Alojamento de website

GTAsky

Power Member
Boa tarde, entrei ha algum tempo para a empresa onde estou agora, mas entretanto o programador sénior saiu.

A empresa é pequena, somos 3 pessoas, e eu fiquei encarregue de colocar online a nossa nova plataforma.

A questão é que já temos um webserver no linode para alojar outra plataforma nossa, e eu queria aproveitar o mesmo servidor para colocar a nova plataforma. já estive a dar uma vista de olhos e acho que quer a nível de trafego quer a nível de storage, dá perfeitamente.


a minha dúvida neste momento tem a ver com domínios e subdomínios... É a primeira vez que estou a fazer isto, e estou mesmo atrapalhado.

Não me importo de pagar se alguém me conseguir ajudar e explicar como fazer isto. Tenho o domínio na godaddy, mas pelo que estou a perceber, o subdomínio(usado na plataforma atual) não está na godaddy, ou então estou a ver mal...
 
O que interessa é o dominio. Se tens o dominio empresa.pt comprado no GoDaddy todos os subdominios são teus:
a.empresa.pt
www.empresa.pt
Só tens que configurar o *.empresa.pt no GoDaddy para apontar para o teu servidor.

Depois por exemplo no apache configuras o virtual hosting para a pasta que queres, pegando nos exemplos acima:
a.empresa.pt -> /var/www/a_http/
www.empresa.pt -> /var/www/www_http/

Wildcard domains
Virtual Host

Nota: Isto tudo escrito de cabeça, use with a grain of salt!
 
O que interessa é o dominio. Se tens o dominio empresa.pt comprado no GoDaddy todos os subdominios são teus:
a.empresa.pt
www.empresa.pt
Só tens que configurar o *.empresa.pt no GoDaddy para apontar para o teu servidor.

Depois por exemplo no apache configuras o virtual hosting para a pasta que queres, pegando nos exemplos acima:
a.empresa.pt -> /var/www/a_http/
www.empresa.pt -> /var/www/www_http/

Wildcard domains
Virtual Host

Nota: Isto tudo escrito de cabeça, use with a grain of salt!


mas então porque é que não encontro sinais do a.empresa.pt no godaddy? não devia lá aparecer esse subdominio?



EDIT: já percebi que o domínio está lá, mas o DNS não está na godaddy, por isso é que não aparece lá nada
 
Última edição:
mas então porque é que não encontro sinais do a.empresa.pt no godaddy? não devia lá aparecer esse subdominio?

EDIT: já percebi que o domínio está lá, mas o DNS não está na godaddy, por isso é que não aparece lá nada

Não precisa de estar no DNS, tu podes criar cada um dos subdominios no dns e apontar cada um para um ip, ou se tens todos alojados no mesmo servidor/ip crias o *.empresa.pt e depois no servidor usas o virtual host para diferenciar qual o utilizador está a querer aceder.

Se não tem o subdominio * configurado faz com que quando tentas aceder a empresa.pt em vez de www.empresa.pt dá erro.
 
Não precisa de estar no DNS, tu podes criar cada um dos subdominios no dns e apontar cada um para um ip, ou se tens todos alojados no mesmo servidor/ip crias o *.empresa.pt e depois no servidor usas o virtual host para diferenciar qual o utilizador está a querer aceder.

Se não tem o subdominio * configurado faz com que quando tentas aceder a empresa.pt em vez de www.empresa.pt dá erro.
na parte do server, já tenho o dominio a apontar para o servidor? como é que configuro agora o apache?

no sites avalible ou sites enable?
 
na parte do server, já tenho o dominio a apontar para o servidor? como é que configuro agora o apache?

no sites avalible ou sites enable?
Não percebi a primeira parte. Já configuraste o dns para todos os subdominiso que querias? Se tentares aceder a www.dominio.com já chegas ao teu servidor? é isso?

como o nome indica no enable são os que estão activos, mas é melhor primeiro leres um pouco no site do apache antes de fazeres grandes alterações.
 
eu ja estive a ler, ja sei que no site-enable nem é suposto mexermos.


Criei o ficheiro de configuração para o site novo no sites-avaliable, criei a pasta do código também, fiz o comando a2ensite e dei retart ao apache, mas continuo sem consegui aceder ao website.

Falta fazer alguma coisa na configuração do apache? algo que me tenha esquecido?
 
O DNS pode não estar correcto ou ainda não ter propagado.

Podes testar por no hosts do teu windows, para já.

Fazes um ping ao www.site.pt vês o IP e no hosts do windows usas o mesmo IP a apontar para o siteb.site.pt.

Se não chegar tens que ver os logs do apache para ver se o pedido está a chegar e como.
 
o DNS está a funcionar pois consigo aceder ao teu servidor usando http://gaming.highplay.games/ (aparece a pagina do PHP) por isso deve ser alguma configuração que não está a apontar para a pasta correcta no servidor, ou então falta o index.php na pasta.

Acho que não te posso ajudar mais, já não mexo num linux à mais de 1 ano!
 
a questão é que o php info sexta não aparecia... hoje apareceu por milagre pois não peguei mais nisto... coisas do arco da velha...


em princípio agora deve ser só git checkout e fica a andar
 
a questão é que o php info sexta não aparecia... hoje apareceu por milagre pois não peguei mais nisto... coisas do arco da velha...


em princípio agora deve ser só git checkout e fica a andar
Então muito provavelmente era o dns que ainda não tinha propagado como disse o outro user acima. Força aím está quase!
 
Vou aproveitar este tópico.

Que recomendam para domínio próprio + alojamento web c/emails ilimitados + google ad words + seo?
Trata-se apenas de um site empresarial para informar dos serviços que vendemos, sem loja online. Algo simples, apenas com descrições da empresa, serviços, staff, etc.

Atualmente tenho nas pag. amarelas mas penso que cobram demais.
 
Vou aproveitar este tópico.

Que recomendam para domínio próprio + alojamento web c/emails ilimitados + google ad words + seo?
Trata-se apenas de um site empresarial para informar dos serviços que vendemos, sem loja online. Algo simples, apenas com descrições da empresa, serviços, staff, etc.

Atualmente tenho nas pag. amarelas mas penso que cobram demais.

Tens preferência por alojamento nacional ou internacional ou tanto faz?

Se for nacional tens a ptws se for internacional tens a hostgator e a ipage
 
Tens preferência por alojamento nacional ou internacional ou tanto faz?

Se for nacional tens a ptws se for internacional tens a hostgator e a ipage

Tenho como preferência nacional.

Atualmente temos páginas amarelas, que nos oferecem domínio, 15 emails, site personalizável (não permite carregar código, apenas om template deles), presença nas páginas amarelas, ferramenta SEO. O preço é de 100€/mês + x €/mês para google ads(onde tem uma comissão de 30% para gestão dos anúncios).
Visto que considero este serviço caro, estou a procura de alternativas, contudo a google ads e a presença no "pai" é importante. Acham que deva fazer gestão de google ads sozinho? É de fácil aprendizagem e gestão?
 
Back
Topo