Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
Medida demasiada restritiva no meu ponto de vista, apesar de compreender a situação do staff discordo totalmente com ela.
Claro que a Zwame não é só menção a lojas e a configurações, mas tem uma determinada importância neste fórum, pois é um fórum de tecnologia e imensa gente (informada e principalmente desinformada) procura sempre o preço mais barato para o seu gadget favorito, mas o problema não se vai só estender a tecnologia, pois se todas as lojas que não patrocinarem a Zwame forem proibidas, já estou a imaginar lojas de perfumes, jogos, roupa entre outras imensas situações, não puderem ser referenciadas devido a esta limitação, imensas threads a serem afectadas e o tópico do Guia de Compras ficar algo deserto. Uma situação que até vi hoje, foi na secção de aquisição de telemóveis, foi um user encaminhar outro user a adquirir um determinado modelo a uma das lojas que patrocinam a Zwame em detrimento da Amazon (não sei se ira ser proibida a ser mencionada), ora acho isto algo injusto e a levar o user comprar um equipamento com menos garantias de pós venda devido poder ser mencionado em detrimendo da Amazon e penso que não é esse tipo de imagem que Zwame quer transmitir...
Compreendo a razão para a mudança, mas um fórum precisa de liberdade para ser útil e ter movimento. Com tanta regra, algumas apertadas demais, e ainda mais esta, acho que quem fica realmente a perder são os utilizadores.
Deixar de se poder dizer, que a MM vai fazer o desconto do IVA no dia x ou que a Worten vai fazer o desconto do IVA (em talão) no dia y é estranho.
Concordo com isto tudo.
 
...
Não vou apoiar esta decisão porque é atacar o problema pelo lado errado. É afectar o conteúdo, criar desconforto nos users que vão ser limitados e criar situações de índole duvidosa...

...
Meus amigos, não nos podemos esquecer que este é um fórum de TECNOLOGIA, onde em 90% dos tópicos se discute onde se pode comprar essa tecnologia e aos melhores preços. Podem dizer que ao se fazer isso, as lojas estão a ganhar com a publicidade do "boca a boca" aqui no fórum, mas se a Zwame é um fórum que tem como um dos seus pilares base SERVIR a comunidade, como é que eu como utilizador me vou sentir servido se estarei sempre altamente condicionado? Como é que me vou sentir servido neste fórum, se não posso perguntar onde é que tal produto está mais barato ou se a tal loja é de confiança?
...

Arranjem outras formas. Eu como utilizador que quero ser servido, não me importo de fazer doações. Tenho a certeza que outras pessoas também não se importam. Aliás, isso sempre foi a sugestão de muitos.
...

1 - Da mesma maneira que as lojas ganham cliques a custa da Zwame, a Zwame tambem ganha muitos cliques a custa das lojas, de pessoal que quer se informar por sitios baratos para fazer compras. Eu ja perdi a conta de pessoas que indiquei para se registarem ca no forum e tirarem suas duvidas em relação a compras e acredito que muitos dos ultilizadores ja fizeram o mesmo.

2 - Se prestarem atenção, os foruns com mais visualizações, são os usam constantemente nomes de lojas externas, consolas, hardware, telemoveis, eletronicos... Com essa censura, esses foruns vão ficar vazios, pois a comunidade vai ser impedida de ser uma comunidade de partilhar promoções, descontos, e afins.

3 - Essa medida é uma completa falta de respeito aos ultilizadores, que ajudaram a construir o forum, pois esse forum cresceu muito a custa dessas mesmas partilhas de informações, ajudas, indicações e afins.

4 - Com essa medida as pessoas vão procurar alternativas em outros foruns para poder ter ajuda na compra de hardware, jogos, perifericos, eletronicos, etc... Pois aqui vai ser impossivel alguem dar qualquer ajuda.

5 - Voces ja perceberam que nos dias sem IVA ou grandes promoções de grandes superficies, alguns topicos recebem centenas de cliques a mais do que em dias normais? Mas pela logica de voces, apenas as lojas tem beneficios, voces não? Ou quando um grande jogo esta perto de ser lançado, o topico em questao recebe uma inundação de post com pessoal a saber onde é mais barato, rapido ou melhor fazer a compra? Mas isso pelos vistos nao conta para voces? Nao vai fazer diferença perder essas centenas de post e cliques?

