Guia Alterar permissões de pastas

redshot

ElectroUser
Boas. Ultimamente tenho visto vários users com este mesmo problema, e isso levou-me à criação deste tutorial, que explica como se podem modificar permissões de uma pasta.

Para que servem as permissões?

As permissões servem basicamente para aumentar a segurança dos ficheiros. Digamos que há uma máquina com dois utilizadores: o utilizador A e o utilizador B. Ora o utilizador A é o Administrador do sistema, e o utilizador B é apenas um utilizador.

O utilizador A consegue aceder a tudo o que tem no computador: pastas e ficheiros pessoais, inclusive aos ficheiros do utilizador B. Este último consegue livremente mexer nos seus ficheiros, mas ao tentar ver os ficheiros do utilizador A, não consegue, porque não tem permissões para tal.

Qual a utilidade de modificar permissões de pastas?

Para, por exemplo, aceder às pastas pessoais de outra instalação do Windows. No meu caso, se avariar o disco do meu computador, eu pego nele, ponho-o uma caixa externa e ligo-o a outro computador. Mas como tenho password nesse disco avariado, tenho de modificar as permissões das pastas.

É claro que a modificação destas propriedades é um pau de dois bicos: tanto pode ser usada para fazer backups de outros discos, como para espiar os ficheiros do utilizador vizinho.

Passando à acção, como modificar essas permissões?

1-Abrir as Propriedades da pasta que se quer modificar permissões;
propriedadesqs7.jpg


2-Separador “Segurança” (ver nota 1);
segurancawy0.jpg


3-Clicar em “Editar”;
4-Agora aparecem todos os utilizadores que têm permissões definidas para esta pasta. Clicar no botão “Adicionar”;
5-Introduzir o nome da conta que está a ser utilizada, e depois clicar em “Verificar nomes”, para se ter a certeza que o nome está correcto. Se abrir outra janela além desta, fecha-a e tenta de novo. Se aparecer o nome do teu grupo de trabalho, seguido do nome de utilizador, Carrega em “OK”;
novoutilizadorge2.jpg


6-Agora aparece na lista o teu utilizador. Selecciona-o, e repara que na lista de baixo aparecem as opções “Controlo total”, “Modificar”, “Ler e executar”, “Listar os conteúdos das pastas”, e “Ler”.
alterarpesmissoesqy5.jpg


Agora é fácil, é só seleccionares os quadrados que mais te convêm: se quiseres aceder à pasta e conseguir fazer tudo, selecciona “Controlo total”; se quiseres apenas conseguir ler o que está lá dentro, então selecciona as três últimas opções. No meu caso, como quis ter permissões administrativas sobre esta pasta, seleccionei "Controlo total".

Este método também funciona se se quiser bloquear o acesso de uma pasta a um determinado utilizador. Basta seguir os passos em cima, mas em vez de se carregar em "Controlo total" na coluna “Permitir”, faz-se o mesmo mas na coluna “Negar”.

Nota 1:
O separador “Segurança” não funciona no Windows XP Home Edition. Se tiveres o Professional, então segue estes passos para o activares:
1-Abre o Painel de Controlo;
2-“Opções de Pastas”;
3-Separador “Ver”;
4-Desselecciona o visto na última opção da lista, “Utilizar o Assistente de Partilha”;
5-Faz OK, e está feito, já aparece o separador “Segurança”.

No Vista só não sei se na versão Home Basic vem activado.
Método adicional, em caso de o primeiro não funcionar:

Por vezes, mesmo modificando as permissões pelo método anterior, as coisas não funcionam, e é necessário mudar a auditoria do utilizador da máquina, para aceder a essas pastas. Eis como:

1-Abre as propriedades da pasta, separador “Segurança”;
2-Carrega em “Avançadas”;
3-Separador “Proprietário”;
4-Carrega em “Editar”;
5-Em “Mudar proprietário para”, selecciona na lista o nome do teu utilizador, e faz “OK”.
alterarproprietarioqu1.jpg


E pronto, temos permissões totais para aceder à pasta.

ATENÇÃO!! Se vos aparecer em alguma pasta uma conta chamada “System”, não lhe mexam! Esta é muito importante e é a que acede aos ficheiros internamente. Se lhe negarem o acesso, pode haver conflitos, pois o sistema quer aceder às pastas e não consegue.

Espero que vos tenha sido útil! Estou aberto a sugestões/críticas/correcções!
 
Última edição:
Boas. Não percebi uma coisa. Se tiver um disco avariado e ligar a outro pc (como o exemplo que deste), através da minha conta de administrador consigo alterar as permissões de pastas? Cumps:cool:
 
problema persiste parcialmente

Bom Dia.
Obrigado pelas dicas.
Já fiz como nos indicou mas sugiu o seguinte problema.
Desbloqueei a pasta do utilizador e tive acesso ao antigo ambiente de trabalho.(alterei as permissoes de ambas as pastas,utilizador primeiro e depois do ambiente de trabalho).Passei a ver tudo o que tinha no antigo ambiente de trabalho coisa que antes era impossivel.
Agora nao consigo abrir as pastas que lá estão no ambiente de trabalho porque estas embora tenham a opção de segurança, nao me deixam adicionar nenhum utilizador.Tambem nao aparece lá qualquer utilizador que seja autorizado.
As opçoes que tem em segurança estao numa cor diferente e nao me permite selecionar e portanto adicionar-me como utilizador ou qualquer outras alteraçoes, so posso aceder a "avançadas" em baixo.
Sao nestas pastas que tenho coisas importantes que gostaria de recuperar.
Será que me pode ajudar?
Obrigado
 
Boas, há um programa que faz tudo o que eu postei acima com um simples clique. Isto porque eu quando postei este tutorial não sabia da existência desse programa. É o Unlocker, e pode ser acedido aqui. Nesse site tem todas as instruções para trabalhar com o programa.

Cumps
 
pois mas ja conhecia esta processo mas no seven queria alterar as permissoes da pasta system 32 e ele nao me deixa alterar nehuma pasta do sistema.
Como faço!! Era para colocar um tema no seven e tenho que alterar la uns ficheiros é daúnica maneira que conheço se existir outra de mudar de tema sem alerar la nada melhor!!
 
Tenho conta de administrador num pc com windows 7 e posso dizer que esta "segurança" toda é deveras irritante. Comecei a notar este excesso de segurança quando fazia downloads através do firefox. No fim do download aparecia uma mensagem de erro dizendo que não era possível aceder a determinada pasta. O windows 7 altera as definições das pastas para "read only" e muda as permissões das mesmas.

São pequenos truques como este do tutorial que tornam o windows 7 mais user friendly. Mas imagino que para utilizadores menos experientes seja uma dor de cabeça.
 
Tambem nao aparece là ¡Qualquer Utilizador Que seja Autorizado.
Como § oes opa em tem Que seguranà § a estao numa Diferente cor e nao me permite selecionar e portanto Adicionar-me Como Utilizador ou outras Qualquer alteraà § oes, para aceder Posso un "Avana § adas" em baixo.
 
Back
Topo