Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
Para ser sincero acho que é a melhor medida se a X ou a Y loja ganham dinheiro devido a "publicidade" gratuita do forum e essas mesmas lojas não ajudam em nada para o bom funcionamento da zwame, concordo plenamente com esta medida :)

Desejo-te as melhoras @Metro , Grande abraço :)
 
Antes de responder às questões colocadas deixem-me expressar o meu agradecimento a todos os que me desejaram as melhoras. Não tem sido fácil desde o dia 2 de Março.

Certo @Metro foi isso que eu quiz dizer se leres com atenção eu menciono isso e concordo com o que disses.

Sim eu tinha percebido apenas acabei por não citar a mensagem mas queria que ficasse a ideia que tinha lido e registado.

há males necessários, e este parece-me ser um deles...
as melhoras @Metro!

Obrigado pela compreensão.

Isto só diz respeito a hardware, certo? As lojas online, de jogos, tipo Steam e Origin, vamos poder continuar a falar delas sem problemas?

Há lojas que não se conseguem eliminar. Não temos naturalmente todas as questões fechadas e haverá sempre ajustes a fazer mas a resposta imediata é que é impossivél eliminar a palavra steam.

Concordo e faz todo o sentido.

Continuação do bom trabalho

x2
Acrescento para artigos como telemoveis, tablets e afins.

E esta medida é so para lojas portuguesas? Ou qualquer loja?

Acho uma medida drastica mas compreendo. Ha custos, e esses custos tem de ser suportados para manter o site online. So nao sei se com isso nao ira prejudicar alguns users, que ao pedirem ajuda para determinado artigo é lhe indicado outro mais caro por nao ser permitido referir a outra loja com preço mais em conta.

Se a visibilidade na ZWAME é de facto importante as lojas vão querer participar e se assim for nada muda é simples.

Já achava o modelo actual errado e agora então ainda mais afunda. Para mim isto é daquelas situações em que se faz mal pelas intenções nobres e o fórum vai perder muita qualidade. A história de ser possível ajudar em builds sem mencionar lojas é como acreditar na fadinha dos dentes e vai levar a confusões de PMs e a uma secção a requerer moderação constante.

Não vou apoiar esta decisão porque é atacar o problema pelo lado errado. É afectar o conteúdo, criar desconforto nos users que vão ser limitados e criar situações de índole duvidosa. Imaginem que a loja X é patrocinadora do fórum. Esta loja X é uma desgraça no pós-venda, pratica preços de roubo e é o último lugar à face da terra a quem eu iria recomendar alguém. Ora basta alguém falar nessa loja (e dado que ninguém pode falar na loja Y que é bem melhor) o utilizador menos informado vai para a loja X e vai ter um serviço pior por causa da zwame. Acham que isto é servir a comunidade? Sinceramente quero que me expliquem como vêm isso como algo viável! É como aquela secção nova que surgiu no topo do fórum onde pelos vistos aceitaram patrocínio de qualquer loja pois todas me parecem altamente duvidosas com armazéns sabe-se lá onde.

E para finalizar desejo-te as melhoras @Metro
egxn_vPDf8RhLgfA15VzNVxzygHb2P-b_ep_yphlngLPz3YK2J4XRisvua8WtnB6HCj79GqdclssQubj097kYLQplC8YZ1LiJBJwl-yBCgs=s0-d-e1-ft
Que corra tudo pelo melhor
eWLtAE5YnkUObzxgcv6ly3pV_iqx_N7JS52wxSgSs5PMYAZnTAP2w0iG4ELn1oHhj3uBsQyt0a3hixndm0avBfWWDY-lCCB9_kpqw39yK-k=s0-d-e1-ft

Como membro destacado da comunidade aceito a tua posição mas há questões como foi dito na primeira mensagem que não há forma de resolver. Temos tentado de todas as formas, os meus problemas de saúde apenas vieram complicar um pouco as coisas mas ou mudamos ou desaparecemos. Nós não temos ninguém por trás a ajudar e tu seguramente fazes ideia dos custos melhor que muita gente aqui.

Já o disse antes mas é possível que te tenha passado no meio de tanto texto.

A pergunta continua a ser retórica e não é para responderes.
É um tanto estranho que não tenhámos uma única loja portuguesa com um fórum patrocinado não achas?
Não vejo a ZWAME a deixar de existir tão cedo mas seguramente que sem um modelo melhor do que o actual irá desaparecer um dia. Se alguma vez passar a ser zwame.qqcoisa.pt não será seguramente a mesma coisa. O local de independência vai-se. Não é isso que queremos que aconteça. Mas temos demasiadas ideias que estão paradas porque não conseguimos avançar nas condições actuais.

Mas eu acredito que esta medida vai ser vantajosa para os membros da ZWAME. O feedback já dado nas lojas patrocinadas já fez mudar para melhor alguns procedimentos das empresas e garantias. Não teria acontecido tão rapidamente se ali não estivessem.

A situação actual tem feito com que haja menor concorrência e falta de ofertas e de melhores condições para os membros.
Se estiver errado assumirei isso com a mesma frontalidade.
Quando não pudermos continuar com a ZWAME também o direi. Como disse não é isso que está em cima da mesa mas a publicidade gratuita que temos em todo o fórum é impossível de manter.

Partilho apenas um dado sem referir datas nem nomes. Numa conversa com um diretor de marketing que consultou na hora os dados do tráfego vindo da ZWAME para a loja disse-me que tinham 2000 visitas semanais, isto como bem sabes mesmo sem termos links das lojas pelo menos que passem à moderação. Pensei que o argumento de termos patrocinío estaria arrumado. Estava errado. Temos zero apoio.

Pegando na fadinha dos dentes que nunca me venderam nós apenas temos muito trabalho todos os dias para manter a ZWAME. Isso é o que posso garantir. E posso estar enganado mas espera por algumas das lojas que estão nos fóruns patrocinados e daqui a um ano ou dois falamos novamente sobre isso.

E vai haver uma lista das lojas que podemos e não podemos mencionar?

As lojas que patrocinarem poderão naturalmente serem faladas e espero que possam ser apoiadas pela comunidade. Tentativas de contornar as lojas que não não patrocinam seria uma deslealdade da ZWAME para com quem nos ajuda e será sancionado.

Fui eu o unico que nao percebeu o que é que isto vai aquecer ou arrefecer à zwame?

Agradeço o post por um motivo muito simples, é que efetivamente a ZWAME é mais do que menção a lojas e a configurações. Fico muito orgulhoso quando vejo que num tópico que sigo alguém está com um problema no telemóvel ou computador, pede ajuda às 3 da manha e passado 10 minutos alguém respondeu e o ajudou.

Por um lado concordo pois a zwame só tem a ganhar com a publicidade mas é então como ficamos nos tópicos das promoções?como saber qual o site ou loja onde comprar?
@Metro As melhoras.

Iremos ter lojas que nos irão patrocinar seguramente. Se for só uma paciência, só se pode falar nessa. Mas isso não é escolhido por nós. Se temos condições que até ao momento satisfazem lojas estrangeiras não percebo porque não iremos conseguir ter o apoio de lojas portuguesas. Na situação actual admito que não precisam de pagar por um serviço que têm gratuitamente.

Na minha humilde opinião esta medida não se enquadra no perfil do forum, que é um forum onde as pessoas consultam para pedir opiniões e muitas vezes tomar a decisão final para comprar algum artigo, desta forma pode-se dizer que a Sony, a Apple(secção dedicada) também beneficiam e com muitos..muitos...milhares de € , sem a Zwame ter retorno, ja comprei inúmeros aparelhos por opiniões do forum, ja mudei entre tarifários por ajuda deste forum, e nenhum desses operadores certamente deu algum beneficio á Zwame.

Apenas posso dizer que esta foi a decisão que mais custou tomar. A mim pessoalmente e ao staff depois de discutirmos durante meses.
Se lerem com cuidado a primeira mensagem que é um pouco extensa eu sei e portanto pode escapar algo conseguem ver que tivemos vários contratempos que não ajudaram. Mas continuamos na luta e sem entrar em guerras mesquinhas nem abrir o livro de várias coisas sem qualquer sentido. Mas adiante. Temos é trabalho para fazer e temos que olhar para a frente.
 
Boas,

Acho um disparate de todo o tamanho, não seria melhor criar algo como Membro Corporate, Membro Premium onde estes pediam ter assinaturas e representar as lojas e claro tinha um custo.

Já agora, podiam também responder aos emails a perguntar sobre os custos da publicidade, sei de quem está à espera à 2 anos de uma resposta vossa, na volta na altura não precisavam de dinheiro.
 
Após conversa com o @Metro ao menos fiquei descansado relativamente a um ponto:

As lojas aparentemente vão ser censuradas "automagicamente" para ***** o que me deixa descansado relativamente a uma possível caça às bruxas. É que como sabemos os users e regras nem sempre se dão bem (admito também que por vezes falho) e começar uma chuva de infracções iria criar um enorme desconforto na comunidade.

Continuo com algumas dúvidas relativamente às secções de builds e ao facto de algumas lojas menos boas poderem ser beneficiadas com o novo sistema. Estes impactos dificilmente poderão ser medidos sem um test-drive para ver como corre.

Acho realmente estranho que lojas portuguesas não invistam neste fórum porque praticamente quase toda a gente conhece e consulta.
 
Deixo algumas questões:

a proibição é apenas para as nacionais de venda de material informatico? e lojas de venda de outro tipo de materiais (fotografico por exemplo)?
e as lojas das grandes superficies? e lojas de vendas de jogos online?

de que forma vai ser feito o enforcing? o forum bane o nome da loja? vão ser os moderadores a editar os posts e a apagar os nomes? existe penalização para um membro que mencione o nome de uma loja?
 
Medida demasiada restritiva no meu ponto de vista, apesar de compreender a situação do staff discordo totalmente com ela.
Claro que a Zwame não é só menção a lojas e a configurações, mas tem uma determinada importância neste fórum, pois é um fórum de tecnologia e imensa gente (informada e principalmente desinformada) procura sempre o preço mais barato para o seu gadget favorito, mas o problema não se vai só estender a tecnologia, pois se todas as lojas que não patrocinarem a Zwame forem proibidas, já estou a imaginar lojas de perfumes, jogos, roupa entre outras imensas situações, não puderem ser referenciadas devido a esta limitação, imensas threads a serem afectadas e o tópico do Guia de Compras ficar algo deserto. Uma situação que até vi hoje, foi na secção de aquisição de telemóveis, foi um user encaminhar outro user a adquirir um determinado modelo a uma das lojas que patrocinam a Zwame em detrimento da Amazon (não sei se ira ser proibida a ser mencionada), ora acho isto algo injusto e a levar o user comprar um equipamento com menos garantias de pós venda devido poder ser mencionado em detrimendo da Amazon e penso que não é esse tipo de imagem que Zwame quer transmitir...
 
Boas,

Acho um disparate de todo o tamanho, não seria melhor criar algo como Membro Corporate, Membro Premium onde estes pediam ter assinaturas e representar as lojas e claro tinha um custo.

Já agora, podiam também responder aos emails a perguntar sobre os custos da publicidade, sei de quem está à espera à 2 anos de uma resposta vossa, na volta na altura não precisavam de dinheiro.

Nós não somos perfeitos e podemos não ter respondido a um mail mas sinceramente se pelo menos me puderes enviar por PM o contacto terei todo o gosto em responder.

O Membro Patrocinador tem um conjunto de permissões diferentes de todos.
Se houver amanha uma solução melhor cá estaremos para a tomar. Neste momento este parece o único caminho viável.

Assumi claramente de forma errada que os membros perceberiam que não iriam ter trabalho acrescido com esta alteração nem que isto iria aumentar de nenhuma forma as infracções de quem quer que fosse.
O mecanismos é muito simples. Os nomes das lojas ficam em ******* se não patrocinarem. Agora, não nos façam de ingénuos e andem a mudar a forma como se escreve o nome A, meter links para locais onde acabam por aparecer os nomes. Somos todos crescidos.

tb gostaria de saber este ponto.....
vai ser banido que no fds X a loja A faz promioção do IVA e afins?
Ou que o tablet xpto desceu de preço na loja B?

Se não patrocinarem sim.

Medida demasiada restritiva no meu ponto de vista, apesar de compreender a situação do staff discordo totalmente com ela.
Claro que a Zwame não é só menção a lojas e a configurações, mas tem uma determinada importância neste fórum, pois é um fórum de tecnologia e imensa gente (informada e principalmente desinformada) procura sempre o preço mais barato para o seu gadget favorito, mas o problema não se vai só estender a tecnologia, pois se todas as lojas que não patrocinarem a Zwame forem proibidas, já estou a imaginar lojas de perfumes, jogos, roupa entre outras imensas situações, não puderem ser referenciadas devido a esta limitação, imensas threads a serem afectadas e o tópico do Guia de Compras ficar algo deserto. Uma situação que até vi hoje, foi na secção de aquisição de telemóveis, foi um user encaminhar outro user a adquirir um determinado modelo a uma das lojas que patrocinam a Zwame em detrimento da Amazon (não sei se ira ser proibida a ser mencionada), ora acho isto algo injusto e a levar o user comprar um equipamento com menos garantias de pós venda devido poder ser mencionado em detrimendo da Amazon e penso que não é esse tipo de imagem que Zwame quer transmitir...

Compreendo tudo o que dizes mas não temos forma de agradar a gregos e a troianos.
 
Última edição:
@Suga

Infelizmente o media kit está desatualizado. É uma questão importante que fica sempre para trás.

As lojas podem usar o http://forum.zwame.pt/misc/contact que eu respondo via mail.

Que nos enviem um mail corporativo e tentamos ajudar.

Entre PMs, fóruns, saúde e vida é impossível não falhar. Mas não é a norma.

Infelizmente hoje não consigo mais. Continuarei a responder o melhor que posso amanha.

Se discordarem tentem perceber o problema e dar soluções. Façam esse exercício. Vão ver que é complicado.
Eu continuo a acreditar que rapidamente vamos ganhar apoio e vamos poder ajudar quem nos ajuda e até criar melhores condições para os membros da ZWAME.
 
Nao concordo, mas respeito/aceito/compreendo.

E verde q apenas mencionar o nome da loja, beneficia a mesma, e nao ha retorno para o forum/comunidade, sera sempre ''um pau de dois bicos''.

Espero que esta medida resulte a todos os níveis..

As MP's e que vao aumentar exponencialmente.

E rapidas melhoras ;)
 
Apesar de compreender as dificuldades para manter o serviço e a razão pela qual necessitam de fazer algo, não concordo com esta medida e penso que será mau para o Forum em geral. Poderá provocar um gradual afastamento das pessoas para outros foruns.

Apenas posso deixar a sugestão de que não se precipitem e pensem em medidas alternativas e criativas, até com o próprio apoio e sugestões da comunidade, que permitam rentabilizar todo o potencial que existe atuamente, antes de tomarem essa medida.
 
Última edição pelo moderador:
concordo com a posicao do forum. A crise bate a todos mas publicidade paga-se e o forum nao sobrevive do ar. quando ás builds. a malta tem google. como nos serviços pagos. querer=pagar porque seja pouca ou muita é sempre publicidade á borla e lucro para a empresa/loja em questao. @Metro fica rijo ;) e na maior mesmo. abraços ao staff e malta que contribui :)
 
Vamos fazer todos o nosso melhor para manter o Zwame vivo! Bora lá pessoal!!!

@Metro sei bem o que estás a passar, também estou com um problema de saúde desde 20 de fevereiro e não está a a ser nada fácil...as tuas melhoras rápidas, muita força!
 
Nao e por nada, mas isto parece que vai ser a morte do forum. Existe uma grande quantidade de threads nas secoes de jogos e gadgets, muitos sempre a perguntar onde se compra o gadget x y ou z mais barato, ou onde se compra o jogo x ou y.
Discussoes sobre a AppleStore, Steam, GooglePlay, Amazon, Origin, xbox marketplace, play station marketplace, e tantas outras passam a ser proibidas. Ou vamos passar a ter imensos posts com imensos ****, do genero relatorios da CIA, ou o pessoal vai comecar a ir para outras paragens.
 
Não concordo nada com esta medida.

Concordo totalmente que tenham de arranjar maneiras de fazer dinheiro para sustentar as despesas que o fórum acarreta. Compreendo até que, a Zwame como empresa constituída que é, deva procurar formas de os seus donos/administradores lucrarem com o projecto, mas "banirem" o nome de todas as lojas que não pagaram por pub?!

Meus amigos, não nos podemos esquecer que este é um fórum de TECNOLOGIA, onde em 90% dos tópicos se discute onde se pode comprar essa tecnologia e aos melhores preços. Podem dizer que ao se fazer isso, as lojas estão a ganhar com a publicidade do "boca a boca" aqui no fórum, mas se a Zwame é um fórum que tem como um dos seus pilares base SERVIR a comunidade, como é que eu como utilizador me vou sentir servido se estarei sempre altamente condicionado? Como é que me vou sentir servido neste fórum, se não posso perguntar onde é que tal produto está mais barato ou se a tal loja é de confiança?
Quem anda nesta área, quem é um nerd/geek como a esmagadora dos que por aqui andam são, sabe que é praticamente impossível durante as nossas conversas "tech" não se falar de preços, e ao falar-se de preços não se falar de lojas. Estou errado?

Eu acho que a ideia que implementaram das lojas patrocinadas com espaço próprio é boa. Essa loja tem aqui um espaço próprio e em grande destaque. Agora não acho de todo bom proibirem tudo (ou quase tudo). Até porque o facto de uma loja estar aqui patrocinada, não significa que seja a melhor.

Até estou parvo com esta ideia. Sempre achei que deveriam fazer algo para irem buscar mais apoios/dinheiro, mas esta medida que estão a tomar é talvez a pior da "lista". Para além de ser um factor limitador e inibidor de conversas, não serve assim o membro, o fórum terá menos participações e a própria zwame perde com a baixa nas participações e visitas. Acaba por ser uma medida um pouco "masoquista".

Desculpa @Metro, mas estou totalmente em desacordo. Como pessoa inteligente que acredito que és, acho que não deves entrar por este caminho e estou certo que vais chegar a essa conclusão. É a pior de todas as decisões e a médio prazo irias sentir isso no volume de participações. E se a publicidade actual é pouca, ao haver menos volume de participações só irias ficar a perder mais nisso.

Arranjem outras formas. Eu como utilizador que quero ser servido, não me importo de fazer doações. Tenho a certeza que outras pessoas também não se importam. Aliás, isso sempre foi a sugestão de muitos.

Abraço e as melhoras @Metro
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo