lá fora? Esse preconceito de "em Portugal é só Celerons e lá fora é só multiplos Xeon" acho um pouco descabido. Também não precisamos de toneladas de Gbps quando estamos na "periferia" da rede internacional. Acho que existem muitos preconceitos sem qualquer fundamento, que não deveriam existir.

Principais Vantagens de alojar em Portugal:
- Possibilidade de acessos mais rápidos caso se trate de público nacional.
- Se for uma empresa nacional, o suporte será em português com um número português com factura passada por uma empresa portuguesa.

Principais Desvantagens de alojar em Portugal:
- Acessos internacionais mais lentos.
- Preços mais elevados (para características dos planos geralmente inferiores).

EDIT: Um site considerado nacional pelo google é um site escrito maioritariamente em português (independentemente da localização do alojamento ou do domínio escolhido).
 
Última edição:
Eu acho que no fundo nos continuamos a esquecer do principal:

1 - Carga dos servidores - Um dos factores mais importantes para falhas de performance e downtimes

2 - Apoio Técnico - Não hà nada como testar o apoio técnico enviando um e-mail com questões ou usando o chat online. Ai muitas vezes se vê que tipo de operação tem o SP em questão e os conhecimentos.

3 - Tipo de servidores usados

4 - Tipo de setup dos alojamentos e segurança - normalmente ninguém pensa nesta área... muito importante!

A latência e o local onde estão os servidores devem vir a seguir a estas questões. Por normalmente não se prestar atenção aos pontos em cima é que muitos users passam a vida a saltar de SP em SP...

e claro, se o SP passa facturas ou não!!! O não passar facturas é pura e simplesmente ILEGAL! ponto final. Sem factura não se tem prova de compra, não se pode fazer qualquer reclamação e tantas outras coisas... Factura = Essencial!

Just my 0,02 cents!

Saudações
 
Quero agradecer todas as opiniões em primeiro lugar.

O site é para ser feito em Drupal, pelo que li convém a velocidade do mysql ser boa. Posto isto alguém desaconselha algum alojamento por ter um mysql lento ou aconselha algum por ter o mysql rápido?

Outra questão que agora me apareceu é a dos domínios, alguém me aconselha onde registrar o meu domínio? vai ser .com

obrigado
 
Back
Topo