Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
E caso esta medida não venha proporcionar os resultados desejados? A próxima medida será proibir referencia as marcas como Microsoft, LG, Samsung, Apple, Panasonic, etc? Também são beneficiados com publicidade grátis tal com as lojas.
Embora entenda a motivação a introdução desta medida não acho que traga benefícios ao forum, provavelmente venha prejudicar. Com o actual modelo os membros tem tudo para serem consumidores bem informados enquanto no novo modelo perdemos isso e passamos a ter forums de apoio dos patrocinadores. Não seria preferível aguardar ate que seja encontrado um solução melhor?
 
@Madcaddie
Se tivermos a falar de tirar regalias aos membros actuais, então esqueçam, de certeza que o pessoal não iria ver com bons olhos. E seria algo de muito negativo para toda a comunidade.

Já foram dados exemplos do @Moreira que agora não consigo descobrir. De personalizarem o nome power member, entre outros que deu, pequenas subtilezas.

outra do Kenshi
Até poderiam atribuir um status de VIP, contribuidor ou mesmo uma estrela(como existe em outros forums) ou até mesmo não colocar nada e manter a anonimidade, assim nem exisitira distinção entre doadores e não doadores.

Seria sempre algo mínimo. Nunca algo que retire regalias aos membros, pk senão era a ruína do fórum.
Pk tinha sempre que ser visto como algo de voluntário e nunca como obrigatório (para bem do fórum e da comunidade). Essa medida serviria apenas para tapar pequenos buracos, e nunca para o fórum se alimentar com as anuidades. Não era o supra-sumo das medidas a tomar.
Não estamos a falar dos membros pagarem toda a ZWAME, estamos a falar de dar uma ajuda.

Pk quer se queira ou não, todos nós temos o nosso cantinho aqui. Vemos a ZWAME como se tb fosse nossa.

excelente seria +/- isto:
criar um sistema de "sócios da Zwame". Opcionalmente, pagava-se uma quota anual, ou seja o que for, e têm-se acesso a vários benefícios, como promoções exclusivas para sócios. Aí sim, já vejo as lojas a serem mais recetivas. E quanto mais lojas oferecerem benefícios aos sócios, mais as pessoas sentem que compensa ser sócio. Acho que toda a gente ficava a ganhar. Quem quer/pode ajudar, ajuda. As lojas ganham mais vendas ao serem as lojas de eleição para os sócios zwame, devido às promoções oferecidas e os membros "normais" não perdem conteúdo nenhum

Ganhava a ZWAME com dinheiro das lojas e um pouco das anuidades dos membros, ganhava as lojas com as vendas, ganhávamos nós (membros pagantes) com produtos mais baratos.
 
Última edição:
Mais patético do que a medida que estão a fazer, não é de certeza, pois a que eu indiquei, os utilizadores não sofrem qualquer censura ou limitação na forma como participam, ao contrario da medida imposta pelo staff.

Acham bem, pessoas que "trabalharam" anos para terem tópicos perfeitamente arranjados e organizados em prol da comunidade, vejam seus trabalhos todo jogado no lixo porque as lojas não dão dinheiro a Zwame?

Achas que esses utilizadores vão sentir vontade de voltar a ter todo o trabalho que tiveram outra vez, com o risco de o staff voltar a tomar medidas que sejam destrutivas para a comunidade?

Nem quero imaginar as horas que o pessoal a area "guia de compras: preços, lojas e marcas" perdeu em prol da comunidade, vão ser o mais prejudicado.

Se uma alternativa fosse vender o naming, sem dúvida que era a minha opção, ao contrario do que essa que está a ser tomada.

Agora se uma empresa tem dificuldades financeiras e coloca de parte toda e qualquer opção dada pelos utilizadores, é que não lembra a ninguém. Por uma grande empresa já ter um forum, não quer dizer que esteja interessada em ter seu nome associado ao maior forum de tecnologia de portugal.