Acho incompreesivel esse tipo de decisoes em um forum que depende da comunidade para se manter com tantos cliques diarios, uma censura de que se uma marca nao paga, nao pode ser mencionada nao vai ajudar em nada.
...

...
Uma das coisas boas da Zwame é que é uma entidade independente. Isso faz com que as discussões possam ser mais livres.
Se se parte para a censura, as pessoas vão procurar outras alternativas. Não é por não encontrarem essa informação na Zwame, que não se vai encontrar noutro lado. O forum perde com isso e o utilizador também, por ter mais dificuldade em encontrar o pretendido.

A informação quer-se livre.

...
Quanto a questão da "falsa desculpa" das promoções, se hoje em dia é tudo assim tão bem divulgado, nas TV, radios, net e tal, como é possível mesmo assim o a Zwame ter tantos post's e cliques nesse mesmo respectivo tópico?? Podes me explicar como se eu tivesse 5 anos?

Então uma pessoa que queira comprar uma PS4 branca na "worten", mas no Vasco da Gama já não tem, não pode vir aqui perguntar se outras pessoas viram em outras Worten lojas da zona de Lisboa? Se isso for mesmo assim como vocês estão a "pintar", isso vai ser a morte de muitas secções de entreajuda dos utilizadores e consequentemente a o inicio da decadência da Zwame.


Há coisas que me custam muito a compreender. A primeira e talvez a mais grave é tomarem uma decisão destas e "está feito". Nós é que mandamos e se não quiserem, vão-se embora...
Agradeço o vosso esforço na manutenção deste fórum, que é a referência incontornável em Portugal no que se refere a tecnologia. No entanto não nos esqueçamos que somos nós, os utilizadores, que tornaram este fórum no que ele é. Qualquer decisão que cause impacto nos utilizadores deve ser discutida com os mesmos. Pouco importa se discutiram durante um almoço ou durante 2 anos. Estão a tomar uma decisão que nos prejudica.

Não compreendo porque não se avança para um plano de distinção de utilizadores. Pagaria de bom grado um montante anual para usufruir de um badge de apoiante e features exclusivas. Poderiam existir dois ou três níveis de anualidades (supporter, premium, diamond). Poderíamos ter funcionalidades só disponíveis para quem pagasse, nomeadamente criar posts na secção de configurações.
Se o fórum me oferece um serviço, deveria poder pagar por este serviço. Se tivermos 1000 users a pagar €5 ou €10 anuais, já deve ajudar nas contas (que não conhecemos).
O que se está agora a avançar é um plano que penaliza os utilizadores só para não estar a favorecer as empresas. É atacar o problema pelo ângulo errado. A maior parte dos utilizadores vai continuar a saber que são lojas como a da Expo ou a do Porto que têm os preços mais atrativos.

Sei que é complicado estar a trazer a público discussões que tenham tido com empresas para obterem publicidade, mas quanto mais transparência houver melhor. Se eu souber que determinada loja sabe que está a ter retorno financeiro através de recomendações na Zwame e que não faz nada para retribuir esse retorno, eu não voltarei a comprar nessa loja, nem a voltarei a recomendar. Mas isto é uma decisão minha, como utilizador, em solidariedade com o fórum Zwame. Não me é imposta por ninguém.

Estão a criar um fosso entre o staff e todos os users que se sentem prejudicados por esta medida. Eu sinto-me prejudicado com esta decisão e terei que procurar outras paragens para saber quando há promoções em certas lojas, pois há várias situações em que uma loja está com promoções não anunciadas em sítio algum. Esta é uma consequência directa da vossa medida. As indirectas sentir-se-ão, como já foi dito por outros users, em muitos outros tópicos de discussão.

Por favor, pensem melhor no que estão a querer fazer. Censura no século XXI não é solução.
 
Ou seja, pagas pode aparecer o nome, não pagas não aparece.

Com isto os prejudicados são os membros pois vai existir falta de informação.

Falta de informação apenas no que diz respeito às lojas, não a ajudas e recomendações de material/equipamento. O fórum (que é composto e usufruído por todos os membros) tem custos, e é perfeitamente normal que as lojas que ajudam a cobrir esses custos tenham a possibilidade de ser mencionadas. Tal como disse atrás, mencionadas para o bem e para o mal.
 
Qualquer decisão que cause impacto nos utilizadores deve ser discutida com os mesmos. Pouco importa se discutiram durante um almoço ou durante 2 anos. Estão a tomar uma decisão que nos prejudica.
Não compreendo porque não se avança para um plano de distinção de utilizadores. Pagaria de bom grado um montante anual para usufruir de um badge de apoiante e features exclusivas.

Ou seja, a decisão de tentar obter apoio por parte das lojas prejudica os users, mas um plano onde o user teria de se pagar para ter features exclusivas e afins, onde os users seriam diferenciados em vez de todos iguais (como agora), já faria sentido?

Se o fórum me oferece um serviço, deveria poder pagar por este serviço.

O fórum oferece um serviço gratuito para todos os users, sem excepção. Agora as lojas, essas sim têm bastante retorno financeiro sem gastarem um tostão.

O que se está agora a avançar é um plano que penaliza os utilizadores só para não estar a favorecer as empresas.

Não, é um plano para "penalizar" as empresas e não prejudicar os utilizadores. A ajuda continuará a existir, as recomendações continuarão a ser feitas. Fica tudo igual. A diferença é que os users terão de ser mais pro activos e procurarem os locais de compra, depois de devidamente aconselhados. Não conseguindo publicidade, aí é que os users ficam prejudicados, visto que o fórum correrá sérios riscos de não continuar online...

Djizasse disse:
Eu sinto-me prejudicado com esta decisão e terei que procurar outras paragens para saber quando há promoções em certas lojas, pois há várias situações em que uma loja está com promoções não anunciadas em sítio algum.

A verdade é que, agora, as lojas nem sentem necessidade de pagar por publicidade, pois os users encarregam-se de "espalhar a palavra".
Se as promoções não estão em lado nenhum e só são anunciadas gratuitamente no fórum, se as lojas não tiverem vendas nem feedback (visto que não irá haver pub gratuita), pode ser que resolvam investir.

Recomendo uma melhor leitura do 1º post e das várias respostas (do Metro e outros users), pois o problema está bem explicado.
 
Última edição:
Vou mandar a minha opinião e segue também uma ideia menos "ortodoxa".

Quanto á opinião, sinceramente, penso que se estão a misturar conceitos. O conceito de fórum de partilha de opiniões/conhecimentos/etc, com o conceito de "comercialização" de conhecimentos.
Infelizmente, num espaço que ganhou esta visibilidade, certamente que há sempre alguém que vai usufruir de vantagens, sem ter custos... No entanto, a larga maioria anda aqui por "amor á causa".
Pessoalmente falando, graças á comunidade ZWAME já "ganhei" muito dinheiro. 1º Com as compras dos jogos no exterior. Depois, com o conhecimento de determinadas promoções e até com o conhecimento mais "correcto" no que a HW diz respeito. Se calhar, o responsável por pagar uma parte dos custos até seria eu e não propriamente as lojas. Porque eu, sou o primeiro beneficiado com todo o conhecimento que aqui se partilha.

Será viável um pagamento (por muito simbólico que fosse) para os membros acederem a determinados espaços mais "reservados" do fórum, onde essas promoções/campanhas, etc fossem divulgadas?
Isto, logicamente não invalida a "procura" por apoios das lojas, mas seria eventualmente uma solução para ajudar

Não sei os custos de manutenção de uma ZWAME, não sei as reais necessidades e se calhar o que proponho a seguir é completamente descabido da realidade, mas... Vai na mesma ;)

Porque não lançar um desafio ao "mercado" que é falado na zwame (lojas de videojogos, HW, telemóveis, etc, etc, etc,) e fazer-se uma Feira Anual de comercialização deste tipo de itens a preços mais "agradáveis" para os membros Zwame, mas aberto a todo o público? Da mesma forma que existe a "feira de viagens", existir a "feira da tecnologia"... Um evento organizado pela Zwame, em que os que se mostrassem interessados em participar pagariam o espaço, bem como uma percentagem para publicidade durante o ano no fórum.

Dada a paixão que aqui se vê no que a tecnologia diz respeito, acredito que algo deste género poderia ser uma forma de angariar fundos e ao mesmo tempo uma excelente montra para fórum/marcas e até para nós utilizadores que poderíamos eventualmente experimentar in-loco coisas que não tinhamos oportunidade de testar de outra forma e podermos eventualmente ter algum "desconto" em material que nos interessasse.

É trabalhoso? Concerteza!
Dá resultado? Não faço ideia

Mas fica a ideia e desculpem o testamento ;)
 
Já li e percebi perfeitamente. Para mim faz todo o sentido pagar por um serviço que uso. O único "perk" até pode ser um badge especial que mostra a todos quem contribui para as despesas do fórum.

Podem escrever de 1001 maneiras diferentes, mas no final, acabamos sempre por ser prejudicados. Sinto isso agora por andar à procura de uma Xbox One. O Jumbo (uma loja ou outra - independente das outras) por vezes faz promoções nesta consola, mas não as anuncia em lugar algum. Sugeres que telefone todos os dias para todos os Jumbos de Portugal? É um tipo de proactividade que não me serve.
As lojas Worten e outras também fazem promoções sem anunciar.

E ao estares a sugerir aos user para serem proactivos é o mesmo que estares a dizer para ir procurar noutros lados.
 
Eu pouco sou afetado por esta medida já que pouco posto no fórum para além do Geral/Motores, mas sou totalmente contra a mesma..que sentido faz não se poder discutir preços/lojas de equipamentos informáticos num fórum de...informática?

É ridículo. Se há um problema de tesouraria avancem com conteúdos pagos, com mais publicidade, com redução dos custos operacionais, epá, o que seja, agora centurar conteúdos? Enfim.

Já agora, no Motores também se discutem lojas e preços (de peças, postos de abastecimento, etc.), essas também estão banidas?
Vão pedir dinheiro à Repsol para se poder dizer no tópico do preço da gasolina que se meteu lá gasolina a 1.4€ enquanto no xxx (empresa que não pagou) estava a 1.3€?

Acho que estão a traçar um futuro negro para o fórum.
 
Tem piada referirem que nós não sabemos os cliques que provem de membros a usar o fórum para discutir empresas, mas depois já dissemos que as empresas lucram imenso com a zwame.
No relatório de contas da ***** tinha uma seção a dizer '100 mil euros vindos da zwame?'

Os membros pagarem por uma subscricao premium é melhor que proibir a discussão aberta no fórum. Ficava na consciência de cada um pagar ou não. Como disseram acima, se 1000 membros pagarem 10 euros por ano, da 7700 euros para a zwame (já tirando os 23% para o estado).
 
A verdade é que, agora, as lojas nem sentem necessidade de pagar por publicidade, pois os users encarregam-se de "espalhar a palavra".
E não é o que acontece a qualquer loja, de qualquer ramo, que preste um bom serviço com preços competitívos? Ganhar com o "passa palavra"?

Claro que aqui estamos a falar de um "passa palavra" a um nível muito superior ao que resulta da rede de conhecimentos de determinada pessoa, mas o conceito é o mesmo.

Repetindo o que disse anteriormente, a menção à loja é feita por utilizadores, não pelo fórum. Fica patente no fórum? Fica, claro. Como eventuais críticas também ficarão.
Mas tal como a Zwame não será (penso eu) processada pelo que determinado utilizador possa dizer, de negativo, sobre determinada loja, também não deve, na minha ótica, beneficiar por haver comentários positivos que geram negócio.

Tenho consciência que isto é uma posição de "princípio", e que a decisão proposta tem mais a ver com a resolução de um problema prático, mas...
 
Eu pouco sou afetado por esta medida já que pouco posto no fórum para além do Geral/Motores, mas sou totalmente contra a mesma..que sentido faz não se poder discutir preços/lojas de equipamentos informáticos num fórum de...informática?

É ridículo. Se há um problema de tesouraria avancem com conteúdos pagos, com mais publicidade, com redução dos custos operacionais, epá, o que seja, agora centurar conteúdos? Enfim.

Já agora, no Motores também se discutem lojas e preços (de peças, postos de abastecimento, etc.), essas também estão banidas?
Vão pedir dinheiro à Repsol para se poder dizer no tópico do preço da gasolina que se meteu lá gasolina a 1.4€ enquanto no xxx (empresa que não pagou) estava a 1.3€?

Acho que estão a traçar um futuro negro para o fórum.

