Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
Compreendo a razão para a mudança, mas um fórum precisa de liberdade para ser útil e ter movimento. Com tanta regra, algumas apertadas demais, e ainda mais esta, acho que quem fica realmente a perder são os utilizadores.

Não me lembro de ter discutido muito hardware ou marcas neste fórum (visito mais por causa da área do folding), mas se o fizer e se alguém censurar o post apenas porque disse "comprei isto na loja X" ou "compra na loja Z porque é mais barata que a X", o mais provável é que não volte a responder da próxima vez.

Sim, algumas lojas devem de ter muito lucro com a ajuda deste fórum e é injusto que nunca contribuam, mas esse é um dos efeitos dos fórums, redes sociais ou de qualquer outro espaço onde as pessoas participam.

Não seria melhor tentar cortar nos custos do fórum? Se estamos a falar da sobrevivência do site, há que questionar a necessidade de usar hardware próprio (alugado ou cloud?) ou de estar alojado em Portugal quando existem alternativas mais baratas.

Que tal limitar algumas funcionalidades do fórum oferecê-las a quem está disponível para pagar? Sei lá, as assinaturas, remover publicidade, etc, e promover a coisa como uma forma de ajudar o fórum?

E se há necessidade de encontrar fontes de rendimento, porque é que "ninguém" sabe que existem, por exemplo, t-shirts a venda? Onde está um link visível para uma página onde se possa saber sobre a publicidade no fórum? Já fizeram testes com os preços da publicidade? Porque não usar um serviço como o viglink.com, que não são chatos para o utilizador, para rentabilizar os links para grandes sites (amazon, por exemplo)?

Isto tudo para dizer que assim de longe parece que mais coisas podiam ser feitas antes de tomar esta decisão, mas posso estar errado. Não tenho nenhuma informação do que foi discutido e dos problemas que enfrentam.
 
Última edição:
Gostaria de desejar as melhoras ao @Metro

Quando a decisão de censurar a menção das lojas, acho completamente descabida e sem nexo e passo a explicar o porque...

1 - Da mesma maneira que as lojas ganham cliques a custa da Zwame, a Zwame tambem ganha muitos cliques a custa das lojas, de pessoal que quer se informar por sitios baratos para fazer compras. Eu ja perdi a conta de pessoas que indiquei para se registarem ca no forum e tirarem suas duvidas em relação a compras e acredito que muitos dos ultilizadores ja fizeram o mesmo.

2 - Se prestarem atenção, os foruns com mais visualizações, são os usam constantemente nomes de lojas externas, consolas, hardware, telemoveis, eletronicos... Com essa censura, esses foruns vão ficar vazios, pois a comunidade vai ser impedida de ser uma comunidade de partilhar promoções, descontos, e afins.

3 - Essa medida é uma completa falta de respeito aos ultilizadores, que ajudaram a construir o forum, pois esse forum cresceu muito a custa dessas mesmas partilhas de informações, ajudas, indicações e afins.

4 - Com essa medida as pessoas vão procurar alternativas em outros foruns para poder ter ajuda na compra de hardware, jogos, perifericos, eletronicos, etc... Pois aqui vai ser impossivel alguem dar qualquer ajuda.

5 - Voces ja perceberam que nos dias sem IVA ou grandes promoções de grandes superficies, alguns topicos recebem centenas de cliques a mais do que em dias normais? Mas pela logica de voces, apenas as lojas tem beneficios, voces não? Ou quando um grande jogo esta perto de ser lançado, o topico em questao recebe uma inundação de post com pessoal a saber onde é mais barato, rapido ou melhor fazer a compra? Mas isso pelos vistos nao conta para voces? Nao vai fazer diferença perder essas centenas de post e cliques?

Acho incompreesivel esse tipo de decisoes em um forum que depende da comunidade para se manter com tantos cliques diarios, uma censura de que se uma marca nao paga, nao pode ser mencionada nao vai ajudar em nada.

Digo logo o que vai acontecer se isso for mesmo para a frente.

