Altice International Backbone (CPRM) - Rotas/Pings, etc

Imagens valem o que valem
Vodafone India.
https://www.speedtest.net/result/9094322311

India ACT Fibernet
https://www.speedtest.net/result/9094378198
9094378198.png
 
Última edição:
^ como deves imaginar a Altice não tem rede própria para a Índia, dependerá de outro operador para ligar à Vodafone Índia.

Neste caso pelo traceroute está a ir até ao Amsterdão pela CPRM e daí passa para a Airtel (operadora na Índia) que transporta até e de volta.

Não significa que todo o tráfego para a Índia passe por aí, pode passar por outro caminho e operadoras conforme os acordos que a Altice tem e as políticas de tráfego.

Mas concluindo nenhuma operadora te garante velocidade garantida para qualquer servidor no mundo porque tal é impossível. Nenhuma operadora tem ligação para todas as redes, dependerá de outras operadoras de tamanho similar ou as chamadas Tier 1 para ligar às redes que não tiverem peering.
 
A CPRM depende de terceiros para conectar com a rede da Vodafone Global (CW), i.e., a CPRM não faz peering com a Vodafone, daí as más velocidades.

É estranho não terem peering, mas podem ser decisões comerciais (alguns carriers só fazem peering caso a outra rede tem o mesmo tamanho, e a rede da CPRM não tem a dimensão da Vodafone Global). A política de peerings era um tópico só para si, de tão complexa e às vezes parva.

Do ponto de vista de utilizador pode ser difícil de perceber estás diferenças de velocidade mas por norma se não há ligação directa (peering) as velocidades poderão ser menores por ter de passar por redes terceiras.
 
A CPRM depende de terceiros para conectar com a rede da Vodafone Global (CW), i.e., a CPRM não faz peering com a Vodafone, daí as más velocidades.

É estranho não terem peering, mas podem ser decisões comerciais (alguns carriers só fazem peering caso a outra rede tem o mesmo tamanho, e a rede da CPRM não tem a dimensão da Vodafone Global). A política de peerings era um tópico só para si, de tão complexa e às vezes parva.

Do ponto de vista de utilizador pode ser difícil de perceber estás diferenças de velocidade mas por norma se não há ligação directa (peering) as velocidades poderão ser menores por ter de passar por redes terceiras.
Alguém com ISP da Vodafone ou NOS poderia fazer teste para Vodafone India.
Há dias pensava que o meu PC precisava de ser substituido.
Lembei-me de fazer um teste para aquele pais porque tive um professor daqueles lados e conhecido por Vasco da Gama.
 
Última edição:
Alguém com ISP da Vodafone ou NOS poderia fazer teste para Vodafone India.
Há dias pensava que o meu PC precisava de ser substituido.
Lembei-me de fazer um teste para aquele pais porque tive um professor daqueles lados e conhecido por Vasco da Gama.
Um mestre das rotas de internet e Latências sugeriu-me comprar uma casa sobre rodas para ir Leira a lisboa para ter ping mais baixo nos servidores de Lisboa e fora de Portugal.
vodafone 400/100 aqui



O download ainda tava a subir, se o teste durasse mais uns 3 ou 4 segundos devia dar mais.
 
Mestre mafz

Fico feliz saber que também tem Fibra e está satisfeito como eu.
Penso que temos boa internet em PT, na hora do meu teste poderia haver maior trafego, nas redes.
Neste momento também tenho melhores resultados, são semelhantes, o ping é diferente por causa das rotas.
Por observação parece que o seu ping para Chennai está parecido com o meu a partir do continente.
Gostaria de ver testes para Chennai: ACT Fibernet e Vodafone India, no tópico que velocidades atinges com a tua net, não tens nada a esconder, os serviços de internet são pagos.

https://forum.zwame.pt/threads/que-velocidades-atinges-com-a-tua-net.194286/

ACT Fibernet
9094745112.png

Vodafone India
9094743294.png
 
Última edição:
|
|
|
V

Os valores na página que víamos não correspondiam à capacidade da rede e foram actualizados (o que estava a 0% ontem está agora nos 50%)

Isso significa que afinal não há falta de capacidade? Que os 100% (ou 0%) afinal eram bem menos que isso? Interessante...

Olha que não sei o que é melhor, estar a 100% ou afinal estar a bem menos e o pessoal ter ligações com velocidade de ADSL em 2020.

Mas esse problema não deve ter nada a ver com a CPRM como eu já tinha dito aqui. Isso é por causa do POP Boavista, o pessoal é que associou um problema ao outro...

Olhem que deveria ter tudo a ver, porque desde que voltou a CPRM para valores baixos, os videos já abrem logo em HD, e carrega as páginas num ápice.
 
Então é uma coincidência do caraças.
Quando a cprm voltou a ter folga, os videos começaram a abrir novamente em hd, e as páginas a carregar num ápice.

É....há lá coisas...
 
Alguém com ISP da Vodafone ou NOS poderia fazer teste para Vodafone India.
Há dias pensava que o meu PC precisava de ser substituido.
Lembei-me de fazer um teste para aquele pais porque tive um professor daqueles lados e conhecido por Vasco da Gama.
Um mestre das rotas de internet e Latências sugeriu-me comprar uma casa sobre rodas para ir Leira a lisboa para ter ping mais baixo nos servidores de Lisboa e fora de Portugal.

Epa desculpa la, mas porque é que fazes testes para zonas que não tem interesse nem contribuem para o tópico? India? Ate parece que temos serviços muitos importantes por la, são uma minoria senão uma pequena percentagem ou quase nenhuma.

Ninguem conhece o professor vasco da gama, ninguem entende esses comentarios "sugeriu-me comprar uma casa sobre rodas e ir a leiria a lisboa para ter ping mais baixo"

Que barbaridade... As vezes da a sensação que estamos a ler comentários feito por um bot... Sem sentido, sem nexo.

O objetivo do topico é reportar para zonas de importância, que tragam qualidade para os clientes, e informação util, rotas úteis de preferencia.. Nao o contrário.

"Um mestre das rotas"??? Não é de hoje que os teus comentários nao fazem sentido.

Desculpa la, mas alguem tem de dizer isto sao posts atras de posts sem sentido, as vezes parece um bot qualquer a comentar coisas sem sentido.
 
g4QUWEB.jpg


Estes valores entre as 19 e as 00h estão correctos?????

Se estiverem certos é a 1ª vez que em alguns meses de esgotamento que vejo estes números....
 
Epa desculpa la, mas porque é que fazes testes para zonas que não tem interesse nem contribuem para o tópico? India? Ate parece que temos serviços muitos importantes por la, são uma minoria senão uma pequena percentagem ou quase nenhuma.

Ninguem conhece o professor vasco da gama, ninguem entende esses comentarios "sugeriu-me comprar uma casa sobre rodas e ir a leiria a lisboa para ter ping mais baixo"

Que barbaridade... As vezes da a sensação que estamos a ler comentários feito por um bot... Sem sentido, sem nexo.

O objetivo do topico é reportar para zonas de importância, que tragam qualidade para os clientes, e informação util, rotas úteis de preferencia.. Nao o contrário.

"Um mestre das rotas"??? Não é de hoje que os teus comentários nao fazem sentido.

Desculpa la, mas alguem tem de dizer isto sao posts atras de posts sem sentido, as vezes parece um bot qualquer a comentar coisas sem sentido.

Quem não deve não teme!

60234623.png
60234223.png


60234223.png
 
Última edição:
Boas
pxk

Desde Janeiro comecei a fazer inúmeros testes para várias partes do mundo e colocados neste fórum, no tópico "que velocidades atinges com a tua net" e não falei mal de operadora V, W X e na sequência dos vossos esclarecimentos, esta tarde com Gama de IP 83 fiz testes de Latências para 19 servidores em Chennai, na India porque meu pai e seus 11 irmãos tinham amigos que cumpriram o serviço militar naquele pais e dentro de poucos anos será o pais mais populoso do mundo.

Verifiquei que a média de ping de Lisboa para Chennai foi de 178ms por volta das 16h00 de Lisboa, não pude fazer testes de velocidades de down e upload.

Agora na minha casa com Gama IP 176.78 verifico que os mesmos 3 servidores também tem as latências mais baixas a partir de Lisboa e com média de 157ms, pois a rede poderá estar menos ocupada pelo que apresento os últimos resultados para aquele pais onde engenheiros informáticos trabalham para a Boeing por nove euros hora.

Blue Lotus -185-30= 155ms
https://www.speedtest.net/result/9101028407
ACT Fibernet – 187-30=157ms

https://www.speedtest.net/result/9101014895
Spectra- 188-30=158ms
https://www.speedtest.net/result/9101008108
Pareceu-me que ACT Fibernet poderá ser entre as 2 operadoras mais rápidas, na India.
P.S. a Vodafone também está presente e ofefece o que pode depois de vender 20 mil torres. https://www.vodafone.com/business/carrier-services/connectivity/submarine-terrestrial-cable

Continuação de boa noite.
Muito obrigado.
 
Última edição:
Vê os últimos posts @dercio24, os números indicados agora estão certos, os antigos estavam desatualizados.

Estavam....estavam.....e de um momento para o outro, fez-se Chocapic na NET ca de casa.
Os problemas com Netflix que se leram por aqui e que desapareceram quando ha umas semanas apareceram destes graficos, também devem ter sido por coincidência.

Edit.
Ainda mais, houve alguém por aqui que em conversa com a linha técnica, lhe admitiram este problema....mas teria sido só impressão, de certeza
 
@tiagomonteiro76, continuas a insistir com esse assunto? Veio cá um insider explicar porque é que os valores mudaram e ainda duvidas? Se a informação fosse minha, ainda aceitava porque esta não é de todo a minha área, mas a informação veio de alguém que sabe o que aconteceu.

O teu problema certamente tem outra explicação. Não há falta de capacidade na CPRM mas outros problemas irão sempre haver. O mais provável no teu caso é ter sido problemas de rotas para um determinado servidor, como acontece (ou acontecia) para os servidores da Apple durante a noite. Mas alguém com mais conhecimentos pode explicar melhor.
 
Eu apresentei factos....quando apresentarem factos do contrário ( com estes valores nos gráficos, continuarem a haver problemas na visualização de Netflix e afins, no carregamentode páginas, etc), então fico convencido.

Qual servidor qual carapuça.....eu tinha problemas para todo o lado, e neste momento não. Esta é que é uma grande certeza.
 
^ como deves imaginar a Altice não tem rede própria para a Índia, dependerá de outro operador para ligar à Vodafone Índia.

Neste caso pelo traceroute está a ir até ao Amsterdão pela CPRM e daí passa para a Airtel (operadora na Índia) que transporta até e de volta.

Não significa que todo o tráfego para a Índia passe por aí, pode passar por outro caminho e operadoras conforme os acordos que a Altice tem e as políticas de tráfego.

Mas concluindo nenhuma operadora te garante velocidade garantida para qualquer servidor no mundo porque tal é impossível. Nenhuma operadora tem ligação para todas as redes, dependerá de outras operadoras de tamanho similar ou as chamadas Tier 1 para ligar às redes que não tiverem peering.
Neste momento com Gama IP 83:
Tracing route to speedtestchen.vodafone.ind.in [182.19.95.68]
over a maximum of 30 hops:

1 1 ms 1 ms 1 ms 10.53.22.254
2 9 ms 9 ms 9 ms 172.25.162.77
3 * * * Request timed out.
4 19 ms 22 ms 19 ms 172.25.98.142
5 39 ms 39 ms 39 ms 83.240
6 40 ms 53 ms 40 ms 195.8.21.81
7 86 ms 89 ms 85 ms frk1-cr1-gi7-4-0.cprm.net [195.8.1.22]
8 101 ms 100 ms 100 ms dx1.in.airtel.com [80.81.194.250]
9 238 ms 235 ms * 116.119.33.10
10 211 ms 211 ms 211 ms 125.16.248.206
11 234 ms 234 ms 236 ms 182.19.108.204
12 237 ms 234 ms 234 ms 123.63.156.21
13 234 ms 233 ms 235 ms 182.19.95.93
14 234 ms 234 ms * chenapplg.vodafone.ind.in [182.19.95.68]
15 234 ms 237 ms 234 ms chenapplg.vodafone.ind.in [182.19.95.68]

Trace complete.
 
Última edição:
O problema não era do CPRM , se fosse a rede internacional ficava entupida em qualquer das rotas etc se fosse a 100% mesmo . O netflix que em minoria tinham tais problemas , eram as rotas nesses x de clientes que não são as melhores naquela zona .
Rota pelo menos no meu caso nunca tive problemas em qualquer tipo de serviço , vai de zonas ou x de users .
 
O problema não era do CPRM , se fosse a rede internacional ficava entupida em qualquer das rotas etc se fosse a 100% mesmo . O netflix que em minoria tinham tais problemas , eram as rotas nesses x de clientes que não são as melhores naquela zona .
Rota pelo menos no meu caso nunca tive problemas em qualquer tipo de serviço , vai de zonas ou x de users .
Em 5 anos só tive problemas em Agosto de 2019, recentemente quando apareceu 0% consegui vários recordes pessoais.
 
Back
Topo