1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Altas temperaturas + low fps's + sudden crashes.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por HyDrApt, 23 de Julho de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 954)

1. Boas a todos,
    visito este fórum um pouco como "lurker" sempre à procura de pro-tips em hardware.
    Mas hoje preciso mesmo de escrever um tópicozito de socorro, pois não faço ideia que se passa com o PC.
    A história do computador já é algo complexa mas vou tentar abreviá-la o melhor possível.
    Antes de mais aqui ficam os specs:

--------------------------
    Windows 7 64 Home Edition
    Intel Core i5 750, 2.67 GHz
    8 Gb Ram DDR3
    ATI Radeon 4650 1Gb DDR2
    1TB Disco
    --------------------------

Posso dar-vos um relatório mais pormenorizado assim que chegar a casa, caso seja necessário.
    E aqui vai o problema.
    Em Dezembro passado, eu notava que o computador começava a fazer muito barulho. Calculando que fosse uma ventoinha em esforço, instalei o AIDA64 (software de diagnósticos) e verifiquei que em uso, o GPU chegava aos 100ºC de temperatura. Após alguma pesquisa, foi fácil perceber que não era normal. Foi também fácil perceber que era por esta razão que o Computador se desligava.
    Levei o PC à reparação da FNAC, onde pedi um diagnóstico mais pormenorizado. Eles limparam o pó, e fizeram vários testes anti stress sem conseguirem perceber a origem do problema. A única solução óbvia era o regresso do PC á fábrica (via uso da garantia), pois não queriam abrir o PC. Pedi que fosse evitada essa medida, pois tempo e disponibilidade eram recursos raros na altura. Lá decidimos instalar o formatar o computador, metê-lo como novo. A data do disco foi toda transferida para um disco externo.

6meses volvidos, comecei a notar que as temperaturas voltavam a subir. Os fracos frame rates eram intoleráveis. Só que desta vez não se davam crashes, o ecrã simplesmente perdia o sinal. Por vezes o sinal voltava, outra vezes era obrigado a relaizar um forcing restart. Quando colocava a mão no ecrã, reparava em temperaturas altíssimas. Troquei o cabo de ligação e o problema persistia. Não era frequente, por vezes havia semanas em que não fazia isto, mas as altas temperaturas mantinham-se.
    Ontem estava muito bem a jogar, quando se deu um crash. Voltei a ligar e aguentou bem até desligar.Não querendo pôr nada de lado e visto a garantia ter expirado, abri o Computador para remover o pó. Sim, era muito pó. Após concluída a limpeza (onde removi a gráfica e limpei-a cuidadosamente) voltei a montar tudo e o computador ligou bem. Até correr o jogo (com o firefox atrás numa stream que por si só mantinha o GPU nos 80ºC) o PC crashou de novo. Quando liguei, apareceu a mensagem de erro de boot (em que o Windows não conseguia fazer o arranque sozinho). Lá fez o restauro e estava tudo bem. Tentei mais uma vez jogar e puff, foi abaixo passado 5minutos de jogo (sem nada aberto por trás). A minha pergunta é, qual a origem do problema? A gráfica é muito fraca e vou trocá-la esta semana, mas gostaria de saber se poderá haver mais algum problema com o computador.

P.S: vendo as temperaturas do CPU antes da limpeza, chegavam aos 50-60ºC, depois chegavam aos 40ºC (os núcleos, não o  CPU em si que se mantinha nos 25ºC)

Obrigado e desculpem o texto enorme.

2. SaaG

SaaG Power Member

boas!
    já agora que fonte e motherboard tem o teu sistema?
    esse teu problema ou resulta da gráfica, motherboard ou da fonte

3. Hoje quando abri o computador bem que tentei descobrir o nome da PSU mas sem sucesso.
    Apenas sei que é de 500W
    A motherboard é :
    Nome da Placa Mãe: Acer FMP55
    Chipset da Placa Mãe: Intel Ibex Peak P55, Intel Lynnfield
    E afinal apenas tenho 6GB de RAM
    DIMM1: Samsung M378B5673EH1-CH9 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)
    DIMM2: Samsung M378B2873EH1-CH9 1 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)
    DIMM3: Samsung M378B5673EH1-CH9 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)
    DIMM4: Samsung M378B2873EH1-CH9 1 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

Outra coisa, no relatório do AIDA 64 diz que a minha Motherboard tem 4 entradas PCIE, facto que verifiquei hoje, mas diz também que apenas a entrada x2 está em uso e não a x16. è normal, ou não tem nada a ver?

4. SaaG

SaaG Power Member

não tens um amigo que te possa emprestar uma fonte e uma gráfica diferente em que possas testar o teu sistema?
    fazias o teste com uma fonte diferente.. e depois outro com uma gráfica diferente.
    em relação ao relatório do AIDA não faço ideia.
    amanhã de certeza que terás aqui respostas de pessoal mais entendido no assunto.

5. Vou tentar arranjar isso então. Gráfica já encomendei uma, portanto amanhã ou depois poderei testar :)
    Obrigado SaaG!

6. vici

vici Power Member

Encomendaste uma? qual? informa-te 1º antes de fazeres asneiras...ainda por cima pc com fonte OEM não deve ser grande espingarda.

7. icecosta

icecosta Power Member

Desktops acer e fontes de alimentação normalmente é sinal de fraca qualidade, já me veio parar um ás mãos com uma fonte OEM de 250W isto com um quad 75nm socket 775 e uma gráfica da série HD4xxx o resultado foi processador e board queimados, vá la escapou o resto, ainda disse ao dono que era um gajo cheio de sorte ficou com os discos a gráfica e as memórias ahhh e o leitor de dvd.

Portanto em antes de lhe meteres uma gráfica nova mete uma fonte.

8. ferius

ferius Power Member

Meu amigo, não olhes só para a "potencia". Tambem fiz isso e calhoume uma Halmman 500W (talvex a pior marca de fontes). Assim que sobe qe tinha uma "bomba" no PC troquei logo de fonte. Sorte nunca ter metido uma grafica como essa 6870 senão ia tudo po galhano. Tendo em conta o CPU e a Grafica(nova), ia para uma XFX pro550. Tem 80plus Bronze(isto é importante na escolha de uma fonte) e 5 anos de garantia e ainda tem margem de upgrade.

9. Portanto o melhor mesmo é meter uma fonte nova? Ok vou procurar :) entretanto mandem ai bitaites sobre quais as melhores! Vou ver essa XFX pro550.

XFXPROCORE550W
    Seria esta portanto?
    Dentro de um preço mais suave, não se arranja algo equiparável?

Última edição pelo moderador: 25 de Julho de 2012
  10. ferius

ferius Power Member

Tens a OCZ ZS 550W 80plus bronze- 61euros ou então uma coisa mais barata como a OCZ 550W StealthXStream II - 52euros(esta é apenas 80plus ou seja tem menos eficiencia que o "bronze" da XFX). Mesmo assim espera por algumas opinioes porque não tenho a certeza se a ultima deve aguentar com o teu sistema.

11. EDIT STORMGIANT : Retirar links loja
    E esta?

Última edição pelo moderador: 25 de Julho de 2012
  12. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Também é uma boa opção, mas ficavas melhor servido com a Plus Gold!

13. Pronto, recebi hoje ambas as peças que pretendia, e instalei correctamente (penso eu de que..)
    Liguei o computador, arrancou, as configurações de vídeo tavam todas desreguladas (o que é normal), tentei instalar o driver pelo CD, deu um erro a instalar um dos programas, dizendo que não reconhecia a placa. Fui sacar o driver da site da AMD, e instalou tudo direito.
    Agora quando pus as definições que queria (resolução e afins), passado um bocado, enquanto ligava Teamspeak, o ecrã simplesmente fica preto mas o computador não se desliga e o ecrã não mostra sinais de ter perdido o sinal. Forcei o encerramento, fiz exactamente o mesmo processo, liguei o teamspeak, e abri o firefox, e bam, ecrã preto outra vez. Forcei o encerramento, e deu-me um problema de Arranque.
    Estou neste momento a realizar a reparação do arranque.

As peças instaladas foram:
    Sapphire AMD Radeon HD 6870
    PSU ProXFX 550W 80BronzePlus

Alguma ideia do que possa ser?

14. o logo do windows aparece mas pára aí.

já tentei montar de novo o old psu+old gpu e nada, o sistema de arranque foi mesmo abaixo.
    Alguma tip?

tou mesmo a desesperar aqui :(

Última edição pelo moderador: 28 de Julho de 2012

Partilhar esta Página