Alojamento de vários sites

carrao1997

Power Member
Boas malta, ainda sou meio verde nesta matéria do web development mas de tudo o que tenho aprendido sozinho com a ajuda de fóruns videos e-books etc... Acontece que ando a desenvolver um site (nada de muito avançado) em wordpress, tendo em conta que ainda se encontra local está a chegar a alturar de transitar para online no entanto deparo-me com a seguinte situação:

Após terminar este vou ter mais um que vai necessitar de ser publicado então o que pretendia era, em vez de as pessoas a quem se destinam os sites estarem a pagar o serviço de host para wordpress tinha pensado alugar um servidor (à partida linux) e caso compense tentava alojar esses 2 websites no tal servidor, fazendo com que as pessoas me paguem a mim o "alojamento".. É possível isto que estou a dizer? Ou 1 servidor virtual equivale apenas a 1 website?

Se alugar algo com por exemplo 100GB posso tentar alojar 10 Sites com 10 gb cada ? Ou não é assim tão linear? A questão aplica-se também depois ao email que seria utilizado com o dominio de cada um dos sites....

Não sei se me fiz entender com o que pretendia, basicamente e sabendo que seja demasiado para se explicar aqui se alguém tiver conhecimento de videos, ebooks, posts em fóruns etc que expliquem, eu agradecia.

Cumprimentos!
 
Tens várias opções e estás a confundir conceitos.
Podes ter um servidor virtual, normalmente designada por vps, e ai é como se fosse uma máquina sob a tua gestão. Podes fazer o que quiseres com ela. Essa será a opção mais cara e aconselho a usar com um serviço de gestão, tipo WHM + cPanel para simplificar o processo. Acho que só compensa se tiveres muitos sites para alojar.
No caso de 2 sites, o mais barato ainda deve ser o registo de duas contas partilhadas base, que permitem ter um site cada uma. As empresas de hosting também costumam vender contas que permitem ter mais de um site, sendo que nesse caso simplifica a tua gestão, pois ficas com vários sites na mesma conta. Dá uma vista de olhos nas contas da dominios pt (não serão os mais baratos, mas eu sou cliente há váriso anos e não me queixo). Se precisares de ajuda podes mandar pm que eu tento ajudar dentro das minahs possibilidades.
 
Tens várias opções e estás a confundir conceitos.
Podes ter um servidor virtual, normalmente designada por vps, e ai é como se fosse uma máquina sob a tua gestão. Podes fazer o que quiseres com ela. Essa será a opção mais cara e aconselho a usar com um serviço de gestão, tipo WHM + cPanel para simplificar o processo. Acho que só compensa se tiveres muitos sites para alojar.
No caso de 2 sites, o mais barato ainda deve ser o registo de duas contas partilhadas base, que permitem ter um site cada uma. As empresas de hosting também costumam vender contas que permitem ter mais de um site, sendo que nesse caso simplifica a tua gestão, pois ficas com vários sites na mesma conta. Dá uma vista de olhos nas contas da dominios pt (não serão os mais baratos, mas eu sou cliente há váriso anos e não me queixo). Se precisares de ajuda podes mandar pm que eu tento ajudar dentro das minahs possibilidades.
Porque não alugar um droplet no digital ocean (5$/mês) e assim pode colocar lá alguns sites?
 
Porque não alugar um droplet no digital ocean (5$/mês) e assim pode colocar lá alguns sites?
Sim, é uma hipótese. Só de referir que essas opções com maquinas virtuais na cloud deixam do lado do user toda a gestão da máquina. Uma conta com um serviço de control panel (cPanel, Plesk, whatever) facilita a vida a quem se quer focar e dedicar o tempo apenas aos sites q produz e mante-los online. Mas claro, isto é a minha opinião...
 
Sim, é uma hipótese. Só de referir que essas opções com maquinas virtuais na cloud deixam do lado do user toda a gestão da máquina. Uma conta com um serviço de control panel (cPanel, Plesk, whatever) facilita a vida a quem se quer focar e dedicar o tempo apenas aos sites q produz e mante-los online. Mas claro, isto é a minha opinião...
Nao estou a dizer o contrário, da trabalho para o user e ele tem que saber trabalhar com aquilo, mas para aquilo que ele quer é a melhor opção. Eu se calhar no lugar dele, porque parece não ser uma pessoa com muita experiência, preferia uma das tuas opções e não me chatear com tudo o que pode surgir, o que temos que fazer para facilitar o trabalho, ci/cd, etc…
 
Muito obrigado pela ajuda e escalrecimento de todos, ajudaram bastante, realmente ao ver nos planos tipo X websites 1 dominio assumi que podia ter imaginemos 5 websites mas que todos tinham "partilhar o mesmo dominio"

Deu para perceber que sou bastante verde nesta àrea mas devagarinho vamos lá... Acho que vou optar por um desses planos com uma conta e depois então X websites... A nivel de tráfego de inicio não vai receber nada de por ai além nem vai ser carregado de informação e material, são mais páginas de apresentação ao serviço...

Já agora, no plano quando fala que no preço está incluido o certificado SSL, o mesmo abrange todos os sites que tiver sobre a asada daquela conta? Ou 1 certificado apenas pode ser associado a um website?

Obrigado a todos!
 
Depende do certificado, mas normalmente é um certificado por domínio. Mas podes sempre mandar email antes de comprar o serviço, normalmente esse tipo de empresas responde rápido.
 
Back
Topo