Por todo lado vejo esse tipo de associações e não vejo mal nenhum em tentar chegar a acordo um uma empresa, agora vir a dizer que todas as propostas apresentadas não prestam e apenas a do staff é que está certa é que não me parece muito sensata, ainda mais quando essa medida prejudica principalmente os utilizadores e só depois meia dúzia de lojas. Se uma empresa propor a cobrir todas as despesas anuías e investir mais uns 10% para o crescimento do site, iam dizer que não quer ver?

É que ou eu sou muito "tapado" ou vocês é que estão a imaginar que a vossa media vai fazer com que todas as lojas vos paguem, que todas as lojas vão vos patrocinar, isso é irreal e não vai acontecer, algumas podem vir a aceitar essas medidas, não quer dizer que essas serão as de eleição da maioria dos utilizadores, logo vai ficar tudo praticamente na mesma quanto a "ajudas" prestadas por aqui.

Para finalizar, eu como "rabugento" que sou e não apoio medidas que sou contra, digo-vos já que vou deixar de frequentar o forum, como medida de protesto.

Eu estava-me a referir à medida tomada pela staff. A questão do naming foi só para o gozo.

Fica Bem.
 
Se uma alternativa fosse vender o naming, sem dúvida que era a minha opção, ao contrario do que essa que está a ser tomada.

Tenho-me mantido afastado deste debate, mas tenho mesmo que dizer algumas coisas, o que digo reflete a minha opinião pessoal.

Achas que a empresa que comprasse o naming também não ia limitar os tópicos para que não se divulgasse a concorrência, achas mesmo que ao vender o nome não perdias liberdade de te expressar? Neste modelo que foi proposto pode-se falar de todos os produtos desde que não se indique a loja, numa venda de naming apenas poderias referir produtos vendidos pela marca patrocinadora.

Quanto a dizerem que se deixa de poder dar configs, também é uma falsa questão, podem dar a config na mesma, a única diferença é não indicarem a loja onde comprar, não vejo que seja assim tão problemático a não ser para os que ganhem alguma coisa quando recomendam lojas no fórum, e recomendações dessas também são dispensáveis.

O modelo de assinatura ou doação não vejo que possa resultar pois ao início todos querem contribuir e depois com o tempo os pagantes vão diminuindo, além de que se tivermos valores baixos como os já indicados aqui (cerca de 1€) significa que esse valor vai ser quase todo absorvido em impostos e despesas de processamento (taxas paypal, sibs ou emissão de fatura por ex.). Se tivermos valores altos o número de assinantes será baixo.

A venda de t-shirts por muito bem divulgada que possa ser, também não resolve o problema pois o custo da logística (tamanhos, stock, armazenamento, portes, custo de produção) absorve a maior parte do rendimento e é uma compra praticamente única, ou vão comprar 2 ou 3 todos os meses? Uma logística para vendas requer espaço e pessoas com disponibilidade assegurada, tudo coisas que custam dinheiro.

Sei que a solução adoptada pode não ser a melhor, mas é a mais viável neste momento.
 
A
@dodi280 Acho que não deves ter percebido o que eu quis dizer. Disseste que se soubesses o custo da Zwame poderias oferecer soluções.

Eu nunca disse que ia oferecer soluções, não coloques palavras na minha boca! Disse é que era preferível o staff expor a situação toda e discutir com os utilizadores para encontrar soluções em vez de tomar essa decisão que prejudica os utilizadores.

O staff está mais preocupado com o que 2 ou 3 lojas ganham, do que com o que propriamente o que os utilizadores acham melhor.

Digo mais uma coisa, com essa censura, as pessoas vão procurar alternativas em outros lados e vão encontrar, as mesmas lojas vão continuar a ter as mesmas recomendações que tinham aqui, mas vindas de outros lados. Se vão ter uma queda inicial, claro que sim, mas nada que em 1 ou 2 meses não volte ao normal. A zwame não é o único forum de tecnologia de portugal e as pessoas que precisam de ajuda, vão encontrar em outros lados.

Da mesma maneira que vocês tem a teoria que algumas lojas pagam para pessoas passarem cá o dia a sugerir vendas de hardware de determinadas lojas, vão continuar a "pagar" para as mesmas pessoas andarem em outros lados a fazer o mesmo que se fazia aqui.
 
