Alternativas para colectar dados de interacção do utilizador numa página web

twenty.2

Membro
Viva,


No âmbito de um projeto de investigação académico tenho que encontrar maneira de guardar os dados relativos à interação de um utilizador quando estão a utilizar uma página web. Por exemplo: movimento do rato; scrolling; uso do teclado.


Isto está longe de ser a minha área a agradecia se alguém me pudesse dar umas dicas sobre a melhor maneira de conseguir isto. Quer seja através do uso de ferramentas já existentes, quer seja através da programação das funcionalidades de que necessito.


Pelo o que pesquisei existem em bibliotecas em java script que posso incluir nos web sites criados/codificados por mim para capturar esses dados. Mas há alguma forma (por exemplo com um browser add-on) de capturar esses dados se quiser que os utilizadores interajam com um website que não é meu (por exemplo: Wikipedia)?


Obrigado pela ajuda.
 
Tens bastantes ferramentas de heatmaps de cliques e de movimentos. Faz uma pequena pesquisa na google.

EDIT: Sobre os outros sites. Se tu fores um "portal" penso que sim, ou se for uma aplicação que os utilizadores instalem.
 
Tens aqui várias soluções para sites que controles:

http://stackoverflow.com/questions/18713415/user-activity-tracking-or-logging-with-javascript

Para outros sites, pelo que vi, sim, podes por exemplo criar um add-on para browser que injete javascript no site e faça o tracking. Uma alternativa, se a navegação que pretendes estudar for suficientemente restrita, é fazeres o download das páginas que constituem o universo de navegação (e.g. uma rede de páginas da Wikipedia), servi-las tu e usar um dos trackers do link que pus em cima.
 
Obrigado a ambos pelas respostas!

Vrael, por existirem imensas ferramentas é que criei este tópico com o intuito de consultar alguém que já tenha tido que fazer isto e me posso indicar o "caminho"
em vez de estar a perder-me com as inúmeras opções que existem... Esqueci-me de referir que preciso ter os dados de interacção na mão (ie na sua forma tabular).

Nfk, obrigado pelo link, muito util! Boa ideia essa de fazer o download das páginas. Vou experimentar também o GTM (Google Tag Manager).

Algum conselho/link para ter umas luzes sobre desenvolvimento de add-ons?
 
Back
Topo