Voces vao começar a receber mais guito de algumas lojas nacionais que não interessam ao demonio fazer compras, as pessoas nao vao ficar satisfeitas porque nao podem indicar boas lojas. Conclusao, vao ter dinheiro, mas nao vao ter os cliques que tem hoje em dia. Logo, com cliques a diminuir, menos publicidade, menos publicidade, menos dinheiro e isso entra nesse ciclo ate ser inviavel se sustentar.

Nao pensem que sao só as lojas que ganham com os ultilizadores, voces tambem ganham pelos ultilizadores virem ca discutirem promocoes, descontos e afins.
 
Antes de mais, as melhoras.

Quanto ao assunto em si, eu gostava de saber as restrições.

Lojas como *****, Worten, ***** estão banidas? Lojas estrangeiras como Amazon, Game, Ebay e afins também? E os tópicos de feedback?
Lojas online/Prestadoras de serviços como a App Store, o Google Play, PSN, Xbox.com, Steam, Origin em que pé ficam? Outras lojas que são puramente online e de jogos por transferência como GOG, Greenman Gaming, *****, Gamedealsdaily?

O que vai ser dos tópicos de promoções? Dos tópicos dos feedbacks de lojas? (Quantos não se sujeitam a comer com uma fraude porque não puderam ser avisados por quem já nelas caiu antes?)

Podemos sequer avisar que sabemos de uma promoção sobre produto X a determinado preço e depois só dizer a loja por mensagem?

Se tudo isto for banido, não percebo bem o propósito mas também não sou eu que decido. Só tenho pena é que não haja uma alternativa viável ao Zwame caso o panorama seja tão agreste como está aparecer. E passar para MP não me parece grande solução porque isto é um fórum aberto e não serviço de IM e grande parte da informação e promoções deviam ser acessíveis a todos.
 
Última edição:
Percebo a medida, não concordo com ela. Apesar do forum ser muito mais do que "aconselhamento" de comprar aqui ou ali, o facto é que muitos users não só procuram ajuda sobre o que comprar mas também onde comprar.
E o que me parece ainda pior é deixar de se poder anunciar promoções nos tópicos destinados para o efeito, pois esse tipo de tópicos já ajudou muitos de nós a aproveitar boas oportunidades de poupança.

E deixem-me agora divagar um pouco... A seguir uma lógica semelhante, na secção dos ISPs qualquer dia também não se pode sugerir determinado ISP ou divulgar determinadas campanhas ou tarifários promocionais.
Sim, eu sei que são coisas diferentes, estou a entrar no exagero, mas na verdade naquela secção acaba por se fazer mais publicidade a certos ISPs, divulgam-se condições mais vantajosas em certos ISPs, existindo até comerciais que por ali andam a tentar angariar clientes.

Claro que é mais fácil falar do que fazer. E na verdade não tenho mais sugestões para dar.
O que não quero é ver o zwame entrar numa espiral descendente que o leve a ficar mais pobre dia após dia.
Veio-me logo à cabeça o forum hardware.com.pt, comunidade da qual fiz parte durante vários anos e que infelizmente vi entrar em decadência até por fim encerrar.
Lá também não se podia mencionar lojas e isso, aliado ao facto de não ter secção de compra/venda de usados, foi uma das coisas que contribuíram para o que aconteceu (entre outras coisas).
 
Esta medida é um erro, por muito compreensível que seja a situação.

Há vários tipos de foruns na net, desde os que permitem quase tudo até aos que são mais restritos.
Por exemplo, eu compreendo que não se possa falar de coisas ilegais, mas dentro da legalidade não faz sentido censurar.

A questão é que estão a partir do principio que a única via para uma pessoa se informar e participar num fórum é pela Zwame e isso é completamente falso.
Raios, posso ir ao Reddit e criar um subforum de informática em português, para além dos foruns das lojas.

Uma das coisas boas da Zwame é que é uma entidade independente. Isso faz com que as discussões possam ser mais livres.
Se se parte para a censura, as pessoas vão procurar outras alternativas. Não é por não encontrarem essa informação na Zwame, que não se vai encontrar noutro lado. O forum perde com isso e o utilizador também, por ter mais dificuldade em encontrar o pretendido.

A informação quer-se livre.
 
Na minha opinião, estão a misturar muitos assuntos, vão estrangular o vosso potencial.

Se acham que a zona das configurações devia ser diferente, percebo. Mas acho que uma solução, concertada, tipo tropicalprice era o ideal para todos os lados (isto se estiverem interessados em manter os users).

Deixar de se poder dizer, que a MM vai fazer o desconto do IVA no dia x ou que a Worten vai fazer o desconto do IVA (em talão) no dia y é estranho.
Não vejo retorno positivo possível, nem para o staff nem para os utilizadores.

Espero que estejam atentos às vossas estatísticas e que não tenham testa se ferro no que toca a corrigir erros de percurso (e que o façam a tempo).

Se eu quiser dar feedback (positivo ou negativo) de alguma loja, só o posso fazer se ela for vossa patrocinadora? O tópico das garantias vai ficar cheio de asteriscos.
 
Eu leio aqui certas coisas que me fazem confusão. Muitos discordam, têm o direito.. Mas..

Vi falarem de clicks que a Zwame obtém porque alguém indicou o fórum para perguntar sobre uma config. Ok, existem muitos users inscritos que se fizeram 10 posts em anos de inscrição já é muito.
Muitos/alguns desses users que se inscrevem para pedir conselho, têm ajuda, é lhes indicada uma loja para a config. O user fez 10, 30, 50 clicks aqui e vai comprar o seu PC .. quanto deu à Zwame com esses clicks ? Quanto deu à loja onde foi comprar o seu pc, sob aconselhamento obtido na Zwame ? Acham que a importância é a mesma ? Se assim fosse, decisões como esta não seriam necessárias !

Alguns falam de comprar t-shirts e tal, o tópico das T-shirts está aberto há muito tempo !! Ora não vejo por lá ninguém a perguntar quanto custa 1 e a encomendar 1,2,3, etc ... Outro recurso para a Zwame, a publicidade. Qual a percentagem de membros que não têm um ad-blocker instalado e que realmente ajudam nesse aspeto ? Quantos usam o Tropical Price ?

Alguns recursos já existem e bem que não se possa falar de somas importantes, são os users os primeiros a não usa-los !

No exemplo duma revista, que muitas pessoas ainda compram. Pagam a mesma (não é à borla) e guiam-se por elas. Essas revistas têm muita publicidade no seu interior, certo ? Publicidade essa que foi paga por quem lá a quis ver !
Publicidade essa que leva ou pode levar a pessoa a comprar aquela coisa daquela casa/marca porque a publicidade lá estava. Mais uma vez, publicidade que foi paga.. Então se uma publicidade, para sobreviver, tem que ser de publicidades pagas (e é válido para Tv, onde um canal cita certas marcas, que pagaram para isso claro..) onde é que a Zwame é diferente desses meios que citei ?

Isso das promoções é uma falsa desculpa. Hoje em dia o pessoal tem muito meio para saber dessas promoções. Dias sem IVA são mais que falados na net/tv/rádio .. promoções que se recebe nas newsletter, que são muitas vezes postadas nos tópicos, vêm como disse em newsletters, etc etc..
 
Asstr0naut, o que classificas como falsa desculpa só tem solução fora Zwame, isso devia ser um problema para vocês. Os users têm como se remediar, é uma pena é que seja fora de portas.

Quanto ao resto, falta muita psicologia no teu discurso. A questão está na mudança de paradigma. Mudanças bruscas fazem as pessoas virarem costas. A Dica da Semana nunca custou 1 cent não pode passar a custar, nem que valha bem 5 cent. O piratebay era insubstituível até as pessoas começarem a usar o kickass. O hi5 era o que toda a gente usava e agora podes entrar com a tua conta do fb.

Ninguém põe a legitimidade da vossa sustentabilidade em causa, a principal crítica que eu consigo notar é sobre os constrangimentos que isso vai criar a ambas as partes.

Quem vai ganhar com isto são as lojas banidas, estavam banidas e agora estão em pé de igualdade com tantas outras.

Just my 2 cents, sem nada pessoal pelo meio. Encerrei a minha participação nesta thread e louvo a abertura da mesma.
 
Última edição:
Isso das promoções é uma falsa desculpa. Hoje em dia o pessoal tem muito meio para saber dessas promoções. Dias sem IVA são mais que falados na net/tv/rádio .. promoções que se recebe nas newsletter, que são muitas vezes postadas nos tópicos, vêm como disse em newsletters, etc etc..
Eu não falo dessas promoções mas sim do género "pessoal, atenção que vai haver promoções flash de ssd na amazon alemã no dia tal às tantas horas" ou por exemplo no tópico dos smartphones alguém indicar que o equipamento xpto está em promoção na loja x...
Como disse antes, o forum não é exclusivamente isto, mas também se faz disto...
 
eu percebo o objectivo, mas discordo na maneira de ser aplicada.

falando da secção de hardware, existem duas ou três lojas com tão bom feedback (as tais que não pagam publicidade) que mesmo com censura quem ajuda e é ajudado, vai logo procurar nessas lojas.

depois os tópicos de promoções, nem toda a gente está sempre a par de todas as promoções e descontos, e esses tópicos são sempre úteis. até nos próprios tópicos de jogos, não poder dizer onde é mais barato? não faz sentido.

depois, acho que poderiam "expor" as contas. mesmo que não fosse tintim por tintim quem paga o quê de publicidade, poderiam ter algo geral. (gasto com servidores, material que se estragou e foi substituído, income da publicidade, lucro da loja, etc)
uma das coisas boas na comunidade de gw2 onde estou é a transparência das contas. o site custa X, o ts Y, temos Z de doações o que chegamos ao fim do ano com N.

agora censura não acho que seja a solução.
 
Pensem numa dessas tão famosas lojas de hardware que muitos conhecem..
Vão lá para pedir conselhos duma config.. Uns tipos que lá estão aconselham ir comprar a outra loja.. Uma vez e outra e outra e outra.. durante anos como é o caso aqui! Quanto tempo essa loja levaria a fechar, sendo que ajudava quem quer comprar mas nunca recebia nada em troca ?! Se muitas já fecham sem acontecer algo parecido quantas mais não seriam se o que disse acontecesse.
Eu, mais do que a decisão tomada, é a decisão que não tomam as lojas nacionais que me faz mais confusão ! Porque não questionam todos vocês essas mesmas lojas sobre o porquê de não o fazerem e vêm as respostas primeiro ?
Se disserem simplesmente algo como : "porquê pagar se até agora temos ganhado com publicidade gratuita ?", talvez o vosso ponto de vista mude.

E a questão da censura, preferem levar aviso/infração/suspensão ? Todos sabemos que se não for feito automaticamente, muitos users vão sempre fazer-se de esquecidos.. Depois chovem suspensões e queixas no CoS..
 
Li todo o texto e concordo com certos pontos . Publicidade gratuita de outras lojas e aumentarem as receitas devido à sua divulgação é "mau" para o Zwame pois não ganha nada com isso, mas se essas tais lojas não têm acordo com o Zwame era uma questão de se resolver. Por outro lado, toda a comunidade desta página já sabe as lojas mais divulgadas, concerteza que ao procurarem vão logo a essas ver o que pretendem. A publicidade gratuita já foi feita.
Por último, toda a equipa do Zwame fazem/gerem à vossa maneira as coisas.
O mais importante, as melhoras Sr. @Metro
 
Última edição:
astronaut, uma coisa é ir a uma loja pedir conselhos para ir à concorrência, outra é o haver um sitio onde possamos trocar ideias e informações do mesmo artigo .
ir ao Mac perguntar qual o hambúrguer do BK que recomendam, percebo. agora, a zwame não vende hardware. as lojas não são concorrência. quanto muito, complementam se.
 
Acho que a secção de "recomendações" deve/mais tarde ou mais cedo vai ser fechada. É o caminho mais lógico. Por muito que custe, é o tem de ser feito.

O forum precisa das verbas provenientes da publicidade;
Por esta altura, já ficou provado que o modelo actual não gera receitas indirectas para o forum;
As empresas que mais beneficiam não patrocinam o forum;
Mandar PMs a recomendar lojas não me parece aceitável porque a ideia da medida é "acabar com os almoços grátis";
 
@Asstr0naut
O exemplo que deste não tem pés nem cabeça. Porque a Zwame é um meio de obter essa informação, mas somos nós que ajudamos as pessoas a obter a melhor opção de compra. Mas dá maneira que falas então nós os users também devíamos receber algo em troca da informação que disponibilizamos a outros users.
 
Última edição:
No exemplo duma revista, que muitas pessoas ainda compram. Pagam a mesma (não é à borla) e guiam-se por elas. Essas revistas têm muita publicidade no seu interior, certo ? Publicidade essa que foi paga por quem lá a quis ver !
Publicidade essa que leva ou pode levar a pessoa a comprar aquela coisa daquela casa/marca porque a publicidade lá estava. Mais uma vez, publicidade que foi paga.. Então se uma publicidade, para sobreviver, tem que ser de publicidades pagas (e é válido para Tv, onde um canal cita certas marcas, que pagaram para isso claro..) onde é que a Zwame é diferente desses meios que citei ?

Isso das promoções é uma falsa desculpa. Hoje em dia o pessoal tem muito meio para saber dessas promoções. Dias sem IVA são mais que falados na net/tv/rádio .. promoções que se recebe nas newsletter, que são muitas vezes postadas nos tópicos, vêm como disse em newsletters, etc etc..

Isso não faz qualquer sentido, pois se reparares bem,muitas dessas mesmas revistas fazem reportagem sobre carros, electrónicos, consolas, barcos, bebidas, etc, etc etc que nunca fizeram publicidade nessa revista!
Imagina uma revista como a AutoSport apenas fazer referencia a carros que tenham lhes pagam publicidade, a revista teria uma ou duas reportagens por semana. Ou a Exame Informática, apenas fazer reportagem sobre marcas que lhe patrocinam, isso não existe... Essa vossa medida não se enquadra aos dias de hoje e é muito menos perceptível sendo em um FORUM em que são os utilizadores que prestam ajudas por livre vontade, sem receber nada em troca, nesse caso é a Zwame é que ganha com essa ajuda.

Quanto a questão da "falsa desculpa" das promoções, se hoje em dia é tudo assim tão bem divulgado, nas TV, radios, net e tal, como é possível mesmo assim o a Zwame ter tantos post's e cliques nesse mesmo respectivo tópico?? Podes me explicar como se eu tivesse 5 anos?

Então uma pessoa que queira comprar uma PS4 branca na "worten", mas no Vasco da Gama já não tem, não pode vir aqui perguntar se outras pessoas viram em outras Worten lojas da zona de Lisboa? Se isso for mesmo assim como vocês estão a "pintar", isso vai ser a morte de muitas secções de entreajuda dos utilizadores e consequentemente a o inicio da decadência da Zwame.
 
@Asstr0naut
Comparações sem sentido...

Um fórum não é uma loja.
Um fórum não é uma revista.

Se aparecem referências a determinadas lojas, estas aparecem porque determinado utilizador as usa, as recomenda.
Não é o fórum que as promove, porque razão há-de ser compensado pela loja em questão?

Dar determinadas vantagens a lojas que patrocinem o fórum? (ter membros ativos, ter uma secção própria, etc)Tudo bem.

Limitar as discussões num fórum de discussão por motivos comerciais? Discordo.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo