Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
isso das lojas penso eu que pode ser contornado com sítios como o *****. Que era uma excelente ideia se os dois trabalhassem juntos. É que se bem me lembro o ***** não é uma loja e aliás funciona um pouco como vocês, publicidade, com a adição da representação no site (que se paga) mas que mais uma vez, todos querem porque é uma exposição enorme.

Mas o rumo tomado também tem o seu potencial e a meu ver é um não problema. Tal como o *****, a ZWAME tem uma carrada de views. Mesmo que agora se tenha de pagar para ter o nome desastericoizado não vejo nenhuma loja com orgulho de o ser a deixar-se ser censurada e como tal algumas das lojas que conhecemos e adoramos irão passar a ser patrocinadoras. E volta tudo ao normal.

Tou é mais preocupado é com os tópicos das promoções e sobretudo dois tópicos que existem e que vão á falência que são os guias das lojas nacionais e lojas internacionais, onde o pessoal opina e dá de sua experiencia acerca de lojas. E também se pergunta por lá.

E isso do preço referencia. Muitas vezes é falacioso. Exemplo de um telefone (não vou dar nomes nem onde encontrei o preço de venda) cujo preço referencia era de 68€ e foi vendido cá por algum tempo a 49€. Sem promoções.
 
Da minha parte, vou visitar menos a Zwame se esta medida for para a frente, porque sigo bastante os tópicos das promoções e de algumas lojas em particular. Na minha opinião, esta medida não vai dar em nada positivo. Nem para os membros, porque perdem liberdade, nem para a zwame, porque vai perder views e vai receber menos dinheiro do que atualmente recebe.

O que vocês querem, infelizmente, é utópico. Nenhuma loja vai pagar para anunciar só para ter o seu nome visível, especialmente com esta postura da parte da Zwame, em que as lojas são umas más por não quererem pagar.
E mesmo que pague, no máximo serão meia dúzia de lojas. Estão á espera que os membros só falem e só façam recomendações com base nessas lojas permitidas? Eu nunca iria confiar nessas recomendações, já sei que estão "filtradas" e não são 100% imparciais. Só funcionaria se TODAS as lojas pagassem. E isso não vai acontecer. E é por isto mesmo que as lojas não se sentem tentadas a pagar: porque sabem que as pessoas não são estúpidas, e que não é por irem a um fórum onde só é permitido falar da loja A e da loja B que vão comprar mais produtos da loja A ou loja B. No máximo sentem que devem comprar de outro lado, e que se essas lojas pagam é porque são caras e devem existir alternativas mais baratas.

Acho que seria mil vezes mais produtivo tentar criar um sistema de "sócios da Zwame". Opcionalmente, pagava-se uma quota anual, ou seja o que for, e têm-se acesso a vários benefícios, como promoções exclusivas para sócios. Aí sim, já vejo as lojas a serem mais recetivas. E quanto mais lojas oferecerem benefícios aos sócios, mais as pessoas sentem que compensa ser sócio. Acho que toda a gente ficava a ganhar. Quem quer/pode ajudar, ajuda. As lojas ganham mais vendas ao serem as lojas de eleição para os sócios zwame, devido às promoções oferecidas e os membros "normais" não perdem conteúdo nenhum
 
Estava eu para aqui a ler os últimos posts quando me lembrei de perder mais uns minutos e constatar uma coisa que tem uma certa piada.. Muitos dos que comentaram e se mostram indignados com a medida, têm uma participação pouco e até muito pouco ativa no fórum. Users com 7-8 anos de conta e uma centena de posts estão mais indignados porquê ? Se são pouco participativos, a medida não vai mudar grande coisa.
 
Não me compete a mim responder e acredito que quem de direito o fará, apenas deixo a minha opinião pessoal, que não é mais que um relembrar daquilo de escrevi atrás...


(...) Estão á espera que os membros só falem e só façam recomendações com base nessas lojas permitidas? Eu nunca iria confiar nessas recomendações, já sei que estão "filtradas" e não são 100% imparciais

no entanto, não tens de mencionar a loja X... fazes a build e não mencionas qualquer loja... nem a X (que patrocina o fórum), nem a Y (proibida no fórum)...
se cada um de nós aceita uma loja patrocinadora do fórum como sendo uma loja decente, pode recomenda-la, se não a aceita (e aceita apenas a Y como sendo decente), basta não mencionar a loja X...
no final da build haverá o conselho "agora procura na net onde consegues encontrar a melhores preços" e cada um que se desenrasque... como disse ao miguelbazil, ao SinLord e ao ISee, "pode-se dar a papinha à boca, mas não se pode mastigar nem engolir pelos outros"...

