1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alternativa para lente Macro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Marat, 29 de Março de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 5254)

  1. Marat

    Marat Power Member

    Boas
    Mais uma vez vou precisar da vossa ajuda e dos vossos conselhos.
    Queria aumentar o meu kit e arranjar uma lente para fotografia macro,possuo neste momento a lente de kit e 55-200 VR,mas para macro nenhuma serve,em crop,não é igual.Queria então arranjar uma lente que fosse em conta e uma alternativa aquelas lentes macro dispendiosas,eu sei que a qualidade é bastante diferente,mas também não e do tipo de foto que irei fazer constantemente,simplesmente me atraí e acho que se obtem resultados muito bons.
    Pensei na Sigma APO Macro,possuindo uma zoom,achei que seria perda dinheiro,mas pelo que tenho pesquisado parece-me a mais em conta,ja me passou também pela cabeça um anel de duplicação para encaixar á lente do kit,mas sei que por ela propria qualidade não abunda,encaixando mais um vidro seria ainda pior e para falar verdade esta questão de aneis não "abunda" no meu conhecimento,qual serviria e qual seria melhor?Pela pesquisa que já fiz sairia ao mesmo preço +/- que a Sigma APO,penso eu.Entre as duas opções qual seria a melhor em relação qualidade/preço?
    Se tiverem outras sugestões,agradeço.
    Obrigado :003:
     
  2. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Porque não uns tubos de extenção para a 18-55 ?
    Ficam te a cerca de 100 € já com AF e controlo de abertura.
     
  3. Marat

    Marat Power Member

    Pois era aqui que eu dizia que o meu conhecimento sobre este assunto era praticamente zero,onde achas que posso encontrar e quais?
    Achas que ficava melhor servido que a APO?
     
  4. LSeven

    LSeven I fold therefore I AM

    Uma boa opção é lentes MF antigas revertidas com o adaptador "Nikon Macro Adapter Ring BR-2A", 28mm se quiseres extreme macro, 50mm se queres 1:1 tens lentes baratas que podem ser usadas para este efeito tipo as yashica/contax. O que tens que ter em atenção é a tamanho da rosca do filtro, infelizmente a não ser que seja uma d200/d300 ou superior vais perder o meetering.

    Outra opção é a 50mm 1.8 com um Raynox 250 tens meetering, é capaz de ser das melhores opções em termos de qualidade/preço/facilidade de uso. Outra opção é a 50mm 1.8 com 50mm de tubos de extensão como foi sugerido anteriormente.

    Essas são as opções mais baratas e em todas vais ficar com muito pouca distancia de trabalho em relação ao motivo a fotografar(de todas a raynox é a melhor neste aspecto). Por ultimo tens as lentes nikon antigas mas que têm o mesmo problema de meetering.

    Exemplo com lente invertida:

    http://martind.smugmug.com/photos/25963128-L.jpg

    *edit se já tens a 55-200 VR acho um desperdicio estar a comprar uma sigma 70-300 só pelo macro, para isso compra uma tamron 90/sigma 105 em segunda mão e sempre ficas com uma lente para retratos...
     
  5. Marat

    Marat Power Member

    Ok sugestão aceite,vou esperar por mais sobre esta materia.
    Cumps
     
  6. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    :x2:

    @speedofthesea: o problema dos extension tubes e k nao costumam funcionar em lentes desenhadas para crop factor (EF-S/DX) apenas em lentes FF

    Marat: podes tb pensar numas lentes close-up, mas ja se sabe que a qualidade nao e de perto nem de longe de uma lente macro dedicada.
     
  7. Marat

    Marat Power Member


    Então não seria má ideia porque aquilo que pretendo é de vez em quando dependendo do objecto ou do tema,fazer uma macrosita,não pretendo tornar a minha "fotografia" especialista em macro,simplesmente gosto bastante dos resultados que se obtem,mas para já não é uma prioridade para mim,mas sim um "remendo" para que não esteja limitado ao kit e zoom,mas quem sabe um dia não partir para uma especialidade em macro...
    Então se percebi esta serviria para efeito?
     
  8. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    De onde foste buscar essa ideia? Ou estas a falar em aplicar o tubo de extensão EF a uma lente EF-S que é fisicamente incompatível com o encaixe EF?
     
  9. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    eu nao disse todos, disse k mts nao sao, por exemplo os Canon EF 25 II sao compativeis c/ EF-S, no entanto por exemplo estes ou estes nao sao. Os k sao compativeis sao geralmente mais caros fica quase ao preco de uma macro dedicada em 2ª mao. e preciso ter mt atencao na altura da compra com compatibilidade de lentes e se ficam com AF/controle de abertura ou nao, especialmente em lentes mais recentes que nao permitem mudar abertura manualmente.

    confesso k nunca investiguei esta situacao na nikon, mas tinha ideia k os problemas eram os mesmos, alguem me corriga se estiver errado.
     
  10. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

  11. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    bem me parecia k havia ***** incompatibilidade c a nikon
     
  12. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Pois, vocês são finos e querem tubos de extensão com o AF...

    Não se esqueçam que o OP tem Nikon

    Tubos de extensão na 18-55 tem o problema de regular a abertura. Mas não faltam é primes MF baratas com anel de abertura (Nikkor ou Olympus), tal como já foi anteriormente sugerido.

    Aliás, até há pessoal com Canon que usa lentes Nikon + tubos de extensão :)

    De qualquer modo, usar uma lente zoom como a 18-55 num setup macro com tubos de extensão é má ideia pois os tubos de extensão ampliam as deficiencias ópticas do zoom. Por isso é que se recomenda usar lentes primes (que à partida têm menos deficiencias ópticas) ou então, como "desenrasca", há as lentes de aumento.

    Pessoalmente, estou muito satisfeito com a minha Nikkor 60/2.8 AF-D Micro em segunda mão :) (com AF, metering e anel de abertura)
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Yep, tubos de extensão para lentes completamente electrónicas é para esquecer, nem vale a pena o trabalho. Para gastar 150 euros nuns tubos de extensão que passem a info para o cpu da máquina, com mais 50 compra-se uma lente macro como a minha (Tamron 90mm) em segunda mão, ou a referida pelo strobe (Nikkor 60mm, que era a minha primeira escolha na altura).

    Para a lente 18-55 os melhores resultados (de muito longe) conseguem-se com uns anéis macro da loja dos 300 (ebay), tive uns e para o que era dava umas fotos fantásticas, além de que são facílimos de meter e tirar da lente (é só enroscar), e custam tão pouco que nem que sejam uma porcaria nunca se perde grande dinheiro :-)

    ps: têm a desvantagem de meter as imagens muito soft, principalmente nos extremos, ams há que saber dominar a coisa.
     
  14. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    acho que kando se compra uns tubos de extensao se deve pensar um pouco no futuro e em que lentes os iremos utilizar, acho "essencial" o controlo de abertura e informacao de foco, perder o AF ainda e naquela, para mt gente pode nao compensar a diferenca de preco ate pq se vamos usar extension tubes geralmente e para obter ampliacao maxima, e isso so se atinge numa posicao fixa de foco, eliminando a necessidade de foco automatico.
    ja a luz de foco acender e bastante importante, especialmente em ampliacoes elevadas com DOF minusculos, assim como a possibilidade de controlar a abertura caso utilizemos (ou um dia mais tarde) uma lente digital sem o anel de abertura.

    continuo a achar k para um uso ocasional os filtros close up sao a melhor solucao, kanto mais n seja pela facilidade de uso em qualquer lente (por outro lado tens de comprar com o tamanho certo).
     
  15. LSeven

    LSeven I fold therefore I AM

    Sem duvida, com uma boa prime + filtros Close-up minimamente decentes consegue-se bons resultados, claro que é à custa de uma distancia de trabalho ridicula. Infelizmente a 50 1.8 na d40 não tem AF...

    Exemplos de uma 40 limited 2.8 com closup-filters (não sei se são sony ou raynox)

    [​IMG]

    Com Extension Tubes:

    http://sychen.smugmug.com/photos/398770930_ccq3U-XL.jpg

    O mérito é todo do fotografo porque a distancia de trabalho é minima.
     
    Última edição pelo moderador: 30 de Março de 2009
  16. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Ainda ninguém falou nela, mas então e a novíssima 35/1.8 DX?

    - É barata.
    - Tem AF-S.
    - Tem IQ muito bom.
    - Tanto quanto sei quanto mais angular maior é magnificação conseguida ao inverter.
    - Apesar de não ter anel de abertura, quando invertida é fácil manipular a alavanca da abertura.

    Se não tivesse já uma Sigma 30/1.4 podem ter a certeza que já tinha encomendado uma! :D
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    True. Mas não tinhas encomendado uma, que ainda não está à venda por cá (ou por sítio próximos, que eu saiba -.-).
     
  18. LSeven

    LSeven I fold therefore I AM

    Acho que é mal empregada para inverter, já que perdes todas as funcionalidades, quanto mais barata for melhor, nesse caso nada bate as antigas MF... manipular a alavanca é muito mais facil com as antigas em que escolhes a abertura que queres usar no anel, depois com a alavanca "abres" para focar, largas para disparar na abertura escolhida no anel, só tens que te preocupar com duas posições(ligado/desligado) sem estar a escolher a abertura com a alavanca.
    O mount Y/C é capaz de ser o melhor para isso devido ao preço das lentes.

    Mas a nova 35mm 1.8 seria uma boa solução, lente para passeio com close-up no bolso. As fotografias que coloquei antes eram de uma 40mm por isso não deve haver grande diferença.
     
  19. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Wrong!

    http://www.jvalles.com/loja/product_info.php?products_id=754&osCsid=98365706b93116a3467758f6941b87c8

    "disponível para entrega imediata"

    Se fosse só para inverter sim. Mas é uma lente 100% funcional na D40.

    Quanto à falta de anel de abertura, não me lembrava do ter de abrir a lente ao máximo para focar. Não há nenhuma geringonça que se adapte faça o serviço? Espaço há.
     
  20. ruimoura

    ruimoura Power Member

Partilhar esta Página