Alterar do modo PIO para DMA

Kyuss9

Power Member
Oi,

Agradecia a vossa ajuda, para esclarecer uma duvida:
Tenho um PC a funcionar com o XP, com um gravador de cds-Secondary Master (Creative) e um leitor DVD-Secondary Slave (Samsung) instalados.
O problema é que mesmo tendo a opção "Always use DMA if available" nas definições do System (control panel), o modo assumido por defeito é o modo PIO. Isto faz com que a leitura de DVDs e CDs de musica seja feito de forma muito "choppy", com cortes, estalidos, saltos, etc.
Na BIOS, os HDs assumem sempre o DMA, mas as drives acima mencionadas (CDrom, DVD) nem sequer tem o modo DMA para escolher. Aparece sim o modo PIO (que não é adequado´) e aparecem uma série de opções tipo (Mode0 / Mode1 / Mode 2). Devo escolher uma destas opções? De que forma poderei mudar estas drives para o modo DMA, sem causar conflitos com o XP? (Apesar de o processador ser um AMD, instalar o AMD UDMA driver não é opção porque da ultima vez que o fiz, tive tantos problemas que acabei por ter que re-instalar o XP).

Gracias!
 
normalmente as drives mais baratas é que são em pio.
tens de especificar qual o material em causa para se poder fazer uma avaliação do caso.

podes estar a usar um cabo que não suporte normas ata

quanto ao pio tens de escolher o nº mais elevado, não indicas mas se tiveres o modo 4 é o mais rápido, senão fica pelo 2, experimenta mudar o cabo ide.
 
Obrigado pela resposta Apoc. Então é assim:

O gravador de CDs é da Creative Labs: CD-RW Blaster 8432
O leitor de DVDs/Cdrom é da Samsung: 606F

Em relação ao cabo, creio que suporta normas ata, mas realmente não posso garantir (quando tinha o Win98 instalado estas drives funcionavam bem - sem conflitos - em modo DMA).

No que respeita ao modo PIO, na Bios as opções vão até ao "Mode4". Actualmente tenho as definições em Auto. Em ultimo caso, vou experimentar por no 4 a ver se melhora...
 
Eu acho (porque nao tenho a certeza) que muitos CD e afins nem usam DMA ate porque aquilo nao tem taxas de trasferencia que o justifiquem minimamente
 
os cd-rw é normal o pio mas dvd's no minimo ata 33 que eu conheça.

quanto ao dvd não encontro informação mas o cd-rw:

http://www.americas.creative.com/support/specs/hardware.asp?Centric=118&sub=71&SearchSite=

o cd-rw parece-me muito lento, por acaso tens o dvd e o cd-rw no mesmo cabo.

experimenta por o dvd em slave com o disco rigido e cd-rw em master no canal ide2

já foste ao gerenciador de dispositivos ver se tens o dma activado nos dois canais?
 
Kyuss9 isso ta lento pk de certeza que está a detectar em mode Pio e deveria estar a assumir DMA kal é o SO que usas ??? Se tiveres o XP / 2k fazes o seguinte...Vais as propriendades do O Meu Computador---->Hardware---->Device Manager, no quandro k aparece escolhes---->IDE ATA/ATAPI controllers e escolhes onde tens o CDR-W em Sencundary ou em Prymary e ai fazes isactamente isto como na imagem k te vou meter....
 

Anexos

  • forum.jpg
    forum.jpg
    30,2 KB · Visualizações: 55
Obrigado a todos pelas respostas.

Para completar a informação dada, faltou dizer o seguinte: tenho 2 discos rig. - um como primary master e outro como primary slave.
As drives de CDs estão como Secondary - CDRW(Master) e DVD (Slave).
Respondendo à tua questão APOC, sim, estão os dois ligados com o mesmo cabo, devido a "economia" de espaço (como também vos deve acontecer, tenho cabos por todo o lado dentro da caixa :-D ). Faria diferença se utilizasse um cabo para cada uma das drives?

Cronik, em relação às propriedades IDE ATA, eu já tinha posto tudo em "DMA if available", o problema é que o SO (XP) atribui o modo PIO para o Device 1 (DVD) e não deixa alterar...
A BIOS só permite alterar o DMA entre "enabled/disabled" e o modo PIO entre "Auto/Mode0, 1, 2, 3 etc", não dá para escolher o modo que se pretende para cada drive (o que seria muito mais lógico e fácil...).
 
Back
Topo