(...) e que se essas lojas pagam é porque são caras e devem existir alternativas mais baratas.

Onde viste isto? Desde quando uma empresa/ entidade que faz patrocínios é a mais cara? Porventura (sem referir nomes), as mais baratas e com melhor qualidade em Portugal irão aderir...

Acho que seria mil vezes mais produtivo tentar criar um sistema de "sócios da Zwame". Opcionalmente, pagava-se uma quota anual, ou seja o que for, e têm-se acesso a vários benefícios, como promoções exclusivas para sócios. Aí sim, já vejo as lojas a serem mais recetivas. E quanto mais lojas oferecerem benefícios aos sócios, mais as pessoas sentem que compensa ser sócio. Acho que toda a gente ficava a ganhar

Parece-me que estariam a ser sócios da loja... Acredito que aqui o fórum já tenha pensado nisso e outras opções... Imagina para além do acto de "pagar quotas".


Atenção que no meu 1º post deixei claro que era uma medida drástica e que poderia trazer desvantagens para o forum...
há males necessários, e este parece-me ser um deles...(...)!
Mas se o modelo actual não serve, mude-se. Se for para pior, sempre se pode reverter e voltar como estava. .. Parados à espera que alguém surja com uma ideia de génio é que parece que não podem ficar... Ideia essa que em 11 páginas ainda não vi ninguém apresentar.
 
Qualquer dia temos a ZWAME a vender naming rights ao bom estilo de uma competição desportiva.

"Loja De Electrodomésticos-Marca de Cerveja Zwame"

Isto é provavelmente uma das medidas mais patéticas que alguma vez vi a administração de um fórum a tomar, com claro prejuízo para os utilizadores. Entendo os motivos, discordo com a solução arranjada (se é que se pode chamar sequer de solução).

Fiquem Bem.

Mais patético do que a medida que estão a fazer, não é de certeza, pois a que eu indiquei, os utilizadores não sofrem qualquer censura ou limitação na forma como participam, ao contrario da medida imposta pelo staff.

Acham bem, pessoas que "trabalharam" anos para terem tópicos perfeitamente arranjados e organizados em prol da comunidade, vejam seus trabalhos todo jogado no lixo porque as lojas não dão dinheiro a Zwame?

Achas que esses utilizadores vão sentir vontade de voltar a ter todo o trabalho que tiveram outra vez, com o risco de o staff voltar a tomar medidas que sejam destrutivas para a comunidade?

Nem quero imaginar as horas que o pessoal a area "guia de compras: preços, lojas e marcas" perdeu em prol da comunidade, vão ser o mais prejudicado.

Se uma alternativa fosse vender o naming, sem dúvida que era a minha opção, ao contrario do que essa que está a ser tomada.

Agora se uma empresa tem dificuldades financeiras e coloca de parte toda e qualquer opção dada pelos utilizadores, é que não lembra a ninguém. Por uma grande empresa já ter um forum, não quer dizer que esteja interessada em ter seu nome associado ao maior forum de tecnologia de portugal.

Por todo lado vejo esse tipo de associações e não vejo mal nenhum em tentar chegar a acordo um uma empresa, agora vir a dizer que todas as propostas apresentadas não prestam e apenas a do staff é que está certa é que não me parece muito sensata, ainda mais quando essa medida prejudica principalmente os utilizadores e só depois meia dúzia de lojas. Se uma empresa propor a cobrir todas as despesas anuías e investir mais uns 10% para o crescimento do site, iam dizer que não quer ver?

É que ou eu sou muito "tapado" ou vocês é que estão a imaginar que a vossa media vai fazer com que todas as lojas vos paguem, que todas as lojas vão vos patrocinar, isso é irreal e não vai acontecer, algumas podem vir a aceitar essas medidas, não quer dizer que essas serão as de eleição da maioria dos utilizadores, logo vai ficar tudo praticamente na mesma quanto a "ajudas" prestadas por aqui.

Para finalizar, eu como "rabugento" que sou e não apoio medidas que sou contra, digo-vos já que vou deixar de frequentar o forum, como medida de protesto.
 
Bom Dia

Obrigado pelo feedback de todos.

Vejo várias pessoas a mencionarem a possibilidade dos utilizadores pagarem uma espécie de quota.

