Alternativas ao SonicStage parte 1 - voidMP3FM (ou Adeus SonicStage parte 1)

.DX.

Power Member
Sou mais um dos desgraçados que tem o um MP3 da Sony que passar passar musicas para o leitor tem que se usar o programa SonicStage. Uma pesquisa no google e encontrei esta alternativa muito boa:

Meu ódio pelo SonicStage começou assim que eu comprei meu MP3 Player Sony Network Walkman NW-E003. O MP3 em sí é maravilhoso mas ao tentar manusear o SonicStage que é o software obrigatório para uso desse MP3 quase cheguei a me arrepender da compra. O software é horrível e com certeza um dos piores erros da Sony nos últimos anos.

Por sorte a internet está aí para nós ajudar e com certeza em algum lugar do mundo teria algum programador indignado com a terrível funcionalidade e usabilidade do SonicStage (ou com a falta delas). Com isso em mente comecei minha procura � s alternativas e achei várias. Nesta série pretendo apresentá-las uma a uma expondo seus prós e contras, começando pelo voidMP3FM que é a que estou usando atualmente.

ALTERNATIVA 1: voidMP3fm

O voidMP3fm é pequeno, leve, simples de usar, cumpre todas as necessidades básicas e roda diretamente do Walkman, sem precisar instalar.
Preparando para a instalação:

O formato do banco de dados do voidMP3FM não é compativel com o do SonicStage, por isso antes de instalá-lo você tera que limpar seu Walkman ou pelo menos apagar as músicas.
Para limpar tudo, no próprio Walkman acesse o Menu, vá até Advanced Menu, Initialize e Format. Para apagar apenas as musicas e o banco de dados do SonicStage, abra Meu Computador, clique duas vezes sobre a unidade referente ao Walkman (E:, F:, etc) e apague a pasta OMGAUDIO. Note que fazendo isso você estará apagando todas as musicas do seu MP3, se existir alguma música que você não tenha em nenhum outro local faça um backup em seu HD antes.
Feito isso desinstale ou desative a detecção automática do SonicStage. Para desinstalar vá até Painel de Controle, Adicionar ou Remover Programas e selecione SonicStage. Remova também tudo que for relativo � OpenMG.
Se quiser apenas desativar a detecção automáticas, abra o SonicStage, vá em Tools, Options e desmarque “Run SonicStage automatically when an ATRAC Audio Device is connected”. Dê OK em tudo, feche o SonicStage e não abra mais com o MP3 conectado.
Obtendo e instalando:

O download do voidMP3FM pode ser feito a partir do site oficial onde existem dois downloads, o próprio voidMP3FM e um Bug Fix.
Faça o download dos dois, execute o voidMP3FM-1.10.exe, indique a letra de seu Walkman (E:, F:, etc) e clique em Install. Feito isso baixe a atualização e grave-a em seu MP3 (E:, F:, etc). Parece complicado? Pensando nisso eu disponibilizei em meu próprio site um novo executável com o patch já aplicado e com a adição de um auto-run que já possibilitará iniciar o voidMP3FM assim que você plugar o MP3 (somente Windows XP-SP2 e Windows Vista). Caso não queira ter trabalho e não ache que eu estou tentando passar-lhe virus, baixe aqui o voidMP3FM BugFix 1, caso contrário siga os procedimentos acima.

Utilizando o voidMP3FM:

Abra a unidade correspondente e clique em voidMP3FM ou voidmp3fm-1.10fix caso exista (recomendável).
Abrirá uma tela semelhante � de baixo. A lista da esquerda mostra as músicas do seu MP3 (vazia na primeira vez) e a da direita suas unidades de disco.

O funcionanmento é simples, mas o voidMP3fm não permite que voce arraste as musicas direto de seu computador e nem que selecione várias de uma única vez, então você terá que arrastá-las usando a lista da direita. Ao arrastar uma pasta ele automaticamente crirá uma playlist com o mesmo nome da pasta e importará todas suas músicas, se arrastar só uma musica você terá que soltá-la em cima de uma playlist já existente.
Para criar uma playlist nova utilize o botão
image.png
, pra apagar uma playlist ou musica utilize
image1.png
e pra expandir uma playlist clique duas vezes sobre ela.
Na parte de baixo do voidMP3FM tem uma estimativa aproximada do tamanho das músicas e espaço disponível.
Quando acabar clique em
image2.png
e aguarde o processo terminar. IMPORTANTE: Nunca feche o voidMP3FM sem clicar neste botão caso tenha feito qualquer modificação. Seu banco de dados poderá se corromper!
Do Walkmanpara o HD:

Para copiar as músicas de seu MP3 de volta para o HD basta fazer caminha inverso, arrastando-as do MP3 (lista da esqueda) para uma pasta qualquer do HD (lista da direita)
Ouvindo no Walkman:

Quando se sincroniza as músicas pelo voidMP3FM, o modo Playlist do MP3 não vai funcionar mais. Por outro lado o modo All Tracks vai funcionar exatamente igual ao modo Playlist. Basta entrar no modo All tracks, apertar o botaozinho que muda de Álbum e os álbuns na verdade passarão a ser as playlists que voce criou.

Conclusão:

Apesar de não ser perfeito o voidMP3FM se mostrou a melhor alternativa para os usuários Windows. Ainda faltam algumas coisas basicas como drag and drop e multipla seleção, mas mesmo assim ainda é de longe muito melhor que o péssimo SonicStage.
Prós:

Pequeno, level, roda direto do pen, fácil de usar.
Contras:

Não é possível arrastar um arquivo de fora para ele,não suporta multipla seleção, já poderia vir com o bugfix aplicado.
Garantia:

Faça os procedimentos acima por sua própria conta e risco. Comigo funcionou mas não posso garantir que com você funcionará e muito menos me responsabilizar por qualquer dano sofrido.

FONTE: http://www.renatorodrigues.com/blog/voidmp3fm-alternativas-ao-sonicstage-parte-1/
 
Isso ja existe ha imenso tempo mas é smp bom divulgar. Eu só não uso pq no meu A-806 desliga o modo Advanced library, perdendo funcionalidades que gosto e que o diferencia dos novos que são drag and drop.
 
Desculpem o bump mas ando à procura de um programa alternativo ao Sonicstage para Mac. Actualmente tenho instalado o Windows XP via Parallels só para correr o programa da Sony. Já procurei soluções na net mas a única que parecia resultar, o Simphonic, não é compatível com o meu modelo, um NW-S203F.

Qualquer sugestão é bem-vinda.
 
Desculpem o bump mas ando à procura de um programa alternativo ao Sonicstage para Mac. Actualmente tenho instalado o Windows XP via Parallels só para correr o programa da Sony. Já procurei soluções na net mas a única que parecia resultar, o Simphonic, não é compatível com o meu modelo, um NW-S203F.

Qualquer sugestão é bem-vinda.

Aqui podes encontrar toda a informação sobre alternativas. Tal como ajuda p ***** duvida relativamente a elas: http://www.atraclife.com/forums/index.php?showforum=13
 
Agradeço a sugestão. Esse foi um dos sítios com que me deparei na minha busca. As soluções apresentadas são todas para Windows SO. :(
 
Eu tambem ia usar mas nao me apetece perder todas as musicas da minha lybrary.
Outra coisa....quando uso o sonic stage no vista,so tenho uma conta no computador,a principal.Mas quando tento o usar diz me para me logar como adminastrador e nao consigo usar o programa.
 
Eu tambem ia usar mas nao me apetece perder todas as musicas da minha lybrary.
Outra coisa....quando uso o sonic stage no vista,so tenho uma conta no computador,a principal.Mas quando tento o usar diz me para me logar como adminastrador e nao consigo usar o programa.
exprimenta carregar com o botao direito em cima do sonic stage e fazer: executar como administrador
deve dar
 
Back
Topo