Altas vontagens com FSB 400 - Q6600

interkorp

Power Member
Boas ppl.

Como queria xegar aos 500 FSB com o meu Q6600.

Pus tudo em Auto e comecei a subir o FSB aos poucos, nunca alterando as vontagens, deixando tudo em auto.
De momento estou com FSB 390 multi de 9 e ram a 780MHz.

Mas tanto no PC Probe como no Everest aparecem as seguintes voltagens:

Vcore = 1.51V
NB = 1.62V
FSB Termination = 1.46V
DDR2 = 1.95V

A unica que acho normal é a tensao da ram. Agora as outras acho um bocado alto.
Mas como disse esta tudo em Auto.

O que é que voces acham???

Cptos.
 
Tudo em Auto = primeiro passo para o fail num OC.

O valor do Vcore está demasiado alto, algo como 1,3-1,35v seria o suficiente para 400fsbx9, mesmo que não esteja estável no prime95 ou semelhante programa de estabilidade, deve ser o suficiente para não ter isso em Auto.
 
Tudo em Auto = primeiro passo para o fail num OC.

O valor do Vcore está demasiado alto, algo como 1,3-1,35v seria o suficiente para 400fsbx9, mesmo que não esteja estável no prime95 ou semelhante programa de estabilidade, deve ser o suficiente para não ter isso em Auto.


Ja mudei na Bios para 1.3375V, menos nao dava poque dava bluescreen ao iniciar o windows.

Mas agora o PC Probe indica 1.3V.

Ao resto das voltagens deixo em auto?
 
Bem 1º que tudo há que teres cuidado com as Temps que tens, convinha teres um excelente sistema de refrigeração porque pelas definições que tens não deves te-las mt baixas.

Para alem disso não é assim tão fácil meter 500 FSB num Q6600. A usn 4100 mhz ainda acredito agora dai para a frente já é preciso teres alguns conhecimentos para poderes esticar isso.
Não deves colocar as definições em automático pois na maioria das vezes vai dar-te overclock fail pelos valores que são atribuidos automáticamente.

Aconselho a ires aumentado o FSB/CPU termination/Latencias adquadas...

É uma questão de ires testando e ires obtendo melhores resultados e testando a estabilidade do sistema.

Cumpz
 
Bem 1º que tudo há que teres cuidado com as Temps que tens, convinha teres um excelente sistema de refrigeração porque pelas definições que tens não deves te-las mt baixas.

Para alem disso não é assim tão fácil meter 500 FSB num Q6600. A usn 4100 mhz ainda acredito agora dai para a frente já é preciso teres alguns conhecimentos para poderes esticar isso.
Não deves colocar as definições em automático pois na maioria das vezes vai dar-te overclock fail pelos valores que são atribuidos automáticamente.

Aconselho a ires aumentado o FSB/CPU termination/Latencias adquadas...

É uma questão de ires testando e ires obtendo melhores resultados e testando a estabilidade do sistema.

Cumpz


Sistema de arrefecimento é bom cooler Xigmatek S1283.
As temsp dos cores nunca ultrapassam os 56º em Full (OCCT e Prime95)
 
O problema agora é que mal arranco o prime95 falha logo.

Vcore = 1.35V
NB = 1.40V
FSB = 1.35V
Ram = 2.0V

vCOre ? estavas à espera q ele desse 3,6Ghz com um cooler normal a ar com 1,35v? não é assim tão fácil, ele deve dar os tais 3,6... aí com 1,4v / 1,45v . 500 FSB duvido muito mesmo q chegues lá, quanto muito fixava como objectivo os 450, q a ar já é mto bom, e ficava com 8x450 se conseguisse. O NB para 400 podias subir um bocadinho 1,45v I guess o FSB devia estar nos 1,4 / 1,45v . Não tens PLL ? é q cheguei à conclusão quando tinha o quad q ele precisava à volta de 1,6v para os 450...
 
vCOre ? estavas à espera q ele desse 3,6Ghz com um cooler normal a ar com 1,35v? não é assim tão fácil, ele deve dar os tais 3,6... aí com 1,4v / 1,45v . 500 FSB duvido muito mesmo q chegues lá, quanto muito fixava como objectivo os 450, q a ar já é mto bom, e ficava com 8x450 se conseguisse. O NB para 400 podias subir um bocadinho 1,45v I guess o FSB devia estar nos 1,4 / 1,45v . Não tens PLL ? é q cheguei à conclusão quando tinha o quad q ele precisava à volta de 1,6v para os 450...


Cooler normal?? axas?

http://www.xigmatek.com/product/air-hdts1283.php
 
Depende dos CPU's alguns conseguem fazer os mesmos Ghz mas com menos voltagens.
Também demorei algum tempo a conseguir aperfeiçoar os truques da board para poder tirar o máximo partido com o menor numero de energia dissipada.
É tudo uma questão de ires testando valores e de obteres resultados.

interkorp para te aventurares em Overclock mais a sério aconselhava-te um Kit de WC pois para além de teres melhores resultados tens sempre a vantagem de não danificares o material, já para não falar no menor ruído, etc..

Cumpz
 
Última edição:
Sim o overclock tem uma componente de sorte, como já te explicaram mais acima, depende do CPU que te calha o quanto é q ele vai overclockar, e também claro da tua skill. Tenta ter uma postura menos arrugante :)

Não tou ser arrogante, fiquei admirado, sempre pensei que dois Processadores iguais tivessem a msm performance.
 
Não tou ser arrogante, fiquei admirado, sempre pensei que dois Processadores iguais tivessem a msm performance.

Sim têm a mesma performance mas tudo o que é para além do clock original digamos que é uma oferta.
Portanto tudo o que o processador der para cima de 2.4 ghz (neste caso Q6600) é uma sorte.

Cumpz
 
Versao de Bios mais adequada para fazer OC

Boas ppl.

Eu estou sempre actualizar a versao da minha bios (board asus commando), de momento estou com a 1703 Version 2.4

Será que é o melhor a fazer para quem quer melhorar o OC ou será que existem versões de BIOS proprias/adequadas para OC?

Cptos.
 
Back
Topo