Alterações da "Áudio Portátil"

Walderstorn

Power Member
Boa tarde

Já há algum tempo que pondero esta sugestão para o tópico "Áudio portátil". É uma parte do fórum menos utilizada mas que no entanto tem estado lentamente, de forma gradual, a aumentar o número de interessados e curiosos.

Acontece que dentro dos tópicos não temos apenas a parte "portátil" do áudio, sendo também discutidas soluções desktop, desktop portátil e portátil, quer estejam relacionadas com PC ou não.

Dado que já existe uma zona de "Home Cinema", e dado que não estão relacionadas nem de forma subjectiva, nem objectiva, sugiro que se mude da Digital Life para um local mais apropriado e que se altere o nome para "Head-Audio" tendo como alternativas "Audio Zone", "Audiofilia", "Audio Life", "Headphone/IEM", "Head-fi" (mas correndo o risco de parecer uma filial de um fórum conhecido), etc...

Compreende que isto, para alguns de vocês, que não costumam fazer parte desta hobby acham que não valerá a pena mas penso que é ajustado, ao contrário do nome actual.

Outra coisa que gostaria de ver mudado, e já o teria feito se tivesse poder para tal, seria alterar alguns Guias. O MMC não está há imenso tempo participativo e os guias estão mais do que desactualizados. Também gostaria de incluir guias para a parte de Headphones e DAC/Amps, no entanto não tendo sido o original poster não há muito que possa fazer em relação a isso.

Apesar do crescimento dessa parte do fórum parece tudo uma grande confusão e outdated.
 
Concordo plenamente, os temas e sub-temas devem ser ajustados, de preferência por quem tenha algum conhecimento, eu diria até que era um trabalho necessário para a maioria dos sub foruns do zwame.
 
Já pedi isto faz uns qtos anos mas foi negado. Já não me recordo porquê nem por quem mas vamos ainda, a tempo.

É uma pena realmente. Pior é que as pessoas lá "entram e saem" constantemente, ou seja, não temos pessoas constantemente activas no fórum pois é mais a nível de ajudas o que faz com que a quantidade de participantes neste tópico será sempre reduzida e como tal difícil fazer entender o quanto aquilo precisa de uma reforma.
 
Mais um!
Esta sessão precisa de ser refeita o mais rápido possível pois não é só áudio portátil, é hi-fi, wireless audio e gaming headsets ou alternativas gaming.
 
Acho a questão "som no PC Desktop" bastante negligenciada e/ou ignorada. É que por mais que digam que "o som onboard das placas-mãe seja suficiente" eu noto diferença inclusive com a minha velhinha e capada XFi Xtreme Audio com mais de dez anos (mesmo com sorround e "cenas" desligadas por software).

Existe esta thread mas como o título diz é para Gaming. O tempo que dedico ao Gaming é cada vez mais limitado e gostava de algo do estilo mas para Musica (e filmes e séries).

E falando do meu caso, precisamente nestes dias tive de procurar ajuda lá fora para chegar a esta conclusão.

Conclusão: sou a favor de uma coisa mais dedicada ao assunto e para todos os bolsos.
 
Sim, no hifi podemos ter isso tudo.

Há várias fontes que terminam nas colunas ou nos phones. A maioria de nós usa várias. Eu já sou todo digital, cansei-me do vinil, mas pode ser q um dia volte.

Vamos a isso.
 
Compreendo que a moderação esteja ocupada com tópicos ou partes do fórum mais utilizadas mas quero acreditar que é possível organizar esta parte que, passo a passo, está em expansão mesmo tão fragmentada como está (por exemplo o áudio para PC também está noutra parte do fórum, o que não faz sentido).

Penso que todos o fórum em geral e nós em particular só teremos a ganhar com isto, pois há umas quantas pessoas, eu incluído, que deixaram de contribuir tanto devido à confusão que reina na parte de áudio mas tudo está dependente deles e se sentem que pode ser algo contribuítivo e com valor suficiente para ser organizado.

A sugestão fica aqui e a moderação irá, ou não, analisar mas não há mais que se possa fazer, tanto quanto sei.

Restruturar não será tão difícil pois já tenho uma estrutura mentalizada que puderei, caso for do interesse do fórum, discutir com alguns de vocês, que costumam contribuir bastante, de modo a chegarmos ao melhor consenso e sobre a maneira mais prática de o fazer e principalmente para quem só quer 1 ou 2 sugestões chegar às respostas pretendidas.


A ver vamos...
 
Última edição:
Começo por agradecer todos os contributos em primeiro lugar. Na impessoalidade que o crescimento que o fórum teve ao longo dos anos muitas vezes só há praticamente nicks mas a verdade é que se mantêm e percebe-se que têm interesse, como é o caso em melhorar as coisas. Normalmente estas discussões depressa descarrilam para coisas que nada têm a a haver espero que não aconteça aqui.

