Altice avalia venda da fibra ótica até fim do semestre 2019

carlos.fcpb

Power Member
Boas, quando estava tudo a normalizar-se, aparece esta notícia...

https://eco.sapo.pt/2019/03/03/altice-avalia-venda-da-fibra-otica-decide-ate-fim-do-semestre/

Parece que mesmo este ano, a Altice, vai continuar com a sua expansão da rede de fibra, o que são óptimas notícias... Isto para valores próximos aos 100% de cobertura, segundo a notícia, dado que actualmente só têm 75%...

Estou a achar que de 75% para 100% num ano, é demasiado... Mas vamos lá a ver... :D
 
Quais serão os grupos internacionais, que estarão interessados na rede de fibra ótica da Altice?...

A única coisa que vejo, é o facto da dívida da Altice ser enorme, e a mesma, ter necessidade de vender as suas redes de fibra... Pensei que só os postes de torres de comunicações, fosse suficiente para colmatar a mesma dívida...
 
Quais serão os grupos internacionais, que estarão interessados na rede de fibra ótica da Altice?...

A única coisa que vejo, é o facto da dívida da Altice ser enorme, e a mesma, ter necessidade de vender as suas redes de fibra... Pensei que só os postes de torres de comunicações, fosse suficiente para colmatar a mesma dívida...
A venda das torres é apenas uma pequena parcela de receitas na imensa dívida da Altice.
 
Então seria optima ideia ter a partilha da rede aos outros operadores...resta saber se estão interessados.

Pois correu tão bem o aluguer da linha de cobre por parte da PT...
 
No meu ponto de vista, o ideal seria o estado adquirir a rede de Fibra e disponibilizar para quem a queira alugar.
A venda da REN foi a maior asneira, do ponto de vista estratégico, para Portugal. Não vejo a infraestrutura de Fibra óptica de forma diferente, trata-se de um dos factores mais importantes de desenvolvimento actualmente.

Duvido é que se consiga impor esta ideia politicamente, o populismo vigente relativamente à má gestão por parte de tudo o que é estatal bolquearia o projecto à partida.
 
Devido a esta avaliação da fibra ótica, disseram hoje a um colega meu que não vão fazer investimentos na fibra, eram para lhe colocar uma PDO perto da casa, mas como pararam de investir só daqui a 1 ano é que deve ter fibra.
 
Última edição:
Devido a esta avaliação da fibra ótica, disseram hoje a um colega meu que não vão fazer investimentos na fibra, eram para lhe colocar uma PDO perto da casa, mas como pararam de investir só daqui a 1 ano é que deve ter fibra.
Se dizem à boca cheia nos jornais que vão ter perto de 100% de cobertura de fibra, como é que param agora de investir? Isto faz muito sentido...
 
No meu ponto de vista, o ideal seria o estado adquirir a rede de Fibra e disponibilizar para quem a queira alugar.
A venda da REN foi a maior asneira, do ponto de vista estratégico, para Portugal. Não vejo a infraestrutura de Fibra óptica de forma diferente, trata-se de um dos factores mais importantes de desenvolvimento actualmente.

Duvido é que se consiga impor esta ideia politicamente, o populismo vigente relativamente à má gestão por parte de tudo o que é estatal bolquearia o projecto à partida.
Mais ou menos isto.

Embora não seja uma medida exequível (tanto devido aos enormes custos que isso comportaria para o estado português, como às cunhas e compadrios que levariam que a operação não fosse levada a cabo de uma maneira correta), o ideal era a rede pertencer a uma entidade neutra, que depois alugaria a mesma.
A privatização da PT foi super mal gerida, pois deveria ter sido privatizada por partes, ao invés de um todo (TMN para um lado, PT para outro, Netcabo para outro, etc), e NUNCA deveria ter privatizado totalmente a rede de cobre, especialmente como a privatizou (para um único operador), como aos preços que vendeu.

Depois existem outras questões estratégicas, nomeadamente nos cabos submarinos de fibra ótica, em que o estado deveria assumir pelo menos uma participação, de modo a evitar abusos no caso de operadores terem uma posição dominante, tal como acontece no caso dos cabo submarino que liga o continente à Madeira (que parece que o governo regional da Madeira já está a colmatar).
 
Mais ou menos isto.

Embora não seja uma medida exequível (tanto devido aos enormes custos que isso comportaria para o estado português, como às cunhas e compadrios que levariam que a operação não fosse levada a cabo de uma maneira correta), o ideal era a rede pertencer a uma entidade neutra, que depois alugaria a mesma.
A privatização da PT foi super mal gerida, pois deveria ter sido privatizada por partes, ao invés de um todo (TMN para um lado, PT para outro, Netcabo para outro, etc), e NUNCA deveria ter privatizado totalmente a rede de cobre, especialmente como a privatizou (para um único operador), como aos preços que vendeu.

Depois existem outras questões estratégicas, nomeadamente nos cabos submarinos de fibra ótica, em que o estado deveria assumir pelo menos uma participação, de modo a evitar abusos no caso de operadores terem uma posição dominante, tal como acontece no caso dos cabo submarino que liga o continente à Madeira (que parece que o governo regional da Madeira já está a colmatar).

É exactamente esta a postura a que me referia. Lá por ser estatal, porque raio seria automáticamente permeável a cunhas e compadrios?
A coisa privada tem sido gerida exemplarmente, olha BES, BANIF, PT, BRISA. Queres que continue?

A única entidade que tem como função proteger os interesses de todos os cidadãos é o Estado. Má gestão, erros, corrupção existe em todo o lado, em todo o tipo de organizações.
Dado que se está a falar de infraestruturas, não vejo outra saída com mérito, mas estou disponível para debater. Agora não é com base em pressupostos que são demagogia.
 
Vejam qual é a última aquisição da Altice, depois vejam como as empresas privadas também necessitam de cunhas dentro da política...
A escola é a mesma , apenas muda é o nome da Empresa...
 
a fibra da MEO vale quase tanto como a altice pagou pela PT?

tb já venderam as antenas, e o dinheiro que têm tirado...

realmente a compra da MEO foi um negocio da china para a altice, têm tirado dinheiro para pagar dividas e desinvestimento nunca vistos...
e recuperam o dinheiro todo na venda de negocios não core
 
A Altice comprou ainda por cima o operador incumbente de Portugal..
Os grandes obreiros deste negócio da China, é sobretudo graças a corrupção e pelos desvios de dinheiros que a praça pública sabe.
Fosse num país com mercado mais apetecível talvez o preço tivesse inflacionado um pouco mais, mas Portugal é um fraco mercado para os colossos internacionais.
É que muita gente se esquece, que a PT, não era só antenas e rede cobre, mas também por exemplo a Data center da Covilhã e a agora Altice Labs..
Todo um conjunto de infraestruturas de valor alto..
Mas acredito que a Altice, apesar de tudo, foi um grupo que veio mexer pela positiva na sua maioria a antiga PT.
PS: além disso ficou com a maior carteira de clientes em Portugal que transitou da ex Pt.
 
Engraçado que antes se falava em perto de 100% de cobertura, mas agora já vem por aí abaixo.
Quem serão as afortunadas freguesias que ficam nos 15% sem fibra? Conheço umas quantas no município de Torres vedras que falavam em ter cobertura já em 2017 e até agora nada.

Eu moro numa terra da freguesia de Dois Portos, perto de Torres Vedras e até pouco tempo tinha apenas acesso ao ADSL da MEO estando numa posição desfavorável por me encontrar fora da chamada Zona Sapo, ou seja, sem qualquer concorrência e com uma qualidade serviço por vezes bastante questionável.

8486081324.png


Entretanto neste momento tenho Fibra á porta de casa da Vodafone/NOS e MEO nem sinal.
Gostava imenso de mudar por razões mais do que óbvias, mas com cerca de 1 ano e meio de fidelização ainda por queimar, inviabiliza qualquer acção neste sentido.
Era bom ver a MEO mexer-se e cumprirem com o que dizem mas cada vez mais acredito que devo fazer parte dos 15% que não terão essa sorte.
Sorte ou não não gosto desta politica da MEO e mesmo que instalem Fibra a 3 meses de acabar a fidelização "ainda falta muito tempo" eu aguento e depois mudo para a Vodafone.
 
Eu moro numa terra da freguesia de Dois Portos, perto de Torres Vedras e até pouco tempo tinha apenas acesso ao ADSL da MEO estando numa posição desfavorável por me encontrar fora da chamada Zona Sapo, ou seja, sem qualquer concorrência e com uma qualidade serviço por vezes bastante questionável.

8486081324.png


Entretanto neste momento tenho Fibra á porta de casa da Vodafone/NOS e MEO nem sinal.
Gostava imenso de mudar por razões mais do que óbvias, mas com cerca de 1 ano e meio de fidelização ainda por queimar, inviabiliza qualquer acção neste sentido.
Era bom ver a MEO mexer-se e cumprirem com o que dizem mas cada vez mais acredito que devo fazer parte dos 15% que não terão essa sorte.
Sorte ou não não gosto desta politica da MEO e mesmo que instalem Fibra a 3 meses de acabar a fidelização "ainda falta muito tempo" eu aguento e depois mudo para a Vodafone.

Fibra da meo nada tem haver que ADSL em tudo mas se tens má velocidades e ping em ADSL devias tentar residir por justa causa e ias para FTTh da VDF .
 
Back
Topo