1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Alternativa ao whatsapp mais utilizada em Portugal?

Discussão em 'Aplicações Web / Cloud' iniciada por Songo, 13 de Janeiro de 2021. (Respostas: 18; Visualizações: 843)

  1. (não encontrei melhor subtopic, se houver podem mudar sff? (:

    Pertenço a um grupo de gaming analógico e temos um grupo de whatsapp onde falamos dessas nerdices

    Agora com as novas cenas de privacidade/partilha de dados whatsapp/facebook estamos a pensar migrar o grupo para outra plataforma, para já falou-se em signal e telegram

    Assim tenho 2 perguntas:

    1) Fazem ideia de qual é a alternativa mais utilizada em Portugal, e como se compara com o whatsapp?
    Um dos objectivos é (quando podermos voltar aos encontros ao vivo), sugerir aos novos jogadores juntarem-se ao grupo, para ficarem mais dentro do ambiente, e é muito mais provável que isso aconteça se já tiverem a app instalada

    2) Em relação a estas 2 alternativas (ou outra comparável que se lembrem), há algum motivo relevante deste ponto de vista de partilha de dados para escolher 1 ou outro? P.ex. uma coisa que vi no signal é que é open source, isso será 1 vantagem? (incluindo face a alterações futuras?
     
    Última edição pelo moderador: 13 de Janeiro de 2021
  2. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Última edição: 13 de Janeiro de 2021
  3. At Work

    At Work Power Member

    Como referido pelo @Metro o Signal é uma excelente alternativa ao WhatApp. Seguro e OpenSource.
    Em alternativa tens o Telegram que também poderá ser uma alternativa a teres em consideração.

    Como anda na "moda", o Discord também me parece que possa ser considerado.

    É uma questão de explorares as alternativas e verificares qual se enquadra melhor na finalidade e também a sua usabilidade.

    Cumps
     
  4. x_Byte_X

    x_Byte_X Power Member

    Discordo completamente do Discord, um servidor sobre o Trump foi banido.

    Como têm acesso a isso? Como é que sabem que andaram a falar do trump, poderia apenas ser um nome do servidor? E não conter nada de violência.
    Existe grupos "qwerty" que de certeza contêm mais violência.

    Isto para dizer, privacidade não é no Discord de certeza. E eles mesmo afirmam.

    *Nota: Não sou anti-trump nem a favor do Trump, acredito na liberdade de expressão apenas.
     
  5. At Work

    At Work Power Member

    Para a finalidade a que se destina, poderá ser uma opção.

    Se a questão efetivamente é privacidade e segurança, a conversa é outra. Existem alternativas para essa finalidade como já mencionadas.

    Não estou dentro da scene gaming. Mas do que tenho visto, quem está na na comunidade gaming usa amplamente o Discrod. Tudo vai depender da utilidade e features disponíveis nas plataformas e quais vão usar ou dão mais jeito.

    Cumps
     
  6. Shook

    Shook Power Member

    O Discord é completamente centralizado. Fica tudo nos servidores deles em plain text e com uns algoritmos simples facilmente conseguem analisar o que foi dito em cada servidor. Se o servidor foi banido foi com boa razão e essa de não conter incitação de violência ou desinformação deve ser para rir olhando para o que aconteceu (estas duas não são liberdade de expressão, muito pelo contrário).

    Privacidade? Signal sem dúvida. Mas a probabilidade de alguém em Portugal ter o Telegram instalado é maior mas os grupos penso que não são "privados". O Discord é o mais comum usado em gaming. Se a privacidade não é importante, eu ia para o Discord. Se é, Signal.
     
  7. Obrigado pelas respostas até agora! (:

    Mas então entre telegram e signal acham que o telegram é muito mais usado em PT? esse era 1 aspecto importante

    E o discord, sim, mesmo nos boardgames usamos porque dá jeito ter as mesas de voz, bots para organizar partidas, e os sub-canais no mesmo server para organizar as várias discussões
     
  8. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    A minha recomendação é mudarem do WhatsApp para o Signal. Digo isto à anos e a inércia de fazerem isto levou a esta situação de ser sem dúvida a mais popular. Se se recordam o WhatsApp era uma aplicação que tinha princípios muito diferentes, os fundadores achavam que vendiam ao Facebook e que podiam manter tudo igual e mantiveram durante algum tempo, depois foi o descalabro e acabaram por abandonar a empresa e a recomendar que desinstalassem a aplicação. Mas aí já tinham os bolsos cheios.

    Outra coisa totalmente diferente é dizer que o Signal é a aplicação melhor em tudo. Eu não jogo mas quem jogo parece que o Discord tem algumas boas funcionalidades. Não tem qualquer problema em usar se é melhor para esse caso específico. Agora escolham o que fazem nas aplicações.

    O WhatsApp é um caso diferente em particular com a política de privacidade do facebook e a informação que passa a ter de cada pessoa.
     
  9. At Work

    At Work Power Member

    A propósito do tema: Signal vs. Telegram

    Do feedback que tenho, sim. O Telegram (comparando com o Signal) é mais utilizado em Portugal e, vejo-o pela lista de contactos que estão no Telegram. Tenho notado uma maior adoção ao Telgram por parte da minha lista de contactos. Esse incremento não está diretamente relacionado com os recentes acontecimentos do WhatsApp.

    Por ser o mais utilizado não significa que tenha de ser esse que tens de utilizar. Se prezas pela privacidade e segurança dos teus dados bem como dos que te são mais próximos, cabe-te a ti impulsionar a utilização de novas tecnologias. Nesse sentido, tens a oportunidade de criar uma comunidade no Signal.

    Podes estar presente em ambas as plataformas. Contudo, vais ter informação descentralizada.

    O que te posso sugerir é, instalem as apps e comecem a usa-la e verifiquem se estão dentro do que pretendem.

    Cumps
     
  10. AragTey

    AragTey Power Member

    Eu queria ir para o Signal. Acabei por ir para o Telegram porque tem app no Ipad.
    Malta mais proxima ja mudou todo para o telegram.
     
  11. Thanks

    @At Work, a minha preocupação com a que é mais utilizada é sobretudo para ser mais fácil, quando voltarmos aos encontros ao vivo, conseguir adicionar novos participantes nos grupos.

    É bom para ficarem dentro da comunidade, combinar jogos para a vez seguinte, etc, e se já tiverem a app instalada é bem mais provável que se juntem

    Na verdade quando criámos o grupo inicialmente, há cerca de 2 anos, também alguns já falavam noutras alternativas, mas optámos pelo whatsapp devido a esta facilidade, visto que era (e deve continuar a ser) de longe a mais utilizada, e portanto mais prático para crescer o grupo rápidamente ^^
     
  12. At Work

    At Work Power Member

    Pretendes uma solução "comercial" (comercial no sentido de toda a gente conhecer a app). Basicamente como o WhatsApp. Ou seja, hoje em dia pedes o número de contacto a alguém e a probabilidade de ter o WhatsApp instalado é muito elevada.
    Tal só acontece com outras apps se as mesmas forem impulsionadas...

    Antes do WhatsApp se tornar uma app conhecida por todos, utilizavam-se as tradicionais mensagens. À medida que cada vez mais pessoas foram aderindo ao WhatsApp, mais users houve na plataforma. Quem não tinha o WhatsApp, instalava a app porque cada vez havia mais gente a utilizar a app.

    Com os recentes acontecimentos vemos as pessoas à procura de alternativas e, como tal, irá impulsionar a utilização de outras apps, Telegram ou Signal.

    Vais ter que decidir qual delas é que se enquadra melhor no que vocês precisam. Depois disso, é juntar lá a malta. Futuramente, quem não tiver o Telegram ou o Signal instalado, irá instalar a app que vocês decidiram. Tal como aconteceu no passado com o WhatsApp.

    De forma a "tornar essa decisão mais fácil", entras no Telegram e vês quantos contactos estão nessa plataforma. Fazes o mesmo para o Signal. A que tiver mais, será a solução a usar...

    Todos têm interesses em comum. Portanto, quem quiser fazer parte da comunidade e restantes situações, certamente que irá instalar qualquer app.

    Cumps
     
  13. Alexrd

    Alexrd Moderador
    Staff Member

  14. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Não conhecia.
    Mas neste caso diria que a prioridade é qual garante mais privacidade? E a mudar, mudar para qual aplicação? Eu continuo a achar que a aplicação certa é o Signal.
    Não faz qualquer sentido estar a "dar" dados ao facebook quando é possível usar outra aplicação independente. O mesmo para o search. Refiro-me a usar-se o duckduckgo em vez do google. Não é tão preciso? Quando é mesmo preciso usat g! termo da pesquisa no duckduckgo e já está.
     
  15. power1991

    power1991 Power Member

    Mudei para o signal, até agora não tive qualquer problema e cumpre perfeitamente tudo o que preciso.
     
  16. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Por acaso ontem durante quase todo o dia esteve com problemas. Imagino que estejam a ter tantos utilizadores que deva estar a dar problemas mas espero que os resolvam e que o Musk além de recomendar lhes dê uns trocos para os ajudar a manter.
     
  17. Have Heart

    Have Heart Power Member

    Não consigo nessa app receber ou enviar mensagens. O destinatário não recebe e vice versa.
     
  18. At Work

    At Work Power Member

    Situação normal... Não tendo muitos utilizadores e com poucas adesões ao longo dos tempos, vão investindo na infraestrutura à medida que se justifique. Contudo, deveriam estar preparados para uma adesão aquando as situações de partilha de informação com o Facebook.

    https://pplware.sapo.pt/internet/signal-rebenta-rival-do-whatsapp-nao-aguentou-tantos-utilizadores/

    Entretanto, o Facebook "adia" a entrada nas novas regras...
    https://pplware.sapo.pt/internet/wh...iar-a-entrada-em-vigor-das-suas-novas-regras/

    Cumps