Eu vi logo este tópico quando foi criado porque estava a ter uma conversa mas faz sempre sentido que haja alguma participação antes. No entanto, queria ter respondido antes mas andei à guerra com esta análise e passou mais tempo do que queria.

Fazendo desde já um enquadramento para sermos conservadores nas mudanças.

Não fazemos mudanças porque dão trabalho. Se acham que é por isso não é essa a razão. Criar sub-fóruns e mover tópicos é simples. Não é nada disso. A principal razão e vocês acabaram já por tocar de alguma forma nisso é que não é simples enquadrar os assuntos de forma estanque num determinado local.

Voltando atrás a secção foi criada pelo envolvimento particular do @MMC que fez imenso trabalho entre guias, análises e alguns vídeos inclusivé mais de facto direcionado para portabilidade nomeadamente auriculares in-ear.

Mas há desde já um desafio que vos coloco e que é importante pensar e para a qual eu não tenho resposta e que é difícil de resolver. Quanto mais secções temos, mais membros temos que vão a determinadas secções e temos a noção que não visitam partes do fórum ou usam muito a pesquisa e os auscultadores são perfeitos para percebermos porque são um problema. Só para dar um exemplo - porque ainda por cima, há aqui uma grande assimetria de informação, eu percebo muito menos desse assunto do que qualquer um de vós que participa regularmente naquela secção. A ideia que o staff, ou eu domina tudo obviamente é completamente errada - quem quer uns auscultadores para usar com a PS4 ou com a XBOX, havendo modelos específicos para as consolas vai á secção de audio ou abre um tópico na secção dos jogos? É que é isso que acontece. E podem argumentar que seria mais correto ter tudo centralizado mas como sabem a abertura de tópicos está ao alcance de todos os membros e andar a mover tópicos nem sempre é feito a tempo, resulta (quem abriu não vê o tópico, percebe pouco do fórum e volta a abrir um novo tópico).


Dado que já existe uma zona de "Home Cinema", e dado que não estão relacionadas nem de forma subjectiva, nem objectiva, sugiro que se mude da Digital Life para um local mais apropriado e que se altere o nome para "Head-Audio" tendo como alternativas "Audio Zone", "Audiofilia", "Audio Life", "Headphone/IEM", "Head-fi"

A proposta é mudar apenas o nome do sub-fórum?
É mudar do Digital Life para outro local? Onde por exemplo?

Outra coisa que gostaria de ver mudado, e já o teria feito se tivesse poder para tal, seria alterar alguns Guias.

O maior desafio para qualquer site é a criação de conteúdos, muito mais se falamos de conteúdos estruturados como são os guias. O poder de os criar é criar um post em qualquer lado. No próprio tópico onde ele seja para ficar, enviem-me por PM, escrevam em forma de artigo para ser publicado no Portal. Eu aqui tenho que discordar da falta de poder. O staff tem o poder de editar o primeiro post de um tópico e desde que fique a indicação clara que o conteúdo X foi escrito por Y ou Z penso que está resolvido. Não vamos complicar algo que não é complicado.
De certeza que há outros exemplos mas lembro-me de dois:
https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-de-monitores.901597/
https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-mini-itx-duvidas-novidades-etc.929865/
O primeiro de um elemento do staff mas outro não.


Também gostaria de incluir guias para a parte de Headphones e DAC/Amps, no entanto não tendo sido o original poster não há muito que possa fazer em relação a isso.

Há sempre. Pode sempre criar-se um novo guia. Ter mais um em sticky. Substituir o existente. Remover o anterior se todos estiverem de acordo que o novo é melhor e colocar o link no anterior para o novo. Não tem é que haver aqui pruridos de que eu sou melhor do que tu ou outra coisa qualquer. Para melhorar podemos alterar sempre.

Apesar do crescimento dessa parte do fórum parece tudo uma grande confusão e outdated.

A minha visão que pode estar errada é que há cenários de utilização muito diferentes e as pessoas não vão a um local diferente só para ir ver algo. Isto é apenas um exemplo e por favor não transformem este tópico nisso é haver uma secção de iPhone numa secção separado dos smartphones. São smartphones? Claro. Mas é um critério apenas que faz sentido.

Esta sessão precisa de ser refeita o mais rápido possível pois não é só áudio portátil, é hi-fi, wireless audio e gaming headsets ou alternativas gaming

Como disse, a ideia que tenho é que há membros que visitam regularmente apenas determinadas secções e não se apercebem que há secções onde podiam ter pessoas mais informadas e que podiam aconselhar melhor e acabam por abrir tópicos na própria secção, o exemplos dos Hedsets para as consolas parece-me paradigmático disso.

Como nos podemos juntar e fazer o pedido? Dá última vez q o fiz, sozinho, não deu em nada como já disse.

Não queria deixar de dizwer sobre isto que não se trata de "é só uma pessoa a pedir deixa estar" ou outra coisa qualquer. Nós internamente discutimos longamente estas questões e taç como outras decisões controversas que tivemos que tomar ao longo dos anos não são simples de tomar. Decidir alterações não é simples. Também não é deixar sempre estar igual só porque sim mas para se alterar é para se alterar para algo melhor porque há um ponto que aproveito para tocar já a seguir que ajuda a explicar algo que serve aqui.

E falando do meu caso, precisamente nestes dias tive de procurar ajuda lá fora para chegar a esta conclusão.

Fui ver o link e não sei porquê fui ver o sub-forum onde estava. Normalmente não o faria porque assumiria que estava no audio portátil mas não. Estava no Análises, Artigos e Guias: https://forum.zwame.pt/forums/analises-artigos-e-guias.110/

É dos sub-foruns que nos pareceu com mais potencial, que seria mais interessantes e que tem pouquíssima participação. Isto para dizer que corre-se um grande risco em fragmentar fóruns porque se fica com menos participação.
 
1ª Pergunta

Entendo as tuas dúvidas sobre estruturação e apresento as minhas sugestões e logo veremos se os restantes membros concordam, ou não.

Começando pela parte em que tens bastantes reservas quanto ao facto de haver questões sobre áudio desde telemóveis, aos computadores, à hifi e head-fi; penso que, em grande parte, a solução passa pelo nome e pelo local onde estará, passado a dar o seguinte exemplo, em forma de esquemas:

1) Caso se chegue à conclusão que a maioria utiliza o PC como fonte, colocar no "Computadores Desktop & Componentes" mas não enterrado (quase literalmente) no "Análises, Artigos e Guias". Penso não ser o ideal.


2) Esta é a minha sugestão principal. Querendo abrangir mais e não especificar como sendo mais focado no PC, colocar no Digital Life mas não como Sub-sub-fórum mas sim como Sub-fórum, como existe o dos "Telemóveis".

3) Mudança de nome para algo como "Audio - Headphones, Headsets, Earphones, Colunas e DAC/AMP", penso que assim toda gente percebe do que se trata e aumenta a probabilidade de se aperceberem do lugar errado para aquilo que procuram. Se o nome for demasiado comprido tira-se o "Headsets".



2ª/3ª Pergunta

Referi à minha falta de poder e não da moderação.
O fórum não costuma, a menos que alguém desenterre fortemente, continuar os tópicos de processadores de ha 8 ou 9 anos atrás e tal como estes muito dos modelos dos guias actuais estão descontinuados e são desactualizados. Não faz sentido continuarem e daí precisarem de uma restruturação. Como facilitar isto à moderação?! Bom temos 2 soluções:

A) Apagar o tópico e fazer um novo de raíz.

B) Apenas editar, remover os anteriores modelos e colocar novos.

C) Quem poderá fazê-lo?! Eu e uns quantos users com mais experiência (embora não tanto como o @MMC tinha na altura) podemos debater isto, fazer uma poll e colocar o resultado como guia.

D) Solicitar ao @MMC, caso ele ainda aqui venha, para ajudar a fazer um novo. Eu não tenho acesso ao seu perfil por isso não quero fazer nada caso ele ainda por aqui ande, isto por questão de respeito e consideração.

E) Relativamente à parte de DAC/AMPs, terei todo o gosto em fazê-lo mas, com todo o respeito, não tenho qualquer inclinação para tal com a confusão que para ali anda.


4ª Pergunta

Pelo contrário, o objectivo é evitar a fragmentação. É perfeitamente natural que alguém que compre um HTC U12+ vá também perguntar nesse tópico qual o melhor IEM type-C mas penso que o nome correcto irá "puxar" muitas dessas perguntas, pois isso já tem acontecido mesmo na situação actual.



5ª Pergunta, embora não dirigida a mim

As consolas são um caso um pouco à parte. Tem-se visto um número crescente significativo de pessoas que em vez de perguntarem no tópico dos telemóveis perguntam no sitio correcto, no áudio portátil e porquê?! Creio que se deve muito ao local onde este tópico se encontra, logo em cima do dos telemóveis. Logo é nessa região que a visão está e isso acaba por "puxar" para o local correcto. É algo que queremos que melhore ainda mais.

No caso das consolas é outra coisa porque muitos deles nem sequer vão a outras partes dos fóruns e dado que muitos desses headsets são utilizados exclusivamente para as consolas então até faz sentido que aí se mantenha. Acontece no entanto que haja quem queira para utilizar na TV para ver filmes, nas consolas e em outras situações e esses costumam perguntar no tópico de áudio e não no das consolas, o que acaba por fazer sentido.



Resumindo:

1) Alteração de nome para algo mais apelativo e que "puxe" os olhos de quem tem dúvidas. Ponto 3

2) Recolocação de sub-sub para sub-fórum do Digital Life, em cima do tópico dos telemóveis para evitar double posts sobre IEM's/Amp's. Ponto 2

3) Restruturação de tópicos desactualizados, colocação de novos tópicos, eliminação ou edição de antigos. Pontos A-E
 
Última edição:
Back
Topo