Alternativas ao ONT do router fibergateway

Mrsky

Power Member
Boas,

Tenho um amigo que tem um hostel e tem 8 tv's.

Ele neste momento tem a NOS, e como a NOS tem a grelha digital, e todas as tv's têm tuner dvb-c, está a trabalhar bem.

O problema é a NET nas horas críticas, entre as 18:00 até às 23:00, mesmo quando o hostel não tem ninguém, é mesmo mau... Já é um tópico muito falado aqui, e deve-se à infra-estrutura mais que overcrowded...

Agora que instalaram a MEO fibra na rua, perguntou-me uma questão, a qual, eu não sei responder, e pedia a vossa ajuda...

Como sabem, a parte digital da NOS, não necessita de qualquer aparelho eléctrico para passar o sinal da fibra para o digital no coaxial.

E na parte da MEO fibra, é sempre necessário o tal ONT.

Sei que, como ele vais instalar o pacote de 1000 megas, vao instalar-lhe o router fibergateway, mas também sei, que quando o router é reiniciado, os canais também falham, porque o sinal digital vem desse equipamento...

Sabem dar alguma dica de algum equipamento melhorzito ou como é empresa, têm algum equipamento mais robusto para instalar?
 
mas também sei, que quando o router é reiniciado, os canais também falham, porque o sinal digital vem desse equipamento...

e então? qualquer outro aparelho que se meta vai acontecer o mesmo, não estou a ver o problema, o router não é para andar a reiniciar todos os dias...

O maximo que podes fazer é ter o router/ont ligado a uma UPS, para que se falhar a energia ou disparar um disjuntor não cair o sinal e não demora a voltar. Claro que se também cair a energia nas tvs, ninguém nota a falhar de sinal :P
 
e então? qualquer outro aparelho que se meta vai acontecer o mesmo, não estou a ver o problema, o router não é para andar a reiniciar todos os dias...

O maximo que podes fazer é ter o router/ont ligado a uma UPS, para que se falhar a energia ou disparar um disjuntor não cair o sinal e não demora a voltar. Claro que se também cair a energia nas tvs, ninguém nota a falhar de sinal :P

tens toda a razão, mas verifico no tópico do fiber gateway reboots provocados pela actualização de firmware e reboots esporádicos.

Deve ser irritante, quando se está a ver TV de haver quebras, claro, havendo electricidade ;)

podia haver algum ONT que não fosse 2 em 1 como o é este fiber gateway, e como tal, não necessitar de qualquer reboot provocado por actualizações de firmwares, etc...
 
Última edição:
nao estou muito familiarizado com o esse router da meo, posso estar a dizer asneira mas:
  • Não deve haver updates todas as semanas
  • Normalmente updates são feitos de madrugada (3~5 da manha)
Só se em vez desse router ele ficar com o ont + router, nao sei se ainda o dão aos clientes, mas se pedir não perde nada.
O ONT continua ligado e o router via reiniciando conforme precisa.
 
nao estou muito familiarizado com o esse router da meo, posso estar a dizer asneira mas:
  • Não deve haver updates todas as semanas
  • Normalmente updates são feitos de madrugada (3~5 da manha)
Só se em vez desse router ele ficar com o ont + router, nao sei se ainda o dão aos clientes, mas se pedir não perde nada.
O ONT continua ligado e o router via reiniciando conforme precisa.

ok, é isso que lhe vou indicar. Porque neste momento, ele tem o router da NOS em bridge.

Sabem dizer-me nomes de equipamentos alternativos?

O ONT é ONT ;)

Não sei se instalam, a pedido, o ONT + Fiber Gateway - para que pudesse haver somente o ONT para as TV's (e assim evitar esses reboots, ou até mesmo, se o router der o berro, haver sempre outro equipamento) e o router Fiber gateway para a NET.

Não sei se me estão aperceber, mas é o tal provérbio - não meter todos os ovos no mesmo cesto ;-D
 
Não vais poder usar outros que não os do operador, por isso, é dizer que não se pretende o AIO e saber que alternativas eles apresentam para separar o ONT do Router. Não me parece que para 1Gbps exista mt escolha.
 
ok, é isso que lhe vou indicar. Porque neste momento, ele tem o router da NOS em bridge.

Sabem dizer-me nomes de equipamentos alternativos?

O ONT é ONT ;)

Parece que a malta há tentar trocar em varios topicos mas sem muito sucesso, é das poucas coisas que eles bloqueiam a força toda.

Meter o ONT + fibertate nao faz sentido e duvido que o façam sem teres duas "contas" separaras.
Se era para isso mantes a NOS com apenas a TV com o pacote mais baixo possível, se calhar ficava mais barato e não dependias de nenhum aparelho para as TV.
 
Se era para isso mantes a NOS com apenas a TV com o pacote mais baixo possível, se calhar ficava mais barato e não dependias de nenhum aparelho para as TV.

e não é que já lhe disse isso?!?!

Tv - NOS

NET - MEO fibra

vamos ver é que valores lhe apresentam... Mas não é nada que eu não tenha já pensado...
 
especialmente porque para difundir a tv penso que seja necessario uma licença/autorizacao não?
coisa que ja deve ter na NOS e teria de ir tratar com a MEO.


edit so agora reparei nsito
"Como sabem, a parte digital da NOS, não necessita de qualquer aparelho eléctrico para passar o sinal da fibra para o digital no coaxial."

isto nao esta correcto, ele nao deve ter fibra, deve ter coaxial que entra para as tvs e para o router, porque se fosse fibra, continuava a precisas de um "conversor"
 
especialmente porque para difundir a tv penso que seja necessario uma licença/autorizacao não?
coisa que ja deve ter na NOS e teria de ir tratar com a MEO.


edit so agora reparei nsito
"Como sabem, a parte digital da NOS, não necessita de qualquer aparelho eléctrico para passar o sinal da fibra para o digital no coaxial."

isto nao esta correcto, ele nao deve ter fibra, deve ter coaxial que entra para as tvs e para o router, porque se fosse fibra, continuava a precisas de um "conversor"

só estava a "comparar", pois actualmente tem NOS HFC, ou seja, o normal coaxial
 
Não vais poder usar outros que não os do operador, por isso, é dizer que não se pretende o AIO e saber que alternativas eles apresentam para separar o ONT do Router. Não me parece que para 1Gbps exista mt escolha.

ok, vou ver quais os preços de manter a TV na NOS e somente a net na MEO fibra...
 
@Mrsky o router não é grande coisa, mas para o típico uso caseiro dá. Mais depressa vejo problemas com o wifi.. Explica-me o hostel tem uma rede como deve ser? ele tem o router em bridge pk? É preciso outro router? 8 quartos X 2 clientes/quarto = 16 total. 16 não é muito, não deve haver bottleneck no NAT para justificar outro router
 
Última edição:
@Mrsky o router não é grande coisa, mas para o típico uso caseiro dá. Mais depressa vejo problemas com o wifi.. Explica-me o hostel tem uma rede como deve ser? ele tem o router em bridge pk? É preciso outro router? 8 quartos X 2 clientes/quarto = 16 total. 16 não é muito, não deve haver bottleneck no NAT para justificar outro router

Está em bridge (o zonhub e wifi desligado) para que possa usar o máximo da net com equipamentos robustos... mikrotik

Por vezes no verão chegaram a estar 40 dispositivos ligados e sempre 5 estrelas
 
O melhor é mesmo pedir ONT+Router e depois usar por exemplo o router da Asus para gestão da internet em modo bridge. O Fibergateway ao reiniciar vai perder o sinal RFTV.
 
Boas,

Tenho um amigo que tem um hostel e tem 8 tv's.

Ele neste momento tem a NOS, e como a NOS tem a grelha digital, e todas as tv's têm tuner dvb-c, está a trabalhar bem.

O problema é a NET nas horas críticas, entre as 18:00 até às 23:00, mesmo quando o hostel não tem ninguém, é mesmo mau... Já é um tópico muito falado aqui, e deve-se à infra-estrutura mais que overcrowded...

Agora que instalaram a MEO fibra na rua, perguntou-me uma questão, a qual, eu não sei responder, e pedia a vossa ajuda...

Como sabem, a parte digital da NOS, não necessita de qualquer aparelho eléctrico para passar o sinal da fibra para o digital no coaxial.

E na parte da MEO fibra, é sempre necessário o tal ONT.

Sei que, como ele vais instalar o pacote de 1000 megas, vao instalar-lhe o router fibergateway, mas também sei, que quando o router é reiniciado, os canais também falham, porque o sinal digital vem desse equipamento...

Sabem dar alguma dica de algum equipamento melhorzito ou como é empresa, têm algum equipamento mais robusto para instalar?

Para 1giga pode pedir um ONT mais o router TG789vacv2.
Deste modo fica com o ONT separado do router.
O ONT também tem upgrades de sw. Mas os upgrades são entre as 3 e as 5 da manhã e em regra são 1 ou 2 por ano.
 
eu ia pelo aio, ficas com um setup mais limpo e se houver problemas o culpado é só um.
Comigo já aconteceu o ont ficar marado e foi uma luta para eles aceitarem que era o ont, o que me safou foi o tecnico que veio era amigo e deu baixa do meu como estragado
 
Última edição:
Boas,

Tenho um amigo que tem um hostel e tem 8 tv's.

Ele neste momento tem a NOS, e como a NOS tem a grelha digital, e todas as tv's têm tuner dvb-c, está a trabalhar bem.

O problema é a NET nas horas críticas, entre as 18:00 até às 23:00, mesmo quando o hostel não tem ninguém, é mesmo mau... Já é um tópico muito falado aqui, e deve-se à infra-estrutura mais que overcrowded...

Agora que instalaram a MEO fibra na rua, perguntou-me uma questão, a qual, eu não sei responder, e pedia a vossa ajuda...

Como sabem, a parte digital da NOS, não necessita de qualquer aparelho eléctrico para passar o sinal da fibra para o digital no coaxial.

E na parte da MEO fibra, é sempre necessário o tal ONT.

Sei que, como ele vais instalar o pacote de 1000 megas, vao instalar-lhe o router fibergateway, mas também sei, que quando o router é reiniciado, os canais também falham, porque o sinal digital vem desse equipamento...

Sabem dar alguma dica de algum equipamento melhorzito ou como é empresa, têm algum equipamento mais robusto para instalar?

Onde eu trabalho no edifício principal temos um cisco, não sei se é nosso ou da PT, mas nos outros sites mais dispersos a PT tem instalado ONT + este router que tanto dá para ethernet, Adsl ou 4G:

http://www.teldat.com/telecommunica...ce-router-adsl-vdsl-4g-lte-3g-wifi-11n-fiber/
 
Back
Topo