Tem piada referirem que nós não sabemos os cliques que provem de membros a usar o fórum para discutir empresas, mas depois já dissemos que as empresas lucram imenso com a zwame.
No relatório de contas da ***** tinha uma seção a dizer '100 mil euros vindos da zwame?'

Os membros pagarem por uma subscricao premium é melhor que proibir a discussão aberta no fórum. Ficava na consciência de cada um pagar ou não. Como disseram acima, se 1000 membros pagarem 10 euros por ano, da 7700 euros para a zwame (já tirando os 23% para o estado).


Isto que eles disseram.

E desculpem a frontalidade mas acho esta ideia completamente ridícula .

Depois surge-me uma questão, aqui nesta secção existe lá feedback com os nomes TODOS das lojas de informática do país especialmente as mais bem conceituadas. Vão apagar aqueles tópicos todos e as pessoas vão deixar de saber feedback das lojas devido ao nome delas estar banido? É que se vão censurar as lojas nuns sítios, também irá censurar em todo o fórum certo? Se assim for, mais um motivo para acrescentar ao ridículo.
 
Precisamente. É uma área negra isto.

Quem paga publicidade já tem vantagens cá no fórum, agora, esta medida apenas vai prejudicar os utilizadores.

Claro que este fórum exige muito dos responsáveis, mas esta medida poderá afastar alguns membros e o que está a ser feito acaba por ser censura a um certo nível.

Aqui temos outra questão, com esta medida podem incentivar a utilização de adblockers no fórum.
 
Curioso como alguns dizem preferir pagar, como para desculpar a lojas que não pagam nada.
Eu prefiro que sejam elas a pagar, não eu.
É porque é que as lojas têm de pagar? Não são elas que vem aqui publicá-las, somos nós, os membros. Será que a zwame deve comecar a pagar aos visitantes para virmos cá? Afinal de contas estamos a dar cliques, a usar o nosso tempo, a nossa electricidade. Achas que isto faz sentido?

Se eu vou na rua e vejo que a PrecosBaixos S.A. está a vender o gta por 10 euros, eu venho ao fórum não porque quero fazer publicidade da loja, mas para que outros membros possam usufruir do desconto também.

E falando em jogos, se calhar também devia-se pedir as editoras que paguem a zwame para falar dos jogos cá. Quando discutimos que o driveclub é bom, estamos a ajudar a que mais membros comprem o jogo. Ou se a consola X é melhor que a Y, mais membros podem estar a optar pela outra, tudo devido a 'publicidade' da zwame.
 
oscarolim, estás a enfiar lojas e produtos na mesma panela para fazer passar a tua mensagem.
Creio que o que vai ser proibido será a referência a lojas e não a marcas/fabricantes e seus produtos.
 
Sim eu sei, mas a razão desta mudança é a 'publicidade gratuita'. Ao publicitarmos um produto, estamos a ajudar quem o faz também. (E o meu posto não foi apenas sobre isso) ;)
 
Discutir um produto, suas propriedades e relação preço/qualidade não é a mesma coisa que se discutir em que estabelecimento se vende determinado artigo a um preço mais baixo.
Esta medida atenta a assegurar a sobrevivência do fórum e não a penalização dos utilizadores, ou ainda anda aqui alguém que pensa que o staff anda a lucrar com a vontade de ajudar de alguns utilizadores?
 
Resumindo:

Estão com dificuldades financeiras para manter o fórum, portanto, a solução é banir o nome das lojas e esperar que estas paguem publicidade para voltarem a ser faladas.

A administração já abordou as lojas alguma vez?
Se a resposta for sim e as lojas não quiseram contribuir, então muito boa sorte daqui para a frente para manter o fórum... Pois, duvido que seja agora que essas lojas paguem publicidade...

Se não as abordaram, deveriam abordar antes de tomar esta medida.
 
Existe algo que me está a escapar, e caso as lojas continuem a não querer fazer publicidade na zwame?

i.e. se as receitas atuais não são suficiente, de que forma esta medida vai contribuir para se conseguir pagar as contas no final do mês.

estão à espera que esta restrição resulte num decrescimo do numero de visitantes da zwame e dessa forma seja possível diminuir os gastos com a infraestrutura e assim tornar este projeto viável novamente?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo