Alterar duas partições só para uma

c@sper

Membro
boas a todos..

é o seguinte tenho o disco do pc dividido em 2 partições mas o espaço da principal está quase nas lonas e queria eliminar uma partição (a secundária lógico) e ficar só com uma..

é muito difícil fazer isso?? se não fôr dêem aí uma ajudinha.. agradecia que me dessem umas dicas como isso se faz mas sempre a fazer isso com algum grau de segurança e bem explicado p.f. já que sou um newbbie de 1ª nestas cenas e não queria ficar aqui encravado com o pc.. :biglaugh:

fiquem e obrigado..
 
Bem é assim, o disco é onde tens instalado o sistema operativo (SO) então deves em primeiro lugar fazer um backup ás tuas cenas (fotos, musica, docs importantes) depois é só pores o pc a arrancar pelo cd-rom e com o cd do Windows lá dentro, formtatas e eliminas todas as particões existestes no disco...acho que é a unica maneira...
 
instala o partition magic.

com esse programa podes eliminar a partição secundária, perdendo tudo o que lá tens, e depois de a teres eliminado podes expandir a partição primária a todo o espaço do disco.
 
remorema disse:
instala o partition magic.

com esse programa podes eliminar a partição secundária, perdendo tudo o que lá tens, e depois de a teres eliminado podes expandir a partição primária a todo o espaço do disco.

Acho que não precisa perder nada,faz merge as 2 particões,salvo erro td que esta na 2º partição vai para uma pasta,depois a partir dao fazes o que quiseres,eu nao me lembro bem mas penso que sera assim.
 
gatohumano disse:
Acho que não precisa perder nada,faz merge as 2 particões,salvo erro td que esta na 2º partição vai para uma pasta,depois a partir dao fazes o que quiseres,eu nao me lembro bem mas penso que sera assim.

:x2:
 
entretanto descobri isto no apoio da microsoft:


Para eliminar uma partição ou unidade lógica•
Utilizar a interface do Windows•

Utilizar uma linha de comandos

Utilizar a interface do Windows

1.
Abra a Gestão de Computadores (Local).

2.
Na árvore da consola, clique em Gestão de Computadores (Local), clique em Armazenamento e, em seguida, clique em Gestão de Discos.

3.
Clique com o botão direito do rato na partição, unidade lógica ou volume básico que pretende eliminar e, em seguida, clique em Eliminar Partição.

Se o item de menu for Eliminar Volume, em vez de Eliminar Partição, o volume é um volume dinâmico. Para obter instruções sobre como eliminar um volume dinâmico, consulte os Tópicos Relacionados.

passos a seguir e corrijam-me qualquer estupidez que esteja a dizer:

* antes de tudo gravar o que tenho na partição a eliminar num cd

* sigos os passos dados aí pela microsoft

agora dúvida: depois de eliminada a partição lógicamente o espaço que estava lá disponível é transferido automáticamente para a única partição activa certo??

a ideia é mesmo ganhar espaço em disco numa só partição..
 
Última edição:
Acho que o melhor a fazer no teu caso era aumentar o tamanho da partição lógica, pois é sempre bom teres duas partições uma para o SO e programas instalados, outra para os dados, filmes, mp3, ficheiros de instalação, etc. pois assim no caso do SO tiltar formatas só a primeira partição e nunca perdes dados nenhuns. A melhor ferramenta para fazeres isto é sem dúvida o partition magic, basta escolher a opção resize partition e o resto é intuitivo e não perdes dados nenhuns.
 
pois o partion magic deve de ser mesmo a solução, só que entretanto já eliminei a partição que não queria mas não me passou o espaço disponível para a partição principal..

alguma solução agora neste caso??
 
não gosto NEM UM POUCO do partition magic. para isso recomendo-te seriamente o Acronis Disk Suite, de longe mais intuitivo em minha opinião, e SEGURO.
 
ok mas o que eu queria mesmo agora saber é como transfiro a memória da partição que apaguei para a partição principal, alguma ideia como fazer isto??
 
o problema agora é que tanto o Acronis Disk Suite como o Partition Magic não são "free" e as versões apresentadas são só experimentais não dando para fazer o que quer que seja.. limitam-se apenas a detectar as partições do disco e mais nada..

não me arranjam algum site onde possa ir buscar algum destes programas em "free-version"??
 
atlante disse:
Penso que se arranjam algumas versoes mais antigas em free, lembro-me de ver em algumas revistas tugas


pois mas em revistas por aqui só recentes mesmo, de qualquer das maneiras vou dar uma "googlada" a ver se desencanto isso nalgum lado senão nunca mais me safo disto..

obrigado de qualquer das maneiras a todos pelas dicas que me foram dando e se entretanto arranjar um desses programas que me indicaram e tiver alguma dúvida volto aqui para vos chatear mais um bocado.. lol

fiquem..
 
Amigo, googla por "hirens boot"

saca isso,e grava isso para um cd. ficas com um cd de boot com todas a ferramentas que alguma vez irás percisar. e tens a vantagem de nunca teres de instalar nada em windows pois funciona tudo por boot.

visto que já apagaste a partição secundária com o disk management, agora só tens de arrancar com o partition magic, e fazer um resize á partição primária para o tamanho desejado.
 
Back
Topo