Alterar drive letters

c3l5o

I'm cool cuz I Fold
Pessoal, alguém sabe de uma app levezinha que me troque as letras das unidades?.. É que tenho os documentos no drive C e o windows na drive D... queria trocar pq isto está-me a atrofiar mais que aquilo que pensei...
 
É possível fazê-lo em nativo no Windows. Mas já que queres envolver o disco do sistema, torna-se mais complicado (não podes simplesmente mexer na partição do sistema assim sem mais nem menos)!
 
É verdade.
É melhor teres cuidado ao mexer nas partições de sistema.

Mas, para quem quiser, o proprio Windows pode fazer isso:
Painel de Controlo/Iniciar > Ferramentas Administrativas > Gestor de Computadores > Gestão de Discos (à esquerda)
Fazer right click em cima da drive, e "Alterar letra e caminho da unidade".

Cumps
 
Luis(ão) disse:
Obrigado Shello. Eu tenho o XP em francês e agora não me lembrava dos acessos em PT. :D
Porra :X
Porque raio tens isso em FR? :S

Em inglês também não sei dar, mas a tradução literal não deve ser muito diferente do que ta no Xp em inlges...
 
Última edição:
shello disse:
É verdade.
É melhor teres cuidado ao mexer nas partições de sistema.

Mas, para quem quiser, o proprio Windows pode fazer isso:
Painel de Controlo/Iniciar > Ferramentas Administrativas > Gestor de Computadores > Gestão de Discos (à esquerda)
Fazer right click em cima da drive, e "Alterar letra e caminho da unidade".

Cumps
Lol, isso já eu tentei... Nem me deixa mudar os documents por estarem em c: nem me deixa mudar o d: por ser a pasta nativa do windows....

Nem que seja mudar o c: pa outra letra e depois formatar pa o c: ficar no windows... ñ posso é apagar a pasta dos documentos que é a drive c: actual
 
Última edição pelo moderador:
shello disse:
Porra :X
Porque raio tens isso em FR? :S

Em inglês também não sei dar, mas a tradução literal não deve ser muito diferente do que ta no Xp em inlges...
Sim, porque vivi na Suiça até 2002 e o meu computador veio de là. Assim que puder mudo para PT. :D
(Vista?)
 
O C: é sempre a drive de sistema, onde estão os ficheiros necessários para o boot... :\
Já era previsivekl que não pudesses fazer nada...
 
icon2.gif
Outra ideia:
Tens o Norton Ghost ou outro equivalente que te faça uma imagem das partições?


Se sim, então, desde q tenhas espaço suficiente (*), é fácil:

1) Crias uma nova partição (na Gestão de Discos ou com um programa como o Partition Magic)
- chamemos-lhe "X" - e fazes uma imagem do "D:" (q é onde tem o arranque) para "X:";

2) Depois copias tudo o q for importante do "C:" para o "X:" tb;

3) Finalmente "mandas à vida" as partições "C:" e "D:", crias 2 novas, repões no novo "C:" a
imagem q fizeste de "D:" e copias para o novo "D:" o q tinhas antes em "C:";

4) Por último, eliminas a partição "X:" (se quiseres guardar a imagem q fizeste n te esqueças
de a copiar antes) e juntas a "D:" o espaço agora livre.

Parece complicado mas n é. Se tiveres dúvidas, diz.


(*): também podes usar 1 outro disco q tenhas livre


Nota: Para o XP em inglês (é o q eu tenho) para aceder à Gestão de Discos é:
Start --> Control Panel --> Administrative Tools --> Computer Management --> Disk Management
 
Oi.
Eu tb ando ás voltas com as partições.
É assim eu tinha 2 partições uma com 100Gb e outra com 15Gb.
A de 100Gb com sistema (C: ) a de 15gb vazia (F: ). O windows foi á vida e eu instalei um Windows
na partição de 15gb (F: ) e dps de salvar o k eu keria da C: formatei e clonei com o Ghost a F: para o C: mas o Windows do C: ficou com os 'caminhos' do F:, logo se eu apagar o F: vai o C: á vida.
Existe alguma maneira de alterar/actualizar o Windows k ta no C: para ficar com os 'caminhos' certos?

Fikem bem
 
Com essa "confusão" toda nas letras das drives, eu optaria por formatar e por tudo no C:...

Que eu conheça, não deve haver nada que de para alterar/actualizar...
 
Boas. Tenho o PM8 e o Ghost10 k foi o k eu usei.
N dará para no registry substituir as chaves com F: para C:?
e fazer um refresh ao MBR?

Fikem bem
 
Ok, fiz confusão com o MBR.
Mas então isto de copiar/clonar uma partição com Windows é inutil.
Vou pesquisar mais um pouco.

Obrigado e fikem bem.
 
inutil? nao... desde que "coloques a clonagem" outra vez na partiçao c: da jeito para nao teres que instalar os programas todos outra vez kd formatas o pc... penso eu de k
 
hum.... e sem serem as letras, como se mudam os ícones das HD?
é que não sei bem como uma vez um gajo conseguiu meter o ícone de uma das minhas partições como se fosse um dispositivo wireless qq e quero tirar isso...
 
Lol zart, sacas o tweakxp e mudas a localizaçao das pastas do sistema para onde quiseres, assim podes ter Os meu documentos no D:.. N é preciso tantas voltas..
 
Back
Topo