Em termos práticos quantos de vocês pagam hoje em dia para aceder a conteúdos online? Quantos o fazem em fóruns? Quantos pagam inicialmente X euros para depois terem acesso a possíveis promoções?

Eu falo por mim. Era um leitor assíduo do site do Público e no dia em que eles colocaram restrições de visualizações eu praticamente abandonei o site e procurei as notícias noutro local...

Eu percebo também que muitos estão a falar em pagar por features (assinaturas, avatar etc..) e não por conteúdo. No entanto as pessoas que eu vejo que seriam directamente afectadas por esta decisão seriam exactamente aquelas que contribuem para o crescimento da Zwame e que já pertencem "à casa". Aquelas pessoas que se registam para tirar uma dúvida e depois ir embora estão-se nas tintas para assinatura e afins.
 
@Madcaddie posso te indicar o forum por MP, pois nao sei se posso referir aqui. Mas e um forum dedicado ao Diablo, que ja existe desde 1997, e nos ultimos anos (3 talvez?) pago a anualidade de 23 dolares, e nao me arrependo. Gasto mais do que isto quando vou ao cinema por exemplo.
 
@oscarolim não há stress em dizer o fórum que referes ;) Aliás até tenho curiosidade pessoal em saber como funciona o sistema deles e quão bem sucedido ele é

Por mera curiosidade pagas por conteúdo ou features? Pagas porque já conhecias o fórum antes de entrar em vigor essa anuidade? Ou pagaste para te inscrever sem conhecer?
 
Mas se o modelo actual não serve, mude-se. Se for para pior, sempre se pode reverter e voltar como estava. .. Parados à espera que alguém surja com uma ideia de génio é que parece que não podem ficar... Ideia essa que em 11 páginas ainda não vi ninguém apresentar.

Pode-se reverter e voltar ao modelo actual não bem assim, depois de as pessoas encontrarem outro site/forum que cumpram suas medidas, achas que voltam? achas que vão ter a vontade de construir tópicos novos com o risco de desaparecer novamente?

Se o staff quisesse mesmo ajuda, teria exposto a situação a mais tempo, discutido com os utilizadores e encontravam uma medida que fosse do acordo da maioria. Agora vir colocar a situação a 10 dias da mudança e dizer que é uma discussão sobre a medida proposta é jogar areia para os olhos, porque a decisão está tomada e se vê isso nas respostas que o pessoal do staff da.

Não esperem ideias revolucionarias, pois ninguém sem ser o staff sabe se a Zwame precisa de 1.000, 10.000 ou 100.000 euros por ano, logo não tem como procurar soluções que preenchem as medidas, o que podemos fazer é dar palpites que não servem de nada, pois a decisão já está tomada e toda ideia, por melhor que seja, será posta de parte, não podemos fazer nada, senão comer e calar ou não...
 
@oscarolim não há stress em dizer o fórum que referes ;) Aliás até tenho curiosidade pessoal em saber como funciona o sistema deles e quão bem sucedido ele é

Por mera curiosidade pagas por conteúdo ou features? Pagas porque já conhecias o fórum antes de entrar em vigor essa anuidade? Ou pagaste para te inscrever sem conhecer?

E o Diablo IncGamers (Fica o link)

O conteudo e aberto, a sub tira a publicidade, permite usar avatares, maior numero de PMs permitidas na caixa, participar em giveaways. Tens aqui como funciona: http://diablo.incgamers.com/incgamers-pal-membership

Nao quer dizer que o mesmo fosse funcionar ca, ja que a nossa comunidade e maioritariamente Portuguesa e brasileira, e a deles e mundial (nada contra os portugueses ou brasileiros, mas quanto mais as comunidades sao variadas, mais variadas tambem sao as ideias entre elas).
 
@Metro
Não censuro a vossa decisão. Já cá ando a alguns aninhos e colocam sempre a comunidade e o forum em primeiro lugar.
Em todo o lado, qualquer tipo de serviço é pago, ainda mais a publicidade.

@Madcaddie
Concordo e percebo o que queres dizer com o pessoal "abandonar" o forum devido ao pagamento de quotas para desbloquear conteudo.
Sei que já houve várias questões sobre este tema e que já foi N vezes respondido, mas, porque não colocam uma opção para doações?
Até poderiam atribuir um status de VIP, contribuidor ou mesmo uma estrela(como existe em outros forums) ou até mesmo não colocar nada e manter a anonimidade, assim nem exisitira distinção entre doadores e não doadores.
Como não querem ter fins lucrativos, ponham um limite mensal, digamos o valor dos serviços que pagam.
 
Eu percebo que a ZWAME não queira ter membros de 2° e outros membros VIP, mas eu por exemplo iria continuar a ver todos por igual. Quando não concordo com algo que alguém diz, seja ele membro, power membro, staff, colaborador, moderador, eu falo. Claro que falo sempre com respeito, não vou com duas pedras na mão, portanto uma medida desse género não me escandalizava.

Mas, seria visto com maus olhos se membros já pertencentes ao fórum perderem avatares, assinaturas, etc.

Teria que ser algo que venha a mais e acrescente ao que já existe, e nunca algo que retire 'regalias' as actuais membros.
Para que a ZWAME nunca fosse vista como paga. Pk se esta medida fosse para a frente, tinha que ser uma das muitas para arranjar dinheiro para a sobrevivência do fórum, pois também duvido que metade da comunidade aderisse à iniciativa.

Até ao momento temos 200 posts aqui. Se fossemos apenas nós e mais meia dúzias de gatos pingados a dar doações, ou anuidade, ou qk coisa, não iríamos muito longe. E era uma medida que não teria resultado, e quem tentou ajudar sentia-se ainda mais impotente.
 
Última edição:
@dodi280

Dá exemplos de medidas práticas que poderiam ser diferentes se a Zwame precisasse de mil, 10 mil ou 100 mil para sobreviver?

Acabei de dizer que não temos dados suficientes para saber se a Zwame precisa de 1.000, 10.000 ou 100.000 e vens me perguntar isso?

Eu para me chegar ao departamento de marketing de uma empresa, preciso ter dados concretos para dizer, temos tal movimento, tantos cliques, tantos membros registados, temos isso para oferecer e precisamos de tanto por ano.

Não faço a ideia de qual é a vossa procura em termos de patrocínios/publicidade, se entram em contactos com conhecidos das empresas ou directamente com os administradores, se atacam empresas de marketing directamente com as pessoas responsáveis ou se limitam a contactarem por telefone e falar com um qualquer.

Vou contar uma historia que diz muito de que quem procura no sitio certo, encontra o que quer...

A uns 5 anos atrás, comprei um LCD LG na MM, entretanto a tv avariou e foi para a garantia. Como a avaria era daquela que só acontecia de vezes a vezes, na garantia não fizeram nada, e passados 25 dias a tv voltou da mesma maneira que foi, contactei novamente a MM e mandaram um técnico em casa, ele não fez nada, pois dizia que tinha de ir para a garantia para trocar uma peça qualquer.

Entretanto eu já farto da situação, resolvi falar com a MM e fazer a resolução do contracto, pois eu não ia continuar com aquela tv, nem ia ficar mais um mês sem tv. A MM não aceitou e disse que não me devolviam o dinheiro, nem trocavam a TV por outra, apenas voltavam a enviar para a garantia. Eu apenas respondi que amanha ele já ia ter novidades em relação a esse assunto, ao que ele reponde:

-vamos continuar com a mesma posição...

eu digo-lhe

- Amanha falamos melhor, e fui embora.

Voltei para casa, fui para net, peguei no telefone, sem conhecer ninguém dentro da LG em cerca de 20 min arranjei o contacto de e-mail da responsável de vendas da LG Portugal, enviei um e-mail a explicar a situação e passados 10 min. tinha uma resposta dessa pessoa a dizer para entrar em contacto com a MM que a situação estava resolvida, mal acabo de ler o e-mail, recebo uma chamada da LG a dizer para me deslocar a loja com a TV que iam me dar outra nova de um modelo a cima da minha.

Resumo, se não falarem com os "tubarões", vocês só vão comer as migalhas e restos, se querem dinheiro a sério, falem directamente com quem manda e não com intermediários.
 
Estava eu para aqui a ler os últimos posts quando me lembrei de perder mais uns minutos e constatar uma coisa que tem uma certa piada.. Muitos dos que comentaram e se mostram indignados com a medida, têm uma participação pouco e até muito pouco ativa no fórum. Users com 7-8 anos de conta e uma centena de posts estão mais indignados porquê ? Se são pouco participativos, a medida não vai mudar grande coisa.
conheco pessoalmente várias pessoas que visitam a zwame assiduamente e apenas têm meia duzia de posts. sim são pouco participativos, mas geram centenas de pageviews diariamente, recomendam o forum a outras pessoas, etc.

se o conteudo do forum deixa de lhes ser relevante...