Tenho uma questao só a colocar (mais aos utilizadores que ao staff), só a nível de curiosidade. Importavam-se que o forum em vez de ser zwame.pt fosse zwame.sapo.pt e deixássemos de ter problemas destes?

Posso te responder a isso mesmo nao sendo do staff, os foruns gratuitos da sapo nunca teriam capacidade para as necessidades da zwame. Nem a sapo, nem qualquer servico de alojamento gratuito.

Sim, eu sei que a IncGamers nao se compara com a Zwame, mas como e a unica onde pago uma anuidade... E a questao e que nao pago porque tenho umas features extra, mas sim para contribuir para a existencia da mesma. Da mesma forma que na Zwame nao iria contribuir por causa de uns extras, mas para ajudar a manter a Zwame viva.
 
oscarolim, não estou a falar de migrarmos isto para o alojamento gratis da sapo. Estou a falar noutro tipo de envolvimento como por exemplo a sicnoticias.sapo.pt tem.
 
Esta thread vai em 12 páginas e as pessoas só estão a perder tempo. A decisão já foi tomada. Não há aqui qualquer tipo de discussão.

É pena porque é uma decisão errada e vai prejudicar todos.

Acho que podem fechar o tópico.
 
Eu nao li as paginas todas mas ao que parece alguma malta esta "a levar a mal" e compreendo, quem faz publicidade da loja é o utilizador do zwame, e este é "livre" de falar, mas temos de ter em consideração, pois se fazemos publicidade é porque o forum existe, mas o mesmo tem gastos e temos de compreender tambem, quando por alguma razão esta off 2/4/12 ou 24h ja estamos "aflitos" porque nao há zwame, quantas vezes abrimos a pagina mesma a saber que foi dito que a manutençao vai durar 12h e ainda so passou 3h.
Desde que faço parte desta comunidade nunca me foi pedido qualquer contribuiçao ou ajuda para o mesmo estar de pé, mas ja me ajudou bastante a resolver problemas, a poupar dinheiro nas minhas compras, a fazer dinheiro nas minhas vendas nos classificados etc... Sinceramente nao faço a minima ideia de como funciona ter um forum activo, mas acredito que seja necessario muito tempo e dinheiro, disso nao tenho duvida. Agora se as lojas nao querem contribuir esta no direito delas, assim como a staff esta no seu direito em rever as regras e aplicar as mesmas de forma correcta no seu ponto de vista. acho que isto nao vai deixar ninguem mais pobre e é uma maneira de zelar pelo forum activo e que a meu ver é muio util. Eu sinceramente venho mais vezes aqui do que ao facebook!!
Mas fica ao criterio de cada um, e cada um é livre de ter uma opiniao.
Esta é a minha opiniao e fico por aqui, cada um tem a sua e eu respeito assim como espero que respeitem a minha.
 
Este tópico de discussão devia ter sido aberto à muito mais tempo, e não uma semana e pouco antes da entrada em vigor de uma medida já decidida.

Podia ter havido um debate extenso em busca de soluções, e tentar chegar a algum consenso sobre o rumo a tomar.

Dúvida "extrema":
Se um dia a Microsoft "patrocinar" o fórum, deixa de haver secção Playstation e Nintendo?
 
Boa Tarde

O staff tem tido uma participação activa e moderada neste tópico. Temos tentado responder a todos os utilizadores e tido uma discussão sobre as sugestões que os membros têm oferecido.

Infelizmente a maturidade de algumas pessoas impede-as de discutir as ideias e passam a criticar a moderação só porque sim. Acho que o fazem porque têm prazer em deitar abaixo e uma incapacidade de sugerir ideias.

Tenho muita pena mas o tópico está temporariamente encerrado

Cumprimentos
 
Se o staff quisesse mesmo ajuda, teria exposto a situação a mais tempo, discutido com os utilizadores e encontravam uma medida que fosse do acordo da maioria. Agora vir colocar a situação a 10 dias da mudança e dizer que é uma discussão sobre a medida proposta é jogar areia para os olhos, porque a decisão está tomada e se vê isso nas respostas que o pessoal do staff da.

Discussões internas são impossíveis. Ninguém se lembra que não nos dividimos e que é impossível dar mais tempo à ZWAME do que já é dado.

Não esperem ideias revolucionarias, pois ninguém sem ser o staff sabe se a Zwame precisa de 1.000, 10.000 ou 100.000 euros por ano, logo não tem como procurar soluções que preenchem as medidas

Não sabem porque as pessoas que estão á frente o fórum gostavam de fazer melhorias que implicam custos, quer seja de alojamento ou de hardware quer seja de funcionalidades. Com tantas pessoas ligadas à informática é até um pouco estranho que não incluam isso.

Nao quer dizer que o mesmo fosse funcionar ca, ja que a nossa comunidade e maioritariamente Portuguesa e brasileira

Verei com atenção mas ser conteúdo em inglês ou em português muda logo a abrangência.

Mas, seria visto com maus olhos se membros já pertencentes ao fórum perderem avatares, assinaturas, etc.

Remover coisas vai sempre correr mal.

Teria que ser algo que venha a mais e acrescente ao que já existe, e nunca algo que retire 'regalias' as actuais membros.
Para que a ZWAME nunca fosse vista como paga. Pk se esta medida fosse para a frente, tinha que ser uma das muitas para arranjar dinheiro para a sobrevivência do fórum, pois também duvido que metade da comunidade aderisse à iniciativa.

Nem 1%. Pegando no exemplo do Público que já foi falado quando restringiram nunca mais lá voltei. Eu também sou utilizador da net como todos vós e sinto os mesmos problemas.

Até ao momento temos 200 posts aqui. Se fossemos apenas nós e mais meia dúzias de gatos pingados a dar doações, ou anuidade, ou qk coisa, não iríamos muito longe. E era uma medida que não teria resultado, e quem tentou ajudar sentia-se ainda mais impotente.

200 posts que não correspondem a 200 utilizadores. São bem menos porque muitas pessoas participaram já várias vezes.

Não faço a ideia de qual é a vossa procura em termos de patrocínios/publicidade, se entram em contactos com conhecidos das empresas ou directamente com os administradores, se atacam empresas de marketing directamente com as pessoas responsáveis ou se limitam a contactarem por telefone e falar com um qualquer.

Se incluíres nos custos uma pessoa apenas para fazer isso seguramente que faria um melhor trabalho do que fazemos agora. Contactamos conforme é possível. O que não fazemos é dar passos maiores que a perna.

quem conhece a realidade das lojas de informatica de portugal sabe que as margens de lucro com a venda de hardware são minimas, especialmente naquelas lojas que praticam bons preços. e para fazer patrocicios é preciso dinheiro para investir.
Das lojas que são recomendadas aqui no forum, quantas delas já viste publicidade na comunicação social?

Fazes ideia da faturação das lojas? É que parece que são umas desgraçadas. Tu tens lojas a faturarem vários milhões de euros por ano. As maiores faturam milhões por mês.
Queres melhor recomendação do que a recomendação grátis num dos maiores sites portugueses? É que é isso que somos.

Achas que a empresa que comprasse o naming também não ia limitar os tópicos para que não se divulgasse a concorrência, achas mesmo que ao vender o nome não perdias liberdade de te expressar? Neste modelo que foi proposto pode-se falar de todos os produtos desde que não se indique a loja, numa venda de naming apenas poderias referir produtos vendidos pela marca patrocinadora.

Mesmo que não as colocasse a imagem que passava seria de que a ZWAME pertencia a. Nem todas as pessoas iam saber e se mudassem as regras a meio não iríamos ter grandes armas de mudar as coisas.

Eu nunca disse que ia oferecer soluções, não coloques palavras na minha boca! Disse é que era preferível o staff expor a situação toda e discutir com os utilizadores para encontrar soluções em vez de tomar essa decisão que prejudica os utilizadores.

Se 10 dias não chegam podemos discutir isto durante 5 anos à espera de uma melhor solução.

O staff está mais preocupado com o que 2 ou 3 lojas ganham, do que com o que propriamente o que os utilizadores acham melhor.

Isso não é verdade mas é apenas a minha palavra contra a tua. O staff está preocupado em adaptar-se às necessidades para manter a ZWAME.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo