1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alterar conteudo de página de forma dinamica

Discussão em 'Web Development' iniciada por xuxaki, 22 de Julho de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 2776)

1. xuxaki

xuxaki Power Member

Boas,
    queria saber se é possível alterar o conteúdo de um frame de uma página web de forma dinâmica, ou seja, de maneira a que não seja necessário ter um ficheiro para cada link da página apenas com uma parte diferente... Segue uma imagem daquilo que quero dizer:

2. Py_

Py_ Power Member

Se tiveres uma base de dados e criares 1 campo de texto onde irás inserir o texto que pretendes mostrar ao clicar só tens que passar o id (get ou post).

Ao receberes o código fazes a pesquisa na tabela e apresentas no sitio desejado...

3. S0ul

S0ul Power Member

Exactamente, com php consegues esse resultado sem qualquer dificuldade!

4. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

1 - Usas frames/iframes.

ou

2 - Usas XML/XSL

ou

3 - usas uma framework server-side para te gerar as páginas...

Podes começar aqui: www.google.com

5. duffy

duffy Power Member

Com Master Pages também consegues esse efeito que queres, frames/iframes já eram...

6. Py_

Py_ Power Member

As masterpages que referes, é em asp.net??Também já utilizei e é um método bastante prático.

Como faço em php é incluir 1 ficheiro dentro da tag <body> 'conteudo.php' que lê 1 determinado variável do url e conforme o seu valor inclui a página que desejo... ou seja, uso 1 página para incluir outra e nada de iframes ou coisas do género...

é bem prático e ontem em 10 minutos fiz isso... :lol:

7. duffy

duffy Power Member

Sim, é em ASP.NET, como ninguém referiu uma linguagem especifica...

8. Py_

Py_ Power Member

Bem me parecia... é uma linguagem fixe até, apesar de alguns problemas mas todas elas têm...lol... A minha formação foi quase toda em vb e asp.net apesar de agora estar a trabalhar com outras linguagens nada parecidas... também, material proprietário da microsoft.... era estranho não ter bugs e não ter d se pagar... :lol:

9. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

.

Neste momento, a única coisa que é preciso pagar é o alojamente (ou, no mínimo, o Sistema Operativo para alojar a aplicação desenvolvida em ASP.NET)

Última edição: 23 de Julho de 2008
  10. xuxaki

xuxaki Power Member

Podes postar um exemplo? será que é possível adaptar com html?? :rolleyes: Já pesquisei na net, mas não encontro nenhum exemplo claro...

11. Py_

Py_ Power Member

Pois eu sei... com as versões express podes programar a 0€ mas precisas sempre de 1 servidor windows...lol...

Eu na hora de almoço (por volta das 13.30) posto o que faço ... Adaptar com html?? sinceramente não sei, mas acredita que é muito simples...

12. duffy

duffy Power Member

Adaptar com html não estou bem a ver o que queres, mas se não quiseres usar bd e para não estares a programar muito, tens sempre a hipotese de usar php e um simples Swicth, mesmo muito básico.

No ficheiro index.php, dentro do DIV ou TD onde tens a aparecer o conteúdo, metes o switch assim:

PHP:
    <?
    switch (
    $_GET['page'])
    {
    case 
    "inicio": include 'inicio.php'; break;
    case 
    "menu1": include 'page1.php'; break;
    case 
    "menu2": include 'page2.php'; break;
    case 
    "menu3": include 'page3.php'; break;
    case 
    "menu4": include 'page4.php'; break;
    default: include 
    'inicio.php'; break;
    }
    ?>
    page1.php, page2.php, page3.php, page4.php, são ficheiros com extensão php mas basicamente só têm html e o texto lá dentro, so costumo meter .php para manter a coerência.

Os links do menu ficarão assim:

Código:
    <a href="index.php?page=inicio">Inicio</a>
    <a href="index.php?page=menu1">menu 1</a>
    <a href="index.php?page=menu2">menu 2</a>
    <a href="index.php?page=menu3">menu 3</a>
    <a href="index.php?page=menu4">menu 4</a>

Pronto, se tiveres alguma dúvida, apita :)

(O pessoal do php que dê uma olhadela pra detectar algum possivel bug, eu só programo php nos dias livres :lol:)

13. Py_

Py_ Power Member

E foi mesmo assim que fiz...lol... Acho que é isto que precisas...lol

14. xuxaki

xuxaki Power Member

É isso mesmo que quero! já tentei implementar, mas o gajo não me altera o conteúdo... Creio que seja dos ficheiros pageX.php que não estejam correctos... podes postar um exemplo simples? :P

Acho que não é do switch, dentro do meu index.html criei uma div e depois um bloco php <? ... ?>.
    Ou então é do link, de eu não estar a chamar um php... eu estou a fazer:
    Código:
    <a href="index.[SIZE=3][B]html[/B][/SIZE]?page=menu1">TESTE</a>

15. Armadillo

Armadillo Folding Member

o ficheiro nao pode ser um "index.html" tem que ser um "index.php"

muda a extensao e vê se dá ;)

cumps

16. xuxaki

xuxaki Power Member

já mudei a extensão mas continua na mesma :Sad_anim:

a parte do switch está assim:
    Código:
    <div>
       <?
        switch ($_GET['page'])
        {
            case "inicio": include 'inicio.php'; break;
            case "menu1": include 'page1.php';break;
        }
       ?>
    </div>
    o ficheiro page1.php tem apenas isto para teste, mas NADA:
    Código:
    <html>
     <body>
     <div>
     <?php echo 'Hello World'; ?> 
     </div>
     </body>
    </html>
    será no page1.php? já tentei adicionar o <head>, fazer print("cenas"); sei lá... nada funcionou >(

17. duffy

duffy Power Member

Eu agora não estou em casa, mas assim que chegar e se entretanto ninguem te responder nem tu solucionares o problema, eu ja te coloco um exemplo, agora tou no pda e não dá jeito corrigir-te isso.

18. xuxaki

xuxaki Power Member

ainda não consegui!! :014:
    por favor uma ajuda aqui ao noob do web development :)

19. Py_

Py_ Power Member

esperimenta tirar as tags html do ficheiro page1.php... Uma vez que já estão abertas antes pode dar probs...

20. xuxaki

xuxaki Power Member

Não consigo perceber o que está mal... já tirei as tags html, body, já testei de várias formas mas não percebo o que está de errado... eu tenho de criar alguma form do tipo
    Código:
    <form action="index.php" method="get">
    ???

Será que podiam postar um exemplo completo? Desde o index.php com um link, até ao page1.php? Se calhar é pedir muito, mas isto é tão simples e eu estou a desesperar.... >(

Partilhar esta Página