Onde viste isto? Desde quando uma empresa/ entidade que faz patrocínios é a mais cara? Porventura (sem referir nomes), as mais baratas e com melhor qualidade em Portugal irão aderir...
quem conhece a realidade das lojas de informatica de portugal sabe que as margens de lucro com a venda de hardware são minimas, especialmente naquelas lojas que praticam bons preços. e para fazer patrocicios é preciso dinheiro para investir.
Das lojas que são recomendadas aqui no forum, quantas delas já viste publicidade na comunicação social?
 
@oscarolim A maioria dos "extras" são detalhes que já ofereceremos a todos os utilizadores e aqui dou evidência ao choque de opiniões com o utilizador @MBMacas. Para seguir uma ideia dessas teríamos que tirar regalias a todos os membros da Zwame e passar a garantir que eles pagassem por algo que antes era grátis.

Outra grande diferença é a dimensão dos dois, a IncGamer é gigante e é uma empresa que tem empregos e pessoas a trabalhar a tempo inteiro. Na Zwame o trabalho de todos é voluntário e oferecer algo extra torna-se complicado. Podes ver o exemplo da Zwame Magazine, a ZwameNews ou dos Podcasts, onde a boa vontade só nos consegue levar até certo ponto e não se pode pedir às pessoas mais quando têm vidas e empregos fora da Zwame.

Por isso @oscarolim e @MBMacas.. o que se pode oferecer na Zwame que não implique retirar o que os utilizadores já têm? :)

@Kenshi A questão das doações já foi numas páginas antes. A Zwame sendo uma empresa veria uma boa fatia do dinheiro ir à vida por causa de taxas. Também não podemos ser uma fundação porque isso implicaria ter um capital social de 250 mil ou 500 mil euros.

@dodi280 Acho que não deves ter percebido o que eu quis dizer. Disseste que se soubesses o custo da Zwame poderias oferecer soluções.

A minha pergunta foi fácil, contribui com uma ideia ou sugestão que se aplique a cada uma das categorias. Relativamente aos dados da Zwame podes assumir por alto os valores aqui mencionados http://portal.zwame.pt/media-kit e em termos de utilizadores as informações estão no lado direito da página do fórum

  • Tópicos: 786.709
  • Mensagens: 11.444.371
  • Membros:184.039

Se a nossa procura em termos de publicidade fosse suficiente não haveria este tópico. Podes também assumir que temos contactos com a maioria das lojas portuguesas incluindo as grandes superfícies. E a ideia de falar com quem manda é fácil na teoria mas pouco realista na prática considerando que muitas das grandes superfícies ou empresas de produtos tecnológicos por exemplo trabalham com agências de publicidade (ou outros intermediários) e não trata do assunto directamente. As outras têm a publicidade gratuita diariamente por isso também não lhes compensa em pagar por algo que têm grátis.
 
Das lojas que são recomendadas aqui no forum, quantas delas já viste publicidade na comunicação social?

Exacto. A publicidade que têm é maioritariamente de fóruns como a Zwame (diria mesmo que é uma percentagem muito elevada). E ganham muito com ela, sem pagar nada por isso. Se não fosse a Zwame (só falo do fórum que conheço), a verdade é que haveria muita gente que nem sabia da existência dessas lojas.

Ou seja, não pagam, têm publicidade, ganham muitos clientes e a Zwame é que passa por dificuldades.
 
Tenho uma questao só a colocar (mais aos utilizadores que ao staff), só a nível de curiosidade. Importavam-se que o forum em vez de ser zwame.pt fosse zwame.sapo.pt e deixássemos de ter problemas destes?
 
Estava eu para aqui a ler os últimos posts quando me lembrei de perder mais uns minutos e constatar uma coisa que tem uma certa piada.. Muitos dos que comentaram e se mostram indignados com a medida, têm uma participação pouco e até muito pouco ativa no fórum. Users com 7-8 anos de conta e uma centena de posts estão mais indignados porquê ? Se são pouco participativos, a medida não vai mudar grande coisa.

Um forum é composto pelas pessoas que escrevem, mas também pelas pessoas que lêem. Ambas são importantes para o sucesso de um forum. E quantidade de posts não é sinónimo de qualidade.

É também normal em alguns assuntos fazerem-se mais posts que noutros.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo